quinta-feira, 11 de junho de 2020

Arqueólogos identificam a possível vinha de Nabot


Pesquisadores identificaram elementos que confirmam que as escavações realizadas no norte de Israel são compatíveis com o relato bíblico da vinha Nabot

Por Heleno Farias JM Notícia -10 de junho de 2020

Nos primeiro e segundo livros de Reis, a adega dos reis Acabe e Jezabel e suas vinhas são palco de um dos episódios mais assustadores de ganância, violência, pecado e punição divina.

Os pesquisadores identificaram elementos que confirmam que as escavações realizadas no norte de Israel são compatíveis com o relato bíblico da vinha Nabot , de acordo com um artigo publicado na última edição do Journal of Eastern Mediterranean Archaeology and Heritage Studies.

Os restos da vinícola foram descobertos em 2013 e mostrados escavados nos anos seguintes, com várias estruturas esculpidas em leitos de rocha.

Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha em Jezreel, adjacente ao palácio do rei Acabe de Samaria. Acabe disse a Nabote: ‘Dê-me a sua vinha para que eu a tenha como um jardim, pois fica bem ao lado do meu palácio. Em troca, darei a você uma vinha melhor ou, se preferir, pagarei o preço em dinheiro. Mas Nabote respondeu: ‘O Senhor me proíbe de desistir do que herdei de meus pais’, diz 1 Reis 1: 4.

Foto aérea da vinícola após escavação em 2013 / Jezreel Expedition

Atualmente, é impossível saber ao certo qual é a data dos restos da antiga vinícola descoberta perto de Jezreel , uma cidade que é habitada continuamente por milhares de anos, disse a principal autora do estudo, Dr. Norma Franklin, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa.

“Com esses tipos de estruturas, podemos avaliar quando eles foram usados ​​pela última vez (neste caso, bastante tarde) por volta do século I dC, mas não quando eles foram construídos”, disse Franklin. “Geralmente, os eventos descritos na Bíblia são considerados ocorridos por volta do século IX aC. É possível que a vinícola já existisse na época, mas é difícil determinar. Não há maneira científica de saber se o que a Bíblia narra aconteceu exatamente como está relacionado, mas a narração existe. ”

No entanto, diferentes fatores sustentam a idéia de que, independentemente de haver ou não um homem chamado Nabot, quem escreveu a história deveria estar ciente da existência dessa vinícola, a única na área de Jezreel compatível com a história. , acrescentou, incluindo sua estrutura compatível com a idade.

“Outro elemento que foi muito emocionante para nós foi que, há vários anos, um kibutz próximo amostrou o solo na área para descobrir se era possível iniciar o cultivo de vinhedos e onde exatamente”, disse o Dr. Franklin. “Os resultados mostraram que em toda a área havia apenas um pequeno espaço que seria bom para o cultivo de uvas, exatamente onde estava localizada a antiga vinícola que descobrimos “.

História bíblica

De acordo com o relato bíblico, o rei Acabe conseguiu tomar a vinha e o porão de Nabot de maneira maligna e, com a ajuda de sua esposa, Jezabel, acusou falsamente o homem de profanar a Deus e matá-lo.

Por causa desse pecado, o rei incorreu na ira de Deus contra si mesmo e sua linhagem, como o profeta Elias lhe anunciou.

De fato, vários anos depois, a profecia seria cumprida e dezenas de descendentes de Acabe, incluindo seu filho e sucessor do trono, Joram, morreriam nas mãos de Jeú, um comandante do exército, em um confronto que começou – curiosamente – no Adega de Jezreel.

Fonte: www.jmnoticia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.