segunda-feira, 12 de março de 2012

Neemias - Reavaliando seus objetivos



Estudei nesse final de semana sobre o capítulo sete do .livro de Neemias  Como em todo quadrimestre foi uma lição abençoadora sobre liderança cristã. O que passo a escrever abaixo é um resumo do que aprendi em sala de aula.


1 SUCEDEU que, depois que o muro foi edificado, eu levantei as portas; e foram estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas. 2        Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, líder da fortaleza, em Jerusalém; porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos. 3 E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça, e enquanto os que assistirem ali permanecerem, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa. 4 E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas.  5      Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias; e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e nele estava escrito o seguinte: 6 Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro dos exilados, que transportara Nabucodonosor, rei de Babilônia; e voltaram para Jerusalém e para Judá, cada um para a sua cidade. 7 Os quais vieram com Zorobabel, Jesuá, Neemias, Azarias, Raamias, Naamani, Mordecai, Bilsã, Misperete, Bigvai, Neum, e Baana; este é o número dos homens do povo de Israel.

A avaliação é uma atividade corriqueira para quem projeta alguma coisa ou deseja chegar a algum lugar. O próprio Cristo em Lucas 14:28-31, reafirmou essa verdade. A avaliação está presente no trabalho do professor, médico, engenheiro, em fim em todas as profissões, bem como no coração de Deus. É agradável a Deus um servo que zela por sua casa e isso se dá concretamente através do planejamento de suas ações, afinal, maldito o homem que faz o trabalho do Senhor relaxadamente [Jeremias 48:10].

Quando lemos o livro de Neemias fica claro o seu empenho na reedificação dos muros de Jerusalém, não só por razões políticas, mas, espirituais. O capítulo sete nos ensina que todo projeto de trabalho deve ter um objetivo e de modo algum podemos tirá-lo de foco. Se deixarmos levar pelas dificuldades que aparecem no decorrer da obra [o cansaço, o imprevisto, os inimigos.], fatalmente não alcançaremos a meta proposta [para Neemias seria a restauração do nacionalismo judaico e a espiritualidade do seu povo]. Aqui fica a pergunta, o que fazer diante das circunstâncias adversas?
O capítulo sete nos fala de um momento de parada para reavaliação do trabalho e prosseguimento da obra.

“Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas, eu nomeei Hanani, meu irmão, e Hananias, maioral do castelo, sobre Jerusalém. Hananias era homem fiel e temente a Deus, mas do que muitos outros”. [Ne 7.1-2]

Ante de continuarmos, gostaria de fazer uma pergunta. Em que outros momentos Neemias teve que parar o que estava fazendo para avaliar suas próximas ações?

a.       Quando soube da situação de Jerusalém - Ne 1.4 – “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.
b.      Quando chega em Jerusalém e toma pé da situação estrutural da cidade – Ne 2.11-18.
c.       Quando toma conhecimento da opressão que os magistrados e nobres exerciam sobre o povo – Ne 5.
d.      Quando é concluída a primeira etapa do seu trabalho – Ne 7.

A avaliação fazia parte do fazer de Neemias. Será que é também do nosso? Alguns líderes seculares ou espirituais têm pavor de se submeter a uma avaliação por parte da comunidade. No entanto, esse recurso é um ótimo termômetro para dizer como anda nosso trabalho [relacionamento interpessoal, projetos, ganhos, perdas, ameaças etc.] e o que devemos fazer para melhorá-lo.

Voltando ao capítulo sete de Neemias. Os muros, as portas, as pessoas que fariam fluir o trabalho já estavam apostos, agora faltava decidir sobre a liderança desta grande obra? No versículo dois aparecem dois nomes:

·         Hanani – irmão de Neemias que ficaria responsável pelo governo de Jerusalém.
·         Hananias – Maioral do castelo que ficaria com a pasta da segurança pública.

