Estudo Bíblico
Texto. Áureo - Romanos 15.4
¹ Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os
soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que
está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não
deixará nem raiz nem ramo. ² Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o
sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros
da estrebaria. ³ E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das
plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos
Exércitos. ⁴ Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe
para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. ⁵ Eis que eu vos enviarei o
profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;⁶ E ele
converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais;
para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Malaquias 4:1-6
Introdução
Grandes verdades:
- Deus é Senhor da história, nada foge do seu
controle.
- Todas as coisas contribuem para o seu
propósito criativo e salvador.
É comum ouvirmos pessoas desacreditarem as Escrituras, tratando-as como uma narrativa mitológica. Contudo, muitos estudiosos da Antiguidade Oriental – como historiadores e arqueólogos – utilizam e continuam a utilizar a Bíblia como referência [ou guia] em seus estudos. Exemplo:
Eilat Mazar (1956–2021) Conduziu
escavações em Jerusalém, com foco em descobertas que apoiassem a historicidade
do Rei Davi e Salomão
Nelson Glueck (1900–1971) Fez grandes
levantamentos arqueológicos na Transjordânia e descobriu muitos sítios.
Famoso por suas escavações em Ezión-Geber (porto de Salomão no Mar
Vermelho, conforme I Reis 9:26) e por identificar os locais da
mineração de cobre do Rei Salomão.
Não importa a motivação dos pesquisadores nem seus objetivos ideológicos, o certo é que esses estudos acabam lançando luz sobre o passado, ampliando nosso conhecimento do contexto bíblico (sociopolítico, econômico e social) em que viveram e agiram os homens de Deus [profetas [menores] no Antigo Testamento.
SOBRE OS PROFETAS:
a)
Função e Natureza do Profetismo:
- Os profetas eram
essencialmente mensageiros de Deus (Yahweh), levantados em momentos
de crise ou desvio da aliança.
- Sua função
principal não era primariamente prever
o futuro (embora isso
ocorresse), mas sim confrontar o presente,
chamando o povo (Israel e Judá) e seus líderes ao arrependimento e à fidelidade à Lei e aos mandamentos de
Deus.
- Eles denunciavam a injustiça
social, a idolatria (adoração a outros deuses) e a imoralidade,
que eram as grandes falhas do povo.
b)
Contexto Histórico Geral (Séculos VIII a V
a.C.):
- O período de
atuação dos profetas escritores (aqueles que têm livros na Bíblia) abrange
principalmente os séculos que antecedem,
incluem e sucedem o Exílio na Babilônia (século VI a.C.).
- Este foi um período
de intensas turbulências políticas,
marcado pelo surgimento e declínio de grandes potências mundiais: o
Império Assírio (que destruiu o
Reino do Norte, Israel, em 722 a.C.), o Império Babilônico (que destruiu o Reino do Sul, Judá,
em 586 a.C., e levou o povo para o Exílio) e o Império Persa (que
permitiu o retorno dos exilados a partir de 538 a.C.).
- A mensagem
profética estava intrinsecamente ligada a esses eventos, interpretando-os
como juízo divino ou como um chamado à esperança e restauração.
c)
Divisão Cronológica e Temática:
- Os profetas costumam
ser agrupados em três períodos principais, refletindo o cenário
político-religioso:
- Pré-Exílicos (antes de 586 a.C.): Profetizam em um cenário de prosperidade
enganosa, decadência moral e ameaças das potências (Assíria/Babilônia).
Exemplos incluem Amós, Oséias, Isaías, Miqueias, Jeremias.
- Exílicos
(durante o Exílio, 586-538 a.C.): Trazem mensagens de consolo e
esperança em meio à destruição e cativeiro, garantindo que Deus não
abandonou Seu povo. Exemplos incluem Ezequiel
e Daniel.
- Pós-Exílicos (após 538 a.C.): Atuam no período do retorno e da reconstrução
do Templo e de Jerusalém, encorajando o povo a restaurar a pureza
religiosa e social. Exemplos incluem Ageu, Zacarias e
Malaquias.
d)
A
Mensagem Central:
- Em sua essência, a
mensagem profética era:
a.
um apelo
à justiça e ao conhecimento de Deus, lembrando Israel do seu compromisso
de aliança.
b.
