quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Encontrada espada romana do Segundo Templo judaico em Jerusalém


(AFP) – há 2 dias  

JERUSALÉM — Uma espada romana da época do Segundo Templo judaico foi encontrada recentemente em Jerusalém, informaram nesta segunda-feira arqueólogos israelenses.
Segundo um comunicado do Departamento israelense de Antiguidades, a espada mede 60 centímetros e foi encontrada junto a seu estojo de couro na semana passada nas escavações de um antigo canal de 2.000 anos na cidade de David, no bairro árabe de Silwan, ao sul das muralhas da Cidade Santa de Jerusalém.
Segundo a mesma fonte, esse canal permitia abastecer com água da chuva a piscina bíblica de Siloé e "servia de refúgio aos habitantes de Jerusalém que fugiam dos romanos durante a destruição do Segundo Templo".
"Aparentemente, a espada pertencia a um soldado da guarnição romana mobilizada em Israel antes do início da Grande Revolta dos judeus contra os romanos no ano 66 da era cristã", segundo o comunicado, informando que tanto a espada como o estojo encontram-se em bom estado de conservação.
Esse anúncio ocorre quando nesta segunda-feira os judeus iniciam um jejum de 25 horas para lembrar o nono dia do mês Av, data na qual se lembra a destruição do Primeiro e do Segundo Templo de Jerusalém.
O Primeiro Templo foi construído pelo rei Salomão e foi destruído pelas tropas do rei Nabucodonosor da Babilônia em 9 de Av de 586 a.C., enquanto que o Segundo Templo, erguido pelo rei de Herodes, foi destruído no mesmo dia pelo imperador romano Tito em 70 d.C.
O 9 de Av é considerado um dos dias mais tristes do calendário judaico, já que também coincide com o decreto de expulsão dos judeus da Espanha, em 1492, e mais recentemente com o atentado de 1994 contra a Associação Mutual Israelita Argentina de Buenos Aires, que deixou 85 mortos e 300 feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.