quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Pesquisadores encontram "cofrinho" com moedas de ouro de 1.200 anos em Israel
Pesquisadores encontram "cofrinho" com moedas de ouro de 1.200 anos em Israel: O tesouro ainda não tem valor estimado; pesquisadores poderão reanalisar a importância da região no comércio internacional durante o Califado Abássida
Em Israel, cientistas plantam sementes de 2.000 anos
Em Israel, cientistas plantam sementes de 2.000 anos: Os frutos de tâmaras amadureceram na época de Jesus Cristo e suas sementes foram encontradas no deserto da Judeia
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Cornélio: um homem em busca de Deus
Texto: Atos 10.
"Em Cesárea morava um homem chamado Cornélio, que era centurião de uma companhia do exército chamada Italiana. Era piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, fazendo muitas esmolas ao povo e orando sempre a Deus. Um dia, por volta das três horas da tarde, durante uma visão, esse homem viu claramente um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: — Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: — O que é, Senhor? E o anjo lhe disse: — As suas orações e as suas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora envie mensageiros a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro. Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope." Atos 10:1-8
INTRODUÇÃO:
Nesta semana ao ler Atos 10, fui despertado para algumas verdades do evangelho que gostaria de compartilhar com os irmãos. O texto nos fala do momento exato em que mais uma vez o SENHOR extrapola as fronteiras do exclusivismo judaico e revela a sua universalidade.
É um texto que fala de:
· temor a Deus;
· testemunho;
· graça divina.
Breve histórico.
Personagens: Cornélio e Pedro.
Era um centurião - Comandante de 100 homens das tropas de ocupação da Judéia. Ele juntamente com outros cincos centuriões [Corte] controlava a região.
b. Lugar: Cesareia:
a. O fato se passa em Cesárea, cidade costeira a 100 km de Jerusalém e 50 km ao norte de Jope [1/2 de caminhada];
c. Havia sido fundado por Herodes, o grande em homenagem a César Augusto.
d. Nesta cidade existia um templo a César e Roma;
e. Era residência de Cornélio [At 10.1; 24; 11.11], como também, de Filipe, o evangelista e diácono [At 8.40; 21.8];
“Em Cesárea morava um homem chamado Cornélio, que era centurião de uma companhia do exército chamada Italiana. Era piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, fazendo muitas esmolas ao povo e orando sempre a Deus.” [Vs 1-2]
O texto começa apresentando algumas das características de Cornélio:
a. Piedoso – Amável, amigo, afetuoso e afável;
b. Temente a Deus:
- Essa expressão só ocorre outras vezes - At 16.14; 18.7].
- Indica que Cornélio era simpatizante do judaísmo, do seu monoteísmo ético e das suas leis, mas não a ponto de se tornar um prosélito.
c. Homem de oração: Adorava a Deus continuamente.
d. Sensível às questões sociais – Dava esmolas.
· Ele tinha um forte desejo de servir a Deus, mas não estava disposto a adotar as leis e rituais dos fariseus de modo a se tornar um prosélito. Esta situação causava tensão em Cornélio. A cada dia se esforçava para de alguma forma ser correspondido em sua relação com o divino.
· Em meio a esta disposição de espírito o Senhor resolve se revelar a Cornélio.
"Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor perguntou: O que é Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as suas esmolas subiram para a memória diante de Deus”- At 10.4
Dois itens ou palavras nos chama especial atenção. Eles resumem a condição espiritual de Cornélio:
a. Oração.
b. Esmolas.
O primeiro destaque trata da relação entre Homem e Deus.
· Cornélio não era judeu, mas atraiu para si a atenção da divindade. Aqui temos a confirmação do que está escrito em João 10.16
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor.”
Poucos conseguiram este feito:
a. Jó no Antigo Testamento –Jó 1.8-8.
b. A viúva pobre – A oferta da viúva pobre - Mc 12.43-44.
c. A mulher que derramou perfume na cabeça de Jesus Mt 26.6-13
d. O centurião que crê-o na cura do seu servo por meio de Jesus Cristo - Lc 7.9-10
O segundo aspecto diz respeito a sua relação horizontal: homem e homem.