Eles frequentemente apontavam para um futuro
de restauração e a vinda de um Messias (Salvador) que traria o
cumprimento final da promessa de Deus.
I.
Nos tempos
da dominação Assíria.
- Os egípcios, assírios, babilônios e persas
foram grandes impérios da antiguidade.
- Cada um deles ao seu tempo dominou e foram
dominados.
- Deus usou todos eles para estabelecer o seu
propósito na história do seu povo.
a. Egito.
"Então o
Senhor disse a Abrão: "Esteja certo de que seus descendentes serão
forasteiros em terra alheia, onde sofrerão opressão como escravos por quatrocentos
anos. Mas eu
castigarei a nação que os escravizar e, por fim, eles sairão de lá com grande riqueza." Gênesis 15.
13-14
·
A profecia
contra o Egito se concretizou mais tarde com a invasão dos Assírios.
·
Os próprios
assírios foram usados por Deus para disciplinar Israel e causar grande
sofrimento ao Reino de Judá.
·
Muitos
profetas, como Oseias, Amós e Isaías, advertiram Israel de
que a punição por sua idolatria e desobediência viria de uma nação do Norte,
que na época era a Assíria.
b. Assíria.
"Não voltará para a terra do Egito, mas o assírio
será o seu rei, porque recusam converter-se." Oseias 15. 5
"Portanto, eu vos levarei cativos para além de
Damasco [Assíria], diz o Senhor, cujo nome é Deus dos Exércitos." (Amós 5.27)
- Enquanto no Antigo Testamento a
disciplina muitas vezes se manifestava como uma intervenção política e
militar direta contra Israel como uma teocracia, hoje ela se manifesta
através:
ü
Das consequências inerentes das leis morais
quebradas [causa e efeito].
o
Injustiça
Social: Uma
comunidade que rejeita a justiça, a equidade e o cuidado com o próximo (como
denunciado por Amós), colhe o fruto da instabilidade social, divisão,
violência, e colapso da confiança nas instituições. A decadência
moral e a corrupção destroem a sociedade de dentro para fora.
o
Ganância/Exploração: Uma cultura de materialismo e
exploração insustentável pode levar a crises econômicas, pobreza
extrema e colapso ambiental.
ü Dificuldades e Aflições na
História.
o
Catástrofes e Crises: guerras, doenças
(pandemias), calamidades naturais e fomes podem ser vistos como
lembretes da fragilidade humana e da soberania de Deus.
o
Levantamento de Opressores.
ü Do chamado profético por meio da Sua Palavra e da Igreja.
o
Este é o principal meio de correção de Deus na
"era da Igreja"
o
Profetas Modernos: Deus usa seus servos
(pastores, líderes e cristãos fiéis) para pregar Sua Palavra, que é a
"vara" e o "bordão" de correção (2 Timóteo 3:16).
o
Disciplina Eclesiástica: Dentro da
comunidade de fé (a Igreja), a disciplina pode ser aplicada a membros
desobedientes (conforme instruído em Mateus 18 e 1 Coríntios 5).
ela
serve para proteger a santidade da comunidade e chamar o indivíduo ao
arrependimento.
ü Da convicção gerada pelo Espírito Santo.
o
O Espírito Santo opera no coração dos indivíduos
para gerar convicção:
o
Convicção de Pecado: Jesus ensinou que o
Espírito Santo convenceria o mundo "do pecado, e da justiça, e do
juízo" (João 16:8).
o
Exorta a consciência da comunidade e
chama ao arrependimento pessoal.
·
É neste contexto [Assíria] que surgiram os homens de Deus
[profetas] chamando o povo ao arrependimento. Dentre eles:
|
1.
Oseias
|
Atuou no Reino do Norte no governo de Jeroboão
II [782 a.C -753 a.C.].
Havia paz e prosperidade financeira
sobre Israel, mas falência espiritual.
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2.
Joel
|
Profetizou na infância do rei Joás
[835 a.C -796 a.C]
Joel relacionou um devastador invasão
de gafanhotos com os Assírios.
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|
3.
