domingo, 3 de julho de 2011

Uma visita abençoadora – At 9. 1-20


“E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”. [Ato 9:17].

A Bíblia contém várias passagens que ressaltam a importância da visitação como instrumento de bênçãos, edificação, segurança e união do povo de Deus. Em Atos 9. 17, temos a narrativa da visita de Ananias ao recém- convertido Saulo de Tarso. Saulo há três dias encontrava-se em Damasco impactado pela revelação divina [v. 3-6] e buscando através do jejum e oração [v. 9 e 11] a orientação de Deus para sua vida [v. 6].

É nesse contexto de expectativa, ansiedade, busca de direção, de segurança que adentra pela casa de Judas o servo Ananias. Ananias era o portador das boas novas a Saulo. Observem: Não foi propósito de Deus revelar por completo os seus planos a Saulo, quer seja no caminho de Damasco, ou em meio as suas orações, mas fazê-lo conhecido por meio do seu servo. Barreiras tinham que ser quebradas [versos 13-15] principalmente por parte da igreja do Senhor. O fantasma do Saulo perseguidor tinha que cair por terra para surgir o servo que “deveria padecer pelo meu nome” [verso 16].

A presença de Ananias na casa de Judas foi abençoadora para Saulo. Ele obteve a resposta para suas inquietações [v. 17], recuperou a visão, foi batizado [v. 18], compartilhou da comunhão dos discípulos que estavam em Damasco [v. 19] e pregou a Cristo na sinagoga [v. 20].

Sentimento de restauração, identidade, pertencimento, acolhimento, comunhão são elementos que caracterizaram a visita de Ananias a Saulo de Tarso. Do mesmo modo, descreve  bem a ação do irmão quando de forma despretensiosa visita os membros da sua igreja, compartilhando com todos do muito que o Senhor tem lhes dado. Seja também uma benção: Visite seus irmãos de fé.

Jerônimo V. Medeiros.
Natal 03.07.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.