quinta-feira, 2 de julho de 2015

A unidade da igreja como força evangelizadora

Em João 17.20-26, Jesus Cristo ora ao Pai por sua igreja de todos os tempos. 
“E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;” João 17:20
O contexto é de despedida, de consolidação da palavra em seus dias e da plena certeza da vitória do evangelho. A visão de Cristo em relação a seus discípulos é objetiva:
  1. São pessoas escolhidas por Deus desde o princípio [6,9,24].
  2. São pessoas de fé [7, 8, 20, 25].
  3. São pessoas que glorificam a Deus  através das suas vidas [10].
  4. São pessoas que partilham de uma mesma unidade de propósito [11, 21, 22, 23].
  5. São pessoas que estão sob os cuidados de Deus [9, 11, 12,15, 17].
  6. São pessoas incompreendidas pelo mundo, visto não serem deste mundo [14,16].
  7. São pessoas enviadas por Deus para transformar o mundo através do testemunho pessoal [18].
  8. São pessoas pelas quais Jesus Cristo se sacrificou – Paixão de Cristo [19].
  9. São pessoas comprometidas com Deus, mantendo ao longo da história um padrão de amor [20,23].
  10. São pessoas que se deixam trabalhar por Deus e por isso mesmo conhecem o Pai e o Filho, Jesus Cristo [23, 25, 26].
  11. São pessoas amadas e objetivamente desejadas pelo Criador [24].
O amor que Deus nutre por seu povo não pode ser comparado a qualquer outro tipo de sentimento humano. Nosso Pai é amoroso e cheio de cuidados para com seus filhos, de maneira que consegue enxergar coisas positivas em pecadores que sequer são considerados por seus semelhantes. Que amor é esse? Supera tudo que sentimos, ouvimos ou vemos, esse é o amor de Deus. 

Diante deste texto apreendi algumas lições para minha vida.

1. Vejo no texto um Deus que zela por seus filhos.

Quando Cristo ora pelo nosso tempo [v.20] estava claro em sua mente os desafios impostos à igreja contemporânea. 
  • O encantamento do pecado - O que proposto por Deus e desvirtuado por Satanás.
  1. Conhecimento – O que é verdadeiro? - Gn 2.17; 3.4; 
  2. Moral – O que é certo? – Gn 2.17; 
  3. Identidade – Quem eu sou? – Gn 3.5.
  • E sua influência através:
  1. dos Falsos Cristos - Mt 24. 5;
  2. dos falsos mestres - Mt 24. 11.
Essas são algumas das principais ameaças que a igreja de Cristo se recente em nossos 
dias, assim como no passado. Mas, ela jamais será derrotada. 
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
Sabemos que Deus não é homem para mentir [Números 23.19], que não muda com o tempo [Hebreus 13.8; Malaquias 3.6] e que não joga fora o que vem até Ele pela fé [João 6.37]. Diante dessas verdades nos sentimos confortados e seguros, especialmente pelas promessas contidas nesta oração.

2. Vejo no texto a unidade [mesmo na diversidade] do povo de Deus como testemunha da sua presença entre nós.
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:21 
A igreja do Senhor é una em torno do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Divisão, discórdia não advém de Deus, mas do Diabo. Aquele que planta divisão na igreja não possui o coração de Deus, não fala por Deus, não está em Deus, pois Deus é a essência da unidade. A doutrina da trindade é um exemplo desta verdade [Antigo Testamento - Gn 1.26; 3.22. Novo Testamento - Mt 28.19...]. O trabalho desempenhado pela trindade é um exemplo de unidade de propósito.
  • Na criação:
  1. a. Deus Pai proferiu as palavras criadoras.
  2. Deus Filho executou os decretos da criação – Jo 1.3; Cl 1.16; Sl 33. 6,9; ICo 8.6; Hb 1.2.
  3. Deus Espírito Santo – Sustenta, mantém a criação – Gn 1.2.
  • Na redenção do homem:
  1. Deus Pai – Planejou a redenção e enviou seu Filho ao mundo – Jo 3.13; Gl 4.4-5; Ef 1.9-10.
  2. Deus Filho – obedeceu e realizou a redenção para nós – Jo 6.38; Hb 10 5-7.
  3. Deus Espírito Santo – Foi enviado por Deus para promover a nossa redenção – Jo 15.26; Jo. 16.7; 
A diversidade dentro da unidade da igreja possibilita:
  • haver diferentes opiniões acerca de um tema ou assunto, mas jamais a ponto de desacreditá-la diante da comunidade.
  • haver posições teológicas ou política diversas [dons, salvação...] mas, jamais a ponto de quebrar nossa unidade doutrinária ou de corpo de Cristo.
  • haver formas de agir, pensar e sentir, sem que contudo o nome do Senhor seja escandalizado.
Em Atos 2. 46-47, temos o seguinte testemunho:
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:46,47
A igreja é de Cristo, tem jeito de Cristo, cheiro de Cristo e deve andar em unidade conforme o seu Senhor, pois somente assim testemunhará com excelência do Deus Salvador 

3. Vejo no texto o amor como marca do povo de Deus e instrumento de evangelização.
“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. ” João 17:23 
Em sua oração Cristo enfatiza o amor de Deus a sua igreja. Fica claro que não existe diferença entre o amor de Deus pela igreja e a seu Filho. A Bíblia nos fala que Ele nos amou primeiro – 1Jo 4.19, portanto o [a]:
  1. amor em ação e não apenas em palavras é marca dos seus seguidores.
  2. amor de Deus se manifesta mais claramente em nossa unidade. 
  3. conhecimento de Deus é facilitado pelo proceder amoroso do Cristão – “para que o mundo conheça[...]". 
  4. A vontade amorosa de Cristo é estar junto a sua igreja para que possa compartilhar a conheça”[...]. sua glória. 
“Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. ” João 17:24
Por fim, a oração é concluída demonstrando que o amor entre os irmãos na forma de unidade de proposito é o grande instrumento de Deus para evangelizar o mundo que jaz no maligno.
“E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” João 17:26
Qual tem sido a posição do mundo em relação a igreja do Senhor? Eles têm visto em nós amor ou intolerância? Unidade ou guerra? O desejo de Deus para sua igreja é que esta seja una em propósito e ame as pessoas com o mesmo amor que Ele nos amou. 

E você amado leitor de perto ou da distância deseja ser acolhido pelo supremo amor de Deus? Aceite-o hoje mesmo como o Senhor e salvador da sua vida e passe a gozar no tempo presente da eterna glória que se manifestará quando da sua segunda vinda. 

Fiquem na paz de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.