Amós
|
Morador de Judá, mas foi orientado
para profetizar em Samaria [Imoralidade] e em Betel [idolatria].
Pouco tempo depois o rei Salmanasar invadiria Israel deportando seus
moradores [2Reis 18.9-12]
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4.
Jonas
|
Foi o mensageiro de Deus a cidade
de Nínive [Assíria] – Provável reinado de Assur -Dan III [771 a 754 a.C]
– Nesta época ocorreram duas epidemias e um eclipse total do sol [ 763 a.C] que
quebraram o coração dos ninivitas a pregação de Jonas.
|
|
5.
Miqueias
|
Reinado de Jotão, Acaz e Ezequias
[750 a 687 a.C] – Judá.
1.
Jotão – Bom rei [2 Crônicas 27:6].
2.
Acaz – Mau rei [2Reis16. 2-4].
3.
Ezequias – Agradou a Deus e foi protegido do cerco assírio a Jerusalém [2Rs
18.13-19.36].
A mensagem profética de
Miqueias era de juízo,
provocado pela infidelidade à Aliança com Senhor.
|
|
6.
Naum
|
Anunciou o juízo sobre os ninivitas,
mais de um século depois da pregação de Jonas,
O orgulho e a crueldade dos ninivitas os levaram ao fim [Na
2.1-2;3.11-19].
|
II.
Nos tempos
da dominação babilônica.
“Ai da Assíria, a vara da minha ira, e o bordão que
está na sua mão é a minha indignação. Enviá-la-ei contra uma nação hipócrita, e
contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe
tome o despojo, e a ponha para ser pisada como a lama das ruas.” Isaias
10:5-6
As palavras proféticas de Naum [Na
2.1-2;3.11-19] se cumpriram na vida dos Assírios.
- Em 612 a.C., Nínive, foi conquistada e
destruída pelas forças combinadas dos Babilônios [Nabopolassar ] e dos Medos.
- A vitória sobre os Assírios levou os caldeus
a expandirem seus domínios chegando até o Reino de Judá [586 a.C].
- Nabucodonossor II liderou as forças do Império
Neobabilônico (também conhecido como Império Caldeu) em duas grandes invasões:
1.
Primeira captura (597 a.C.):
Nabucodonosor capturou a cidade, levou o rei Jeoaquim (ou Joaquim) e a elite de
Judá para a Babilônia, e colocou Zedequias no trono como rei vassalo [2 Reis
24:17].
2.
Destruição final (587/586 a.C.): Após a
rebelião de Zedequias, Nabucodonosor sitiou e conquistou Jerusalém, destruindo
a cidade, o Templo de Salomão, e deportando a maioria da população restante
para a Babilônia [2 Reis 24:18 – 25:7-13.].
- Obs.: Na história atual observamos grandes
potencias ameaçando povos indefesos, movidos por ganância, prepotência e
despotismo, contudo, como no passado chegará o momento do acerto de
contas com o Senhor. Veja a lista de impérios do passado e do presente.
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Período
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Império
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Observações Principais
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1.
Antigo
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Egípcio (Novo Império)
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Cerca de 1550–1070 a.C. Período de
máxima expansão territorial.
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2.
Antigo
|
Assírio (Neoassírio)
|
Cerca de 911–612 a.C. Conhecido por
seu poderio militar e domínio no Oriente Médio.
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3.
Antigo
|
Babilônico (Neobabilônico / Caldeu)
|
Cerca de 626–539 a.C. Destruiu
Jerusalém; reinado de Nabucodonosor II.
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4.
Antigo
|
Persa (Aquemênida)
|
Cerca de 550–330 a.C. O primeiro
"super-império" mundial, que dominou o Egito, a Mesopotâmia e a
Anatólia.
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5.
Antigo
|
Macedônico/Helenístico
|
Cerca de 334–146 a.C. Fundado por
Alexandre, o Grande; espalhou a cultura grega do Egito à Índia.
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6.
Antigo/Clássico
|
Romano
|
Cerca de 27 a.C. – 476 d.C. (Ocidente)
e até 1453 d.C. (Bizantino/Oriente). Governou o Mediterrâneo e a Europa.
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7.
