O irmão Severino Neves é o diácono mais antigo da Igreja Batista do Alecrim. Homem temente a Deus e compromissado com seu reino em pleno 99 anos de idade ainda está integrado a sua igreja. Esse vídeo relata nossa visita a sua casa e registra sua oração pelo ministério do Pr. Jorge que hoje atua como missionário da Sepal na Romênia. Todo vídeo é apresentado pelo irmão Raimundo, homem simples, mas de grande valor para o reino de Deus..
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Na sala de aula
Finalizei as aulas dessa semana lendo com meus alunos o salmo 127. Foi muito interessante a colaboração que eles deram para a compreensão do texto. No momento em que falávamos sobre a diferença de um lar com ou sem Deus [Sl 127.1-3] eles começaram a fazer suas colocações.
- Deus trabalha até hoje. E assim, cada aluno foi relatando alguma experiência de livramento [v.2] que tivera com Deus. Alguns deles se lembraram de quedas e doenças que poderiam ter sido fatais, mas que a boa mão do Senhor esteve com eles e os livrou. Eram crianças, mas já tinham consciência da ação de Deus em suas vidas. É maravilhoso ser professor.
“SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.”
Nesse trecho do salmo enfatizamos aos alunos que uma família centralizada em Cristo passa por problemas como qualquer outra, porém com uma diferença: sob o total controle do Senhor. Que é inútil e doloroso confiar apenas em nossa própria força [saúde, dinheiro...] para constituir uma família ou um projeto qualquer de vida, pois essa não era uma base segura. Lógico, que não deveríamos desprezar o esforço humano para o desenvolvimento de qualquer projeto pessoal, mas a resposta certa está sempre em Deus [Provérbios 16.1].
Nos versos de 3-5, mostrei a importância de cada um deles para Deus e para seus pais terrenos, afinal, eles são heranças do Senhor, daí a responsabilidade de serem bênçãos para seus pais, visto que, desta forma estariam agradando a Deus. Expus para eles o contexto cultural de Israel da época do salmista [muitos filhos=segurança]. Depois de mais uma onda de perguntas finalizamos nosso momento devocional com uma oração. Foi muito gostoso e abençoador. Nesse momento encerro esse relato pedindo orações por nossos jovens. Muitos são os desafios que enfrentarão na vida e só com a boa mão do Senhor é que farão as escolhas certas.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Irmandade Muçulmana quer anular tratado paz com Israel
A Irmandade Muçulmana egípcia quer anular o tratado de paz com Israel se chegar ao poder, numa entrevista de um dirigente do movimento ao canal televisivo japonês NHK TV.
Rashad al-Bayumi disse que o tratado de paz com Israel será abolido depois de formado um governo provisório com o movimento e outras formações da oposição no Egito.
«Depois do Presidente (egípcio Hosni) Mubarak sair e ter sido formado um governo interino, existe a necessidade de dissolver o tratado de paz com Israel», disse Al-Bayumi.
O Egipto foi o primeiro país árabe a reconhecer Israel oficialmente, tendo assinado um acordo de paz com o governo israelita em 1979. É também um importante mediador do conflito israelo-palestiniano.
Diário Digital/Lusa
Presente nos protestos anti-governamentais no Egito, a Irmandade Muçulmana suscitou receios expressos em meios de comunicação social de poder tomar o poder.
É um movimento islâmico fortemente conservador, que defende o regresso às regras do Corão. Nas eleições legislativas de 2010 não conseguiu obter qualquer lugar no parlamento.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Frescos mais antigos dos apóstolos foram descobertos nas catacumbas
D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e de Arqueologia Sacra, apresentou, na Basílica de São Paulo Extramuros, novas descobertas das catacumbas romanas de Santa Tecla: os mais antigos frescos em que os apóstolos Pedro, André e João aparecem sós, datados dos últimos anos do século IV. Graças às novas técnicas, incluindo os raios laser, foi possível descobrir estas imagens em que se aprecia o busto de Pedro, “reconhecível pela barba, o rosto emoldurado e o típico semblante de um ancião. As outras imagens mostram André e [...] o aspecto juvenil de João”, disse Gianfraco Ravasi à Rádio Vaticano.
A tecnologia do laser permitiu que o restauro fosse feito de forma extremamente pontual e seletiva, preservando a integridade dos frágeis frescos, que chamam a atenção pelas cores vivas e brilhantes, cuja originalidade foi mantida durante os trabalhos de restauro. Os investigadores pensam que as imagens faziam parte do túmulo de uma senhora nobre, provavelmente da aristocracia romana, e bem conhecedora das escrituras. O túmulo parece ser dos últimos anos do século IV, quando nasceu o culto dos apóstolos, que ela escolhera como protectores.
