² Rogo a
Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.³ E peço-te também a
ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam
comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos
nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:2,3
O presente texto nos chama
atenção para a importância da unidade e da humildade dentro do corpo de Cristo.
Esses princípios norteiam toda a carta aos Filipenses. Podemos encontrá-los em
passagens como Filipenses 2:1-4:
¹ Portanto,
se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma
comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, ² completai o
meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo
uma mesma coisa. ³ Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por
humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. ⁴ Não atente cada
um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
(Filipenses 2:1-4)
Este é o cerne do argumento de Paulo sobre o tema. Ele começa com uma série de "se" condicionais que apontam para uma vida em Cristo:
a. Encorajamento em Cristo;
b. Conforto do amor;
c. Participação no Espírito; 9
d. Afeição e humildade.
Se os irmãos apresentam todas estas características, a Igreja naturalmente desfrutaria de unidade e humildade no Senhor. E prossegue no verso 2: "Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa."
·
Unidade de sentimento e propósito (v.2) – Aqui
temos uma exortação direta à unidade. O mesmo sentimento é ter a mesma mente, a
mesma disposição, o mesmo objetivo espiritual. NÃO é uniformidade de opiniões
em tudo, mas sim unidade de propósito e amor em Cristo.
·
Rejeição do partidarismo e vanglória (v.3) –
Paulo condena as atitudes que dividem a igreja: Partidarismo – Ambição egoísta,
rivalidade, espírito de facções. É a busca de interesses próprios que
fragmentam o corpo. Vanglória – Desejo de falsa glória ou reputação, querer se
destacar acima dos outros por motivos egoístas.
·
Exortação à humildade (v.3) – Esta é a antítese
do partidarismo e da vanglória. A humildade é uma virtude de se ver com
sobriedade e, crucialmente, de considerar os outros como superiores a si mesmo.
NÃO é considerar os outros melhores. Não significa que você deve se diminuir ou
negar seu valor intrínseco, mas sim que você deve priorizar as necessidades e
interesses dos outros acima dos seus. É uma atitude de serviço e respeito.
·
"Não tenha cada um em vista o que é
propriamente seu, senão também o que é dos outros" (v.4) – Este versículo
resume a essência do cuidado mútuo. Em vez de focar apenas em seus próprios
interesses, ambições ou bem-estar, o cristão é chamado a olhar para as
necessidades, preocupações e aspirações dos outros. Isso implica em empatia:
colocar-se no lugar do outro; altruísmo: agir em benefício dos outros, mesmo
que isso signifique algum sacrifício pessoal; serviço: buscar oportunidades
para servir e abençoar aqueles ao redor.
Quando Paulo aborda a questão de
Evódia e Síntique, ele está zelando por esses princípios aqui expressos:
¹ Portanto,
meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no
Senhor, amados. (Filipenses 4:1)
Note irmãos: “minha alegria e
coroa estai assim firmes no Senhor, amados.” Paulo condiciona o êxito
missionário [coroa] ao sucesso espiritual dos filipenses – Em 1 Tessalonicenses
2:19-20 ele faz a mesma aplicação. E a perseverança e salvação final deles à
sua alegria [Filipenses 2:17].
1
Tessalonicenses 2:19-20: ¹⁹ Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa
de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo
em sua vinda? ²⁰ Porque vós sois nossa glória e gozo.
Filipenses
2:17: ¹⁷ E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço
da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.
Em Filipenses 4:2, Paulo não
revela a causa da tensão entre Evódia e Síntique. Contudo, pede que cumpram em
sua relação o que foi ensinado anteriormente [tenham o mesmo modo de pensar].
No verso 3, o apóstolo pede ajuda
a um fiel companheiro para ajudá-las a superarem juntas essa dificuldade. A
reconciliação às vezes requer a intervenção de uma terceira pessoa; Paulo
estava preso em Roma, portanto, distante das irmãs [Filipenses 1:7, 13, 16;
Atos 28:16-31]. Ele demonstra estar ansioso para resolver este problema,
até porque essa igreja era preciosa demais ao seu coração.
Viagem missionária de Paulo à
cidade de Filipos é registrada no livro de Atos 16:11-40. Fatos
importantes:
Referência |
Versos bíblicos |
Atos 16:11-40 |
A Visão do Macedônio (Atos 16:9-10): Paulo tem
uma visão de um homem da Macedônia suplicando por ajuda, o que os direciona a
Filipos. A Conversão de Lídia (Atos 16:11-15): Chegando
em Filipos, eles encontram um grupo de mulheres à beira do rio. Uma delas,
Lídia, uma vendedora de púrpura de Tiatira, ouve a mensagem de Paulo, tem seu
coração aberto por Deus e é batizada com sua casa, tornando-se a primeira
convertida na Europa e oferecendo sua casa como base para os missionários. A Expulsão de um Demônio e a Prisão de Paulo e
Silas (Atos 16:16-24): Paulo expulsa um espírito adivinhador de uma jovem
escrava, o que irrita seus mestres, que os prendem e os levam perante as
autoridades. Eles são açoitados e lançados na prisão. O Terremoto e a Conversão do Carcereiro (Atos
16:25-34): À meia-noite, enquanto Paulo e Silas oram e cantam hinos, ocorre
um terremoto que abre as portas da prisão. O carcereiro, temendo a fuga dos
prisioneiros, tenta se matar, mas é impedido por Paulo. Após ouvir a mensagem
do evangelho, o carcereiro e toda a sua família são batizados. Libertação e Partida de Filipos (Atos
16:35-40): No dia seguinte, os magistrados enviam ordens para que sejam
libertados. Paulo, porém, exige que eles venham pessoalmente libertá-los,
pois haviam sido açoitados sem julgamento, mesmo sendo cidadãos romanos. Após
serem libertados, eles voltam à casa de Lídia, encorajam os irmãos e partem
de Filipos. |
· Paulo, como missionário, não se isolava, nem ministrava sozinho. Ele deliberadamente trabalhava com muitos outros.
