segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Nos tempos das profecias - EBD

Estudo Bíblico

Texto. Áureo - Romanos 15.4


 ¹ Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. ² Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. ³ E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos. ⁴ Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. ⁵ Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;⁶ E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:1-6

 Introdução

 Grandes verdades:

  • Deus é Senhor da história, nada foge do seu controle.
  • Todas as coisas contribuem para o seu propósito criativo e salvador.

É comum ouvirmos pessoas desacreditarem as Escrituras, tratando-as como uma narrativa mitológica. Contudo, muitos estudiosos da Antiguidade Oriental – como historiadores e arqueólogos – utilizam e continuam a utilizar a Bíblia como referência [ou guia] em seus estudos. Exemplo:

 Eilat Mazar (1956–2021) Conduziu escavações em Jerusalém, com foco em descobertas que apoiassem a historicidade do Rei Davi e Salomão

Nelson Glueck (1900–1971) Fez grandes levantamentos arqueológicos na Transjordânia e descobriu muitos sítios. Famoso por suas escavações em Ezión-Geber (porto de Salomão no Mar Vermelho, conforme I Reis 9:26) e por identificar os locais da mineração de cobre do Rei Salomão. 

 Não importa a motivação dos pesquisadores nem seus objetivos ideológicos, o certo é que esses estudos acabam lançando luz sobre o passado, ampliando nosso conhecimento do contexto bíblico (sociopolítico, econômico e social) em que viveram e agiram os homens de Deus [profetas [menores] no Antigo Testamento.

 

SOBRE OS PROFETAS:

 a)        Função e Natureza do Profetismo:

 

  • Os profetas eram essencialmente mensageiros de Deus (Yahweh), levantados em momentos de crise ou desvio da aliança.
  • Sua função principal não era primariamente prever o futuro (embora isso ocorresse), mas sim confrontar o presente, chamando o povo (Israel e Judá) e seus líderes ao arrependimento e à fidelidade à Lei e aos mandamentos de Deus.
  • Eles denunciavam a injustiça social, a idolatria (adoração a outros deuses) e a imoralidade, que eram as grandes falhas do povo.

 

b)       Contexto Histórico Geral (Séculos VIII a V a.C.):

 

  • O período de atuação dos profetas escritores (aqueles que têm livros na Bíblia) abrange principalmente os séculos que antecedem, incluem e sucedem o Exílio na Babilônia (século VI a.C.).
  • Este foi um período de intensas turbulências políticas, marcado pelo surgimento e declínio de grandes potências mundiais: o Império Assírio (que destruiu o Reino do Norte, Israel, em 722 a.C.), o Império Babilônico (que destruiu o Reino do Sul, Judá, em 586 a.C., e levou o povo para o Exílio) e o Império Persa (que permitiu o retorno dos exilados a partir de 538 a.C.).
  • A mensagem profética estava intrinsecamente ligada a esses eventos, interpretando-os como juízo divino ou como um chamado à esperança e restauração.

 

c)        Divisão Cronológica e Temática:

 

  • Os profetas costumam ser agrupados em três períodos principais, refletindo o cenário político-religioso:

 

    • Pré-Exílicos (antes de 586 a.C.): Profetizam em um cenário de prosperidade enganosa, decadência moral e ameaças das potências (Assíria/Babilônia). Exemplos incluem Amós, Oséias, Isaías, Miqueias, Jeremias.
    • Exílicos (durante o Exílio, 586-538 a.C.): Trazem mensagens de consolo e esperança em meio à destruição e cativeiro, garantindo que Deus não abandonou Seu povo. Exemplos incluem Ezequiel e Daniel.
    • Pós-Exílicos (após 538 a.C.): Atuam no período do retorno e da reconstrução do Templo e de Jerusalém, encorajando o povo a restaurar a pureza religiosa e social. Exemplos incluem Ageu, Zacarias e Malaquias.

