sábado, 10 de outubro de 2009

A dor de um Deus

No salmo 22, vemos claramente a paixão de Cristo. É a natureza interior de cristo que se revela a partir deste salmo. Queixas, sentimento de abandono, mas no final louvor pela libertação alcançada. Nesta meditação analisaremos o verso um deste salmo.

As palavras iniciais deste salmo são as mesmas usadas por cristo quando da sua crucificação Mt 27.46; Mc 15.34)

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mt 27.46.

A intensidade, dramaticidade e emoção destas palavras escapam ao nosso entendimento. Esse Deus meu, Deus meu é uma invocação e ao mesmo tempo expressa uma dor inimaginável, é um pedido de socorro uma "incompreensão momentânea" do instante que é vivido. Deus meu, Deus meu soa como um clamor aos céus de um filho para um Pai que naquele momento não podia acompanhá-lo. É pura tensão, e esta não era marcada pelas circunstâncias que o cercava, pois o sofrimento vicário do nosso Senhor era esperado e foi até profetizado inúmeras vezes aos seus discípulos, mas não o abandono do Pai.

"E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou de parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes: Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará." Mt 20.17-19

Deus Pai não pode se relacionar com o pecado e Cristo naquele momento estava recebendo no seu corpo todo o pecado da humanidade. O homem Jesus está presente nesse clamor, creio que ele até podia entender as razões do abandono, mas era insuportável vivê-lo. Uma companhia eterna agora não podia ser desfrutada. Cristo é neste momento o homem mais "solitário do mundo". Que preço! Que dor! Que sacrifício o salvador fez por cada um de nós. Mas quantos entendem a ação de Deus?

O homem neste momento foi a causa da dor de Cristo, foi o motivo da separação momentânea entre Deus Pai e Filho, fomos a razão da “solidão de um Deus”. Você já parou para pensar nisto? Nem os anjos decaídos causaram tanta dor ao coração de Deus como a restauração da humanidade.

Será que o homem merecia esse sacrifício? Só a graça de Deus é que pode explicar tal fato. Pela restauração da imagem e semelhança de Deus (homem), o altíssimo não mediu esforços. Diz a bíblia:

"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Felipenses 2.6-8

Finalizando essa breve meditação fica a pergunta: O que tenho para oferecer a Deus por tamanho sacrifício? A resposta é: A MINHA VIDA. Essa mesma resposta você amigo da distância pode também dar a esse Deus maravilhoso entregando sua vida ao salvador. Basta orar assim: Senhor eu me arrependo pelos meus pecados e te aceito como Senhor e salvador da minha vida.

Lembre-se se Deus fez tão grande sacrifício para ti salvar, o que fará por ti nesta vida? Quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador ganhamos a vida eterna e bênçãos sem medidas neste mundo.
Que o senhor seja contigo. Amém!

2 comentários:

  1. Como nosso salvador sofreu pós nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jerônimo!

    Parabéns pelo conteúdo do seu blog! Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.