segunda-feira, 10 de junho de 2013

A delicada relação entre religião e saúde

Na entrevista abaixo, Claudio Luiz Lottenberg, oftalmologista e presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, comenta sobre os diferentes conceitos de morte, a relação dos judeus com a saúde, o desafio das doenças crônicas e a importância da espiritualidade para a qualidade de vida das pessoas. O médico também fala sobre uma espécie de preconceito da classe médica em repercutir essas questões. Confira:
A religião pode influenciar na saúde das pessoas?

A religião talvez seja um exercício importante para estimular as mecânicas da fé, embora ela não necessariamente derive apenas da religião. Eu acredito que a fé, como sentido construtivo, positivista, atua na estruturação psicológica e tem um papel importante, já documentado cientificamente. Eu não diria que a religião por si pode influenciar na saúde, mas a fé pode ter aspectos positivos que oferecem mais equilíbrio e bem-estar, além de uma recuperação mais rápida e objetiva.

As religiões têm conceitos diferentes sobre a morte. Elas mudam a relação das pessoas com a saúde?

As religiões são muito claras nas relações com doenças. Constantemente fazem comentários a respeito de hábitos alimentares, circuncisão, utilização de álcool. E isso tem um impacto importante na qualidade e no padrão de vida das pessoas. A grande questão é tentar explicar alguns fenômenos que a gente sabe que existem, mesmo sem saber como e porquê. De qualquer forma, eles estão ali documentados.

Os judeus se relacionam com a saúde de uma forma diferente?

Eu não colocaria desta forma, mas a tradição judaica é rica em exemplos. A comida kasher é um deles. Não se come carne de porco. Por quê? Porque os métodos de conserva não eram bons para aquela época. Os judeus também não misturam determinados tipos de alimentos, porque a digestão acaba sendo prejudicada. E os judeus fazem a circuncisão. Já se tentou discutir muitas vezes sobre a razão de fazermos isso. O que a gente sabe é que mulheres judias têm muito menor incidência de câncer de colo uterino do que mulheres não judias. Isso está relacionado à circuncisão. Então eu diria que existem hábitos judaicos que interferem na questão da saúde, mas não necessariamente os judeus se relacionam diferentemente com ela.

Qual a relação entre espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida.

Uma das filosofias do hospital é o "Planetree" e um de seus pilares é a religiosidade, que é diferente de espiritualidade, embora esses conceitos sejam muito próximos e confundam a comunidade leiga. Neste cenário, está implícito que o Hospital Israelita Albert Einstein acredita que esses elementos contribuem para recuperações mais rápidas e com mais qualidade. Para nós, essas questões devem virar referência, mas é claro que ainda falta uma base científica formal.

O custo do tratamento de pessoas com apoio religioso é menor?

Existem estudos que mostram que pacientes terminais que receberam suporte religioso tiveram um custo de tratamento menor do que os que não tiveram. Muito possivelmente, em determinadas circunstâncias, a diferença está muito mais na fé, na crença e no suporte que deriva da religião, do que propriamente em remédios caros.

O senhor tem percebido nos pacientes uma necessidade maior por uma medicina mais afetiva e emocional?
Mais do que isso, percebi que ganhei um autocontrole maior na relação com eles desde que passei a entender desta forma. Tenho me sentido um médico melhor. Tenho entendido melhor a angústia de cada paciente. Uma coisa é sugerir uma conduta de tratamento para um paciente com uma doença. Outra coisa é dar a ele um suporte para conduzir o problema que tem. É interessante porque quando se consegue compreender as questões relacionadas à fé e à espiritualidade, o diálogo muda. Em mim, senti uma mudança muito grande.

O senhor vê alguma relação entre doenças crônicas e religiosidade?

Doenças crônicas são o grande desafio da sociedade contemporânea. Hoje a pessoa deixa de funcionar dez anos antes de morrer propriamente.

