domingo, 30 de maio de 2010

A carta

Chegou pela manhã e causou um grande rebuliço em toda casa. Era dia de festa, visto ser o aniversário da mamãe e toda parentada estava chegando. Aqueles que não podiam comparecer mandavam carta.

A noite foi aquela festa. Muito louvor, adoração ao Deus supremo e alegria abundante. No término do trabalho se lia as cartas (caso existisse) e todos atentos concordavam ou não com as desculpas apresentadas para o não comparecimento a reunião.

Quando a desculpa não era aceita todos assinavam uma carta circular e remetiam para o faltoso. A distância, a falta de dinheiro para comprar a passagem tudo era devidamente julgado e sentenciado. Na verdade tudo não passava de uma grande brincadeira que tinha como objetivo manter a família unida em torno dos progenitores.
Era uma grande festa e a carta era só mais um detalhe.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Evolução X Criação - Um novo raud.



Fonte da reportagem:
Folha.com - 28/05/2010

Ironicamente, o "rebaixamento" da espécie de Ardi está sendo proposto nas páginas da prestigiosa revista especializada "Science", a mesma que alçou a suposta fêmea de hominídeo (ancestral humano) à categoria de descoberta do ano em 2009.

O esqueleto quase completo da criatura, bem como hipóteses detalhadas sobre sua locomoção e até sua vida sexual, foram descritos em 11 artigos científicos no dia 2 de outubro do ano passado.

Ardi e seus companheiros de espécie estariam entre os primeiros primatas a comprovadamente caminhar com duas pernas, tal como o homem. É o que argumentava a equipe liderada por Tim White, da Universidade da Califórnia em Berkeley (Costa Oeste dos EUA).

Besteira, declarou à Folha Esteban Sarmiento, primatologista da Fundação Evolução Humana, em Nova Jersey. "O Ardipithecus é um quadrúpede palmígrado [ou seja, apoiava-se nas plantas das quatro patas], e não um bípede. Aliás, é muito difícil dizer se o fóssil [Ardi] era um macho ou uma fêmea."

Mais importante ainda: o animal seria, na verdade, um grande macaco africano primitivo, talvez anterior à separação entre as linhagens de humanos e chimpanzés.

INTERPRETAÇÃO

Até certo ponto, problemas de interpretação são naturais quando se trata de um fóssil como esse. Embora fragmentos de outros indivíduos da espécie já tenham sido achados, Ardi é, de longe, a mais importante fonte para entender o A. ramidus, por causa de seu esqueleto relativamente completo.

Ocorre, porém, que os milhões de anos de preservação distorceram vários dos ossos do bicho, em especial os da pelve (quadril), importantes justamente no debate "dois pés versus quatro patas".

Além disso, a idade remota, próxima do momento estimado para a separação evolutiva entre as linhagens do homem e do chimpanzé, também é fonte de confusão. Isso porque, em tese, quanto mais perto dessa divergência, mais difícil fica dizer quem é pré-humano e quem é apenas macaco.

Sarmiento aponta que White e companhia teriam errado feio na interpretação dos detalhes mais significativos do esqueleto. Em resumo, ele diz que traços dos dentes, da pelve e dos membros da espécie lembram mais os dos grandes macacos mais antigos, com uns 10 milhões de anos.

O problema é que esses bichos mais primitivos só foram encontrados até agora na Europa e na Ásia. Há uma lacuna no registro deixado pelos fósseis na África, tanto que até agora ninguém reconheceu oficialmente a descoberta de um protochimpanzé ou protogorila.

Sarmiento aposta que a "mania" de achar apenas hominídeos na África, com idade de 7 milhões de anos para cima, pode ser explicada por um viés dos cientistas: ninguém quer afirmar que achou "apenas" um ancestral dos chimpanzés ou dos gorilas, critica ele.

CONTRA OU A FAVOR

Paleoantropólogos ouvidos pela Folha disseram que a crítica tem fundamento.

