quarta-feira, 3 de março de 2021

Israel - Aquele que luta com Deus

 Gênesis 32. 22-32


“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Por isso os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto tocara a juntura da coxa de Jacó no nervo encolhido.”


  1. Que momento foi este?

  2. Quem era Jacó?

  3. Que tipo de sentimento predominava aqui?


O que acabamos de ler é o divisor de água da vida de Jacó. 


  • Deste momento para trás temos um homem marcado pelo engano, pela trapaça e mentira.

  • Deste momento para frente um servo temente a Deus.

  • Antes era alguém que se dirigia a Deus como o Deus de Abraão e Isaque. Agora, se dirige a Deus como o Deus de Israel.


Diferença né? Como este caminho foi sendo construído?


  1. A trajetória de Jacó até chegar em Peniel.


Adquire os direitos de primogenitura Esaú

Gn 25.27-34

Engana seu pai e recebe dele a bênção do primogênito; foge para Padã-Arã para escapar da fúria de Esaú.

Gn 27.1 a 28.5

Deus aparece para ele em Betel (norte de Jerusalém).

Gn 28.10-22

Chega em Harã, conhece Raquel e é recebido na casa de Labão, seu tio.

Gn 29.1-14

Trabalha sete anos para se casar com Raquel. É enganado e casa com Lia, a irmã maior de Raquel. Trabalhou mais sete anos para se casar outra vez. Raquel é estéril, Jacó tem seis filhos e uma filha de Lia, de Bila (escrava de Raquel) e Zilpa (escrava de Lia) tem dois filhos com cada uma. Logo nasceu José, o primeiro dos dois filhos de Raquel.



Gn 29.31 a 30.24

Adquire seu próprio rebanho, através de fraudes. Viaja para Canaã com sua família e seus rebanhos.

Gn 30. 25 a 31.21

Labão segue Jacó, fazem um pacto.

Gn 31.22-55

Chega a Peniel e encontra-se cara a cara com Deus e luta com ele. Recebe o nome de Israel, e se reconcilia com Esaú.

Gn 32.22 a 32

Gn 33

 

O que aprendemos em todo este processo?


  1. O pecado afastou Jacó da sua família, dos seus amigos, do seu lugar, jogando-o na incerteza e insegurança. Foi assim, com Adão, com o filho pródigo e com qualquer outro que não se submeta a Deus.

  2. O pecado tem o poder de mudar as coisas. Ele é impactante na vida de qualquer pessoa. 


Veja o caso de Esaú.


  • Revoltado contra tudo e todos, se casa com as filhas dos povos da terra trazendo desgosto para Isaque e Rebeca e dificuldades futuras para a nação de Israel.


Veja o caso de Jacó.


  • Quanto a Jacó, ele continuou enganando e sendo enganado. 


  • Foi enganado pelo sogro quando da escolha da sua esposa.

  • Teve que administrar uma briga em sua própria casa - Lia e Raquel.

  • Foi obrigado a fugir de Padã-Arã. 


Tudo foge do controle, as coisas se complicam. O homem é impotente diante das suas consequências. Se não fosse a intervenção divina estaríamos perdidos.


A segunda pergunta é respondida agora. (Quem era Jacó?).


  • Era o filho da promessa. 

  • Herdeiro da tradição abraâmica.


Contudo, era alguém que precisava ser trabalhado por Deus para poder representar da melhor forma possível o seu papel na história da salvação. Jacó, o enganador não se enquadra nos planos divinos para a sua vida.


2. Betel e Peniel: dois encontros marcados com Deus.


Na trajetória de Jacó existem dois lugares que são importantíssimos para uma mudança radical em sua vida: Betel e Peniel. Quando analisamos o que ocorreu nestes dois espaços temos a seguinte situação: 


  • Betel -  casa de Deus - Está associado ao primeiro encontro de Deus com Jacó. Quais as circunstâncias que marcaram este encontro?


  1. Jacó fugia do seu irmão Esaú, 

  2. Não tinha absolutamente nada de valor, mas desejava ser abençoado com bens .

  3. Betel foi iniciativa de Deus movido pelo seu amor a Jacó e a nós outros.

  4. Neste primeiro encontro Jacó era um contemplador, não teve nenhuma participação na manifestação divina (anjos subindo e descendo do céu).

