quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Confiança em Deus

"Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus". Salmo 20.7

A história que inspirou Davi para compor o salmo 20 ocorreu mais ou menos a 1006 a.C., quando Israel se viu sob ameaça de uma coligação de nações lideradas pelos amonitas. Essa história é contada nos livros de 2 Samuel 10.1-19 e 1Crônicas 19.1-19.
Conta a palavra de Deus que:

1. Naás, rei dos amonitas (Os amonitas descendem de Bem-Ami, filho de Ló – Gênesis 19.38) amigo de Davi morre subitamente.(1sm 11. 1-10).
2. “Enviou Davi os seus servos para consolá-lo acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos filhos de Amom.” (2 Samuel 10.2).
3. O rei Hamon filho de Naás é mal orientado por seus ministros e agride os embaixadores de Davi trazendo a guerra sobre seu povo. (2 Samuel 10.3-4).
4. Os amonitas preparam-se para a batalha. No livro de 2Samuel e 1Crônicas temos a seguinte situação:

2 Samuel 10.1

• Os amonitas contrataram 20 mil soldados de infantaria dos Arameus (Sirios) de Bete-Reobe e de Zobá.
• 1000 homens do rei de Maaca.
• 12 mil homens de Tobe (Região ao oriente do Jordão).

1 Crônicas 19. 6-7

• Alugaram 32 mil carros de guerras e seus condutores da Mesopotâmia, de Arã Maaca e de Zobá, por 35 toneladas de prata (1 talento = 35 quilos = 1000 talentos).
• Contrataram as tropas do rei de Maaca que ficaram em Medeba e os amonitas foram convocados para a batalha.

Em síntese a força dos inimigos de Israel era constituída por:

20.000 Soldados dos Arameus.
1.000 homens do rei de Maaca.
12.000 homens da região de Tobe.
32.000 carros de guerra com seus cavaleiros.
Total de força inimiga: 65.000 homens de guerra com sua tecnologia da morte.

O Resultado dessa batalha, sua estratégia encontra-se em 2Samuel 10.9-14 e 1Crônicas 19.10-14. Israel vence e o inimigo põe-se em retirada.

O aparente clima de vitória conquistada por Israel é temporário, visto que os Arameus (sírios) inconformados com a derrota sofrida organizam uma nova expedição militar. Essa nova tentativa é registrada em 2Samuel 10.15-19 e 1 Crônicas 19. 16-19.

• O inimigo mais uma vez foge diante de Israel.
• As baixas do inimigo são altas – 700 carros e seus condutores são destruídos; 40.000 mil soldados de infantaria do exercito inimigo são mortos e Soboque, o comandante do exército de Hadadezer é morto.
• Faz-se a paz entre os vassalos de Hadadezer e Davi e submetem-se a Israel.
• “Os Arameus ficaram com medo de voltar a ajudar os amonitas”. (2Samuel 10.19)

Lições que aprendemos com essa história.

1. O inimigo não brinca, não tira férias quando o negócio é destruir o povo de Deus.
2. Todas as alianças são possíveis (Arameus, Maaca e Tobe) para combater os filhos de Deus.
3. Todos os recursos são disponibilizados quando não os dispõem aluga-se. Nesse sentido muitos irmãos se deixam alugar pelo inimigo e milita contra a igreja do Senhor.
4. Há uma verdadeira guerra de informações. Bênçãos são transformadas em maldições (2Samuel 2.3-4 – ação dos conselheiros do rei amonitas).
5. O inimigo não desistiu, é tenaz, seu foco é a destruição do povo de Deus (2º Batalha contra Israel) e não descansará enquanto não destruir os servos menos apercebidos.

“Uns confiam em carros, outros em cavalos”...

Davi sabia no intimo do seu coração de todas essas verdades. A INTUIÇÃO, a EXPERIÊNCIA, o CONHECIMENTO TÉCNICO CIENTÍFICO das inúmeras estratégias militares não encorajou o rei a batalha, mas sua fé em Deus. Davi não desprezava toda sua vivencia de homem de guerra, mas ele preferia confiar em Deus. Assim, tivemos:

• A técnica aliada a fé.
• A intuição e a experiência sob o comando da graça.