"Embora o Dr. White e seus colegas tenham descoberto um fóssil fabuloso de grande macaco, tentaram forçar a mão e transformá-lo num hominídeo, coisa para a qual não há base nenhuma", diz o americano Lee Berger, da Universidade do Witwatersrand (África do Sul).

"Creio que esse é só o primeiro de uma avalanche de artigos. Apesar da força considerável de personalidade do Dr. White, nem ele é capaz de forçar a área a aceitar o A. ramidus como hominídeo."

John Hawks, da Universidade de Wisconsin em Madison, também diz esperar mais publicações criticando a descrição de Ardi.

"Sarmiento argumentou corretamente em vários pontos. Por exemplo, várias comparações recentes do genoma do homem e de primatas mostraram que o ancestral comum de chimpanzés e humanos viveu em torno de 4 milhões de anos atrás", diz.

"Ardi e outros supostos hominídeos, portanto, seriam velhos demais para serem ancestrais do homem. Muitos paleontólogos preferem ignorar os dados genéticos, mas não acho que seja tão simples assim."

Em resposta na própria "Science", White e colegas se defendem. Afirmam ter feito a lição de casa exigida por Sarmiento, ao "comparar detalhadamente" a espécie de Ardi com os grandes macacos mais antigos.

Também lembram que, apesar da descrição recente de Ardi, outros exemplares da espécie tinham sido revelados ao público desde os anos 1990. "Nesses 15 anos, o status do Ardipithecus como hominídeo foi amplamente aceito" pela comunidade científica, afirmam eles.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

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É um projeto ambiental do Governo do RN através da SEMARH e do IDEMA. Nesse final de semana naveguei pelo Potengi e contemplei das águas minha bela cidade do Natal. Foi um presente de Deus.

Como é bom servir a Jesus

Hoje pude compartilhar da minha fé com minha classe do 6° ano do fundamental II. Como foi legal ler para eles o Salmo 23, e compartilhar do significado de cada verso. É certo que alguns não deram a menor atenção, mas vi também muitos que bebiam da palavra de Deus. Essa foi uma experiência maravilhosa, mas ao voltar para casa passei pela casa de uma anciã enferma da igreja e novamente pude falar de Deus não somente para ela, mas também para sua irmã doente. Essa senhora desde o dia que perdeu a visão que seu olho lacrimeja e isso causa uma grande pertubação. Li a palavra orei para que Deus a curasse e como foi maravilhoso ver aquela vida clamar por Deus para alcançar essa graça que somente Ele pode conceder a nós mortais.
O texto lido da carta de 1João 5.14-15, fala do poder da intercessão. Sei que Deus faz o que deseja e que ninguém poder interferir em seus designos, mas só o fato de poder ler a Bíblia para aquela família já mim deixou subindo pelas paredes de tanta alegria e principalmente quando observei que estavam de corações abertos para as coisas de Deus.
Meu Pai querido, abençoa essa família, dar a elas o que mais necessitam, engrandece teu nome nas vidas dessas pessoas. Rogo em nome de Jesus. Excelente tarde. Orem por nós.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A restauração – Esdras, Neemias e Ester O desafio da reconstrução do templo

Leitura diária: Esdras 4.1-3
Leitura da Bíblia em um ano: Gênesis, capítulos 7, 8 e 9

Estes três versículos revelam para nós um grande conteúdo da história mundial. A palavra dos chefes dos povos adversos a Israel que habitavam a terra do povo de Deus aos tempos do retorno, ensina-nos muito historicamente e deve nos advertir permanentemente quanto à forma como o mundo age contra a igreja de Cristo hoje, como no passado agiu contra Israel. Vejam como eles agem quando tomam conhecimento de que o povo do Senhor trabalha na obra que é dele:

1. “Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus...” (Ed 4.2a) – Primeiramente, ele tenta nos enganar quando se aproxima com boa vontade e demonstração de envolvimento e participação na nossa obra. O povo de Deus deve ter muito cuidado com tais artimanhas. Esta é a forma que Satanás usa para confundir os propósitos de Deus para com os seus escolhidos. À medida que permitimos que o mundo, aparentemente conformado aos nossos anseios, se coloque ao nosso lado, começamos a não ver diferença entre o que devemos fazer e o que o mundo quer fazer.