  5. Toda experiência vivida por Jacó neste lugar foi um sonho.


  • Peniel - face de Deus” - está associado ao segundo encontro de Deus com Jacó. Este encontro é diferente do primeiro.


  1. Jacó estava retornando a Canaã;

  2. Possuía muitas riquezas e tinha medo de colocar tudo a perder;

  3. É envolvido na teofania de Deus - Luta com o anjo;

  4. Deseja uma benção - Ele se apresenta como Jacó - o enganador - e recebe o nome de Israel - Príncipe de Deus.

  5. Peniel representava luta e não um sonho - o anjo toca na conjuntura da coxa deixando-o manco.


Não há dúvida que Peniel representou um tremendo impacto na vida de Jacó. Ele foi mais significativo que o primeiro encontro. 


Ele lutou com Deus e homens e venceu. E você,  tem lutado com Deus? O que precisa ser aperfeiçoado por Deus em tua vida para que ele possa te usar plenamente?


Foi fácil para Jacó? É fácil para ti?


Por fim, a resposta a pergunta final começa a se desenhar: Que tipo de sentimento tomou conta do coração de Jacó ao término da sua luta com Deus? Contudo, primeiro  vamos definir que luta foi esta?


3. A luta com Deus


Vejamos algumas das características desta luta:


  • É pessoal, íntimo, sem auditório, holofotes. - Só ele e Deus,  só você e Deus. Porém suas consequências é logo notada por todos. Impossível não se ver o resultado.

  • Não envolveu armas - o anjo tocou - Nada de recursos humanos. Nossos recursos materiais são insuficientes para alcançarmos a salvação. Ninguém negocia com Deus. Só pela graça e misericórdia do Pai eterno.

  • Existia plena consciência que se lutava com Deus. Não há dúvida que o Senhor testa todos os nossos limites. No final daquela noite Jacó estava destruído fisicamente.

  • Ser uma luta de vida ou morte - Algo novo sairia daquele combate - É impossível ter um encontro neste nível com Deus e sair do mesmo jeito.

  • pela autodeclaração de Deus Jacó foi aprovado.  Daí, a mudança de nome de Jacó (enganador) para Israel (Aquele que luta com Deus).


O que fez Israel prevalecer?


A única resposta possível tem haver com amor, arrependimento, fé. Conversão. Se deixar ser dirigido por Deus.


  • O amor de Deus e a Deus é a arma mais poderosa do universo e única capaz de nos tornar vencedor.

  • O coração de Deus se alegra, e enche de prazer ao ver seus servos lutando, se santificando, resistindo ao pecado para poder agradá-lo.

  • A luta no Vau do Jaboque não foi fácil. Foi dolorida até fisicamente, mas necessária para Israel ter a aprovação do Senhor.


A mudança na vida de Israel foi notória. 


  • Ele nunca mais usou de engano para tirar vantagens de outros. 

  • Passou a exercer com mais vigor a posição de líder espiritual da sua casa, de forma que não mais toleraria a violência dos seus filhos (Gn 34.25-31) ou a idolatria das suas esposas (Gn 35.2-4).

  • Israel agora estava preparado para conduzir a sua família de volta para Deus.


Feliz com Deus e atento aos seus desígnios, Israel cumpriu com alegria seu papel no plano de salvação estabelecido por Deus.


Aplicações para a nossa vida.


  1. Não há circunstâncias da vida de um pecador que Deus não possa transformar. 

  2. Havendo um plano de Deus em tua vida ele o cumprirá integralmente. Leve o tempo que levar.

  3. Lutar com Deus é essencial para o nosso aperfeiçoamento espiritual. Portanto,  gaste tempo com Deus diariamente. 

  4. Seja luz em sua casa, seja fonte de salvação para muitos outros que andam em trevas existenciais.


Bibliografia

ARAÚJO, Aldemir. A Volta de Jacó a Betel, e as Lições Que Aprendemos. Disponível em:  https://www.opregadorfiel.com.br/2013/12/a-volta-de-jaco-betel-e-as-licoes-que.html  Acesso em: 02. fev. 2021.

