segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Um Deus que nos ama e investe em nossa restauração.

 ESTUDO BÍBIICO

ISAIAS 43. 1-11

 1.       Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

2.       Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

3.       Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.

4.       Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.

5.       Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

6.       Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,

7.       A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

8.       Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

9.       Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

10.   Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

11.   Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.

 

QUAL O CONTEXTO EM QUE ISAIAS EXPOS ESTA MENSAGEM?

 

·         O livro de Isaias contempla três cenários históricos:

 

 

Isaias 1-39

Isaias 40-55

Isaias 56-66

Data e cenário

Séc 8 a.C a ameaça Assíria.

Profecias sobre o séc. 6 a.C, o exílio Babilônico.

Profecias sobre todos os tempos e ocasiões, até o fim.

Público

Povo rebelde que anelava segurança via acordos políticos com povos infiéis.

O povo de Deus derrotado, sob dominação mundana.

Todos que abraçam a aliança com Deus.

Ações

Deus promete um messias e executa juízo.

Deus consola seu povo desengajado no exílio.

Deus prepara todo o seu verdadeiro povo para a sua prometida salvação.

Mensagem

Na conversão e no descanso está a salvação de vocês. Mas vocês não queriam. (30.15)

A glória do Senhor se manifestará (Messias) Isaias 40.5

Mantenham o direito e pratiquem a justiça (56.1)

 

 

 

 

 

·         A mensagem pronunciada pelo profeta corresponde ao século 6 a.C., quando Israel se encontrava no cativeiro da Babilônia.

·         A política internacional está em destaque. Deus está no controle, e as guerras e movimentos dos povos, são usados por ele para ajudar seu povo a retornar à sua terra.

 

“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” 43.1

 

Para alguém que esteja passando por uma dificuldade não existe nada melhor do que se sentir apoiado por outro, e principalmente, quando este nos conhece intimamente (“chamei-te pelo teu nome”). O profeta consola os cativos afirmando que o Senhor conhecia plenamente a sua dor. E não só isto, sua identidade com aquele povo era visceral, visto que, ele os havia criado; formado e remido.

 

O significado da expressão remi usada por Isaias neste texto é LIBERTAÇÃO, PROTEÇÃO ou RESGATE. Era tudo que os cativos gostariam de ouvir naquele momento. Eles sabiam dos motivos daquele cativeiro:

 

·         suas autoridades haviam substituído a sua aliança com Deus e confiado em reinos terrenos;

·         o povo apostatou da fé buscando outros deuses;

·         seus sacerdotes não cumpriram com zelo suas obrigações espirituais, pelo contrário, se restituíram, se corromperam e negaram ao povo o ensino da Lei do Senhor. Foram complacentes com o erro.

 

É bom saber que Deus chama o seu povo em pleno cativeiro, não para atender as suas necessidades circunstanciais, mas para o louvor a sua glória – Isaias 43. 7, 21

 

“Todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória, sim, aqueles que formei para a minha glória.” Isaias 43.7

 

E o texto prossegue:

 

“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.” Isaias 43. 2-4

 

A ação de Deus é constante na vida do seu povo. Apesar das circunstancias temporariamente adversa eles tinham a promessa divina que não iriam sucumbi naquele caos (agruras do cativeiro, exílio e outros), bem como, não estariam desamparados. Em Isaias 41.10, temos o reforço desta promessa. Aqui fica a pergunta:

 

Qual tem sido o seu cativeiro ou prisão?


 

·         Emocional?

·         Espiritual?

·         Físico?

 


E mais, como ter animo diante de uma provação desta grandeza? Vejam como estavam emocionalmente os cativos na Babilônia.

 


“pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que fôssemos alegres, dizendo: Cantem para nós um dos cânticos de Sião. Mas como poderíamos entoar um cântico ao Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de você, ó Jerusalém. Que a minha mão direita se resseque. Que a minha língua fique colada ao céu da boca, se eu não me lembrar de você, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria.” Salmos 137.3-6

 

A fé é a resposta. Ela é uma condição divina (Hebreus 11.6 “...sem fé é impossível agradar-lhes...”)

 

·         Os cativos são desafiados a viverem pela fé. A crê em sua libertação, apesar das circunstancias adversas.

·         Os cativos são desafiados a viverem na dependência de Deus.

·         Os cativos são desafiados a darem ouvidos ao profeta e reconhecer a sua autoridade de homem de Deus.

 

Só assim poderiam compreender Deus que se revelava

 

“Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.” (Is. 43.3)

 

·         sou o Senhor teu Deus;

·         Santo de Israel;

·         o teu Salvador.

 

E acrescenta: “dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.”