2. “...como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar Hadom, rei da Assíria, que nos mandou vir para aqui” (Ed 4.2b) – Em segundo lugar, ele nos mostra que esta intenção de ajuda e participação é perniciosamente negativa e contrária à vontade do Senhor. Eles estão apenas confessando o que os caldeus fizeram com o Reino do Norte quando o subverteram. Isto acontecera em 722 a.C. quando Assurbanipal, rei caldeu, abateu o Reino do Norte, Israel, com sede em Samaria. Fazendo o caldeamento dos residentes em Israel, eles trouxeram como conseqüência o fato de que, mais tarde, os samaritanos não fossem mais reconhecidos como parte do povo de Deus.

Estamos agora em 439 a.C., quase três séculos depois e os novos ocupantes da terra se lembram que foi por ordem de seu rei que issto se fez. É assim que o mundo age contra nós, a igreja de Cristo hoje.

Oração para o dia:

Senhor, dá-me
a percepção espiritual para evitar as ciladas do mal contra a minha vida e contra a minha igreja.

sábado, 15 de maio de 2010



Cristã paquistanesa está presa há um ano sem julgamento


Asia Bibi e suas duas filhas, após audiência
PAQUISTÃO (14º) - Asia Bibi, uma cristã, mãe de quatro filhos, moradora de um pequeno vilarejo no distrito de Sheikhupura, Punjab, Paquistão, continua na prisão após ser acusada de blasfêmia em junho de 2009.

De acordo com o ministério Sharing Life Paquistão (SLMP), Asia, 45, foi acusada de fazer referências depreciativas ao profeta Maomé, no dia 14 de junho de 2009.

“Um grupo de muçulmanos torturou Asia brutalmente até a polícia chegar à cena do crime, e levá-la embora”, conta Sohail Johnson, coordenador do SLMP.

“O boletim de ocorrência foi registrado no dia 19 de junho de 2009, e Asia foi mandada para a prisão. Agora, ela enfrenta um julgamento por blasfêmia, na Corte de Nankana Sahib.”

Sohail Johnson disse que Asia teve seu direito à fiança negado em 14 de julho de 2009.

No dia 10 de maio, um pastor foi visitar a família de Asia.

“O pastor realizou uma reunião de oração e encorajou Ashiq MAsih, marido de Asia, e seus filhos a permanecerem firmes na fé.”

Fazendo referência ao atraso que Asia e muitos outros acusados de blasfêmia tem que enfrentar antes que seus casos possam ser ouvidos no tribunal, Sohail Johnson disse que é lamentável que o caso de Asia ainda não tenha sido ouvido.

“Está sendo muito doloroso para Asia e sua família. Ela já está presa há um ano. Os filhos estão sentindo muita falta da mãe. Eles querem vê-la.”

Uma das filhas de Asia, Isha, é portadora de deficiência física, e não consegue andar. Imran, o filho de 18 anos de Asia, trabalha na fabricação de tijolos, enquanto suas duas filhas, Sidra e Isham, estão na escola.

Os cristãos pediram que seus irmãos em todo o mundo orem por proteção e para que Asia seja solta.


Tradução: Missão Portas Abertas


Fonte: ANS

domingo, 25 de abril de 2010

Avaliação temática de História - 1ª série do Ensino Médio

PARTE INICIAL DA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PROJETO: EVANGELIZANDO ATRAVÉS DO TRABALHO.

“Homem israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;” Atos 2.22

Dois mil anos já se passaram desde que Pedro pronunciou seu discurso em Jerusalém em plena festa de Pentecoste. O objetivo de Pedro era anunciar Jesus como o filho de Deus e salvador dos homens. Esse fato era esperado desde os tempos antigos quando os homens ainda viviam da caça, pesca e coleta de alimentos.