ANDRADE, Anísio R.  Betel e Peniel – Dois Encontros com Deus. Disponível em: https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/betel-e-peniel-dois-encontros-com-deus. Acesso em: 02.03.2021.


terça-feira, 2 de março de 2021

Atitudes do crente nas provações

 

Tiago 1.2-18 – Texto Áureo – Tiago 1.2

 INFORMES – EPÍSTOLA DE TIAGO

 ·       Autor – de acordo com a tradição da igreja é o apóstolo Tiago, o justo, irmão de Jesus (Adelfos - Mt 13.55, Mc 6.3), então líder da igreja em Jerusalém (Gl 2.9, 12; cf At 12.17; 15.13; 21.18);

·       Ano provável da carta – 45-48Foi escrita antes do Concílio de Jerusalém. Razões:

 

a.     Uso do termo sinagoga (2.2).

b.    Unção com óleo, Senhor dos Exércitos e a ausência de discussão sobre o lugar dos gentios na igreja.

 ·       Classificação – Cartas Gerais – É possivelmente o livro mais antigo do NT;

·       É destinado aos cristãos no exílio (1.1) o que prefigura o novo Israel convocado por Cristo;

·       Foi elaborado num estilo literário sapiencial (1.5; 3.13-18) semelhante a Salmos e Provérbios. Para Tiago ser sábio:

 

a.     não é possuir grandes conhecimentos científicos, humanísticos ou teológico;

b.    é conduzir-se com retidão (4.17) mansidão de sabedoria (3.12), de acordo com a vontade de Deus.

 

·       Repleto de figuras de linguagem que evocam a natureza (3.7, 12);

·       Estilo direto – Existem 54 ordens e mandamentos numa carta com apenas 180 versículos;

·       Possui um perfil judaico e procura mostrar a diferença entre a fé verdadeira e falsa;

·       Demonstra uma profunda afinidade com os ensinos de Jesus Cristo no Sermão do Monte Mt 5-7 quando Tiago se refere:

 

a.     a sinceridade da fé (1.22-25; 2.14-16; 3.13-18)

b.    a resistir as provações com paciência (1.2-4, 12-15; 5.7-11)

c.     a não julgar os demais (2.12-13; 4.11-12)

d.    a refrear a língua (1.26; 3.1-12)

e.     a não jurar (5.12) e

f.       a perseverar na oração (5.13-18)

 

·       Não estar especialmente dedicado a doutrinar sobre questões teológicas, mas a exortar os crentes para que sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes (1.22).

 A LIÇÃO

 ·       Os cristãos a quem Tiago escreveu enfrentavam grandes dificuldades em terras estrangeiras. Esses homens e mulheres haviam sido dispersos de Jerusalém mediante uma grande perseguição que se seguiu as mortes de Estevão (Atos 7. 59,60; 8.1; 11.19) e de Tiago, filho de Zebedeu (At 12.1,2 – a mando de Herodes Agripa I).

        Hoje esta mesma realidade está presente entre nós nas figuras dos irmãos venezuelanos, haitianos, bolivianos que convivem conosco em nossas cidades. Com uma ressalva, elas não sofrem perseguição por causa da fé, mas, privações de toda ordem e com certeza são discriminadas pela sua condição de estrangeiros. Essas pessoas não possuem nenhum direito comum aos nacionais (saúde pública etc.). É importante destacar que nem todos estrangeiros vivem esta realidade.

 Portanto, a mensagem de Tiago é atual, visto que, pode ser aplicada em todo tipo de adversidade comum a nós outros, tais como: Doenças, finanças, crises familiares ou mesmo perseguição que muitos cristãos sofrem em alguns países por amor ao evangelho de Jesus Cristo.

 Vejamos como Tiago aborda o tema provações.

 a.    As provações são motivos de alegria.

 

Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Tiago 1:2,3

 

·       PIERASMO é a palavra grega de destaque deste verso. Ela pode ser traduzida de duas maneiras:

 

ü Por Provação que tratam das aflições exteriores. São testes que Deus permite que aconteçam para provar a nossa fé e gerar maturidade em seu povo.

ü Por Tentação (Bíblia de Estudo Palavras Chave) que são aflições interiores ao homem em consequência da nossa inclinação ao pecado.

 

·       No caso em questão Tiago trata das provações. Daí, a ênfase na alegria. Que não significa mera felicidade terrena e temporal, mas, antes, alegria espiritual completa e duradora no Senhor, que é soberano em todas as coisas (Slide 1).