 

Ou seja:

 

·         Deus conduzirá a história para o bem do seu povo.

·         Quando o profeta cita o Egito ele faz alusão ao êxodo;

·         Quando trata da Etiópia e Saba (África?) o profeta dar uma outra dimensão a ação de Deus - São lugares bem distantes. Portanto,

 

o   Não importa a distância, O Senhor irá aonde for preciso e mudará a história de qualquer nação para salvar o seu povo.

 

O irmão tem noção da profundidade e extensão desta palavra? Quantas vezes o irmão e a irmã desfrutaram desta proteção divina em sua vida?

 

O que move o braço de Deus na direção do irmão ou dá irmã?

 

“Visto que você é precioso aos meus olhos e digno de honra, e porque eu o amo, darei homens por você e povos em troca de sua vida” (Is 43.4).

 

Israel desde o inicio foi achado PRECIOSO, DIGNO DE HONRA E ALVO DO AMOR DE DEUS, apesar do fracasso espiritual daquela nação. O que levou o Senhor a investir tanto neste povo? Mistério, mas, sem dúvida passa por um ato de soberania do Supremo Senhor.

 

Nos versos 5 a 7, temos o reforço da promessa.

 

5. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.

6. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,

7. A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

 

Nesses três versos (5 a 7) aprendemos que:

 

·         por onde quer que o povo de Deus seja disperso, o Senhor os levará de volta para casa. Esta é uma promessa antiga. Veja:

 

“Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor , teu Deus; e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno, então, o Senhor , teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor , teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor , teu Deus, e te tomará de lá.” Deuteronômio 30:1-4

 

Todos nós somos passíveis de erro e por conta disto, ser alcançado pela justiça de Deus, mas, os cativos tinham convicção que jamais seriam desamparados.

 

·         Deus não se esquece do seu povo.

·         Israel deveria estar preparado para a vinda do Messias, portanto, o tempo de disciplina estava determinado, assim como, o seu fim.

 

“Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da Babilônia e a desta nação, diz o Senhor, como também a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.” Jeremias 25:12

 

Nos versos 8-9, o profeta apresenta um cenário de ajuste da divindade com os demais povos e crenças gentias e desafia a qualquer um povo ou deus a comprovar que tem a mesma capacidade que ele tem de alcançar seus objetivos.

 

1.       Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

2.       Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

 

·         Isto – Se refere provavelmente a ascensão do Rei Ciro.

 

"Quem fez surgir no Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem lhe entrega as nações e faz com que os reis se submetam a ele? Com a sua espada ele os transforma em pó, e com o seu arco, em palha que o vento dispersa. Isaías 41:2

 

·         Coisas antigas – Refere-se as profecias anteriores.

·         Apresente suas testemunhas – Deus não teme uma apresentação pública e completa dos fatos. Na verdade, ele ordena.

 

A resposta para o desafio divino é o silêncio.

 

Finalmente os versos de 8-13, o povo de Deus é convocado a ser testemunha da unicidade (único) de Deus, assim, como Jesus declara que seus apóstolos são suas testemunhas (Atos 1.8 – “Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”).

 

Quem poderá se contrapor a esta verdade, pois, Ele mesmo afirma:

 

O Senhor, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus. Isaias 44.6

 

Que verdade maravilhosa.

 

Lições que podemos tirar deste texto.

 

1.       Deus conduz a história para o bem do seu povo.

2.       Não devemos temer as provações, visto que, temos um Deus que nos conhece pelo nosso nome e nos ama.

3.       Somos prova viva da glória de Deus. Existimos para isto (somos sal e luz – Mt 5.13-14)

4.       Por fim, somos testemunho da sua unicidade (Deus é único) e do seu poder. Havendo prometido, Deus cumpre.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

RELATÓRIO DE UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Neste final de ano conseguimos realizar uma breve pesquisa sobre o uso das novas tecnologias no ensino da história com foco nos alunos com deficiência intelectual. Foi um trabalho realizado na Escola Municipal Prefeito Mário Eugênio Lira, Natal, RN. Espero que gostem. Para acessá-lo clique no link abaixo.

RELATÓRIO DE UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

sábado, 27 de novembro de 2021

sábado, 30 de outubro de 2021

Cidades "destruídas por Deus", Sodoma e Gomorra podem ter sido extintas por impacto de meteorito

Uma equipe de pesquisadores da East Carolina University apresentou evidências de que uma cidade da Idade do Bronze média chamada Tall el-Hammam, localizada no Vale do Jordão, a nordeste do Mar Morto, pode ter sido destruída por uma explosão cósmica. 