D. Ravasi disse, em relação a estas descobertas: “devemos proceder de modo que todos os monumentos deste tipo tenham capacidade para dialogar com a cultura contemporânea, fazendo que as vozes ressoem com os seus valores e com toda a sua beleza”.
A Rádio Vaticano concluiu a nota, destacando que, com o recurso ao laser, também se descobriu uma imagem de Cristo Mestre e um majestoso Colégio Apostólico, de acentuado carácter devocional.
Este conjunto de imagens está pintado no tecto das catacumbas de Santa Tecla, a poucos metros da Basílica de São Paulo Extramuros. As imagens foram vistas à luz do dia cerca de dois anos após o começo das obras de restauro, no fim do primeiro trimestre de 2008, coordenadas pela Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Imagem de Cristo nos documentos históricos
Como era Jesus fisicamente? Não há relatos bíblicos suficientes para se ter uma idéia de Sua aparência. Há somente uma profecia de como ele seria quando estivesse sofrendo na cruz (Isaías 52.14 e 53.2-3). Porém, políticos e historiadores do primeiro século descreveram não só a Sua aparência bem como o Seu comportamento, confirmando o que está escrito no Novo Testamento. Os registros dos romanos são parecidos e não mencionam dEle ser "bonito" ou "feio", apenas descrições de formas e cores.
Entre várias personalidades da Roma antiga estão Públio Lêntulo, Pôncio Pilatos e Cornélio Tácito que deixaram registros sobre a presença de Cristo na Galiléia. O historiador Titus Livius viveu no tempo de Lêntulo e de Pilatos e deixou registros sobre seus atos que estão disponíveis para leitura (traduzidos para o inglês) em http://www.dominiopublico.gov.br.
A Epístola de Publius Lentullus (Públio Lêntulo) ao Senado
Esta descrição foi retirada de um manuscrito da biblioteca de Lord Kelly, anteriormente copiada de uma carta original de Públio Lêntulo em Roma. Era costume dos governadores romanos relatar ao Senado e ao povo coisas que ocorriam em suas respectivas províncias no tempo do imperador Tiberio César. Públio Lêntulo, que governou a Judéia antes de Pôncio Pilatos, escreveu a seguinte epístola ao Senado relativo ao Nazareno chamado Yeshua (Jesus), no princípio das pregações:
"Apareceu nestes nossos dias um homem, da nação Judia, de grande virtude, chamado Yeshua, que ainda vive entre nós, que pelos Gentios é aceito como um profeta de verdade, mas os seus próprios discípulos chamam-lhe o Filho de Deus - Ele ressuscita o morto e cura toda a sorte de doenças. Um homem de estatura um pouco alta, e gracioso, com semblante muito reverente, e os que o vêem podem amá-lo e temê-lo; seu cabelo é castanho, cheio, liso até as orelhas, ondulado até os ombros onde é mais claro. No meio da cabeça os cabelos são divididos, conforme o costume dos Nazarenos. A testa é lisa e delicada; a face sem manchas ou rugas, e avermelhada; o nariz e a boca não podem ser repreendidos; a barba é espessa, da cor dos cabelos, não muito longa, mas bifurcada; a aparência é inocente e madura; seus olhos são acinzentados, claros, e espertos - reprovando a hipocrisia, ele é terrível; admoestando, é cortês e justo; conversando é agradável, com seriedade. Não se pode lembrar de alguém tê-lo visto rir, mas muitos o viram lamentar. A proporção do corpo é mais que excelente; suas mãos e braços são delicados ao ver. Falando, é muito temperado, modesto, e sábio. Um homem, pela sua beleza singular, ultrapassa os filhos dos homens".
A carta de Pontius Pilate (Pôncio Pilatos) para Tiberius Caesar (Tibério César)
Este é um reimpresso de uma carta de Pôncio Pilatos para Tibério César que descreve a aparência física de Jesus. As cópias estão na Biblioteca Congressional em Washington, D.C. É bem provável que tenha sido escrita nos dias que antecederam a crucificação.