Em Tiago 2.17 temos a seguinte expressão: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”
· O Senhor se alegrou com a postura de Cornélio. O Senhor é um Deus de graça e misericórdia. Deus que cuida das viúvas, dos órfãos etc (Sl 149.9). A dimensão divina e humana fora atendida em todos seus aspectos.
Obs. É importante frisar que as esmolas de Cornélio são motivadas por sua fé.
Ao examinar melhor o texto podemos chegar a uma conclusão:
· Em qualquer lugar da terra [cidade, campo, floresta, deserto etc.] que exista um homem com a mesma disposição de espirito como a de Cornélio Deus não medirá esforço para resgatá-lo.
· Existem relatos de povos não cristãos que vivem em comunidades fechadas que sonham com Cristo e procuram nossos missionários para confessar a sua fé e desta forma obter o ensino da palavra.
“Agora envie mensageiros a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro.
Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope.” At.10.
Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope.” At.10.
A visão está associada a palavra. Romanos 10:17, nos diz: “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” Rm 10:17
· Dos versos 9-16 a palavra trata de Pedro.
De imediato me questionei: Por que Pedro? Afinal, Filipe, o evangelista e diácono [At 8.40; 21.8] morava em Cesareia.
“No dia seguinte, partimos e fomos para Cesareia. E, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.” Atos 21:8
Atos 8.26-38, narra a experiência de Filipe com o Eunuco. Para Filipe não havia dúvida que o amor de Deus era extensivo a todos os povos. Contudo, para Pedro não existia esta compressão. Em Gálatas 2.11-14 Paulo repreende a Pedro por discriminar os gentios.
- A escolha de Pedro e não Filipe tinha um propósito restaurador. Os versos de 9-16 descreve uma visão de um grande lençol que descia do céu com todo tipo de animais [puros e impuros] e Cristo ordena mate e coma.
· Essa ordem não fazia sentido, pois violava as Leis alimentares Judaicas [Lv 11.2-47].
· Verso 15 é a chave – “... Não considere impuro aquilo que Deus purificou.”
· Deus estava derrubando as antigas distinções de puro/impuro e as leis alimentares em geral juntamente com todas as demais leis cerimoniais [sacrifício, festas, dias especiais, e circuncisão] como está escrito em Gálatas 2.
· Nada disto deveria ser empecilho para a comunhão com os gentios.
Uma vez experimentado por Deus, Pedro está apto para receber os enviados de Cornélio e atendê-los. Dos versos Vs 10. 23-43, Pedro chega a casa de Cornélio e recebe deste uma afirmação de fé:
“Portanto, sem demora, mandei chamá-lo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que o Senhor ordenou a você.” Atos 10:33
A mensagem de Pedro começa por uma constatação pessoal:
“Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” Atos 10:34,35
Sendo concluída quando o Espírito Santo desce sobre todos da casa. Aqui temos a repetição de pentecoste. Ele se dá em três etapas:
· Em Pentecoste - Atos 2
· Junto aos discípulos de João - Atos 19:1b-7
· Na casa de Cornélio – Ato 10.44-46.
O ensinamento é claro e o próprio apóstolo Pedro repassa para a Igreja de Jerusalém em Atos 11.
— “Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: — Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida! Atos 11:15-18
Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: — Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida! Atos 11:15-18
Lições para a vida:
· Deus não rejeita um coração cheio de fé e temente a sua palavra.
ü Não importa o lugar;
ü Não importa as condições ou circunstâncias.
· A verdadeira vida cristã se constitui de uma reta ralação com Deus e com os homens.
ü A fé tem que ser prática;
ü O amor é constituído de ação.
· Deus não faz acepção de pessoas e prepara seus servos para um melhor serviço ao reino.
ü Inconcebível que um servo de Deus seja preconceituoso, nesta condição nega o próprio Deus;
ü Prostitutas, homossexuais, assassinos etc, tenha o mesmo coração de Cornélio são acolhidos por Deus e assim deve proceder a sua igreja.
· O batismo do Espirito Santo é o marco inicial de uma vida com Deus e a certeza de crescimento em santidade.