A ideia é que um dia o indivíduo pare de funcionar somente no dia em que ele realmente morrer. Entender determinadas doenças, como o Alzheimer, colaborar com o indivíduo que tem insuficiência cardíaca ou insuficiência pulmonar, por exemplo, torna-se cada vez mais importante. A relação dessas atividades com as doenças crônicas vai exigir da sociedade um esforço muito grande e um dispêndio econômico enorme. Se conseguirmos encontrar maneiras de contribuir para minimizar estes problemas e oferecer à população mais acesso aos serviços de saúde, estaremos fazendo algo muito importante para a saúde pública, que é a equidade. Além disso, acho que a fé e a religiosidade também podem fazer a diferença na vida de pessoas com doenças crônicas.


Publicado no portal do HIAE
Alef

A segunda melhor coisa a fazer "buscai e achareis"

LUC.11.9

Se não tiver encontrado, procure."Pedis e não recebeis, porque pedis mal", Tiago 4:3.

Se você pede coisas à vida e não a Deus, está pedindo mal, ou seja, está pedindo movido por desejo de poder se autorrealizar.

Quanto mais você se realizar, menos buscará a Deus. "Buscai e achareis". Esforce-se para limitar seus interesses a isso mesmo.

Você já buscou a Deus de todo o coração, ou lançou-lhe apenas um fraco gemido depois de uma pontada de nevralgia moral? Busque, concentre-se e certamente achará.

"Ah! Todos os que tendes sede, vinde às águas", Is.55:1.

Você tem sede, ou mantém-se antes totalmente desinteressado e indiferente tão satisfeito com a sua própria experiência, que não quer mais nada de Deus?

A experiência é a porta de entrada e não a de saída. Cuidado para não construir sua fé sobre experiências, pois logo se tornará hipócrita e obterá um espírito crítico.

Não podemos dar a outra pessoa aquilo que encontramos, mas podemos torná-la desejosa de ter o que temos.

"Batei e abrir-se-vos-á", Luc.11:19.
"Chegai-vos a Deus", Tiago 4:8. Bata - a porta está fechada e você sente palpitações ao bater.
"Purificai as mãos, pecadores", Tiago 4:8 - bata um pouco mais forte e começará a perceber que está impuro.
"Limpai o coração", Tiago 4:8 -isso ainda é mais pessoal; significa que está bem mais resoluto ainda, que fará mais qualquer coisa.
"Afligi-vos", Tiago 4:9 - alguma vez você já se sentiu aflito diante de Deus devido ao estado de sua vida interior? Quando não lhe resta mais nem uma réstia de auto-piedade, mas apenas uma profunda aflição pelo espanto de verificar que tipo de pessoa você é?
"Humilhai-vos", Tiago 4:10 - bater à porta de Deus é humilhante mesmo - temos que bater como o ladrão crucificado. "A quem bate, abrir-se-lhe-á", Luc.11:10.

Pr. Sandro

domingo, 9 de junho de 2013

Teólogo discute existência de possíveis justifiticas cristãs para a prática da eutanásia

O teólogo italiano Giannino Piana publicou recentemente um artigo no qual questiona se haveria alguma justificativa cristã para a prática da eutanásia. Piana é ex-professor das universidades de Urbino e de Turim, e ex-presidente da Associação Italiana dos Teólogos Moralistas.

No artigo, que foi publicado na revista italiana MicroMega, n. 4, de maio 2013, o teólogo define a eutanásia como “aquele conjunto de ações ou de omissões intencional e diretamente destinadas a pôr fim à vida ou a acelerar a morte de um doente que se encontra em condições desesperadoras”.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cristolândia: projeto na cracolância já recuperou 400 dependentes químicos em três anos de atividades

A região do bairro da Luz, apelidada de cracolândia, em São Paulo, foi tema de uma reportagem no Jornal Nacional, no último sábado, 05/01.