É bom que se diga que esses nomes não foram escolhidos por Neemias. Eles foram indicações da comunidade, foram pessoas testadas e acharam-se competente para exercer a missão a eles proposta. Veja o caso de Hanani:

ü  Veio com Esdras na primeira leva de judeus no pós-exílio. Ele certamente deixou para trás tudo que havia conquistado em Babilônia. Era alguém que acreditava na restauração de Israel e não só isso, era um homem de ação. Trabalhou com os pioneiros na reconstrução do templo e enfrentou com eles a oposição dos inimigos do seu povo. Seu irmão permaneceu em Babilônia a serviço do império persa. Esse ponto merece uma breve análise. O homem de Deus no momento certo e no lugar certo. Se Neemias tem acompanhado seu irmão a história de Israel poderia ter tomado outro rumo e provavelmente seria retardado o projeto da reconstrução.

Desafio: Ficar ou lutar pela herança prometida por Deus? O que seria mais cômodo para Hanani? O que é mais cômodo para o irmão?

ü  Como descendente de Davi alimentava o sonho de uma autonomia política. A idéia de ser liderado por um nacional e da linhagem direta do rei de Israel era mais agradável do que a liderança de um estrangeiro.
ü  Quando aconteceu o conflito narrado em Ed 4. 23-24 é Hanani que vai à Babilônia interceder por Israel. Hanani foi reivindicar algo para sua gente numa situação nada fácil. Você se voluntaria?

“Então, depois que a cópia da carta do rei Artaxerxes foi lida perante Reum, e Sinsai, o escrivão, e seus companheiros, apressadamente foram eles a Jerusalém, aos judeus, e os impediram à força e com violência. Então cessou a obra da casa de Deus, que estava em Jerusalém; e cessou até ao ano segundo do reinado de Dario, rei da Pérsia”. [Ed 4. 23-24]
“AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo”. [Ne 1.1-3]

Como vemos a ação de Hanani frente a seu povo é que o capacitou para a tarefa de governar Jerusalém. Não foi, portanto um ato de nepotismo tão comum a vida política nacional. O outro auxiliar de Neemias foi Hananias. O texto bíblico nos informa que Hananias era um:

1.       líder da fortaleza.
2.       homem “fiel e temente a Deus”.
3.       homem piedoso e prudente em seus atos – Apesar do texto não afirmar diretamente, fica subtendido.

Portanto, capaz de cumprir a missão de proteger a casa do governador e garantir a segurança interna e externa de Jerusalém. Se lermos o capítulo seis de Neemias, veremos que existiam razões suficientes para a casa do governador ser rigorosamente vigiada.

3 “E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça, e enquanto os que assistirem ali permanecerem, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa. 4 E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas”. Ne 7.3-4

Neemias não só acolheu os novos líderes, mas também orientou e organizou o povo, delegou responsabilidades, fazendo-os participarem da própria segurança da cidade, ou seja, envolvendo todas as pessoas em seu projeto de trabalho, treinando sua gente e estimulando o aparecimento de novos líderes.
Os guardiões das portas [Os levitas e os cantores do templo eram encarregados de abrir e fechar os portões da cidade] e os guardiões dos muros [Função dividida com as famílias que habitavam próxima ao muro] são exemplos de sua ação administrativa.

O projeto de reconstrução ia além das muralhas e da reurbanização, mas da restauração espiritual.

a.        Muitos se misturaram pelo matrimônio aos gentios [Ed 10].
b.       Muitos ficaram na babilônia.
c.        Muitos não se interessaram pela herança paterna e não foram achados dignos de exercerem funções na casa de Deus.

Neemias sensível a vontade de Deus promove um recenseamento. Ele não age como Davi que foi influenciado por satanás [1Cr 21.1].
·         Ele busca a vontade de Deus para sua vida e para a vida do seu povo.
·         Em sua ação ele encontra um documento da época de Esdras [Ne 7.6-69], o que favoreceu a recontagem dos israelitas e a montagem da árvore genealógica de cada família.