Que o grande Deus possa abençoar a todos quantos lerem esse estudo assim como me abençoou.
Meditação realizada no dia 09.02.20, no culto administrativo da IBA.
Jerônimo Viana
sábado, 1 de fevereiro de 2020
EBD - Como agiram os amigos de Jó e sua resposta
EBD - Como agiram os amigos de Jó e sua resposta
Capítulos 15-21
Capítulos 15-21
INTRODUÇÃO.
No livro de Jó 2,11 aparece pela primeira vez a citação dos seus
amigos.
Ouvindo, pois, três amigos de Jó
todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o
temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele,
para o consolarem. Jó 2:11
No versículo 13, temos a informação que os amigos de Jó ficaram
em silêncio por 7 dias e noites em respeito a sua condição.
· Mais quem eram os amigos de Jó?
a.
Elifaz:
ü Era
o chefe dos consoladores de Jó [2.11];
ü Príncipe de Temã, um distrito de Edom.
o
Era descendente de Abraão e parente distante de
Jó [Gênesis 36:4,15].
E Ada teve de Esaú a Elifaz; e Basemate teve a Reuel; Estes
são os príncipes dos filhos de Esaú: os filhos de Elifaz, o primogênito de
Esaú, o príncipe Temã, o príncipe Omar, o príncipe Zefô, o príncipe Quenaz. [Gênesis
36:4,15]
o
Era o mais velho dos amigos – Motivação
§
Seu nome é citado em 1ª lugar [2.11];
§
Por falar antes dos demais;
§
Suas palavras refletem maturidade;
§
Por Deus ter dirigido a ele como representante
dos demais [42.9].
b.
Bildade – É provável pertencer a linhagem de
SUÁ, filho de Abraão com Quetura, sua concubina.
c.
Zofar – É provável que seja de Naama [Js 15.41]. Nesta época Naama
estava integrada a tribo de Judá.
Importante:
·
Apesar do desconforto que provocaram a Jó esses
homens assistiram na sua dor amenizando sua solidão. Sem eles o sofrimento de
Jó seria absoluto.
AS
DURAS PALAVRAS, PORÉM VERDADEIRAS DE ELIFAZ – JÓ 15.
No capítulo 14 Jó faz uma profunda avaliação sobre a brevidade da vida.
·
Ele afirma:
a.
O homem nascido de uma mulher, tem vida breve e
cheia de inquietação.
b. Quem
tirará pureza do que é impuro? Ninguém. [v.4]
ü
Jó reconhece que o ser humano está envolto no
pecado e corrupção;
ü
Afirma que todos nascem corrompidos;
ü
Que muitas calamidades acontecem pela Lei da
semeadura, apesar dela não explicar a totalidade das coisas;
ü
Compara o ser humano a uma arvore. Enquanto há
esperança para a arvore, inexiste para o homem [vs 7-10; 14-15].
c.
Qual a base de argumentação de Jó? Seu
sofrimento pessoal. Jó era pessimista.
No capítulo 15 Elifaz contra argumenta:
A. Elifaz repreende Jó:
1.
Os discursos de Jó foi vão [vs 1-3];
2.
Acusa Jó de ter colocado em cheque a reverencia
a Deus e abandono da religião [v. 4];
3.
Afirma que o próprio discurso de Jó são
evidencias de sua culpa [vs. 5-6] As palavras de Jó seriam suficiente para a sua condenação independente do pecado cometido no passado [v.6];
4.
Acusa
jó de arrogância [7-11]. É provável que se refira ao capítulo 13.
“Eis que tudo isso viram os meus
olhos, e os meus ouvidos o ouviram e entenderam.
Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior.
Mas falarei ao Todo-Poderoso e quero defender-me perante Deus.” Jó 13:1-3
Como vós o sabeis, também eu o sei; não vos sou inferior.
Mas falarei ao Todo-Poderoso e quero defender-me perante Deus.” Jó 13:1-3
Argumentos usados por Elifaz para repreensão de Jó:
o
Por acaso tu ês o primeiro homem a nascer?
o
Fostes criado antes dos montes?
o
Ouviste o conselho secreto de Deus?
o
Reservas a sabedoria só para ti?
o
Jó está a par da sabedoria secreta de Deus?