 

d)        A Mensagem Central:

 

  • Em sua essência, a mensagem profética era:

 

a.         um apelo à justiça e ao conhecimento de Deus, lembrando Israel do seu compromisso de aliança.

b.       Eles frequentemente apontavam para um futuro de restauração e a vinda de um Messias (Salvador) que traria o cumprimento final da promessa de Deus.

 

I.                       Nos tempos da dominação Assíria.

  • Os egípcios, assírios, babilônios e persas foram grandes impérios da antiguidade.
  • Cada um deles ao seu tempo dominou e foram dominados.
  • Deus usou todos eles para estabelecer o seu propósito na história do seu povo.

 a.  Egito.

"Então o Senhor disse a Abrão: "Esteja certo de que seus descendentes serão forasteiros em terra alheia, onde sofrerão opressão como escravos por quatrocentos anos. Mas eu castigarei a nação que os escravizar e, por fim, eles sairão de lá com grande riqueza." Gênesis 15. 13-14

 

·        A profecia contra o Egito se concretizou mais tarde com a invasão dos Assírios.

·        Os próprios assírios foram usados por Deus para disciplinar Israel e causar grande sofrimento ao Reino de Judá.

·        Muitos profetas, como Oseias, Amós e Isaías, advertiram Israel de que a punição por sua idolatria e desobediência viria de uma nação do Norte, que na época era a Assíria.

 

b.  Assíria.

 

"Não voltará para a terra do Egito, mas o assírio será o seu rei, porque recusam converter-se." Oseias 15. 5

 

"Portanto, eu vos levarei cativos para além de Damasco [Assíria], diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos." (Amós 5.27)

 

  • Enquanto no Antigo Testamento a disciplina muitas vezes se manifestava como uma intervenção política e militar direta contra Israel como uma teocracia, hoje ela se manifesta através:

 

ü  Das consequências inerentes das leis morais quebradas [causa e efeito].

 

o   Injustiça Social: Uma comunidade que rejeita a justiça, a equidade e o cuidado com o próximo (como denunciado por Amós), colhe o fruto da instabilidade social, divisão, violência, e colapso da confiança nas instituições. A decadência moral e a corrupção destroem a sociedade de dentro para fora.

o   Ganância/Exploração: Uma cultura de materialismo e exploração insustentável pode levar a crises econômicas, pobreza extrema e colapso ambiental.

ü  Dificuldades e Aflições na História.

o   Catástrofes e Crises: guerras, doenças (pandemias), calamidades naturais e fomes podem ser vistos como lembretes da fragilidade humana e da soberania de Deus.

o   Levantamento de Opressores.

 

ü  Do chamado profético por meio da Sua Palavra e da Igreja.

 

o   Este é o principal meio de correção de Deus na "era da Igreja"

o   Profetas Modernos: Deus usa seus servos (pastores, líderes e cristãos fiéis) para pregar Sua Palavra, que é a "vara" e o "bordão" de correção (2 Timóteo 3:16).

o   Disciplina Eclesiástica: Dentro da comunidade de fé (a Igreja), a disciplina pode ser aplicada a membros desobedientes (conforme instruído em Mateus 18 e 1 Coríntios 5).

ela serve para proteger a santidade da comunidade e chamar o indivíduo ao arrependimento.

                 ü  Da convicção gerada pelo Espírito Santo.

 

o   O Espírito Santo opera no coração dos indivíduos para gerar convicção:

o   Convicção de Pecado: Jesus ensinou que o Espírito Santo convenceria o mundo "do pecado, e da justiça, e do juízo" (João 16:8).

o   Exorta a consciência da comunidade e chama ao arrependimento pessoal.

 

·        É neste contexto [Assíria] que surgiram os homens de Deus [profetas] chamando o povo ao arrependimento. Dentre eles:

 

1.        Oseias

Atuou no Reino do Norte no governo de Jeroboão II [782 a.C -753 a.C.].

Havia paz e prosperidade financeira sobre Israel, mas falência espiritual.

2.        Joel

Profetizou na infância do rei Joás [835 a.C -796 a.C]

Joel relacionou um devastador invasão de gafanhotos com os Assírios.

