sábado, 19 de novembro de 2011

Pesquisa aponta queda do ateísmo no Século 21; Cristianismo é a religião que mais cresce em todo o mundo


O relatório do estudo sobre religião produzido pelo “Status Global das Missões”, do “International Bulletin of Missionary Research” (IBMR) aponta que nos últimos onze anos, 300 pessoas por dia abandonaram o ateísmo, em todo o mundo.
Dados obtidos pelo estudo apontam que em 2000, o número de ateus era de 138.925.000, e caiu para 137.555.000, uma redução de 1,3 milhões de pessoas que passaram a crer em Deus. A pesquisa afirma ainda que no mesmo período, 2,7 milhões de pessoas descrentes passaram a ter alguma religião.
O jornalista Paulo Lopes reproduz em seu site dados que o site católico Religion en Libertad publicou de pesquisas feitas em 1970 pelo IBMR, e com esses números, foi constatado que nos últimos 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, porém no mesmo período, 100 milhões de pessoas tornaram-se agnósticas ou sem religião.
Dentre as religiões que mais cresceram entre 2000 e 2011, o cristianismo lidera com a conversão de 83 mil novos fiéis a cada dia, seguido de perto pelo islamismo, que atrai 79 mil pessoas diariamente. Segundo o estudo, há uma tendência de crescimento da fé em todo o mundo, e todas as religiões crescerão no século 21. Até mesmo o Judaísmo, que perdeu mais de 200 mil adeptos em 41 anos. O número, embora pareça pequeno, é considerável quando se analisa o contexto da religião, que praticamente é restrita aos judeus.
O site Holofote.Net publicou dados minuciosos da pesquisa em relação aos cristãos, que hoje, somam 2,28 bilhões de pessoas em todo mundo, sendo 1,160 bilhões de católicos e 1,125 bilhões de protestantes, divididos entre Pentecostais (612 milhões), Protestantes tradicionais (426 milhões), Anglicanos (87 milhões) e Ortodoxos (271 milhões).
A taxa de crescimento diária do cristianismo está dividida entre católicos (34 mil/dia), Pentecostais (37 mil/dia), Protestantes tradicionais (20 mil/dia), Anglicanos (3 mil/dia) e Ortodoxos (5 mil/dia).
Os grupos que questionam a trindade e a divindade de Cristo, como Testemunhas de Jeová e Mórmons, por exemplo, somam juntos, 35 milhões de pessoas e crescem a uma taxa de dois fiéis por dia, em todo o mundo.
Atualmente, os cristãos distribuem aproximadamente 71 milhões de exemplares da Bíblia Sagrada, e estima-se que existam 1, 740 bilhões de Bíblias em todo o mundo.
Fonte: Gospel+

O mundo dos mortos-vivos

Em breve estaremos postando "O mundo dos mortos-vivos". Nesse estudo estarei abordando de forma simples o problema dos vícios [drogas etc] sob o olhar bíblico. Aguardem.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida cristã produtiva.

Texto bíblico: Salmos 146.2

“Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo”.

No dia 20 de outubro celebramos na Igreja Batista do Alecrim 100 anos do irmão Severino Neves. Desses 63 anos foram dedicados à casa do Pai, sendo que mais ou menos 20 anos como diácono. Quando lemos o salmo 146.2 logo o associamos a um conjunto de reflexão de natureza sapiencial comum ao Velho Testamento. Esse salmo é atribuído aos profetas Egeu ou Zacarias [viveram no século VI a.C.] conforme a versão grega da septuaginta. No verso em questão temos uma declaração de fé que se expressa numa inabalável vontade espiritual de servir ao Deus criador, a mesma vontade que caracteriza a vida do irmão Severino e de muitos outros que bem servem ao Senhor em suas igrejas.