PARA TIBÉRIO CÉSAR:
"Um jovem homem apareceu na Galiléia que prega com humilde unção, uma nova lei no nome do Deus que o teria enviado. No princípio estava temendo que seu desígnio fosse incitar as pessoas contra os romanos, mas meus temores foram logo dispersados. Jesus de Nazaré falava mais como um amigo dos romanos do que dos judeus. Um dia observava no meio de um grupo um homem jovem que estava encostado numa árvore, para onde calmamente se dirigia a multidão. Me falaram que era Jesus. Este eu pude facilmente ter identificado tão grande era a diferença entre ele e os que estavam lhe escutando. Os seus cabelos e barba de cor dourada davam a sua aparência um aspecto celestial. Ele aparentava aproximadamente 30 anos de idade. Nunca havia visto um semblante mais doce ou mais sereno. Que contraste entre ele e seus portadores com as barbas pretas e cútis morenas! Pouco disposto a lhe interromper com a minha presença, continuei meu passeio mas fiz sinal ao meu secretário para se juntar ao grupo e escutar. Depois, meu secretário informou nunca ter visto nos trabalhos de todos os filósofos qualquer coisa comparada aos ensinos de Jesus. Ele me contou que Jesus não era nem sedicioso nem rebelde, assim nós lhe estendemos a nossa proteção. Ele era livre para agir, falar, ajuntar e enviar as pessoas. Esta liberdade ilimitada irritou os judeus, não o pobre mas o rico e poderoso.
Depois, escrevi a Jesus lhe pedindo uma entrevista no Praetorium. Ele veio. Quando o Nazareno apareceu eu estava em meu passeio matutino e ao deparar com ele meus pés pareciam estar presos por uma mão de ferro no pavimento de mármore e tremi em cada membro como um réu culpado, entretanto ele estava tranqüilo. Durante algum tempo permaneci admirando este homem extraordinário. Não havia nada nele que fosse rejeitável, nem no seu caráter, contudo eu sentia temor na sua presença. Eu lhe falei que havia uma simplicidade magnética sobre si e que a sua personalidade o elevava bem acima dos filósofos e professores dos seus dias.
Agora, ó nobre soberano, estes são os fatos relativos a Jesus de Nazaré e eu levei tempo para lhe escrever em detalhes estes assuntos. Eu digo que tal homem que podia converter água em vinho, transformar morte em vida, doença em saúde; tranqüilizar os mares tempestuosos, não é culpado de qualquer ofensa criminal e como outros têm dito, nós temos que concordar - verdadeiramente este é o filho de Deus.
Seu criado mais obediente,
Pôncio Pilatos"
Outra descrição de Jesus foi encontrada em "O Volume Archko" que contém documentos de tribunais oficiais dos dias de Jesus. Esta informação confirma que Ele veio de segmentos raciais que tiveram olhos azuis e cabelos dourados (castanhos claros). No capítulo intitulado "A Entrevista de Gamaliel" está declarado relativo ao aparecimento de Jesus (Yeshua):
"Eu lhe pedi que descrevesse esta pessoa para mim, de forma que pudesse reconhece-lo caso o encontrasse. Ele disse: 'Se você o encontrar [Yeshua] você o reconhecerá. Enquanto ele for nada mais que um homem, há algo sobre ele que o distingue de qualquer outro homem. Ele é a "cara da sua mãe", só não tem a face lisa e redonda. O seu cabelo é um pouco mais dourado que o seu, entretanto é mais queimado de sol do que qualquer outra coisa. Ele é alto, e os ombros são um pouco inclinados; o semblante é magro e de uma aparência morena, por causa da exposição ao sol. Os olhos são grandes e suavemente azuis, e bastante lerdos e concentrados....'. Este judeu [Nazareno] está convencido ser o messias do mundo. [...] esta é a mesma pessoa que nasceu da virgem em Belém há uns vinte e seis anos atrás..."
O Volume de Archko, traduzido pelos Drs. McIntosh e Twyman do Antiquário Lodge, em Genoa, Itália, a partir dos manuscritos em Constantinopla e dos registros do Sumário do Senado levado do Vaticano em Roma (1896) 92-93
Esta é uma citação de Flavio Josefo, em suas escritas históricas do primeiro século intituladas, "Antiguidades dos Judeus" Livro 18, Capítulo 2, seção 3:

Cornélio Tácito, historiador romano
Cornélio Tácito foi um historiador romano que viveu entre aproximadamente 56 e 120 DC. Acredita-se que tenha nascido na França ou Gália numa família aristocrática provinciana. Ele se tornou senador, um cônsul, e eventualmente o governador da Ásia. Tácito escreveu pelo menos quatro tratados históricos. Por volta de 115 DC, publicou Anais nos quais declara explicitamente que Nero perseguiu os cristãos para chamar atenção para longe de si do incêndio de Roma em 64 DC. Naquele contexto, ele menciona Cristo que foi posto a morte por Pôncio Pilatos:
Christus: Anais 15.44.2-8
"Nero fixou a culpa e infligiu as torturas mais primorosas em uma classe odiada para as suas abominações, chamados pela plebe de cristãos. Cristo, de quem o nome teve sua origem, sofreu a máxima penalidade durante o reinado de Tibério às mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilatos, e uma superstição mais danosa, assim conferidas para o momento, novamente falida não só na Judéia, a primeira fonte do mal, mas até mesmo em Roma..."