 

·       Os irmãos tinham que ter consciência que estavam sendo provados em seu esforço de viver uma vida cristã, mantendo-se submisso à vontade de Deus em todas as adversidades.

 

·       As não eram poucas. Veja a listagem proposta por Tiago:

 

a.     Pobreza – 1.9;

b.    Viuvez e orfandade 1.27;

c.     Doenças 5.14;

d.    Processos judiciais movidos pelos ricos 2.6;

e.     Retenção de salários, opressão social e financeira por parte dos patrões 5.1-6.

 

·       Como este servo de Deus conhecia bem o seu povo. Tiago foi verdadeiramente um exemplo de pastor.

 

·       Tremendo. Essas foram algumas das provações que aqueles irmãos estavam submetidos. Antes, em Israel eles tinham sua casa, trabalho, alimento, justiça etc. Só que de uma hora para outra perderam tudo, foram considerados leprosos sociais, indesejados por seus contemporâneos e tiveram de largar tudo para não serem mortos, passando a vagar por terras estrangeiras.

 

·       A covid é a aflição do momento. E como dói. Mas, antes dela e paralela a ela já tínhamos os flagelos da fome, da violência, do abandono, da injustiça e tantas outras coisas que marcam boa parte do nosso povo.

 

·       Qual tem sido a nossa palavra para esta gente? Tiago tinha a dele. E nós. Qual a mensagem que a igreja do Senhor tem transmitido em nossos dias. Ela tem sido direta, objetiva, orientadora, acolhedora como a carta de Tiago ou tem sido confusa diante das aflições dos nossos irmãos? (Slide 2)

·       Tiago trata de provação com claro objetivo de purificação.

 

·       A ideia não é saber que o servo de Deus tem ou não fé, mas para fortalecer a nossa fé. Veja o que diz Pedro:

 

“Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.”  1 Pedro 1:6-7

 

Perseverança. A perseverança não salva, visto que, a salvação é dada por Deus mediante a fé em Cristo (“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;” Efésios 2:8), mas, solidifica a nossa fé.

 

b.    A sabedoria para perseverar

 

“Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada. Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:4-8

 

Tiago trabalha o caminho para a verdadeira sabedoria.

 

·       A perseverança (paciência) surge como uma das bases. Ela é a capacidade de manter-se firme em Cristo independente das circunstancias.

 

·       Ela nos conduz a perfeição, visto que, o crente cresce em santidade na medida em que amadurecem, contudo, esse processo só será completado quando da volta de Jesus Cristo.

 

·       Para o cristão lidar com as provações necessita de sabedoria. Esta sabedoria tem lá suas características:

 

a.     Ela vem do alto, portanto, não é humana;

b.    É fruto de uma oração sincera pelo auxílio divino;

c.     Ela é dada por Deus de forma generosa (liberalidade) e sem reprovação (Ele não quer que ninguém hesite em chagar a ele;

d.    Para obtê-la o pedinte não pode duvidar, tem que ter fé, ou seja, a confiança e segurança estabelecidas em Deus com base no seu caráter e em suas promessas reveladas na bíblia

 

Hb 11.1 – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

 

·       Que tipo de sabedoria Tiago aconselhava os irmãos da dispersão a buscar em Deus? Certamente a condição de saber discernir as situações da vida e tomar decisões em equilíbrio com os propósitos de Deus.

 

c.     A coroa da vida

 

“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1:12

 

Neste ponto da sua epistola, Tiago volta ao tema tentação ou provação.

 

·       Há um prêmio para os fiéis que se mantém firme na fé;

 

·       A coroa da vida – Tiago não se refere a coroa real cheia de joias e ornamentos, mas da coroa de louros dada aos atletas vencedores das competições de atletismo, bem como, aos imperadores vitoriosos.

 

·       Fica claro que a recompensa à perseverança fiel é a vida eterna, com todas as suas abundantes bênçãos.

 

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse” 2:10

 

·       É importante frisar: Deus não permite que vivenciamos provações não para nos derrubar ou provar se nossa fé é falsa ou verdadeira, mas para nos levar a maturidade espiritual. Não existe caminho de santificação sem luta. Aos aprovados a coroa da vida.