Pensando sobre esse assunto cheguei à seguinte conclusão: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

Bem irmão, é sobre esse assunto que desejo conversar com vocês nesse nosso espaço. O que é necessário para se ter uma vida cristã produtiva? Para responder a essa indagação levantei três hipóteses que passarei imediatamente a dissertá-las:

1.      Devemos ter uma vida consagrada a Deus.

No livro de 2Reis 22 e 23 a bíblia nos fala do rei Josias e sua decisão em consagra-se ao Senhor.  Josias mesmo com pouca idade percebeu a necessidade de andar conforme a lei de Deus e nos seus 31 anos de reinado [2Reis 22.1] fez desse propósito a principal marca do seu governo

·         Humilhou-se diante de Deus e obteve o seu favor [2Reis 22. 18-19].
·         Conclamou o povo a se consagrar ao Senhor [2Reis 23.1-3].
·         Mandou purificar o templo [2Reis 23.4-14].
·         Profanou e derribou o altar de Betel [2Reis 23.15-20]
·         Celebrou a páscoa [ 2reis 23.21-23].

Olhando melhor para 2Reis 22 e 23, fica claro a sua disposição em:

a.      dizer não ao pecado [2Reis 22.2].
b.      está disponivel para o trabalho de Deus [2Reis 22.2].
c.       se submeter à vontade de Deus [2Reis 22.11].

Em cada ato da sua vida pode glorificar a Deus com sua completa consagração pessoal. Em 2Reis 23.25. O autor de 2Reis conclui a bibliografia do rei Josias com a seguinte expressão:

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.”

Quando o saudoso irmão Francisco esposo da irmã Lica se decidiu para o Senhor, após 17 anos de oração da sua mulher. Ela nos contou que em diversas ocasiões que ele chorava profundamente arrependido pelo tempo em que esteve distante de Deus. Dizia ele: “Eu me arrependo por não ter tomado essa decisão mais cedo em minha vida”. Enquanto esteve conosco se consagrava a cada dia. Junto com sua esposa não faltavam aos cultos, sendo presença constante em nossas reuniões de oração nos lares ou nas demais atividades da igreja. Apesar de ser uma pessoa de pouca conversa sempre aconselhava a todos que era muito bom servir ao Senhor.

Diante desses testemunhos fica o questionamento: Será que estamos nos consagrando ao Senhor “com todo o seu [nosso] coração, com toda a sua [nossa] alma e com todas as suas [nossas] forças”? O rei Josias e o irmão Francisco são testemunhos vivos contra a nossa acomodação espiritual.

É necessário atitude, pois: “Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.”

2.      Devemos manter uma vida devocional – 2Ti 2.15

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Nesse verso o apóstolo Paulo adverte ao jovem Timóteo a buscar a cada dia o conhecimento da palavra para dessa forma poder transmiti-la com autoridade a todos que buscarem a razão da sua fé. Timóteo deveria proclamar o evangelho sem desvios [2Ti 2. 14-16] e para isso deveria manter sua mente e coração focados da palavra.

Não existe mensagem de salvação de um coração vazio, ou conteúdo de quem nada tem. É necessário a todos aqueles que militam no reino tenham uma vida devocional ativa. É importante nos conscientizarmos que a meditação na palavra e a oração são combustíveis da nossa fé e força para nossos músculos espirituais. Vejam alguns exemplos de vida devocional na própria bíblia

·         Daniel orava três vezes ao dia – Dn 6.10.
·         Cristo orou durante toda uma noite – Lucas 6.12.
·         O salmista meditava na lei do Senhor dia e noite – Salmos 1.2.

Nesses dias vimos o excelente trabalho produzido pela Igreja Batista de Goianinha. Segundo o Pr. Eude a igreja passou 40 horas em oração e pregação da palavra. Nesse processo toda a região de Goianinha foi impactada com cultos relâmpagos diários que tinha em média mais de 50 participantes. A culminância de todo esse trabalho se deu com um grande culto em praça pública que teve em torno de 5 mil almas.

A igreja Batista de Goianinha se empenhou profundamente em sua consagração espiritual e na sua vida devocional. Se realmente amamos o nosso Deus naturalmente teremos prazer na sua palavra e oração.

Como anda tua vida devocional? Deus nesses últimos dias tem falado ao irmão ou irmã através da sua palavra? Suas orações têm sido respondidas? Você tem sentido a presença de Deus em sua vida? Irmãos, uma vida produtiva espiritualmente passa pela meditação da palavra e oração.  Estão dispostos a pagar o preço? Não se esqueçam: Uma vida cristã produtiva exige intimidade com Deus e testemunho da sua palavra.