Fonte: Arqueologia Bíblica.
Fonte: Arqueologia Bíblica.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
A BENÇÃO DE SE TER UM AMIGO LEAL E VERDADEIRO
Relacionamento é uma palavra de ordem vinda da Trindade. Deus não fez o homem para que estivesse só, mas nos deu pessoas para serem nossos amigos, verdadeiros presentes, capazes de amizades sinceras, despretensiosas, dádivas do Alto!
Que Deus, no meio de tantas pessoas freqüentadoras da IBA, nos dê pelo menos um amigo! E se você for escolhido dentre tantos, aceite isso como um grande privilégio! Jesus tinha amigos, procurou-os, teve um Pedro, um Tiago, um João, com quem andava junto! E é Ele quem quer que tenhamos amigos. Que grande verdade é esta: “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24). Que tal, vamos provar desta bênção?
Fonte: Boletim IBA
domingo, 30 de janeiro de 2011
Salmo 87 - Dos filhos de Corá
Esse é mais um dos salmos reais composto pelos filhos de Corá. A cidade de Jerusalém é exaltada diante dos demais santuários israelense [v.2 - Betel, Siquém e Siló]. A preferência do Todo Poderoso por Jerusalém está no fato do rei Davi ter trazido para Sião a Arca da Aliança [6.12-19].
A importância desta cidade ultrapassa as fronteiras de Israel [v.4], deixando para trás outros grandes centros urbanos como o Egito personificado no monstro Raabe [Dragão, monstro marinho – Jó 9.13; 26.12], Babilônia, Filistia, Tiro e Etiópia. Em síntese, esse era todo o mundo conhecido de então. Portanto, Jerusalém é colocada no centro do mundo antigo. Outra observação que fazemos é que nessa lista encontram-se os piores inimigos de Israel.
No verso 5, o salmista faz uma citação messiânica específica a Jesus Cristo, que aquele ali nascido seria reverenciado por tudo o mundo. Sabemos pela própria palavra que Cristo nasceu em Belém, mas seu nome chegou aos quatro cantos do mundo a partir de Jerusalém.
No verso 6, temos a imagem de Deus registrando todos os povos [Ne 12.22-23; Ez13.9; Lc 2.1-3]. Os nascidos de todos os povos ao serem registrados no livro de Deus conquistam automaticamente a cidadania de Jerusalém, desta forma essa cidade torna-se a pátria universal de todos os homens. Por fim, o salmista encerra sua poesia [v.7] confessando Jerusalém como seu lar.
“Todos os cantores, saltando de júbilo, entoarão: todas as minhas fontes são em ti”
A imagem de Jerusalém permanece forte até hoje. Inúmeros foram os povos que tentaram destruí-la, dos que me lembro cito: caldeus, assírios, persas, gregos e romanos, só para citar os povos do mundo antigo. Contudo, ela permanece inteira até nossos dias. É sem dúvida uma obra de Deus desenhada para um povo específico os filhos de Abraão e de todos aqueles que pela fé em Jesus Cristo tornaram co-herdeiro com Cristo Jesus nosso Senhor.
Efe 3:6 – “a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;”
sábado, 29 de janeiro de 2011
Queda de Mubarak mudaria radicalmente a relação entre o mundo árabe, Israel e potências como os EUA
Egito, que enfrenta os maiores distúrbios de sua história recente, é o país mais poderoso da região. Por isso, qualquer explosão ali terá maior repercussão
Cecília Araújo
Os protestos que tomam conta do Egito há quatro dias trazem preocupação sobre as consequências da tensão que domina o mundo árabe. O país é um dos dois únicos estados árabes que tem relações com Israel - o outro é a Jordânia. Além disso, depois de Israel, é o país da região que mais recebe ajuda americana - quase 2 bilhões de dólares por ano. É esperado, portanto, que a repressão seja mais eficiente no país, do que em qualquer outro da região. Por outro lado, qualquer explosão que tenha sucesso ali ganhará maior repercussão, principalmente levando em conta a proximidade entre o Egito e seus fortes aliados: Israel e Estados Unidos. Se todo este processo ainda culminar com queda do presidente, Hosni Mubarak, há 30 anos no poder, as mudanças nas alianças podem ser mais profundas.