10.000 anos atrás – Na Europa, África, Ásia e América, grupos humanos caminhavam pela superfície da terra em busca de sustento. Nesse período os homens:

a) Eram nômades, fabricavam suas ferramentas a partir da pedra, madeira e ossos. Dominavam o fogo e o trabalho era dividido pelo sexo e idade.
b) Desenvolveram cultos aos deuses da fertilidade (Vênus da pré-história) pensando alcançar favores livrando-se das doenças, abençoando suas caçadas e preservando-lhes a vida. Foi dessa época a invenção da roda.
c) Aprenderam a produzir seus próprios alimentos, passaram a morar em aldeias onde diversificaram a produção e as profissões, visto que alguns cuidavam dos rebanhos, outros da segurança da aldeia e outros tantos de trabalhos com os metais.
d) Aprenderam a desenvolver a escrita, bem como dominavam a técnica de fundir os metais dando os primeiros passos para entrar na civilização.

Esses homens, no entanto se achavam perdidos espiritualmente e se apegavam a magia construindo para si uma falsa ideia que tinham o controle sobre as forças naturais. Por volta de 8000 a.c, os homens desenvolveram técnicas de plantio o que mudou muito seu dia-a-dia. As comunidades neolíticas:

(02) abandonaram a economia agropastoril para se dedicar a caça, pesca e coleta de frutas e raízes.
(04) tornaram-se sedentárias e passavam a habitar em aldeias agrícolas onde desenvolveram atividades artesanais e pastoris.
(08) vivenciaram um forte crescimento populacional e fundiram os metais que foram usados na produção agrícola aumentando consideravelmente a oferta de alimentos.
A soma dos itens certo é: ____

a) 06 c) 10
b) 12 d) 14

Contudo essas mudanças deixaram ainda mais dependente de suas divindades, visto que a todo custo exigiam sacrifícios para manterem a lavoura livre das pragas, inundações, secas e outros agentes naturais.
Na última fase da pré-história os homens aprenderam a fundir os metais e com eles:

I – produziram ferramentas, utensílios domésticos e armas. Esses instrumentos facilitavam o dia-a-dia nas antigas comunidades do neolítico.
II – ampliaram a produção de alimentos já que os metais por serem mais resistentes asseguravam uma ótima produtividade agrícola.
III – se lançaram nas grandes conquistas territoriais retardando com isso a formação das primeiras civilizações e o desenvolvimento das atividades comerciais.

Os itens verdadeiros são:

a) I, II e III c) II e III
b) I e II d) somente o item I.

Por volta de 2.000 a.c, as mudanças dos anos finais do Neolítico acentuaram-se com o (a):


• Aparecimento de grupos sociais.
• Formação do estado.
• Divisão social do trabalho
• Aumento da produção econômica.
• Registro escrito.


Todas essas transformações contribuíram para o surgimento das civilizações. O crescente fértil correspondeu a região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações. O estado do;


a) Egito, Israel, Fenícia, Síria e Mesopotâmia;
b) Egito, Índia, Israel e Pérsia;
c) Egito, Macedônia, Fenícia, Pérsia e Mesopotâmia;
d) Egito, Israel, Macedônia e Mesopotâmia.

ocuparam essa região formando o primeiro bloco de civilizações do Oriente Próximo. Dentre as civilizações citada acima destaco os hebreus.

“Ora, disse o Senhor a Abrão: sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (...) Gn 12. 1-3

CASO DESEJE ESSA AVALIAÇÃO É SÓ PEDIR VIA E-MAIL.
NATAL 24/04/2010
COLÉGIO BEREIANO.

Avaliação temática de História - 2ª série do Ensino Médio

PARTE INICIAL DA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PROJETO: EVANGELIZANDO ATRAVÉS DO TRABALHO.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. (1Ti 6:10)

Para entender o apostolo Paulo e sua ética cristã, basta olharmos com cuidado para nossos dias. A violência generalizada (fisica, psicológica, cultural, verbal...) nos grandes e pequenos centros urbanos está de certa forma vinculada diretamente ao amor ao dinheiro e o distanciamento dos valores cristãos.
É por conta dessa disposição mental que vem às guerras, a fome e assolações inimagináveis sobre a humanidade, pois há muito tempo atrás os homens deixaram de se preocupar com o próximo para pensar no lucro.