3.      Devemos dar um ótimo testemunho através da nossa vida.

O autor de Hebreus 12.1 faz a seguinte advertência:

“PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,”

As palavras do escritor de hebreus ecoam ao longo dos séculos chegando aos nossos dias. Nesse mundo pós-moderno onde os discursos estão desassociados da pratica, onde o corromper, o falsear se confunde com valores à igreja cristã é chamada a dar um bom testemunho. Lembre-se: existe uma grande nuvem de testemunhas [Hebreus 11 – heróis da fé]. Portanto, não podemos falhar

Um bom testemunho do Deus vivo exige:

·         Firmeza na obra de Deus (2Tim 2.19 - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo : O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.).
·         Paciência nos momentos difíceis dos quais vão exigir a prova da nossa fé (Ec 7.8 - Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.).

Nesse momento lembro-me da irmã Toinha. Essa senhora foi parteira no bairro do Alecrim nos anos 50. Mulher de testemunho inequívoco.  Conta-se que ao ministrar os partos cantava louvores ao Senhor. Outro dos seus feitos era abrigar os retirantes da seca em sua casa e celebrar com todos seus amigos e irmãos seu aniversário no mês de janeiro. Nesse dia havia um grande culto público que compareciam um bom número de pessoas do bairro para honrá-la pelo seu excelente testemunho de serva do Deus vivo. Essa grande mulher de Deus faleceu no ano de 1990, mas por muito tempo as pessoas continuavam a perguntar por ela. Irmão Toinha era uma serva de testemunho.

A recompensa do servo fiel é poder coopera com o crescimento do reino de Deus nessa vida e depois dela gozar a eternidade com o Senhor.

“A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;” Rm 2.7

Meus irmãos como andam o teu testemunho pessoal da nossa igreja [entendendo que a igreja somos todos nós]? Estamos sendo benção ou maldição na vida daqueles que estão no pecado? O que fazemos tem afastado ou acolhido os pecadores no meio de nós? É importante sabermos que uma vida cristã produtiva está intimamente ligada ao nosso testemunho pessoal.

Hoje Deus desafia-nos:

·         A ser mais produtivo em seu reino.
·         A nos consagramos mais.
·         A cultivar uma vida devocional produtiva.
·        A testemunhar da sua graça e do seu amor através das nossas vidas.

Portanto, cabe a cada um de nós assumirmos um compromisso com Deus em cultivar uma vida cristã produtiva com plena intimidade com Deus e rica em testemunho pessoal.

Que o grande Deus possa iluminar a todos no entendimento da sua palavra. Amém!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Colégio Bereiano - Amostra de Ciências.

Narrativas bíblicas


Nesse domingo apresentei a igreja à introdução as narrativas bíblicas do Antigo Testamento. Inicialmente abordamos a historicidade do cristianismo. O cristianismo é histórico porque ocorreu dentro de um tempo, por meio de uma nação [Israel] e uma pessoa [Jesus Cristo]. Contudo, essa revelação não foi registrada da mesma forma como se produz história em nossos dias. A razão para isso é bem simples:

·         Seu registro é mais um testemunho do que um registro histórico.
·         Seu registro é uma confissão de fé.

Os escritores da bíblia não estavam interessados em produzir uma história universal. O que eles queriam mesmo era contar sua relação com o Deus Criador e a sua condição de nação escolhida e povo santo. Esse pensamento estava na cabeça do salmista como afirmou:

 “Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor.” Sl 147.20

A escolha das fontes e matérias a ser registrado foi totalmente tendenciosa. Ao lermos as narrativas bíblicas do Antigo Testamento notamos a ausência dos pensadores gregos, bem como dos grandes impérios do passado. Esses só aparecem no cenário bíblico quando de alguma forma estão em conexão com a vida do povo israelita.