· É certo que as irmãs [Evódia e Síntique] e Clemente participaram da ação evangelística em Filipos. Veja a atuação de mulheres na divulgação do Reino [Atos 18:26; Romanos 16:7; 1 Timóteo 2:12].
·
A quem Paulo pede ajuda?
“Peço também
a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se
esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais
cooperadores meus.”
ü
Epafrodito: Ele é mencionado várias vezes
na carta de Filipenses (Filipenses 2:25; 4:18) como um fiel cooperador e
mensageiro da igreja de Filipos. Paulo o descreve com grande carinho e como
alguém que se dedicou ao ministério, chegando a adoecer gravemente. É uma das
opções mais fortes.
ü
Silas: Silas foi um companheiro de Paulo
em sua segunda viagem missionária, que incluiu a fundação da igreja em Filipos
(Atos 16). Ele compartilhou as prisões e sofrimentos de Paulo na cidade,
tornando-o um verdadeiro "companheiro de jugo" nesse contexto.
ü
Timóteo: Timóteo era um colaborador muito
próximo de Paulo, e é mencionado como coautor da carta de Filipenses no
versículo 1:1. No entanto, o tom de "peço a ti" sugere que Paulo está
se dirigindo a alguém diferente de Timóteo, que já estava com ele.
ü
Lucas: O autor de Atos (que esteve com
Paulo em Filipos, evidenciado pelo uso de "nós" em Atos 16) também é
uma possibilidade, embora menos comum.
Pouco importa a quem o apóstolo
se referia, mas sua missão era relevante. Era essencial para a igreja em
Filipos que as irmãs fossem pacificadas devido ao impacto direto que a
desarmonia entre elas poderia ter na unidade e no testemunho da comunidade cristã.
- A Unidade do Corpo de Cristo: A Bíblia
consistentemente enfatiza a unidade como um pilar fundamental da Igreja.
Cristo orou pela unidade dos seus seguidores (João 17:21-23), e os
apóstolos sempre a promoveram. Em Filipos, a desavença entre Evódia e
Síntique, duas mulheres aparentemente proeminentes e colaboradoras no
evangelho (como Paulo menciona), representava uma ameaça real a essa
unidade. Se líderes ou membros influentes estavam em desacordo, isso
poderia facilmente se espalhar, dividindo a congregação e enfraquecendo o
corpo de Cristo.
- O Testemunho da Igreja no Mundo: A cidade de
Filipos era um importante centro romano, e a igreja ali funcionava como um
farol do evangelho. A conduta dos cristãos tinha um impacto direto na
forma como a mensagem de Cristo era percebida pelos não-crentes.
Desentendimentos internos, especialmente entre figuras conhecidas,
poderiam manchar o testemunho da igreja, fazendo com que o mundo visse
hipocrisia ou falta de amor, em vez da paz e do amor que o evangelho
pregava. A pacificação era, portanto, vital para a credibilidade da
mensagem cristã em Filipos.
- O Andamento da Obra do Evangelho: Paulo
menciona que Evódia e Síntique "combateram comigo no evangelho"
(Filipenses 4:3). Isso sugere que elas eram mulheres ativas e dedicadas à
obra missionária. Conflitos entre elas poderiam prejudicar a eficácia do
trabalho evangelístico. A energia e o foco que deveriam ser direcionados
para a expansão do Reino seriam desviados para a resolução de conflitos
internos. A pacificação era essencial para que a igreja pudesse continuar
a avançar na sua missão sem impedimentos.
- A Paz Interior e o Propósito Comum: O apelo
de Paulo para que elas tivessem "o mesmo sentir no Senhor" não é
apenas sobre a ausência de conflito, mas sobre uma harmonia de propósito e
de mente que vem de Cristo. Quando os crentes estão em paz uns com os
outros, eles podem focar no seu propósito comum: glorificar a Deus e
espalhar o evangelho. A desarmonia rouba a paz individual e coletiva,
impedindo que a igreja viva plenamente o seu chamado.
Irmãos, o texto de Filipenses
4:2-3 nos possibilita inúmeras aplicações, sendo atual para a igreja do Senhor
hoje.
ü A unidade é vital para o testemunho cristão.
ü O impacto da desarmonia vai além dos envolvidos diretos.
ü A necessidade de um "mesmo sentir no Senhor".
ü O cuidado pastoral. O que é ser pastor? No texto de hoje, Paulo deixa claro que é se importar.
Que Deus nos abençoe. Em nome de
Jesus Cristo. Amém.
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