Itália 1513, “Os fins justificam os meios”. Palavras loucas de uma mente inteligente e bem articulada com seu tempo. Nicolau Maquiavel (1469-1527):

a. defendia o princípio da autoridade a qualquer custo fazendo valer a vontade da maioria;
b. ensinava formas de como a burguesa deveria agir para se manter no poder em sua luta contra a nobreza decadente;
c. defendia uma nova ética política independente do pensamento cristão;
d. fazia uma releitura da ética cristã recuperando seu real sentido no instante em que dotava os príncipes de maior poder e agressividade, elementos tão necessários a manutenção da ordem no Estado Nacional.

Ao que parece esse ensinamento foi aprendido pelas elites da época e de todos os tempos. A contestação ao Estado Absolutista de Maquiavel não tardou em aparecer, contudo trazia dentro de se o mesmo vírus que o motivara, já que as novas proposições apresentadas tinham como característica comum privilegiar uma minoria em detrimento de um povo. Era o Iluminismo de John Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau.

A nova filosofia política representava a classe burguesa e contestava o Antigo Regime. Afirmavam:

(02). que os privilégios do clero, da nobreza e a prática mercantil eram abusivos e portanto inaceitáveis dentro da nova ordem sócio-econômica que surgia no mundo moderno.
(04). que o poder absoluto tende a corromper, portanto, deveria ser fragmentado (executivo, legislativo e judiciário) para garantir a igualdade de direito de todos os seguimentos sociais aos benefícios econômicos e culturais produzidos pela nação.
(08). que todos éramos iguais, não sendo suportável a existência de diferenças entre os homens, visto que todos tínhamos os mesmos direitos e oportunidades de crescimento social. Essa garantia deveria ser assegurada pelo Estado.
(10). que a liberdade era um direito natural, positivo, portanto, cabia ao Estado protegê-la.

A soma dos itens certos é: ______


a. 12.
b. 10.
c. 16.
d. 06.


Ao que parece a filosofia iluminista representava o retorno ao paraíso bíblico, visto que:

a. o direito a vida, a liberdade de expressão, o acesso as riquezas e bens culturais estavam ao alcance de todos os seguimentos sociais que compunham a nação;
b. a liberdade, igualdade e tolerância religiosa faziam parte do seu cabedal ideológico;
c. a exaltação a vida, o teocentrismo, a critica ao individualismo exagerado eram defendidas a todo custo por pensadores como John Locke e Thomas Hobbes;
d. combatia o Antigo Regime pelo fato de ser uma falsa representação do poder divino, visto ser corrupto, viciado e não misericordioso para com as massas populares submetidas a exploração e desmandos da nobreza senhorial.

Contudo, nada é o que parece ser.
“É um mercador; tem nas mãos uma balança enganosa; ama a opressão”. Ose 12:7

CASO SE INTERESSE POR ESSA AVALIAÇÃO E SÓ PEDIR VIA E-MAIL.
NATAL 24/04/2010.
COLÉGIO BEREIANO.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tsunami na América do sul?

Ondas que são de arrasar

Os temidos tsunamis não são mais exclusividade do Oceano Pacífico


Devastação repentina
Ao contrário dos furacões, os tsunamis chegam de surpresa, mesmo em dias de sol, como ocorreu em 13 de julho de 1993, na ilha de Okushiri, no JapãoA palavra 'tsunami' quer dizer, em japonês, 'onda de porto'. Na prática, significa uma enorme onda gerada quase sempre por terremotos submarinos no Oceano Pacífico. Pois essa exclusividade acabou: segundo pesquisadores americanos e ingleses, o Oceano Atlântico também poderá enfrentar um tsunami, causado por um vulcão das Ilhas Canárias.
De acordo com o estudo feito por eles, uma das faces do vulcão Cumbre Vieja está fragilizada e pode desabar no mar durante uma erupção. Dependendo da intensidade do colapso, uma imensa marola poderia ser gerada em todas as direções, atingindo Europa, África e as Américas. Para um navio em alto-mar, ela seria imperceptível, mas, ao aproximar-se do Nordeste brasileiro, a massa de água se transformaria numa onda de mais de 40 metros de altura, devido ao atrito com o fundo raso do litoral (confira ilustração). 'Apesar de a probabilidade de erupção ser pequena, é preciso monitorar o vulcão para antecipar medidas em caso de um desastre', diz o geólogo Simon Day, da University College London.