Nas narrativas quem está em evidência são personagens como Abraão, Moisés, Davi, Isaias e Jesus Cristo, ou seja, pessoas simples que passariam despercebidas em relação aos grandes vultos da história de sua época, porém jamais de Deus. Diante do exposto concluímos: a história bíblica é a história da salvação. Apesar das “omissões” [no sentido moderno de história] ela não deixa de contar a história da humanidade. Para tanto trata desse assunto desde seu principio [Gn 1.1 - NO princípio criou Deus os céus e a terra.] até seu epílogo [Ap 21.1,5 - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.].

A história do mundo cristão passou a ser dividido em a.C. [Antes de Cristo] e d.C. [Depois de Cristo], assim como a bíblia em Antigo Testamento [Antecipa a chegada do messias] e Novo Testamento [conta a história da sua vida, morte, ressurreição e suas implicações sobre sua igreja].

Antigo Testamento

Quando pensamos em Antigo Testamento temos a seguinte estrutura:

a)      É uma biblioteca de 39 volumes.
b)      Cada volume ocupa seu espaço no livro santo a partir do seu gênero: histórico, poético e profético.

a.       Histórico:

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.

b.      Poético:

Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, O canto dos cantos.

c.       Profetas

Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel.
Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

A criação é a primeira narrativa do livro sagrado. O capítulo um e dois de Gênesis é uma clara declaração da universalidade de Deus. Iavé ao contrário Quemos deus moabita ou de Milcom e Moloque deus dos amonitas, era o Senhor de toda Terra.

A narrativa da criação é centrada no homem e na terra no sentido que sua história é deliberadamente exposta nessa perspectiva dos homens, mas totalmente centrada em Deus, uma vez que toda iniciativa da criação repousa sobre Ele.

Expressões como: No princípio, criou Deus ... e disse Deus ... e viu Deus ... e chamou Deus ... e abençoou Deus ... Deus fizera é uma clara sinalização dessa centralidade da criação. Quando comparamos a narrativa bíblica com as demais do Oriente Médio logo se percebe a sua superioridade. A narrativa bíblica é simples, austera, monoteísta, ética e sublime. As demais são grosseiras e imorais. Vejam abaixo uma narrativa de origem egípcia.

“Segundo o mito Heliopolitano, a criação iniciou-se na cidade de Heliopólis. Um pequeno Monte emergiu no oceano primordial chamado de Num. Nesse morro o deus solitário identificado com o nome de Atum, masturbou-se e deu origem a um casal, Tenuft e Shu. Este era a divindade masculina associada com o Ar que há entre o céu e a terra, ao passo que aquele era apresentado como princípio feminino responsável pelo orvalho, pela umidade. Essas duas deidades uniram-se e geraram Geb e Nut. O primeiro é considerado como o deus da terra (ou era própria terra) e era identificado como masculino; ao segundo, por sua vez, era veiculada a feminilidade e representava o céu (ou era o próprio céu). Estas duas divindades casaram-se. Atum, o deus solitário, opôs-se a essa união e determinou a Shu que os mantivesse separados. Por isso, durante o dia eles ficavam afastados. Geb na parte inferior e Nut sobre ele, erguida por seu pai Shu. Durante a noite, Shu dormia e as duas divindades coabitavam. Esse fato deu origem aos deuses que completaram a formação do cosmo: Osíris e Seth, machos; Íris e Nephtis, fêmeas.”

A criação segundo a palavra de Deus.

Quando pensamos sobre a criação devemos ter certa medida de prudência. Não devemos confundir declarações bíblicas com interpretações humanas falíveis. Ao examinar com cuidado o texto sagrado nos deparamos com a seguinte situação:

·         Tudo começa com Deus.
·         Prossegue em estágios progressivos.
·         Termina com o homem.

Partindo desse princípio alguns teólogos como John Stott e Strong não vêem com muito embaraço certa aproximação entre o pensamento criacionista e o evolucionista. Para esses estudiosos a idéia da criação em seis dias literais não encontra base bíblica, nem muito menos apoio na ciência. Eles também rejeitam a idéia da progressão única [seleção natural] comum ao pensamento evolucionista, em lugar disso propões a idéia de mudanças múltiplas, bruscas e irregulares e em alguns casos saltos inexplicavelmente significativos.  A tese do acaso nem passa pelas cabeças desses estudiosos, visto que a criação foi devidamente planejada por Deus. Para esses teólogos alguma espécie de desenvolvimento evolucionário serviu ao propósito de Deus em sua criação.