O principal destaque da matéria exibida foi a iniciativa Cristolândia, um empreendimento mantido por voluntários da Junta de Missões Nacionais, ligada à Igreja Batista, e que oferece oportunidades de recuperação a dependentes químicos que procuram ajuda.

Segundo os responsáveis pela Cristolândia, em três anos de projeto, 400 dependentes foram recuperados e devolvidos à sociedade.

“Um dia eu entrei por essas portas sem roupa, sem roupa, sem nada, eu tava há três meses com a mesma roupa, três meses sem tomar banho”, conta Clodemir José, hoje funcionário da igreja, e que é o testemunho personalizado do projeto.

A reportagem entrevistou um dos dependentes que tinha acabado de ser recrutado para o projeto: “Sempre me senti um lixo. Na rua me sinto um lixo”, diz um dos dependentes. “Principalmente parar com o crack, porque o crack não é vida, é destruição”, disse.

“Fé um valor muito importante pra nós, mas nós cremos no desejo da pessoa deliberadamente ter a sua vida mudada radicalmente para uma outra direção, para um outro caminho”,  explica o pastor Paulo Eduardo, responsável pela Cristolândia, que registra um índice de 40% de êxito com os dependentes.

Para Clodemir, que está limpo há três anos e meio e agora é parte da equipe que cuida dos dependentes, a felicidade não está completa: “Falta a gente olhar pra aquela calçada do outro lado e não ver mais ninguém deitado do outro lado”.

Assista à reportagem completa sobre a Cristolândia apresentada pelo Jornal Nacional clicando neste link.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Encontrado manuscrito da Torá mais antigo do mundo

A Universidade de Bolonha (Itália) encontrou o que pode ser o manuscrito da Torá mais antigo do mundo. De acordo com o professor de estudos hebraicos Mauro Perani, o pergaminho de pele de cordeiro foi catalogado de modo equivocado por um arquivista da biblioteca universitária em 1889, que acreditou ser oriundo do século XVII.

O texto foi submetido a várias análises de carbono na Itália e nos EUA, que confirmaram que ele foi escrito entre o fim do século XII e o início do século XIII. "Este pergaminho é muito raro porque quando os manuscritos estragam, perdem sua santidade e não podem ser mais utilizados. Então, são enterrados. Seu estado de conservação é excelente", explicou Perani.

O pergaminho, que pode ser o manuscrito da Torá
mais antigo do mundo, mede 36 metros de
comprimento e possui 64 centímetros de largura

Fonte: Jornal Alef

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mosaico de 1500 anos é encontrado no Negev

Um mosaico colorido que data do período bizantino (séculos IV - VI d.EC) foi exposto nos campos do Kibbutz Bet Qama, no norte do Neguev, durante uma escavação arqueológica da Autoridade de Antiguidades. A abertura do salão impressionante e o mosaico que adorna o piso sugerem que a estrutura era um edifício público. O mosaico, bem preservado, é decorado com padrões geométricos e seus cantos encontram-se ânforas (jarros usados para o transporte de vinho), um par de pavões, e um par de pombas ciscando um cacho de uvas. No entanto, o que torna este mosaico único é o elevado número de motivos que foram incorporados em uma só peça. O local, que está localizado ao longo de uma antiga estrada que ia ao norte de Beer Sheva, parece fazer parte de uma grande propriedade, que incluía uma igreja, prédios residenciais e armazéns, uma grande cisterna, um edifício público e piscinas cercadas por fazendas. Presume-se que uma das estruturas serviu como uma pousada para viajantes que visitaram o lugar.


Mini Trans em Santa Tereza - Parnamirim, RN


Pr. Luiz Carlos França


Inicia hoje em Santa Tereza (Parnamirim-RN) a mini trans. Serão dois dias de evangelização e ação social na comunidade. Serão mais de 20 voluntários da IBVP envolvidos. Se você pode orar, nos ajude em oração. Estamos trabalhando para o recomeço daquela congregação.