As piores dos últimos 100 anos
Data Local Mortes (estimativa)
1933 Sanriku, Japão 2.990
1946 Hilo, Havaí 150
1958 Lituya Bay, Alasca 3
1960 Iha Chiloé, Chile 450
1976 Mindanao, Filipinas 8.000
1979 Nice, França 23
1992 Nicarágua 100
1993 Okushiri, Japão 120

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT512435-1715,00.html

sábado, 17 de abril de 2010

Educação Cristã

Estudo bíblico
Texto bíblico – Dt. 6.7;

19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado. Gn 18.19

• Os antigos hebreus não tinham escolas para as crianças, mas tinham educação.

a. Os pais instruíam os filhos os filhos no conhecimento da religião.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7

b. Os adultos recebiam conhecimento mais completo da boca dos sacerdotes e dos levitas, no santuário e nas cidades destinadas para tal fim.

 Havia levitas itinerantes para ensinarem a Lei de Deus – Lv 10.11; 2 Cr 17.7-10; Ag 2.11.

“No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá; 8 e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. 9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 10 Então caiu o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não fizeram guerra contra Jeosafá.” (2 Cr 17.7-10)
 A cada 7 anos (Festa do Tabernáculos), lia-se a lei em público diante da Assembléia do povo de Israel (Dt 31.10-13 – “Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem.”).
 As festas e os poemas preparados para a ocasião serviam para lembrar os fatos que foram a base de sua organização política, alem de levar o povo a servir e obedecer ao Senhor.
 As transações comerciais e processos legais eram feitos ao ar livre (Conhecimento prático).
 No período grego-romano existiam escolas elementares junto às sinagogas, onde as crianças aprendiam a ler as Escrituras Sagradas, a escrever e fazer contas. Na época de Gamaliel as crianças entravam para a escola aos 6 anos de idade.
 Os escribas ministravam a instrução superior, principalmente na interpretação da Lei.
 Os compartimentos existentes no átrio exterior do templo, nos departamentos das sinagogas eram gabinetes de leitura (Lc 2.46 - 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.).

EDUCAÇÃO CRISTÃ: UM DEVER DA FAMÍLIA, UMA RESPONSABILIDADE DA IGREJA.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7

A educação entre os Hebreus tinha por meta levar os israelitas a servirem e obedecerem ao Senhor. Esse é sem dúvida um dos objetivos da igreja do Senhor Jesus Cristo.

• É necessário conhecer para cultuar – Essa também era uma das preocupações de Paulo em sua Carta aos Romanos 14.15.

13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!
16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

• Conhecer a Deus envolve todas as dimensões do nosso ser.

a. Fisica – Emocional.
b. Espiritual – Cognitivo.

37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Mt 22.37

Daí, porque esse ensinamento tem que começar cedo e com a família. Hoje pelo fato de dispormos de escolas seculares ou nas igrejas somos tentados a passar nossa responsabilidade de educar aos mestres, ou quando adultos, relaxar no estudo da palavra. Mas esse nunca foi o plano de Deus. Ele requererá de nós o relaxamento em ambas as situações (de pai em relação ao filho e Aluno da EBD em relação à palavra).

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que vedar do sangue a sua espada!” Jeremias 48.10

Um dos métodos usados pelos pais para ensinar a seus filhos é contar histórias. Essa metodologia envolve três elementos indispensáveis na aprendizagem de qualquer pessoa em qualquer idade.

a) Informação - Bíblia.
b) Emoção - Metodologia.
c) Autoridade de quem ensina.

