quinta-feira, 11 de julho de 2019

Cidade bíblica onde Davi se escondeu de Saul é descoberta em Israel

Fonte: Ministério Engel (GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO TIMES OF ISRAEL)

Depois de anos de busca, os pesquisadores dizem finalmente ter localizado a cidade filisteia onde Davi se escondeu do rei Saul antes de ascender à monarquia de Israel.

Sítio arqueológico em Khirbet a-Ra’i, onde os pesquisadores acreditam ter localizado a cidade bíblica de Ziclague. (Foto: Autoridade de Antiguidades de Israel)
Apontando a historicidade do rei bíblico Davi, uma equipe internacional de arqueólogos informou nesta segunda-feira (8) a descoberta da cidade filistéia de Ziclague, que ainda não tinha sua localização identificada.

Ziclague é mencionada na Bíblia como a cidade filistéia na qual Davi se refugiou do rei Saul, com a permissão de Aquis, rei de Gate. Depois de derrotar os incursores e receber a notícia da morte de Saul em Ziclague, Davi deixou a cidade e partiu para Hebrom, onde foi ungido rei de Israel.

Mais tarde, Ziclague é mencionada no Livro de Neemias como um centro para os judeus que retornaram do exílio babilônico.

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Universidade Macquarie de Sydney, na Austrália, o verdadeiro local de Ziclague é Khirbet a-Ra’i, no sopé da Judéia, entre Qiryat Gat e Laquis, no sul de Israel.

Ao longo dos anos de pesquisas arqueológicas em busca da cidade, vários locais alternativos foram propostos, mas nenhum atendeu a todos os critérios exigidos. As escavações em Khirbet a-Ra’i começaram em 2015 e apresentaram indícios de assentamentos contínuos.

De acordo com os pesquisadores, o local mostra sinais de uma comunidade filistéia e um assentamento judaico da era do rei Davi, atendendo aos critérios exigidos por Ziclague. Além disso, o sítio arqueológico mostra evidências de ter sido destruído por um incêndio maciço — a Ziclague judaica foi derrubada nas mãos dos amalequitas.

Após sete escavações que revelaram cerca de 1.000 metros quadrados, a equipe arqueológica encontrou estruturas maciças de pedra, estruturas típicas e artefatos culturais dos filisteus, incluindo 100 vasos de cerâmica para armazenamento de óleo e vinho.

Vasos de cerâmica encontrados em Khirbet a-Ra’i, identificada por arqueólogos como Ziclague bíblica. (Foto: Expedição de Escavação para Khirbet a-Ra’i)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.