sexta-feira, 30 de março de 2012

Documentos da Igreja Cristã - H. Bettenson

A perseguição no reinado de Valeriano [253-260]
Cipriano, Ep. LXXX.I


" Rumores falsos estão circulando. A verdade, porém, é esta: Valeriano enviou um Rescrito ao Senado ordenando que sejam castigados imediatamente os bispos, sacerdotes e diáconos; os senadores, cavaleiros e fidalgos romanos devem ser privados de suas propriedades e degredados e, se persistirem na fé cristã, decapitados; as matronas, privadas de seus bens e desterradas. Qualquer membro da casa de César que confessou ou que ainda confessa ser cristão perderá seus bens e será entregue preso para trabalhos forçados nas terras do Imperador".

No inicio do governo de Valeriano pareceu favorecer aos cristianismo. Havia cristãos em seu palácio que foram mencionados no Rescrito como, por exemplo, Caesariani [ver Dionísio de Alexandria, em Eusébio, H.E. VII.X.3ss]. O seguinte extrato expressa bem a tendência de seu segundo Rescrito. O primeiro determinava os sacrifícios exigíveis dos bispos e sacerdotes e negava aos cristãos o direito de reunião e o uso de cemitérios. Toda contravenção era punida com a morte..

Analisando a vida desses primeiros cristãos fico a me perguntar. Como seria a reação desses pastores televisivos e crentes festivos em meio a circunstâncias tão adversas? Vejam outro documento de época.

A perseguição diocleciana [303-305].
Eusébio, H.E

IX.X.8. ... uma lei foi promulgada pelos divinos Diocleciano e Maximiliano, para abolir as reuniões cristãos...
VII.XI.4. Março de 303 ... Em todas as partes publicaram-se editos imperiais para que fossem arrasadas as igrejas, quemadas as Escrituras, depostos os oficiais e, caso persistissem na fé cristã, os familiares seriam privados de liberdade. 5. Este foi o primeiro edito a circular entre nós. Outros decretos, poucos depois, se seguiram, dispondo que sejam encarcerados, em primeiro lugar, os pastores das igrejas de todas as partes do império e induzidos, por qualquer meio, a sacrificarem aos deuses...

Diocleciano parece ter sido, inicialmente, favorável aos cristãos. sua esposa e filha eram catecúmenas. Eusébio testemunha sobre o crescimento da Igreja durante a primeira metade de seu reinado [H.E. VIII.I]. Sua reviravolta é devida à influencia de Galério. Ela acarretou a renovação do edito de Galiano e a reabilitação das leis de Valeriano.].

Diante de circunstâncias tão adversas não é por acaso que a igreja primitiva era poderosa nas mãos do Senhor. Só crentes fieis é que ariscaria tudo por amor a Jesus. Que esses documentos possam servir para abrir nossas mentes e corações para um verdadeiro avivamento espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.