A criança em formação tem abundância desse material em sua casa (deve ser explorado com sabedoria pelos pais), assim também como o novo irmão na fé deve ter em sua igreja.

Daí Deus responsabilizar a família pela educação inicial do infante. Aos 6 anos de idade estamos em plena formação e é nesse tempo que deve chegar os ensinos. É intenso e cheio de recursos (atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.)

Veja o quanto esse ensino fez diferença na vida de Moisés.

5 A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. 6 E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus. 7 Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti? 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino. 9 Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.10 Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.
Êxodo 2.5-10.
Quem foi Moisés? O que fez de importante? A que se deve? Os ensinos que aprendeu com seus pais foi tão forte que nunca os esqueceu e fez uma grande diferença em sua vida. Abençoado ensino!

• Nossa atitude diante do ensino da palavra de Deus não pode ser passiva.

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Pv 22.6
• A experiência de fé do grupo familiar é de suma importância para nossos filhos.
• A história espiritual da nossa família (sua relação com Deus) é costurada nesses momentos de troca de idéias.

Uma observação importante: Isso ocorre também com a igreja, no momento em que ouvimos e vemos os testemunhos dos irmãos falando de livramentos, curas, salvação, consolo e tantas outras coisas que Deus pode fazer entre nós, visto que, fazemos parte da família de Deus (Ef 2. 19 - Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,).

• Temos que conversar, ensinar (sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te ... ) para mantermos aberto um canal de diálogo que sirva para a vida inteira. Devemos a todo custo evitar o colesterol satânico que geram pais, filhos e irmãos mudos, insensíveis.

Só uma família pode gerar sentimentos de:

 Amor.
 Confiança.
 Segurança.
 Identidade.

Tudo isso é o que devemos passar para nossos filhos e irmãos na fé através do nosso relacionamento diário. Podemos até nem saber como essas coisas vão se processando, mas passamos assim mesmo. Sem notar.

• Como vemos as experiências do meu próximo é de grande importância para minha vida, mas não é tudo. Preciso saber lidar com minhas próprias experiências com Deus.

Veja a história de Samuel:

1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes. 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

 Samuel foi orientado por Eli a responder a Deus quando Este o procurasse.

a. Nosso grau de maturidade ou imaturidade espiritual pode confundir a voz de Deus a outros barulhos internos e externos.
b. Eli fez o papel de pai, visto que Samuel estava sob seus cuidados.
 Nesse sentido a educação cristã é NOBRE, visto que nos prepara para relacionarmos com Deus.

a. Como se aproximar de Deus?
b. O que falar ao Altíssimo?
c. Como me comportar diante Dele?
d. Como agir?
e. Como fundamentar minhas convicções em Deus?
f. Como discernir a voz de Deus ou do inimigo?

A muitas outras perguntas, mas o primeiro passo começa em casa, o segundo na igreja do Senhor.

 Os olhos dos pequenos estão sobre nós e isso não é mera expressão lingüística, assim como uma nuvem de testemunho está sobre a Igreja do Senhor. Devemos está em alerta.

1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12. 1.
a. Eles tem todo tempo do mundo para nos observar.
b. Eles tem todo tempo do mundo para pensar, analisar.
c. Eles tem todo tempo do mundo para nos incorporar.
d. Eles tem todo tempo do mundo para reproduzir.

 Se desempenharmos bem o nosso papel de pai, eles terão uma ótima referencia de Deus o contrário também é verdadeiro.
 Se desempenharmos bem nosso papel de servos de Deus estaremos cooperando para o engrandecimento do seu reino.

E então...

Como anda o testemunho? Será que estamos ensinando nossos filhos e novos irmãos na fé a serem incrédulos, faladores, superficiais, enganadores, mentirosos, violentos, impuros ou irreverentes? Ou estamos ensinando a cultivarem os frutos do Espírito?

22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5. 22-23

Jamais podemos esquecer que o modelo de ensino adotado por Deus implica em:

 Vida que condiz com a palavra.
 Família que abençoa famílias.
 Igreja que se multiplica em igrejas.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7