Os distúrbios do Egito são os mais graves da história recente do país e reivindicam o fim da lei de emergência, que vigora desde a morte do ex-presidente Anwar Sadat, e a realização de eleições parlamentares. “As manifestações têm se mostrado sérias o suficiente para serem entendidas como indicadoras do começo do fim da era Mubarak”, afirma Amin Saikal, diretor do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Nacional da Austrália. Segundo ele, os próximos dias vão dizer sobre o futuro do ditador no país. "Ou ele vai ceder à oposição ou impor regras militares mais fortes”, acrescenta Saikal.
Caso Mubarak seja derrubado do poder, as consequências devem ser profundas, principalmente por estremecer o vínculo entre Egito e Israel, um aliado importante. As relações entre os países são boas há mais de 30 anos - o Egito foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com os israelenses, em 1979. Agora, Israel teme uma revolução e uma possível tomada de poder pelo grupo radical Irmandade Muçulmana – o que também desperta receio por parte dos Estados Unidos. “Nesse momento, entretanto, qualquer intervenção de outros países pode ser muito perigosa, por isso EUA e Israel estão sendo cautelosos”, pondera Edgard Leite, professor de história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Oriente Médio.
Além dos EUA, a queda do ditador também deve afetar a maneira em que Irã influencia o Oriente Médio, podendo provocar ainda o crescimento e a propagação de um islã militante e anti-Ocidente e, portanto, mudar a vida de 80 milhões de egípcios ou ainda se espalhar a outras nações que enfrentam protestos menores, como a Argélia e a Jordânia. “Nenhum estado quer estar na posição de ser forçado a negociar com organizações que propagam o terror”, pondera Asaf Romirowsky, especialista em Oriente Médio e membro do grupo americano Middle East Forum.
Embora mantendo a cautela, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, defendeu nesta sexta-feira o fim da censura à internet e à telefonia no país, pedindo ainda que o governo do Egito não use a força para reprimir os protestos. "Os egípcios deveriam viver em uma sociedade democrática com respeito aos direitos humanos. Nós acreditamos fortemente que eles deveriam se envolver em reformas econômicas, políticas e sociais", declarou. A União Europeia também se posicionou a favor de reformas no Egito, indicando mudanças urgentes no país e a liberação imediata dos manifestantes detidos.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Tempo de Deus
Leitura bíblica: 2 Pedro 3.8-9
Nosso tempo cronológico é diferente do tempo de Deus, que é eterno e não possui nenhuma limitação temporal. Quando Moisés diz que não sabe o nome de Deus, o Senhor responde: “Eu sou o que sou” [Êx 3.14]. Em Deus não há passado e nem Futuro: Ele é eternamente, sem mudança ou envelhecimento: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” [Hb 13.8].
“Jesus lhes disse: Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo” [Jo 7.6]
No texto acima Pedro se reporta ao texto de Salmos 90.4 e faz um jogo de palavras: um dia de Deus corresponde a mil anos dos homens; mil anos de Deus são iguais a um dia dos homens. Enquanto ficamos ansiosos e pensamos que Deus demora, Ele está sendo paciente.
Ele vive pressionado pelo relógio! Não há como calcular seu tempo – e aqui lembro o texto de Isaias 55.9: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos”.
Enquanto Jesus não volta para a consumação da História, o que podemos fazer em nosso tempo? Se amamos a Deus, devemos procurar viver de uma forma que o agrade. No livro do profeta Miquéias, encontramos o que o Senhor deseja que façamos: “Ele mostrou a você, ô homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente como o seu Deus”[Mq 6.8].
Podemos andar com Deus todos os dias obedecendo ao Senhor em nosso tempo. Quando nosso tempo aqui na terra terminar, experimentaremos como é o tempo de Deus – a eternidade. Se você vai passá-la com Deus ou longe dele [no inferno] depende sua resposta a Cristo: “Quem crê no filho tem a vida eterna: já quem rejeita o filho de Deus não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele” [Jo 3.36]. Como você quer viver neste tempo e na eternidade?
A eternidade não cabe em nosso tempo, mas você pode caber na eternidade com Deus.
Fonte: PÃO DIÁRIO – JANEIRO – DEZEMBRO – Nº 14
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