domingo, 1 de março de 2009

Quando Deus não está à frente do seu povo

Desde quando o Senhor tomou-me pela mão e tirou-me de um lago de podridão tudo se transformou. O vazio que sentia foi repentinamente preenchido e logo achei razão para viver.
Passei a gozar de uma liberdade que nunca havia provado antes. Sabe como é:
• Liberdade para dizer não às baladas;
• Liberdade para dizer não à prostituição;
• Liberdade para dizer não às drogas;
• Liberdade para dizer não à corrupção;
• Liberdade para compartilhar com meu Deus os momentos de dor e alegria e saber que sou ouvido.
Liberdade é isso que sou. Liberdade é o que meu Deus tem me ensinado.
Porém na vida de um servo de Deus não faltam momentos de apertos, desafios de fé. Estes quando permitidos por Deus tem o incrível objetivo de moldar o nosso caráter e nos fazer crescer.
Outro dia em meu trabalho um novo diretor querendo mostrar serviço apresentou um novo projeto que duplicaria o lucro da empresa. Diante disto passou a apertar todos os funcionários da repartição exigindo muito além que do que era permitido pela lei. Aqueles que não correspondiam as suas expectativas eram sumariamente demitidos e logo se instaurou o caos, pois demissões foram sendo feitas sem os devidos cuidados desde primeiro andar até o décimo nono. A medida que se aproximavam do meu departamento uma angustia passou a tomar conta do meu coração de modo que paulatinamente ia me esquecendo do meu estado de liberto, de salvo e sal da terra.
O pânico tem o incrível talento de roubar todas as nossas esperanças e, naquele momento, cheguei a questionar a Deus: Deus onde o Senhor está que não escuta a minha oração?
Cego, surdo para a realidade divina e desprovido de qualquer sensibilidade espiritual ia de mal a pior, pois negara um principio básico da minha fé: Não estava disposto a esperar no meu Senhor. Diante disto, procurava com minhas próprias forças resolver algo que não dependia do meu esforço. De todos que trabalhavam no meu departamento eu era o único desprovido de tudo. Não era formado pela universidade, não tinha amigos influentes e tudo que estava vivendo era muito novo para um recém liberto da justiça.
Em meio a toda aquela confusão já não mais se lembrava das sabias palavras do meu Mestre quando disse:
“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”. Mat. 11.28-30
E mais:
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
1Pe 5:7 -
Estava à beira de um colapso emocional quando num domingo à noite escutei o meu pastor falar de Moisés e da libertação do cativeiro do Egito. Prestei atenção em todas as suas palavras e aprendi a esperar no meu Deus. Essa disposição de espírito deu-me novo ânimo para enfrentar a nova e decisiva semana de trabalho.
Orei e descansei. Na segunda pela manhã ao chegar ao meu ambiente de trabalho já vi o milagre de Deus. Sorrisos, semblantes leves era um lugar comum entre meus companheiros de trabalho. Um irmão me abordou à porta e comentou que o novo diretor havia sido demitido e a razão para isso era simples. Ele havia provocado uma forte queda na produção da empresa.
Parado ainda à porta pensando na mensagem pastoral pôde saborear o novo livramento divino, percebi que Deus havia dado cabo nas pretensões dos meus opressores um andar antes do meu.
Somente agora entendi que Deus nem sempre está à frente do seu povo, às vezes Ele se coloca atrás ou como no meu caso um andar antes. O certo é que Ele sempre está onde realmente faz necessária a sua presença.

Jerônimo Viana M. Alves
Igreja Batista do Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.