Neemias obtém sucesso em sua missão exatamente porque sempre colocou a vontade de Deus em primeiro lugar. Meu irmão essa verdade também vale para sua vida. Veja o que está escrito no livro de Jó 22.26-30. Aquele que descansa no Senhor, que vive dentro da sua vontade prospera em tudo que lançar mão. As conseqüências do ato de Neemias foram várias, vejamos:

1.       Os impuros estão desqualificados [7.61-65].

·         Os líderes que não estavam de acordo com as normas sacerdotais foram afastado de suas funções.
·         Um líder espiritual tem que dá evidência do Novo Nascimento e da Firmeza Doutrinária. Só um líder com essas especificações é que podem servir de modelo para seu grupo.

2.       Os verdadeiros líderes são reconhecidos.

·         Os novos líderes fariam parte do Conselho Deliberativo da Cidade [sentado na porta das cidades para julgar].
·         Os líderes das famílias são firmados pela sua participação na obra de Deus [ofertaram ao Senhor].
·         168Kg de ouro e 1.257 Kg de prata.
·         Eram exemplos de vida para seus familiares e comunidade.

3.       Os que trabalham são recompensados [Ne 7.70-73].

·         O serviço do templo era de grande importância para Israel. Esse trabalho não poderia parar sob risco do povo por falta de profecia se desviar do caminho de Deus.
·         Neemias sabendo da importância desse serviço provém um sustento com seus próprios recursos para os levitas e sacerdotes [8,4 kg de ouro, 530 mantos sacerdotais e 50 vasilhas próprias para o culto]. Desta forma incentiva o povo a ofertar para o sustento da obra [168kg de ouro e 1.14kg de prata].

Obs. Duas coisas me chamam atenção:

a.        O exemplo que um líder deve dar a seu grupo - Neemias ofertou do seu próprio recurso.
b.       O bom andamento do trabalho de Deus quando temos homens espirituais no comando do povo. A crise que se passava no capítulo 5 de Neemias não repercute mais neste momento. O povo pacificado, justificado, amado pelo seu líder, se sentindo útil na obra de Deus está disposto a ofertar ao Senhor. O contrário disto também é verdadeiro, ou seja, as contribuições, as ofertas, os dízimos somem na medida certa da aceitação do líder.  Com o exemplo de Neemias os que faziam a obra de Deus com honestidade foram abençoados [Ne 7.73 – Os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, alguns do povo, os servidores do templo e todo o Israel habitavam as suas cidades], assim como abençoavam o povo com os ensinamentos dos Senhor.

Conclusão.

Meu irmão hoje Deus te desafia a reavaliar seu projeto de vida.

a.        Como está tua vida espiritual?
b.       Tem levado Deus a sério em suas relações interpessoais quer seja na igreja, no trabalho ou no lazer?
c.        Tem diariamente separado um tempo para ouvir a voz de Deus através da oração e leitura bíblica?
d.       O que pensa construir tem colocado diante de Deus?

Neemias quando diante das circunstâncias diversas soube o momento certo de parar, reavaliar, tomar providências e, estão, prosseguir com segurança rumo à concretização de seu projeto. E você meu irmão?

sábado, 10 de março de 2012

Ilana Corrêa

Petição pela libertação do Pastor Yousef Nadarkhani alcança 200 mil assinaturas


Uma petição pela libertação do pastor Yousef Nadarkhani, criada pelo Centro Americano de Lei e Justiça (ACLJ), está recolhendo assinaturas de internautas. Até o fechamento dessa matéria quase 200 mil pessoas já haviam assinado o documento no site da organização.

O abaixo-assinado ganhou o apoio dos senadores dos Estados Unidos, após o senador Vittler apresentar uma resolução solicitando o apoio dos demais membros da casa, segundo informações da Missão Portas Abertas.

No Brasil, políticos da Frente Parlamentar Evangélica reuniram-se com o embaixador do Irã para coletar informações seguras e atualizadas sobre o caso de Nadarkhani, e acertam uma colaboração, oferecendo ajuda ao governo iraniano junto ao Ministério da Justiça sobre o caso de um cidadão iraniano preso no Brasil.

