terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um Deus que disciplina e salva os seus

Jeremias 16

"Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder; e saberão que o meu nome é o Senhor." Jeremias 16:21

As palavras do profeta soa como uma esperança no coração dos seus contemporâneos tementes a Deus. É certo que nos dias de Jeremias existiam poucos (um resto), já que boa parte da população e elite dirigente não suportava a palavra de Deus, nem o profeta.
"E o Senhor me fez saber, e assim o soube; então me fizeste ver as suas ações. E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome." Jeremias 11:18,19
No capítulo 16 temos o seguinte quadro:
  • O profeta é orientado por Deus a não constituir família em Judá. Essa determinação se reveste de simbolismo e está diretamente relacionado a desolação que cairia sob o Reino do Sul (16.1-4).
  • Ele não deveria lamentar, consolar ou se alegrar com o povo, pois, o Senhor havia se retirado do meio deles (Jeremias 16. 5-8).
  • As praticas idolatras dos antepassados e contemporâneos de Jeremias os distanciavam de Deus tornando incompreensíveis o apelo do profeta (16. 10-12).
  • A ira de Deus recairia sobre o povo desobediente (16.4, 13). 
Surpreendente neste texto é que ao mesmo tempo que temos palavras duras de juízo, temos notas de esperança. 

Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar à sua terra, a qual dei a seus pais. Eis que mandarei muitos pescadores, diz o Senhor, os quais os pescarão; e depois enviarei muitos caçadores, os quais os caçarão de sobre todo o monte, e de sobre todo o outeiro, e até das fendas das rochas. Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos. Jeremias 16:14-17

Nos versos acima, o Senhor promete que tornará a trazer de volta seu povo exilado. Para ilustrar sua ação restauradora apresenta duas imagens:
  • Pescador.
  • Caçador.
Está claro que o juízo de Deus será tremendo a ponto do seu povo ser salvo dentro de uma perspectiva individual e não coletiva. A imagens da pesca e das fendas nas rochas são sugestivas para a compreensão da gravidade que os atingiria, bem como, da disposição de Deus em resgatá-lo nos mais variados cenários (água e montanha).

E primeiramente pagarei em dobro a sua maldade e o seu pecado, porque profanaram a minha terra com os cadáveres das suas coisas detestáveis, e das suas abominações encheram a minha herança. Jeremias 16:18

O verso 18 confirma o estado desesperador do Reino de Judá, mas o verso 21 conclui com um poderoso desafio divino.

"Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha mão e o meu poder; e saberão que o meu nome é o Senhor." Jeremias 16:21

Era um teste de força. A geração que vivenciasse a libertação não teria outra explicação a não ser que fora o Senhor que movido por graça e misericórdia os haviam devolvido a vida.

O que apreendemos com Jeremias 16?
  • Que não vale apena se distanciar de Deus e sair da sua proteção por mais encantadora que sejam as propostas do mundo.
  • Que fora de Deus não existe consolo, alegria verdadeira, visto que, só em Cristo (Deus) é que somos amparados e somos felizes.
  • Que só podemos entender a vontade de Deus quando deixamos ser dirigidos pelo Pai eterno. Enquanto isso não ocorrer tudo parecerá confuso e obscuro. Por mais que Jeremias insistisse na advertência profética o povo não entendia e resistia a sua mensagem - "Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se. Jeremias 5:23
  • Que a ira de Deus está reservada para os desobedientes e rebeldes a sua palavra.
  • Que Deus nos ama de forma incondicional e acolhe o pecador arrependido. Como um pai humano Ele disciplina seus filhos ("Pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho" Hebreus 12:6), mas não despreza a sua herança. 
Amigo, o Deus de Jeremias é o mesmo Deus de hoje. Como no passado sua mensagem é a mesma, ou seja, arrependido creia "...que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (1 Corintios 15. 3-4). 

Tão somente creia e verás a glória de Deus. 

Que o Espírito Santo de Deus possa trabalhar no teu coração para que creia nesta verdade divina e sejas alcançado pela Graça e Misericórdia do Pai criador. Em nome de Jesus. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.