quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Uma tragédia anunciada

A cada novo dia nos surpreendemos com o crescimento do número de mortos pelo rompimento da barragem em Brumadinho (MG). No jornal da UOL de 29.01.19, temos a notícia que o número de mortos  subiu para 84 pessoas, existindo ainda 276 outras desaparecidas.

Segundo o parecer da juíza Perla Saliba Brito que recentemente mandou prender três especialistas responsáveis pelo laudo que atestava a estabilidade da barragem, essa tragédia humana e criminosa (no meu entendimento) poderia ter sido evitada. Tecnologia para isto existe. diante do exposto fica a pergunta: o que determinou essa tragédia? O apego ao lucro que proibiu maiores investimento na segurança da barragem até então em processo de desuso? Fatalidade?

A palavra de Deus nos adverte:
"No entanto, os que ambicionam ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitas vontades loucas e nocivas, que atolam muitas pessoas na ruína e na completa desgraça. Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos. Exortações aos homens de Deus" 1Timóteo 6.9-10 
O presente texto diz respeito aos perigos da cobiça e faz parte do aconselhamento que o apostolo Paulo dá ao jovem Timóteo. No entanto, podemos aplicar esse ensino aos nossos dias, onde a vida humana vale menos que um punhado de trinta moedas (Mateus 27.9).

É certo que com o andar das investigações chegaremos a alguma conclusão acerca deste desastre. Nos pareceres dos juízes veremos se os responsáveis pelo mesmo desdenharam do perigo, se foram consumidos pela ganancia ou simplesmente tudo mais não passou de algo imprevisível. Por esta resposta esperam os familiares e todos os demais brasileiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.