Por ZAP - 26 Janeiro, 2019
O bilionário chinês e co-fundador da Alibaba, Jack Ma, acredita que a enorme quantidade de avanços tecnológicos no mundo poderá desencadear um novo conflito global, advertiu no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suiça.
Jack Ma assegurou que a Primeira Guerra Mundial “foi produzida pela primeira revolução tecnológica”, enquanto “a segunda revolução tecnológica provocou a Segunda Guerra Mundial”. “Esta é a terceira revolução tecnológica – já nos estamos a aproximar”, alertou o empresário citado pela CNBC.
Apesar do prognóstico sombrio, o CEO da Alibaba disse ainda confiar no potencial da tecnologia para benefício da Humanidade. Jack Ma referiu, a título de exemplo, a luta contras as mudanças climáticas, notando que as novas tecnologias podem ajudar os especialistas a utilizar combustíveis fósseis de uma forma mais “eficiente” e “inteligente”.
Ao mesmo tempo, e apesar de acreditar que a tecnologia é “excelente para os seres humanos”, Ma enfatizou que “não ser má não é o suficiente” para as empresas tecnológicas. “Devemos fazer coisas para o mundo, fazer coisas boas para o nosso futuro e acreditar nos jovens”, defendeu o bilionário.
Esta não é a primeira vez que Ma faz este tipo de avisos. Em 2017, o CEO da Alibaba proferiu declarações semelhantes, prevendo que os desenvolvimento tecnológicos em machine learning e inteligência artificial poderia resultar num novo conflito à escala global.
Em igual sentido, também Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, fez já comentários semelhantes, dizendo, no ano passado, que a competição entre os governos para liderar o campo da IA provavelmente causaria uma Terceira Guerra Mundial.
ZAP //
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.