5.
Repreende
Jó por seu discurso ousado [vs. 12-13] – Conduzir pelos sentimentos e ter
brilho de revolta nos olhos.
B. Afirma a inevitabilidade do pecado e
assim o sofrimento [vs. 14-16]. Apesar desta
palavra não ser dirigida a Jó, ele entende que sim.
C. Reafirma sua teoria a respeito do
sofrimento e o destino do ímpio [vs. 17-35].
ü
Apela para a antiguidade e pureza dos sábios [vs.
17-19];
ü
O ímpio é retratado como temendo as calamidades
futuras [vs. 20-24];
ü
O ímpio está em rebelião contra Deus [v.26];
ü
Sua prosperidade é passageira [vs. 29-31].
Em resumo:
a.
Elifaz tenta convencer Jó que seu sofrimento é
fruto do seu pecado.
b.
A
resposta de Jó a seus amigos.
ü
Seus amigos são consoladores lastimáveis
[vs.1-5];
ü
Ele descreve a hostilidade de Deus contra ele
[Jó 16.6-14];
ü
Reafirma a sua inocência [Jó 16.15-17:5];
ü
Afirma que Deus fez dele um provérbio dos povos
[vs.6-9];
ü
Jó contrária seus amigos [Jó 17.10-16].
O
AMIGO BILDADE E SEUS ARGUMENTOS [JÓ 18]
Bildade contra-argumenta o
que Jó falou no capítulo 14.
ü
Jó reconhece que o ser humano está envolto no
pecado e corrupção;
ü
Afirma que todos nascem corrompidos;
ü
Que muitas calamidades acontecem pela Lei da semeadura,
apesar dela não explicar a totalidade das coisas;
ü
Compara o ser humano a uma arvore. Enquanto há
esperança para a arvore, inexiste para o homem [vs 7-10; 14-15].
·
Ele inicia sua argumentação tratando Jó como um homem ímpio.
·
Não demonstrou amor quando Já carecia de palavras amorosas ou
piedosas.
A.
Bildade repreende Jó [18.1-4];
ü
Está indignado com o desrespeito de Jó para com
a sabedoria dos seus amigos [v.3];
ü
Afirma que Jó está sendo dilacerado [v.13]. É
provável que esteja se referindo a Jó 16.6-14;
ü
Pergunta a Jó se este espera que as coisas mudem
[Lei da semeadura] por sua causa [v.4].
B.
Acerca dos ímpios reforça Bildade:
1.
Ficará em trevas [v.s 5-6];
2.
Seu caminho ficará difícil [v.7];
3.
Afirma a inevitabilidade da queda do ímpio como
um animal pego em uma armadilha [v.s 8-19];
4.
Terrores o apavoram – Calamidades ou
consequência de uma má consciência [Jó 15.21-23];
5.
Sofrerá de fraquezas e doenças [Vs. 12-15] – Rei
dos terrores [morte] e casa amaldiçoada;
6.
Não terão posteridade [Vs. 16-19];
7.
O destino do ímpio causa medo aos populares.
Como resposta de Jó aos argumentos de Bildade:
ü
Ele se admira pelos constantes ataques dos seus
amigos [v.2];
ü
Se admira por eles não mostram vergonha de o
maltratarem [v.3];
ü
Reafirma que seu sofrimento é alvo da ira de
Deus e não consequências do seu pecado [vs. 4-6].
ü
Clama pela piedade dos seus amigos [Vs. 21-27];
ü
Deseja que seus reclames seja repassada para a
posteridade em forma de livro [Vs.23-24];
O discurso de Bildade é um exemplo de como não devemos
acolher e aconselhar pessoas que estejam vivenciando problemas como o de Jó ou
não.
OS
ARGUMENTOS DE ZOFAR – Jó 20
Zofar responde como Elifaz e Bildade os argumentos de Jó no capítulo
14.
·
Zofar usa a teologia correta no momento errado.
É correto e tem base bíblica a tese de que os ímpios não ficarão impunes. Erra em não ouvir a
constante defesa de Jó acerca da sua inocência.