Pós-Clássico
|
Bizantino (Império Romano do Oriente)
|
Cerca de 395–1453 d.C. Continuação do
Império Romano.
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8.
Pós-Clássico
|
Islâmicos (Califados)
|
Cerca de 632–1258 d.C. (Ex: Omíada e
Abássida). Impérios teocráticos que se estenderam do Atlântico à Índia.
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9.
Pós-Clássico
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Mongol
|
Cerca de 1206–1368 d.C. O maior
império de terra contínua da história, fundado por Gêngis Khan.
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10. Moderno
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Otomano
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Cerca de 1299–1922 d.C. Substituiu o
Império Bizantino e controlou grande parte do Oriente Médio, África do Norte
e Sudeste da Europa.
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11. Moderno/Colonial
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Espanhol
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Cerca de 1492–1898 d.C. Pioneiro dos
impérios transcontinentais, com vastas colônias nas Américas.
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12. Moderno/Colonial
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Português
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Cerca de 1415–1999 d.C. O império
colonial mais longo, com possessões na América (Brasil), África e Ásia.
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13. Moderno/Global
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Britânico
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Cerca de 1603–1997 d.C. O maior
império em extensão territorial da história (em seu auge, em 1920).
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14. Contemporâneo
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Russo (Império Tzarista/Soviético)
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Cerca de 1721–1917 (Tzarista),
1922–1991 (URSS). Grande poder imperial que dominou vastas extensões da
Eurásia.
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15. União Soviética
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16. Estados Unidos da América (EUA)
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17. República Popular da China
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18. União Europeia (UE)
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19. Índia
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20. Japão
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21. Federação Russa
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- A semelhança dos dias da Assíria, Deus levantou
profetas para entregar a sua mensagem de arrependimento e fé para o seu povo. Dentre
eles temos:
a.
Habacuque.
·
Profetizou nos dias do perverso Jeoaquim
sobre Judá;
·
Seu ministério começou um ano depois da primeira
deportação dos judeus por Nabucodonossor II [597 a.C ]. Nesta deportação
Daniel e seus amigos foram levados a Babilônia.
·
Mensagem:
o
Exaltava a soberania de Deus sobre a história.
o
Defendia a bondade e a justiça de Deus.
b.
Sofonias.
·
Foi contemporâneo do Rei Josias [Sofonias 1.1];
·
Profetizou a angústia que acompanharia a invasão
dos Babilônios [Sofonias 1.2-28]
·
Sua mensagem tem uma conotação escatológica,
que se cumprirá no dia do Senhor, na grande tribulação.
·
Profetizou também a destruição de Nínive
[Sofonias 2.13] e o juízo contra as nações rebeldes [Sofonias 3.8].
·
Em resumo:
III.
Nos tempos
do exílio
- Depois de inúmeras advertências do Senhor chegou
a vez do reino do Sul viver o cativeiro.
- Os babilônios seriam seus disciplinadores.
- No momento da
disciplina de Judá os edomitas agravaram a angústia dos seus
irmãos entregando-os aos inimigos, achando graça da sua dor.
Lição - Quem são os edomitas de nossos
dias que se alegram com a desgraça alheia?
- O “profeta menor” associado ao tempo do exílio foi:
a.
Obadias.
· Ele profetizou contra Edom - Obadias 1. 10-14
¹⁰ Por causa da violência feita a teu irmão Jacó,
cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre. Obadias 1:10
- O cumprimento desta profecia se deu dentro de um
processo histórico que passa:
o
pela destruição da sua capital [Petra] pelos nabateus
(um povo árabe);
o
Pela constatação profética em Malaquias 1.3;
o
pela Revolta dos Macabeus [quando João
Hircano força sua conversão ao judaísmo];
o
quando da destruição de Jerusalém pelos Romanos.
Na época estavam aliados aos judeus rebeldes.
Lição – Deus castiga todos
aqueles que se levantam contra o seu povo.
IV.
Nos tempos
da dominação persa.
·
Ao cumprir o tempo da disciplina do seu povo na
Babilônia [70 anos] Deus conduziu os
persas que tomaram Babilônia e libertaram os judeus – 2 Crônicas 36.23
²³ Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos
céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa
em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o Senhor
seu Deus seja com ele, e suba.