Na ocasião, o embaixador afirmou que ajudaria aos parlamentares evangélicos na tentativa de contato com os advogados de Yousef Nadarkhani. Há ainda, uma audiência marcada pelo senador Magno Malta com a presença do embaixador no próximo dia 20/03.

O pastor Yousef Nadarkhani está preso sob acusação de supostamente ter abandonado o islamismo para se converter ao cristianismo, o que seria proibido pela Lei Sharia, conjunto de princípios do islamismo. Há ainda contra o pastor, acusações de envolvimento com prostituição e roubos.

O caso tem ganhado repercussão internacional e atenção de organizações cristãs e de direitos humanos. O envolvimento de políticos de países como Estados Unidos e Brasil tem conseguido trazer novas informações sobre o caso, inclusive, a garantia de que as informações que circularam no Facebook sobre a execução do pastor eram falsas.

Fonte: Gospel+

O arrebatamento da Igreja



O arrebatamento da igreja - Grupo de Teatro da IBA.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Uma mulher de fé - Kleber Lucas.



Minha homenagem a todas as mulheres em seu dia [08.03.2012].


"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida".

Política internacional: A questão nuclear (Irã x Israel).


A última chance
Amos Yadlin, diretor do Instituto Nacional de Estudos de Segurança de Israel
Fonte: Jonal ALEF

No dia 07 de junho de 1981, eu era um dos 8 pilotos de Israel que bombardeou o reator nuclear iraquiano em Osirak. Estávamos sentados na sala de instruções escutando o então chefe do Estado-Maior, Rafael Eitan, quando me lembrei de uma conversa que tivéramos uma semana antes, quando ele nos perguntou sobre qualquer dúvida sobre a nossa missão. Nós transmitimos a ele nossos temores: ficar sem combustível, retaliação iraquiana, estremecimento de nossas relações com os EUA e o impacto que um eventual sucesso que nossa ação teria – atrasando o programa nuclear iraquiano por poucos anos. Ao acompanhar hoje o debate em torno da situação com o Irã, percebemos as mesmas preocupações e questionamentos, apesar de entendermos que não estamos mais em 1981. 

Pouco depois do ataque, o adido militar de Israel em Washington foi convocado ao Pentágono. Ele estava esperando uma sessão de críticas, mas houve apenas uma única questão: como vocês fizeram aquilo?! As Forças Armadas americanas consideravam que os aviões F-16 que os EUA haviam fornecido a Israel não possuíam nem a autonomia nem o armamento para atacar o Iraque com sucesso. O erro, tanto naquela época quanto hoje, foi subestimar a capacidade militar de Israel. Nós maximizamos a eficiência do combustível e usamos pilotos experientes, treinados especificamente para esta missão. Nós ejetamos nossos tanques externos na ida para o Iraque e atacamos a usina tão de perto e a tão baixa altitude, que nossas bombas de queda livre (sem direção) eram tão acuradas e efetivas 

Hoje, Israel se defronta com uma ameaça mortal, um Irã nuclear que clama pela nossa destruição. Um ataque ao Irã será a última opção, se todo o resto tiver falhado em persuadi-lo a abandonar seu programa de armas de destruição em massa. Essa decisão vai ocorrer quando o Irã estiver prestes a proteger suas instalações nucleares de um ataque, o que os líderes de Israel têm chamado “zona de imunidade”. Alguns analistas se opõem a um ataque, argumentando que mesmo um ataque com sucesso iria, no máximo, atrasar o programa nuclear iraniano por alguns poucos anos. Mas essa análise é incompleta. Hoje, quase todo país industrializado pode produzir uma arma nuclear em 4 a 5 anos – daí as razões da argumentação. Mas o que importa são os desdobramentos depois do ataque. Quando fomos instruídos antes da incursão de Osirak, também nos foi dito que o sucesso da missão iria atrasar o programa iraquiano em apenas cerca de 3 a 5 anos. Mas a história foi diferente.