Segundo as evidências, essa pode ser a cidade de Sodoma, citada no Antigo Testamento. Gomorra, localidade próxima, também teria sumido diante da mesma catástrofe.

A escavação arqueológica do local começou em 2005 e desde então pesquisadores estão intrigados ​​em relação a uma camada de carbono e cinzas de destruição em toda a cidade, datada do ano 1650 a.C. Essa mistura contém  quartzo chocado, cerâmica derretida e tijolos de barro, carbono semelhante a diamante, fuligem, restos de gesso derretido e minerais derretidos, incluindo platina, irídio, níquel, ouro, prata , zircão, cromo e quartzo. 

 — Foram encontradas todas essas evidências de queima de alta temperatura no local. E não existia tecnologia naquela época para que as pessoas pudessem gerar fogos com aquele tipo de temperatura. — Explica o Sid Mitra, professor de ciências geológicas da universidade e comandante da pesquisa.

Diante desses fatos, os pesquisadores desenvolveram a hipótese de que teria ocorrido um impacto de meteorito ou bólido - um tipo de meteoro que explode na atmosfera. Para isso, a hipótese foi comparada com evento semelhante de uma explosão no ar, em 1908, sobre Tunguska, na Rússia. Na época, um bólido de 50 metros de largura detonou, gerando 1.000 vezes mais energia do que a bomba atômica de Hiroshima. 

— Então, ao analisarmos os resíduos do local, vimos que uma grande fração do carbono orgânico é fuligem e você simplesmente não pode ter isso a menos que tenha temperaturas realmente altas. Portanto, foi isso que nos levou a apoiar a história de que se tratava de um incêndio de altíssima temperatura. E isso então apoiou a ideia de que esta era uma fonte externa de energia, como um meteoro — Explica Mitra.

Conforme um trecho da Bíblia, no livro de Genesis, as cidades e seus habitantes foram destruídos por Deus devido a seus pecados e à prática de atos contrários à moral dos antigos israelitas. O relato bíblico ainda descreve enxofre caindo dos céus e a extinção das cidades e de todos os que vivem nelas, bem como da vegetação da terra.  O estudo não tenta provar ou refutar essa possibilidade, mas a explicação da destruição da cidade pode ser consistente com os relatos. 

— Algumas das tradições orais falam sobre as paredes de Jericó (cerca de 21 quilômetros de distância) caindo, bem como os incêndios se eles estão associados a Sodoma. Mas novamente: isso é ciência. Você olha para suas observações e, neste caso, é o registro histórico, e você vê a sua hipótese e se ela se encaixa nos dados, e os dados parecem se encaixar.


Fonte: GZH - Ciência de tecnologia.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Descobrem em Israel raro selo de ametista entalhado com planta mencionada na Bíblia

 Durante escavações, arqueólogos israelenses desenterraram no parque nacional da Cidade de Davi em Jerusalém um raro selo de cerca de 2.000 anos feito de ametista.

Acredita-se que a pedra preciosa descoberta perto do Muro Ocidental é adornada com uma imagem da planta de bálsamo mencionada na Bíblia e utilizada como incenso no Segundo Templo, avança The Times of Israel.

Além disso, pesquisadores estimam que o selo entalhado no referido artefato é a representação mais antiga da planta que, além do mais, era usada para elaboração de perfumes para a lendária Cleópatra.

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) a planta de bálsamo bíblica, cujo nome científico moderno é Commiphora gileadensis, foi usada na época do Segundo Templo como um ingrediente para produzir incenso, perfumes e outras fragrâncias, bem como medicamentos.



​Nova descoberta arqueológica. Pedras de ametista onde é representado o bálsamo de Gileade com um pássaro ao lado. Elas eram usadas como pedras em anéis no período do Segundo Templo.

Historiador hebraico do século I d.C. Flávio Josefo escreveu que Marco Antônio, importante político na República Romana, ofereceu a Cleópatra preciosas plantas de bálsamo que anteriormente pertenciam ao rei Herodes.

Segundo vários pesquisadores, o selo apresenta um pássaro, provavelmente trata-se de um pombo e um ramo grosso com cinco frutos nele.

"Esta é uma descoberta importante porque pode ser a primeira vez no mundo inteiro que um selo é descoberto com um entalhe da planta preciosa sobre a qual até agora só podíamos ler em descrições históricas", disse especialista Eli Shukron, da AAI, que realizou a escavação onde o selo foi encontrado.

Shukron acrescentou que a esta planta eram atribuídas propriedades mágicas e cerimoniais, e era por isso que ela era usada como ingrediente para o incenso do Templo na época em que o selo foi feito.