terça-feira, 29 de abril de 2014

Descoberta no Egito necrópole com 50 múmias

AFP - Agence France-Presse
Publicação: 28/04/2014 17:53 Atualização:

Arqueólogos, incluindo especialistas da Universidade da Basileia, na Suíça, encontraram sarcófagos de madeira, máscaras mortuárias e vasos canópicos, usados para armazenar órgãos removidos durante o processo de embalsamamento.

Foto: AFP/Francoise Dunand 
Arqueólogos, incluindo especialistas da Universidade da Basileia, na Suíça, encontraram sarcófagos de madeira, máscaras mortuárias e vasos canópicos, usados para armazenar órgãos removidos durante o processo de embalsamamento. Foto: AFP/Francoise Dunand
Uma vasta necrópole com mais de 50 múmias, inclusive da realeza faraônica, foi descoberta no famoso Vale dos Reis, perto da cidade de Luxor, anunciaram fontes oficiais nesta segunda-feira.
"A imensa necrópole contém os restos de múmias que poderiam ter sido de membros da família real, particularmente os filhos dos reis Tutmés III e Tutmés IV, da 18ª dinastia", que reinaram entre 1550 e 1292 a.C., informou o ministério das Antiguidades.

Arqueólogos, incluindo especialistas da Universidade da Basileia, na Suíça, encontraram sarcófagos de madeira, máscaras mortuárias e vasos canópicos, usados para armazenar órgãos removidos durante o processo de embalsamamento. Entre as múmias estavam bebês recém-nascidos.
Exames das inscrições dos vasos permitiram identificar mais de 30 dos mortos pelo nome, inclusive princesas antes desconhecidas, afirmou o ministro de antiguidades, Mohamed Ibrahim, em um comunicado.

A necrópole, que como muitos outros locais, foi saqueada em tempos antigos, fica no extremo noroeste do Vale dos Reis, um popular destino turístico que também inclui a tumba de Tutancâmon, mais conhecido como rei Tut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.