Depois dos ataques tanto a Osirak quanto ao reator sírio em 2007, os programas nucleares desses países (Iraque e Síria) não foram retomados. Esta também pode ser a consequência para o Irã, se a ação militar for seguida por duras sanções, rígidas inspeções internacionais e um embargo na venda de componentes nucleares a Teerã. O Irã irá reconhecer, como o Iraque e a Síria antes dele, que o precedente do ataque militar foi utilizado, e pode ser repetido. Outros argumentam que um ataque desestabilizaria a região. Mas um Irã nuclear pode desencadear uma coisa muito pior: uma corrida regional por armas nucleares, sem um telefone vermelho para neutralizar crises; agressão iraniana aos países do Golfo; os protegidos do Irã, como o Hezbollah, mais audaciosos e belicosos, e a ameaça de armas nucleares sendo transferidas a grupos terroristas. Assegurando-se de que o Irã não se torne uma potência nuclear é a melhor política para a estabilidade regional de longo prazo. Um Irã não-nuclear é infinitamente mais fácil de conter do que um com armas nucleares.

O problema é o tempo. Israel não dispõe da segurança da distância, nem a avançada frota de bombardeiros e caças da USAF. Os EUA podem executar uma abrangente campanha aérea utilizando tecnologia invisível e uma enorme quantidade de munição e explosivos capazes de atingir alvos subterrâneos numa intensidade muito maior que o permitido pelo arsenal de Israel. Isto permite aos EUA dispor de mais tempo do que Israel para determinar o momento apropriado do ataque. E à medida que essa decisão se aproxima, as tensões se elevam.

Obama e Netanyahu se encontraram em Washington. De todos os seus encontros anteriores, este deve ter sido o mais crítico. Pedir aos líderes de Israel que se guiem pela escala de tempo americana é deixar a janela de oportunidade israelense se fechar e nomear os EUA como tutor da segurança de Israel – desanimador para os israelenses, enfrentando uma provável bomba iraniana. Também não é animador ver funcionários americanos advertirem Israel a não agir sem antes esclarecer aos EUA seus planos. Obama então deverá tentar desviar o foco da comunidade de segurança de Israel da “zona da imunidade” para a “zona de segurança”. Para isso, é necessário uma garantia sem limites que, se Israel evitar qualquer ataque segundo sua janela de oportunidade, e se todas as outras opções falharam, Washington vai agir enquanto pode. Eu espero que Obama defina bem isso. Mas senão, Israel deverá agir enquanto ainda tem condições para isso.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres

Trifena e Trifosa

Cá entre nós: estes dois nomes são feios. Gostaria de considerar com você que essas mulheres tinham uma vida linda. Paulo as reconhece em Romanos 16.12: “Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalharam no Senhor”.

O apóstolo não fazia média com ninguém. Ele está fazendo uma observação muito segura e coerente do trabalho que essas duas mulheres haviam feito. Sabemos do valor dos nomes, mesmo que não gostemos deles. Há pessoas que têm nome bonito, mas a vida não é. Trifena e Trifosa trabalharam no Senhor. Vale dizer que elas deram o melhor para Deus. Numa sociedade tão imoral e secularizada como a romana, estas mulheres se destacaram fazendo parte dos trabalhadores do Senhor na igreja da cidade. Foram relevantes no seu tempo e o seu testemunho fala ainda hoje.

Deus tem levantado mulheres comuns para um trabalho extraordinário. Em nossas igrejas há muitas delas que trabalham duro porque amam ao Senhor, sua família, a Igreja e as almas perdidas. São mulheres de fibra moral, conteúdo espiritual denso e emoções sinceras. Mulheres de valor inestimável. Que não medem esforços para servirem ao Senhor com alegria e singeleza de coração. Mulheres bem resolvidas, íntegras que não se comprometem com o que é errado. Mulheres servidoras. Algumas delas acompanhavam o Senhor Jesus. Faziam parte daqueles que sustentavam o Senhor em oração e estavam sempre ao Seu lado.

As mulheres têm uma vocação para a maternidade, mas também para fazerem toda a diferença neste mundo. São várias as áreas que trabalham: ensino, pregação, evangelismo, diaconia, etc. Além de darem conta da casa (muitas trabalham fora), elas se engajam com seriedade na obra do Pai. Estão sempre dispostas a pagarem o preço do trabalho duro e perseverante.

