domingo, 2 de março de 2014

Plenitude dos Tempos

“Vindo a plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho... Mc 1.15

A contribuição do império romano para a divulgação do evangelho foi tremenda. Earle E. Cairns em seu livro “O cristianismo através dos séculos” apresenta cinco argumentos que confirmam a “plenitude dos tempos” segundo a bíblia. São eles:


1. Um senso de unidade da humanidade sob uma lei universal. Em outras palavras: “todos os homens estavam debaixo de um único sistema jurídico e eram cidadãos de um só reino”. A mensagem de Paulo acerca de uma comunidade celestial [Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3:20] do qual todos os crentes no Senhor é participante coopera com esse sentimento.

2. A movimentação livre em torno do Mediterrâneo – Os piratas já haviam sido debelados por Pompeu de toda Mediterrâneo, por outro lado as estradas estavam na medida do possível mais segura com os exércitos romanos. Essas condições eram ideais para a divulgação do evangelho. Analisando as viagens missionárias de Paulo somos informados que o apostolo se utilizou muitos dessas estradas.

3. Os sistemas de estradas – As estradas principais eram feitas para durarem muitos anos. Elas cortavam todo o império. A princípio essas estradas não foram feitas pensando nos cristãos, mas na segurança de Roma e seu tempo de reação as investidas do inimigo, bem como no deslocamento das mercadores por todo império.

4. O exército romano – Devido à escassez de soldados o exército romano alistava os provincianos para formar seu exército. O resultado disso foi uma maior aculturação desses provincianos e por consequência quando um desses soldados se convertia ampliação da mensagem cristã. Para o autor essa foi a razão do evangelho ter chegado a Inglaterra tão cedo.

5. As conquistas romanas – Como os deuses estavam associados ao destino da nação, ao ser derrotados pelos romanos as nações submetidas perdiam a fé o que era um campo fértil para a pregação cristã. A adoração aos imperadores era insuficiente para reanimar esses provincianos. U problema sério que o cristianismo teve que enfrentar foram as religiões de mistérios [Culto a Cibele, Isis e o mitraísmo]. Essas religiões funcionavam como meio de auxilio espiritual aos seus praticantes, assim como o cristianismo. Todas elas apontavam para um deus salvador e a necessidade do sacrifícios [Cibele – os noviços eram levados a sacrificarem um touro e serem batizados com seu sangue]. Quando o povo observou que esses sacrifícios não davam em nada foram reorientados para buscarem o cristianismo através do Espirito Santo de Deus.
A importância do Império Romano para a igreja foi tanta que na Idade Média [depois do fim político de Roma] sua estrutura política estará presente na organização eclesiástica da própria igreja no seguimento romano.

Bom, ainda falta falar das contribuições dos gregos e judeus para a expansão do cristianismo, mas isso será motivo de uma outra postagem. Fiquem na paz de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.