·
Ao afirmar que Jó colhia o que plantará coloca
Zofar do lado daqueles que não acreditam na recente expressão de fé de Jó;
“Eu sei que meu redentor
vive e que por fim se levantará sobre a terra. Depois de destruído o meu corpo,
então fora da carne verei Deus. Eu o verei ao meu lado, e os meus olhos o
contemplarão, não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim!”
[Jó 19.25-27]
Observação:
Neste caso usa a palavra REDENTOR,
contudo, associado ao parente resgatador a quem cabia vingar o sangue derramado
ou resgate de propriedade [Levitico 25.25, Rute 4.4,
Números 35.19-21]
·
Zofar estava mais interessado em prova sua tese
do que ouvir Jó.
·
Precisamos está atentos para não fazer
comparações indevidas.
RESPOSTA
DE JÓ: JÁ OUVI MUITAS COISAS COMO ESSAS [JÓ 16;17]
“Então respondeu Jó,
dizendo: Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores
molestos. Porventura não terão fim essas palavras de vento? Ou o que te irrita,
para assim responderes? Falaria eu também como vós falais, se a vossa alma
estivesse em lugar da minha alma, ou amontoaria palavras contra vós, e menearia
contra vós a minha cabeça? Antes vos fortaleceria com a minha boca, e a
consolação dos meus lábios abrandaria a vossa dor.” Jó 16:1-5
·
Jó claramente se irrita com seus amigos [Jó
16.1-3];
·
Ele se indispõe a prestar atenção ao que falam.
Veja a reclamação de Elifaz;
“Porventura fazes pouco caso
das consolações de Deus, e da suave palavra que te dirigimos?” Jó 15:11
·
O conselho dos três amigos demonstra total ignorância
acerca do que passava com Jó;
·
Para Jó homens e Deus estavam contra ele.
Portanto, pouco adiantava ir adiante com o debate.
·
Responde algumas questões feitas por seus
amigos:
ü
Bildade
– 18.5-6 - Jó pergunta 21.17 - Quantas vezes sucede que se apaga
a lâmpada dos ímpios, e lhes sobrevém a sua destruição? E Deus na sua ira lhes
reparte dores! Jó 21:17
ü
Antecipa a resposta que os filhos dos ímpios
sofrerão [v.19] e afirma:
“Vocês dizem que
Deus reserva o castigo do perverso para os filhos dele. Mas é ao perverso que
Deus deveria punir, para que o sinta. Jó 21:19
·
E conclui:
ü
Ninguém é capaz de ensinar a Deus v.22;
ü
Não se pode generalizar sobre as punições
temporais do ímpio [vs. 23-26];
ü
Deixa claro aos amigos que eles desejam
caracterizá-lo como ímpios [v.27];
ü
Apela para a experiência dos viajantes para se
contrapor a tese dos amigos acerca dos ímpios [v.29];
ü
Que os homens ao invés de condenar os ímpios
horam [Vs. 31-33];
ü
Por fim, pergunta como seus amigos pensam em
consolá-los com este nível de conselhos [v.34].
APLICAÇÃO:
·
O sofrimento é comum a todas as pessoas;
·
Nossa fé não pode enfraquecer diante destas
circunstâncias;
·
Devemos perseverar em Deus assim como fez Jó.
“Os meus amigos são os que zombam de mim; os meus olhos se
desfazem em lágrimas diante de Deus. Ah! se alguém pudesse contender com Deus
pelo homem, como o homem pelo seu próximo!” Jó
16:20,21
BIBLIOGRAFIA:
OS AMIGOS DE JÓ DEBATEM COM ELE. Disponível em: https://estudosdabiblia.net/index.html Acesso em 31 de janeiro 2020.
BÍBLIA, A. T. Jó. In: BÍBLIA. Bíblia
Brasileira de Estudo: Antigo e Novo Testamento. Editor: Alberto Sayão ; São
Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2016. p. 719-726.
SOUZA, Sócrates Oliveira, Como
agiram os amigos de Jó e sua defesa. Compromisso, Rio de Janeiro, Nº do
volume: 5122, Nº do fascículo: 453, Páginas 18-21, Mês: janeiro, 2020.
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