É aceitável a idéia da existência dos hominídeos [algo parecido com o homem moderno]. Esses brutos existiram antes do primeiro Adão e muito provavelmente tiveram algum tipo de evolução cultural [pintura, enterro dos seus mortos...] até que num dado momento através de um ato soberano de Deus esse bruto foi transformado no primeiro Adão [Gen 2:7 - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.].

Esse sopro é que fez toda a diferença entre a natureza do bruto e do homem. Não existe nenhum parâmetro físico para definirmos essa imagem de Deus, a não ser a racionalidade, os valores morais e éticos que Deus implantou no coração do Bruto.

Quando nos detemos um pouco mais na palavra e procuramos dados acerca desse primeiro momento da criação do homem nos deparamos como as seguintes informações:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gn 2.14.

E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
Gn 4.20-22

“E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.” Gn 4.2

A grosso modo as características que se apresentam nesses versos são do final do Paleolítico e inicio do Neolítico, portanto, 6000 a.C. De acordo com a ciência o Paleolítico é marcado pela coleta de alimentos e caça. O Neolítico pelo desenvolvimento de técnicas agrícolas e posteriormente pela fundição dos metais. O próprio Adão e seus descendentes estão enquadrados dentro dessas culturas. Portanto, a criação de Adão é tardia em relação a tudo mais criado por Deus.

De uma forma geral esses estudiosos não rejeitam completamente a teoria da evolução, contudo são contundentes em afirmar que Deus controlou todo esse processo e que soberanamente governa a história da humanidade

domingo, 13 de novembro de 2011

Jotta A e Michely Manuely - Aleluia



Meus irmãos, recebam esse presente de Deus. Tenham um ótimo final de semana e fiquem na paz de Deus.

O mar morto ressuscitou


Para surpresa geral, e depois de uma intensa campanha que uniu israelenses, jordanianos e palestinos, o Mar Morto foi excluído da lista que selecionou sete maravilhas naturais do mundo, promovida pela Fundação New7Wonders, que elegeu a Floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu. Porém, o Mar Morto pode conter mais vida do que se supõe. Pesquisadores alemães, do Instituto de Microbiologia Marinha Max Planck, e israelenses, da Universidade Ben Gurion, afirmam terem detectado micro-organismos vivos em fissuras no fundo do mar e localizado novas fontes de água doce. A confirmação ainda deve demorar, já que a exploração teve início este mês.


Fonte: Jornal Alef - Ano 16 | Edição 1.598 | 13 de novembro de 2011 | Domingo

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Autoridades iranianas estariam pressionando novamente o Pastor Yousef Nadarkhani para negar a Cristo


O caso do Pastor Yousef Nadarkhani continua chamando atenção da mídia pelo desencontro de informações a seu respeito. Após terem sido veiculadas notícias em diversos sites e agências especializadas, sobre o cancelamento da sentença de morte por apostasia, a possibilidade de pena máxima continua existindo, segundo o site Portas Abertas.

Informações de que as autoridades iranianas estariam insistindo para que o Pastor Nadarkhani negasse o cristianismo, e tentando influenciá-lo com livros da religião muçulmana, voltaram a surgir.

Nadarkhani recebeu um livro intitulado “A Mensagem das Duas Eras”, que aborda o Novo e o Velho Testamento, e insinua que a religião cristã é uma farsa, argumento usado para provar a superioridade do Islamismo.

Não há informações a respeito do comportamento do Pastor Yousef sobre essa pressão para que ele negue o cristianismo. Especialistas também afirmam que há a possibilidade de que essa tática utilizada pelas autoridades iranianas seja uma nova chance para que Nadarkhani reavalie sua posição de não negar sua fé.

Relatos apontam para uma opressão governamental do Irã sobre as minorias religiosas no país. Agências especializadas em missões afirmam que o governo de Mahmooud Ahmadinejad, o atual presidente do Irã, é o que mais tem castigado pessoas que não são adeptas do islamismo.

Fonte: Gospel+