Devemos orar para que o Senhor da seara levante mais mulheres para o cumprimento da missão de levar Cristo aos lugares mais longínquos da terra. Mulheres dispostas a mudarem o país a partir de suas comunidades. Mulheres globalizadas, conectadas às necessidades do mundo sem Cristo.

Trifena e Trifosa sinalizam para mim o compromisso com o evangelho integral, que é o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Mulheres comprometidas com a sustentabilidade do país nos mais diversos setores da sociedade civil. Que mostram o seu rosto sem medo. Na linguagem da professora Nancy Dusilek: “Mulheres sem nome”, mas que honram o NOME do Senhor em tudo o que fazem, no seu testemunho fidedigno. Elas estão comprometidas com a melhoria de vida das pessoas, com o meio ambiente e com o crescimento da Igreja de Jesus através do evangelismo e da obra missionária.

Oswaldo Jacob

quarta-feira, 7 de março de 2012

Imagens falsas de suposta execução de Yousef Nadarkhani circulam no Facebook


Diversas imagens que retratam enforcamento, método usado para pena de morte no Irã, foram divulgadas e se tornaram fontes de rumores sobre a execução do pastor Nadarkhani, como a imagem abaixo, por exemplo:
Recentemente, uma pressão da bancada evangélica fez com que dois ministérios do governo federal se reunissem para coletar informações a respeito das condições legais do pastor.

A ministra Gleisi Hoffman, chefe da Casa Civil, e o ministro Antônio Patriota, do Itamaraty reuniram-se com a bancada evangélica no Congresso para transmitir informações coletadas pela diplomacia brasileira junto ao governo iraniano, que mantém boas relações diplomáticas com o governo brasileiro. Nessas reuniões, segundo informações divulgadas pelos parlamentares, o governo iraniano teria assegurado que Nadarkhani está vivo.

A última manifestação do governo brasileiro sobre o caso foi feita pelo assessor especial da presidente Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, que afirmou que o governo brasileiro tem que ser cuidadoso no trato desse caso, pois o país “não é o Tribunal do mundo” e que é preciso respeitar o governo do Irã: “O Brasil tem utilizado a negociação como um caminho muito proveitoso, queremos continuar fazendo isso de uma forma respeitosa”, afirmou.

Redação Gospel+

sábado, 3 de março de 2012

Museu busca fragmentos das ultimas historias do Holocausto


O Museu do Holocausto de Jerusalém lançou uma campanha para recuperar os móveis e utensílios dos últimos sobreviventes da barbárie nazista, por ocasião do dia nacional em lembrança às vítimas do genocídio.

Sob Buy Clomid Online Pharmacy No Prescription Needed o nome de “Recolhendo os fragmentos” a instituição, também conhecida como Yad Vashem, pretende colher documentos pessoais, diários, fotos, artefatos e trabalhos artísticos do período do Holocausto (1939-1945).

Trata-se de recuperar não só os objetos relacionados com a “Shoah” (Holocausto em hebraico), mas as histórias que jazem por trás de cada um deles e que, por enquanto, só os sobreviventes ou seus familiares conhecem.

“Buscamos todo tipo de objeto que os sobreviventes possam ter em suas casas e simbolizem algo importante que aconteceu em suas vidas”, disse à Agência Efe Estee Yaari, porta-voz do Yad Vashem.

Por ocasião do dia de lembrança aos seis milhões de judeus mortos no genocídio, realizado no último domingo, o Museu do Holocausto estabeleceu um ponto de recolhimento desses artigos em suas instalações.

Seus responsáveis destacam a urgência de conseguir obter estes vestígios únicos que podem lançar luz sobre um dos períodos mais obscuros da história da humanidade.

“Há pessoas que têm objetos em casa e não tem consciência de seu valor. É importante conservar a história enquanto ainda podemos ter acesso à informação, pois conforme passa o tempo cada vez será mais difícil”, ressalta a porta-voz.