3.        Amós

Morador de Judá, mas foi orientado para profetizar em Samaria [Imoralidade] e em Betel [idolatria]. Pouco tempo depois o rei Salmanasar invadiria Israel deportando seus moradores [2Reis 18.9-12]

4.        Jonas

Foi o mensageiro de Deus a cidade de Nínive [Assíria] – Provável reinado de Assur -Dan III [771 a 754 a.C] – Nesta época ocorreram duas epidemias e um eclipse total do sol [ 763 a.C] que quebraram o coração dos ninivitas a pregação de Jonas.

5.        Miqueias

Reinado de Jotão, Acaz e Ezequias [750 a 687 a.C] – Judá.

1.        Jotão – Bom rei [2 Crônicas 27:6].

2.        Acaz – Mau rei [2Reis16. 2-4].

3.        Ezequias – Agradou a Deus e foi protegido do cerco assírio a Jerusalém [2Rs 18.13-19.36].

A mensagem profética de Miqueias era de juízo, provocado pela infidelidade à Aliança com Senhor.

6.        Naum

Anunciou o juízo sobre os ninivitas, mais de um século depois da pregação de Jonas,

O orgulho e a crueldade dos ninivitas os levaram ao fim [Na 2.1-2;3.11-19].


II.                    Nos tempos da dominação babilônica.

 “Ai da Assíria, a vara da minha ira, e o bordão que está na sua mão é a minha indignação. Enviá-la-ei contra uma nação hipócrita, e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e a ponha para ser pisada como a lama das ruas.” Isaias 10:5-6

       As palavras proféticas de Naum [Na 2.1-2;3.11-19] se cumpriram na vida dos Assírios.

  •    Em 612 a.C., Nínive, foi conquistada e destruída pelas forças combinadas dos Babilônios [Nabopolassar ] e dos Medos.
  •      A vitória sobre os Assírios levou os caldeus a expandirem seus domínios chegando até o Reino de Judá [586 a.C].
  •          Nabucodonossor II liderou as forças do Império Neobabilônico (também conhecido como Império Caldeu) em duas grandes invasões:

 

1.        Primeira captura (597 a.C.): Nabucodonosor capturou a cidade, levou o rei Jeoaquim (ou Joaquim) e a elite de Judá para a Babilônia, e colocou Zedequias no trono como rei vassalo [2 Reis 24:17].

 

2.        Destruição final (587/586 a.C.): Após a rebelião de Zedequias, Nabucodonosor sitiou e conquistou Jerusalém, destruindo a cidade, o Templo de Salomão, e deportando a maioria da população restante para a Babilônia [2 Reis 24:18 – 25:7-13.].

  •  Obs.: Na história atual observamos grandes potencias ameaçando povos indefesos, movidos por ganância, prepotência e despotismo, contudo, como no passado chegará o momento do acerto de contas com o Senhor. Veja a lista de impérios do passado e do presente.

 

Período

Império

Observações Principais

1.     Antigo

Egípcio (Novo Império)

Cerca de 1550–1070 a.C. Período de máxima expansão territorial.

2.     Antigo

Assírio (Neoassírio)

Cerca de 911–612 a.C. Conhecido por seu poderio militar e domínio no Oriente Médio.

3.     Antigo

Babilônico (Neobabilônico / Caldeu)

Cerca de 626–539 a.C. Destruiu Jerusalém; reinado de Nabucodonosor II.

4.     Antigo

Persa (Aquemênida)

Cerca de 550–330 a.C. O primeiro "super-império" mundial, que dominou o Egito, a Mesopotâmia e a Anatólia.

5.     Antigo

Macedônico/Helenístico

Cerca de 334–146 a.C. Fundado por Alexandre, o Grande; espalhou a cultura grega do Egito à Índia.

6.     Antigo/Clássico

Romano

Cerca de 27 a.C. – 476 d.C. (Ocidente) e até 1453 d.C. (Bizantino/Oriente). Governou o Mediterrâneo e a Europa.