·
Em Isaias 45.1, [201 anos antes - 740a.C.
– 539 a.C] profetizou:
¹ Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem
tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os
lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
Isaías 45:1
·
Para um retorno a normalidade do povo judeu e
vinda do Messias o Senhor mandou três profetas:
a.
Ageu.
o
Foi a primeira voz profética depois do retorno
do cativeiro da Babilônia [520 a.C].
o
Após 15 anos da chegada o povo ainda não havia
reconstruído o templo do Senhor. Ageu anima o povo para a reconstrução do
templo e dar esperança de dias melhores.
b.
Zacarias
o
Traz uma mensagem de consolação num contexto de
pressões dos povos vizinhos contra a reconstrução do templo e culto [520 – 518
a.C.].
o
Sua mensagem é messiânica prevendo o 1º advento
[Zc 9.9], como a 2º vinda de Cristo [Zc 14.4-9].
⁹ Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de
Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado
sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9
⁴ E naquele dia
estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém
para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente
e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará
para o norte, e a outra metade dele para o sul. ⁵ E fugireis pelo vale dos meus
montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes
de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu
Deus, e todos os santos contigo. ⁶ E acontecerá naquele dia, que não haverá
preciosa luz, nem espessa escuridão. ⁷ Mas será um dia conhecido do Senhor; nem
dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz. ⁸ Naquele
dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o
mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno
sucederá isto. ⁹ E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o
Senhor, e um será o seu nome. Zacarias 14:4-9
Malaquias.
- Profetizou em Jerusalém quase um século depois
do retorno dos exilados [450-400 a.C.].
- Repreendeu a negligência espiritual do povo e
seus lideres.
- Ele ressaltou as características do verdadeiro
culto e dos verdadeiros adoradores.
- Honra e Respeito (Temor) a Deus;
ü
O verdadeiro adorador reconhece Deus como Pai
e Senhor e o honra com o que é puro e de valor.
Sinceridade e Integridade Pessoal.
ü
A adoração a Deus deve ser inseparável da moralidade
e da lealdade pactual na vida diária.
Obediência e Fidelidade Completa.
ü
O culto inclui a fidelidade financeira,
que reflete a confiança e obediência a Deus. A provisão de Deus está ligada à
obediência.
Justiça Social e Abandono da Maldade.
ü O
culto deve se manifestar em ações de justiça e retidão na sociedade.
Conclusão:
O culto a Deus deve ter bases na fé, no amor e esperança. Devemos ter o
cuidado para não transformar nossa adoração em um fardo religioso difícil de ser
conduzido, moldado pelo modismo mais vazio de significado e entrega fiel ao
nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Para sua reflexão.
·
Como o contexto histórico dos profetas
influencia a mensagem que eles transmitiram ao povo de Israel? (Reflita
sobre como as crises políticas, sociais e espirituais moldaram o conteúdo das
profecias).
·
Quais são as principais características do
verdadeiro profetismo bíblico e como elas se diferenciam de outras formas de
liderança religiosa? (Considere a função de confrontar o presente,
denunciar injustiças e chamar ao arrependimento).
·
De que maneira as mensagens dos profetas
menores continuam relevantes para os desafios enfrentados pela sociedade atual?
(Pense em temas como justiça social, idolatria, corrupção e restauração).
·
Você consegue identificar situações em sua
vida ou comunidade que se assemelham aos cenários enfrentados por Israel e
Judá? Como a mensagem dos profetas pode orientar sua resposta a esses desafios?
·
Como a soberania de Deus sobre a história,
destacada pelos profetas, pode trazer esperança e confiança diante das
incertezas do mundo contemporâneo?
·
Quais lições podemos aprender com o modo como
Deus usou grandes impérios para cumprir Seus propósitos? (Reflita sobre a
relação entre poder humano e propósito divino).
·
De que forma o chamado ao arrependimento e à
fidelidade à aliança permanece atual para a Igreja e para cada cristão hoje?.
·
Como você entende o papel do Espírito Santo
na geração de convicção e transformação pessoal, conforme ensinado por Jesus e
pelos profetas?