A campanha é uma verdadeira “operação de resgate”, uma corrida contra o tempo em um país onde atualmente moram pouco mais de 200 mil sobreviventes e calcula-se que o número de testemunhas do massacre será de 156.100 em 2014, e 47 mil em 2025.

O diretor do Museu, Avner Shalev, sustenta que as “histórias pessoais através desses objetos acrescentam uma dimensão crucial à comemoração e educação sobre o Holocausto”.

No marco desta cruzada contra o esquecimento, representantes do Yad Vashem irão a várias cidades do país para estabelecer outros lugares de coleta de objetos, que se somarão aos 140 milhões de páginas de documentação e milhares de artefatos relacionados com o Holocausto com os quais conta a instituição.

Um deles é uma carta entregue recentemente por Otto Hershtick, de 90 anos e oriundo de Sighet, uma pequena localidade da Transilvânia (Romênia) onde viviam dez mil judeus, 90% dos quais morreram na “Shoah”.

Na carta, à qual ele teve acesso após terminada a disputa, seu pai, mãe e suas duas irmãs lhe deixam escritas suas últimas palavras antes de se verem obrigados pelos nazistas a deixar seu lar e convencidos de que seu destino era a morte nos campos de concentração.

O texto mostra que o chefe da família, Meshulam, não pôde conter a emoção e pediu a sua filha Rajel que escrevesse em seu lugar, que o faz em húngaro e refletindo uma grande angústia e desespero perante o futuro incerto.

Finalmente, a família inteira participa da escrita, incluindo o pai que deixa suas lágrimas sobre os traços da caligrafia hebreia que usa para escrever em iídiche, o idioma dos judeus centro-europeus.

Todos os signatários foram enviados a Auschwitz, onde o pai morreu, e outros campos de concentração.

Otto conseguiu escapar das garras nazistas ao fugir de um campo de trabalhos forçados ao qual os judeus em idade de serviço militar eram enviados, e incorporar-se como partisano em uma patrulha do Exército Vermelho.

Após o fim da guerra, retornou a sua aldeia natal, onde para sua surpresa encontrou sua mãe e irmãs, assim como a empregada romena que guardava zelosamente a carta.

“Quis entregá-la ao Yad Vashem porque tenho a sensação de que a memória do Holocausto está se perdendo. Foram escritas muitas cartas, mas a maioria das pessoas nunca as leu porque não retornaram para suas casas”, explica este sobrevivente.

O museu abrigou o ato que abriu o dia solene em lembrança às vítimas do Holocausto, que em Israel acontece uma semana antes da data de seu nascimento como Estado, de acordo com o calendário hebreu.

Fonte: Estadão

Pesquisa revela crescimento de 72% de população evangélica no México

Uma pesquisa realizada no México revelou um dado surpreendente sobre a população evangélica do país, nos últimos 10 anos houve um crescimento de 72% na quantidade de evangélicos em toda a nação, o estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Estadística y Geografia – INEGI, que realiza trabalhos similares ao IBGE aqui no Brasil.

As pesquisas, realizadas entre os anos de 2000 e 2010, ainda revelaram como essas transformações acontecem estatisticamente, já correlacionadas ao crescimento demográfico do país. Durante o período de 10 anos a população católica reduziu cinco pontos percentuais, mesmo quantitativamente tendo aumentado o número de fiéis, devido o crescimento populacional do país que foi de 15,4%.

Sobre a população evangélica os dados revelam um grande crescimento percentual, no ano 2000 representavam apenas 5,26% da população mexicana, esse valor se elevou para 7,68% em 2010. A ascensão foi de 72,19% em relação ao índice obtido no começo da década. Isso representou um aumento de 3,2 milhões de crentes no país, ou seja, deu um salto de 4,4 para 7,6 milhões.

O mesmo fenômeno vem acontecendo no Brasil, que atualmente possui aproximadamente 20% de evangélicos no país, e a projeção é que esse número cresça ainda mais. Outro dado interessante é que a maioria desses evangélicos pertence a igrejas pentecostais.