As palavras de Joabe a seu irmão Abisai é esclarecedora acerca da política adotada por Davi no governo de Israel:

“Seja forte e lutemos com bravura pelo nosso povo e pelas cidades do nosso Deus. E que o Senhor faça o que for de sua vontade”. 2Samuel 10.12

• Era e é Deus que decide – João 15.5 – “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”
• Ao servo cabe lutar, ser bravo porque há muito a perder (...nosso povo e pelas cidades do nosso Deus.) e eu acrescento: pela nossa família, igreja e evangelho que liberta o homem do pecado e traz a paz que só Cristo oferece.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como dá o mundo. Não se turbe o vosso coração nem vos atemorize.” João 14.27

Irmãos nós não podemos ignorar o conhecimento humano. A confiança em nossa própria força diante dos desafios desta vida é essencial. Em provérbio 24.10, a palavra nos exorta: “Se te desanimares em tempo de dificuldade, serás fraco”.
Contudo, o que é condenado na palavra de Deus é a soberba. Expressões ou idéias como essas:

• Sou o melhor.
• Só vai dar para mim.
• Tudo vai transcorrer desse jeito porque eu preciso e Deus está obrigado a realizar esse meu desejo.

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos” ...

Assim pensavam os conselheiros de Hanum, rei dos amonitas, assim pensava Hadadezer, rei dos Arameus, assim pensava o rei de Maaca e assim podemos pensar se não vigiarmos no Senhor.

“Assim, aquele que pensa estar em pé, cuidado para não cair” 1 Co 10.12.

Nessa mesma linha de pensamento nos deparamos com o capítulo 18 de Jeremias. Nesse texto Deus enfatiza que:

• Somos barros e não o oleiro (Deus).
• Somos frágeis (o vaso quebra-se, mas o Senhor restaura) e precisamos do seu amparo.
• E principalmente: É um erro desprezar as orientações de Deus por soberba, vaidade e qual outro sentimento.

“ Mas eles dizem: não há esperança; pois seguiremos nossos próprios planos, e cada um seguirá conforme a teimosia de seu coração maligno” Jeremias 18.12

E daí vem o lamento de Deus:

“ Contudo o meu povo se esqueceu de mim"... Jeremias 18.15

A resistência proposital as orientações de Deus conduz o homem a morte.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” João 3.16-19

“Nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus” Salmo 20.7

• Davi não se deixava levar pelo acaso.
• Ele preferia confiar totalmente em Deus.
• Davi tinha consciência que a sabedoria humana, os recursos humanos são temporários, mas Deus é eterno.

Esse foi sem duvida o segredo da vitória de Davi frente a uma vasta coligações de inimigos, Foi nesse mesmo espírito que:

• levou Abraão a deixar Ur dos Caldeus rumo a terra prometida;
• conduziu Moisés a retirar toda uma nação do cativeiro para a liberdade;
• fez Daniel enfrentar sem temor a cova dos leões;
• encorajou homens e mulheres a darem suas vidas nos Circo Máximo e Coliseu romano
pela mensagem desse evangelho;
• motivou profetas e apóstolos a escreverem para a posteridade esse livro santo;
• faz com que a igreja hoje anuncie essa mensagem de libertação num mundo materialista, carnal, egoísta e incrédulo, portanto digno de sofrer as conseqüências da justiça divina.

A glória da vitória de Davi não estava em si, nem nos seus comandantes, nem nos seus homens de guerra, mas em Deus. A fé, a esperança em Deus estava bem viva no coração do rei de Israel.

“Uns tropeçam e caem, mas nós erguemos e ficamos de pé.” Salmo 20.8-9.
Amados como anda sua confiança em Deus?

E você meu amigo da distância já possui essa mesma confiança em Deus que o rei Davi demonstrou quando diante das dificuldades? Quer tê-la? É simples, basta fazer essa oração:

Senhor eu sei que sou um pecador e preciso da tua graça em minha vida. Te aceito como meu Senhor e Salvador em nome de Jesus, Amém. Simples não? Contudo é o maior passo que alguém pode dar na vida. Ele tem conseqüências eternas.

Procure hoje mesmo uma igreja evangélica mais próxima da tua casa fale com o pastor e se congregue. Na igreja você aprenderá muito mais de Jesus. Fique na paz de Deus.

Jerônimo Viana
Igreja Batista do Alecrim
Estudo realizado na IBA em 10/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.