 

d.    Atitude do crente nas tentações.

 

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:13-15

 

Tiago se volta para outro aspecto das provações, a saber, quando a provação se torna uma tentação (interior).

 

·       Tiago estava preocupado com alguns irmãos que culpavam Deus pelas suas aflições. Alguns líderes neopentecostal de nossos dias ensinam seus seguidores a se revoltarem contra Deus. Visto que, não aceitam tais sofrimentos ou provações. Eles tratam Deus como se o criador tivesse o dever de enchê-los de mimos.

·       O sofrimento só agrava, visto que, a confiança em Deus cai por terra e a bondade do Criador é questionada.

·       “porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”.

 

a.     Deus é sinceramente bom;

b.    Nunca iria seduzir os seres humanos ao pecado nem tentar prejudicar a sua fé;

c.     Deus traz provações a fim de fortalecer o cristão, ele nunca tenta, pois jamais deseja que seu povo peque.

d.    Os cristãos nunca devem culpar a Deus quando fazem algo errado.

e.     Satanás é que apanha o crente em armadilha.

 

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 1 Pedro 5:8,9

 

f.       As tentações se originam em nosso coração do homem. Depois de consumado produz a morte. Quando Tiago fala da morte ele não está se referindo a condenação eterna, visto que, fala a crentes, mas as consequências do pecado na vida do crente.

 

a.     Sentimento de culpa;

b.    Endurecimento diante do pecado cometido; dissimulação etc.

 

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

 

·       Apesar do pecado cometido pelo servo de Deus não levá-lo a condenação eterna, ele tem que ser confessado. “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” 1 Co 11:30

 

E mais:

 

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

 

fim

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Medicação - Jeremias 9.22-26

Jeremias 9:22 Fala: Assim diz o SENHOR: Até os cadáveres dos homens jazerão como esterco sobre a face do campo, e como gavela atrás do segador, e não há quem a recolha. 23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, 24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. 25 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que castigarei a todo o circuncidado com o incircunciso. 26 Ao Egito, e a Judá, e a Edom, e aos filhos de Amom, e a Moabe, e a todos os que cortam os cantos do seu cabelo, que habitam no deserto; porque todas as nações são incircuncisas, e toda a casa de Israel é incircuncisa de coração.

 https://bibliajfa.com.br/app/acf/24O/9/22


Tempos difíceis. Israel estava a beira do cativeiro, o juízo de Deus seria cumprido, contudo, o coração do seu povo continuava obcecado e duro a semelhança dos povos pagãos. Eram incircuncisos de coração. A circuncisão era uma prática própria das tribos de israel. Ela correspondia a retirada de parte da pele do órgão masculino evitando assim problemas de saúde, bem como, simbolizando um pacto com o Senhor. Esta prática foi Iniciada com Abraão e passou a ser observada por todos os homens da comunidade. A simbologia da circuncisão dava ao povo de israel o status de testemunhas de Javé perante as demais nações. Daí, a nota de tristeza. O povo que deveria ser diferente, ser benção estava em igualdade com os demais que não conheciam a Deus. Seu comportamento infiel exigia que a nação fosse disciplinada para que pudessem corrigir o rumo da sua existência. Jesus Cristo precisava vir ao mundo por meio da nação de israel, mas daquela forma, com aquela geração rebelde não seria possível. A disciplina de Deus é sempre dura, mas cheia de compaixão e misericórdia. Sua forma de correção assemelha a de um pai que busca corrigir seu filho do mal caminho. No texto fica claro que todos os povos ao seu redor seriam igualmente disciplinados, mas com uma diferença, Israel voltaria, sobreviveria ao cativeiros enquanto muitos sucumbiriam a esta tragédia nacional. Hoje, a missão destinada a Israel pertence a igreja do Senhor (1 Pedro 2.9) e não podemos falhar. O juízo de Deus está às portas, o dia em que nos encontraremos com o nosso Senhor se aproxima. Daí, sermos orientados a estarmos vigilantes, sóbrios, dedicados a oração, ao estudo da palavra e a proclamação do evangelho. Portanto, sejamos vigilantes, afim de não sermos pegos de surpresa (Mateus 25:1-13) e venhamos a repetir a tragédia daqueles povos. Um abençoado dia a todos.