domingo, 6 de outubro de 2013

Inquisição e Nazismo

ALEF News / Edição 1.828
Simão Arão Pecher, membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores

Quinhentos anos se passaram entre a instalação da Inquisição na Europa e América Latina, por volta de 1500 d.E.C. e o Nazismo na Europa no século XX. Quem lucrou com estes dois movimentos tão catastróficos contra o povo judaico? As desculpas eram a Santa Fé do catolicismo e a raça ariana do Nazismo. Há coincidências entre elas: de um lado o fanatismo religioso e, do outro, a raça alemã nórdica pura, ambas com o objetivo maior de exterminação dos judeus principalmente na Europa. Assim como o Santo Ofício, o Nazismo quis a usurpação dos bens principalmente materiais, como também religiosos e morais do povo judaico.

Todos os inquisidores, seus colaboradores e acusadores usurparam muito bem as propriedades, joias e dinheiro dos que eles chamavam de hereges, pois os que delatavam ficavam de 5% a até 20% dos bens e os inquisidores com o restante. Estes se tornaram mais ricos do que aqueles que gastaram seu suor para adquiri-los. Os nazistas guardaram suas fortunas usurpadas em bancos de países neutros antes e durante a II Grande Guerra Mundial.

Na Idade Média não havia livre arbítrio, somente o credo religioso católico imperava na Europa. Praticamente não havia revolta contra a Inquisição nem na Europa e nem na América Latina. Pouquíssimos levantes havia na Inquisição e no Nazismo, que foram logo exterminados. A Inquisição perseguiu a cultura, a riqueza e o misticismo dos povos pré-colombianos, aprisionando-os e matando-os principalmente no México e no Peru, onde haviam civilizações bem estabelecidas. No México habitavam os Astecas, os Olmecas, os Toltecas, os Maias, os Casagrandes e outros e, no Peru e Colômbia, os Incas. Muito ouro e prata foram levados para os reinados da Península Ibérica. Principalmente em Cartagena, na Colômbia, muitos comerciantes judeus e judaizantes (cristãos-novos) tiveram seus bens usurpados em nome da Inquisição. Não só os comerciantes, também os médicos e outras pessoas cultas perderam seus bens, sendo torturados e mortos, acusados de serem simpatizantes da influência holandesa, além de professar outra religião que não a católica hispano-portuguesa.


Duzentos anos após os tribunais da Inquisição começaram a desaparecer, tanto na Europa como na América Latina, devido a mudança do governo político da Espanha e da Independência do México. Após a liberdade do Peru, em 1813, houve um movimento popular que destruiu e queimou em praça pública as máquinas de tortura e os papéis com os nomes das pessoas catalogados e em Cartagena, na Colômbia na mesma época a Inquisição cessou sua atividade. As Américas são o habitat do sincretismo religioso, pois os povos pré-colombianos e indígenas, e também os judeus e africanos, se fundiram com descendentes de europeus excepcionalmente no âmbito popular.

Durante o Nazismo na Europa, não só os judeus foram perseguidos, torturados e mortos, também os ciganos e outros povos semitas. A semelhança e coincidência destas perseguições contra o povo hebreu é flagrante, pois na Inquisição havia túnica com emblema identificando os hereges até serem julgados, torturados e mortos, e, no Nazismo, o uso obrigatório da estrela de David pregada nas suas vestes e do pijama listrado nos campos de concentração e extermínio até torturas, experiências pseudocientíficas e matança daqueles que nada fizeram de errado para a humanidade, pelo contrário, trouxeram através dos cinco mil anos de existência o esplendor, o misticismo e a cultura na fé do único D’us, onipotente, onisciente e criador do Universo, através dos seus Dez Mandamentos e da Torah (Bíblia) recebidos, que são aceitos pelas três religiões ocidentais, a judaica, a católica e a evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.