7.     Pós-Clássico

Bizantino (Império Romano do Oriente)

Cerca de 395–1453 d.C. Continuação do Império Romano.

8.     Pós-Clássico

Islâmicos (Califados)

Cerca de 632–1258 d.C. (Ex: Omíada e Abássida). Impérios teocráticos que se estenderam do Atlântico à Índia.

9.     Pós-Clássico

Mongol

Cerca de 1206–1368 d.C. O maior império de terra contínua da história, fundado por Gêngis Khan.

10. Moderno

Otomano

Cerca de 1299–1922 d.C. Substituiu o Império Bizantino e controlou grande parte do Oriente Médio, África do Norte e Sudeste da Europa.

11. Moderno/Colonial

Espanhol

Cerca de 1492–1898 d.C. Pioneiro dos impérios transcontinentais, com vastas colônias nas Américas.

12. Moderno/Colonial

Português

Cerca de 1415–1999 d.C. O império colonial mais longo, com possessões na América (Brasil), África e Ásia.

13. Moderno/Global

Britânico

Cerca de 1603–1997 d.C. O maior império em extensão territorial da história (em seu auge, em 1920).

14. Contemporâneo

Russo (Império Tzarista/Soviético)

Cerca de 1721–1917 (Tzarista), 1922–1991 (URSS). Grande poder imperial que dominou vastas extensões da Eurásia.

15. União Soviética

 

 

16. Estados Unidos da América (EUA)

 

 

17. República Popular da China

 

 

18. União Europeia (UE)

 

 

19. Índia

 

 

20. Japão

 

 

21. Federação Russa

 

 

  •  A semelhança dos dias da Assíria, Deus levantou profetas para entregar a sua mensagem de arrependimento e fé para o seu povo. Dentre eles temos:

 a.        Habacuque.

·        Profetizou nos dias do perverso Jeoaquim sobre Judá;

·        Seu ministério começou um ano depois da primeira deportação dos judeus por Nabucodonossor II [597 a.C ]. Nesta deportação Daniel e seus amigos foram levados a Babilônia.

 

·        Mensagem:

 

o   Exaltava a soberania de Deus sobre a história.

o   Defendia a bondade e a justiça de Deus.

 b.       Sofonias.

 

·        Foi contemporâneo do Rei Josias [Sofonias 1.1];

·        Profetizou a angústia que acompanharia a invasão dos Babilônios [Sofonias 1.2-28]

·        Sua mensagem tem uma conotação escatológica, que se cumprirá no dia do Senhor, na grande tribulação.

·        Profetizou também a destruição de Nínive [Sofonias 2.13] e o juízo contra as nações rebeldes [Sofonias 3.8].

·        Em resumo:

 

III.                Nos tempos do exílio

 

  •       Depois de inúmeras advertências do Senhor chegou a vez do reino do Sul viver o cativeiro.
  •        Os babilônios seriam seus disciplinadores.
  •       No momento da disciplina de Judá os edomitas agravaram a angústia dos seus irmãos entregando-os aos inimigos, achando graça da sua dor.

 Lição - Quem são os edomitas de nossos dias que se alegram com a desgraça alheia?

  •  O “profeta menor” associado ao tempo do exílio foi:

 a.        Obadias.

 

·     Ele profetizou contra Edom - Obadias 1. 10-14

 

¹⁰ Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre. Obadias 1:10

  •  O cumprimento desta profecia se deu dentro de um processo histórico que passa:

 

o   pela destruição da sua capital [Petra] pelos nabateus (um povo árabe);

o   Pela constatação profética em Malaquias 1.3;

o   pela Revolta dos Macabeus [quando João Hircano força sua conversão ao judaísmo];

o   quando da destruição de Jerusalém pelos Romanos. Na época estavam aliados aos judeus rebeldes.

 LiçãoDeus castiga todos aqueles que se levantam contra o seu povo.

 

IV.                Nos tempos da dominação persa.

 ·        Ao cumprir o tempo da disciplina do seu povo na Babilônia  [70 anos] Deus conduziu os persas que tomaram Babilônia e libertaram os judeus – 2 Crônicas 36.23

 

²³ Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o Senhor seu Deus seja com ele, e suba.

 ·        Em Isaias 45.1, [201 anos antes - 740a.C. – 539 a.C] profetizou:

 

¹ Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. Isaías 45:1

 

·        Para um retorno a normalidade do povo judeu e vinda do Messias o Senhor mandou três profetas:

 a.        Ageu.

o   Foi a primeira voz profética depois do retorno do cativeiro da Babilônia [520 a.C].

o   Após 15 anos da chegada o povo ainda não havia reconstruído o templo do Senhor. Ageu anima o povo para a reconstrução do templo e dar esperança de dias melhores.

 b.       Zacarias

o   Traz uma mensagem de consolação num contexto de pressões dos povos vizinhos contra a reconstrução do templo e culto [520 – 518 a.C.].

o   Sua mensagem é messiânica prevendo o 1º advento [Zc 9.9], como a 2º vinda de Cristo [Zc 14.4-9].

 

⁹ Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9

 

⁴ E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. ⁵ E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo. ⁶ E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão. ⁷ Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. ⁸ Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto. ⁹ E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. Zacarias 14:4-9

 Malaquias.

  • Profetizou em Jerusalém quase um século depois do retorno dos exilados [450-400 a.C.].
  • Repreendeu a negligência espiritual do povo e seus lideres.
  • Ele ressaltou as características do verdadeiro culto e dos verdadeiros adoradores.

      • Honra e Respeito (Temor) a Deus;

ü  O verdadeiro adorador reconhece Deus como Pai e Senhor e o honra com o que é puro e de valor.


       Sinceridade e Integridade Pessoal.

ü  A adoração a Deus deve ser inseparável da moralidade e da lealdade pactual na vida diária.

                                     Obediência e Fidelidade Completa.


ü  O culto inclui a fidelidade financeira, que reflete a confiança e obediência a Deus. A provisão de Deus está ligada à obediência.

      Justiça Social e Abandono da Maldade.

ü  O culto deve se manifestar em ações de justiça e retidão na sociedade.

 Conclusão:

 O culto a Deus deve ter bases na fé, no amor e esperança. Devemos ter o cuidado para não transformar nossa adoração em um fardo religioso difícil de ser conduzido, moldado pelo modismo mais vazio de significado e entrega fiel ao nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Para sua reflexão.

·        Como o contexto histórico dos profetas influencia a mensagem que eles transmitiram ao povo de Israel? (Reflita sobre como as crises políticas, sociais e espirituais moldaram o conteúdo das profecias).

 

·        Quais são as principais características do verdadeiro profetismo bíblico e como elas se diferenciam de outras formas de liderança religiosa? (Considere a função de confrontar o presente, denunciar injustiças e chamar ao arrependimento).

 

·        De que maneira as mensagens dos profetas menores continuam relevantes para os desafios enfrentados pela sociedade atual? (Pense em temas como justiça social, idolatria, corrupção e restauração).

 

·        Você consegue identificar situações em sua vida ou comunidade que se assemelham aos cenários enfrentados por Israel e Judá? Como a mensagem dos profetas pode orientar sua resposta a esses desafios?

 

·        Como a soberania de Deus sobre a história, destacada pelos profetas, pode trazer esperança e confiança diante das incertezas do mundo contemporâneo?

 

·        Quais lições podemos aprender com o modo como Deus usou grandes impérios para cumprir Seus propósitos? (Reflita sobre a relação entre poder humano e propósito divino).

 

·        De que forma o chamado ao arrependimento e à fidelidade à aliança permanece atual para a Igreja e para cada cristão hoje?.

 

·        Como você entende o papel do Espírito Santo na geração de convicção e transformação pessoal, conforme ensinado por Jesus e pelos profetas?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.