sábado, 17 de abril de 2010

Educação Cristã

Estudo bíblico
Texto bíblico – Dt. 6.7;

19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado. Gn 18.19

• Os antigos hebreus não tinham escolas para as crianças, mas tinham educação.

a. Os pais instruíam os filhos os filhos no conhecimento da religião.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7

b. Os adultos recebiam conhecimento mais completo da boca dos sacerdotes e dos levitas, no santuário e nas cidades destinadas para tal fim.

 Havia levitas itinerantes para ensinarem a Lei de Deus – Lv 10.11; 2 Cr 17.7-10; Ag 2.11.

“No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá; 8 e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. 9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 10 Então caiu o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não fizeram guerra contra Jeosafá.” (2 Cr 17.7-10)
 A cada 7 anos (Festa do Tabernáculos), lia-se a lei em público diante da Assembléia do povo de Israel (Dt 31.10-13 – “Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem.”).
 As festas e os poemas preparados para a ocasião serviam para lembrar os fatos que foram a base de sua organização política, alem de levar o povo a servir e obedecer ao Senhor.
 As transações comerciais e processos legais eram feitos ao ar livre (Conhecimento prático).
 No período grego-romano existiam escolas elementares junto às sinagogas, onde as crianças aprendiam a ler as Escrituras Sagradas, a escrever e fazer contas. Na época de Gamaliel as crianças entravam para a escola aos 6 anos de idade.
 Os escribas ministravam a instrução superior, principalmente na interpretação da Lei.
 Os compartimentos existentes no átrio exterior do templo, nos departamentos das sinagogas eram gabinetes de leitura (Lc 2.46 - 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.).

EDUCAÇÃO CRISTÃ: UM DEVER DA FAMÍLIA, UMA RESPONSABILIDADE DA IGREJA.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7

A educação entre os Hebreus tinha por meta levar os israelitas a servirem e obedecerem ao Senhor. Esse é sem dúvida um dos objetivos da igreja do Senhor Jesus Cristo.

• É necessário conhecer para cultuar – Essa também era uma das preocupações de Paulo em sua Carta aos Romanos 14.15.

13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!
16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

• Conhecer a Deus envolve todas as dimensões do nosso ser.

a. Fisica – Emocional.
b. Espiritual – Cognitivo.

37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Mt 22.37

Daí, porque esse ensinamento tem que começar cedo e com a família. Hoje pelo fato de dispormos de escolas seculares ou nas igrejas somos tentados a passar nossa responsabilidade de educar aos mestres, ou quando adultos, relaxar no estudo da palavra. Mas esse nunca foi o plano de Deus. Ele requererá de nós o relaxamento em ambas as situações (de pai em relação ao filho e Aluno da EBD em relação à palavra).

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente, e maldito aquele que vedar do sangue a sua espada!” Jeremias 48.10

Um dos métodos usados pelos pais para ensinar a seus filhos é contar histórias. Essa metodologia envolve três elementos indispensáveis na aprendizagem de qualquer pessoa em qualquer idade.

a) Informação - Bíblia.
b) Emoção - Metodologia.
c) Autoridade de quem ensina.

A criança em formação tem abundância desse material em sua casa (deve ser explorado com sabedoria pelos pais), assim também como o novo irmão na fé deve ter em sua igreja.

Daí Deus responsabilizar a família pela educação inicial do infante. Aos 6 anos de idade estamos em plena formação e é nesse tempo que deve chegar os ensinos. É intenso e cheio de recursos (atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.)

Veja o quanto esse ensino fez diferença na vida de Moisés.

5 A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. 6 E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus. 7 Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti? 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino. 9 Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.10 Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.
Êxodo 2.5-10.
Quem foi Moisés? O que fez de importante? A que se deve? Os ensinos que aprendeu com seus pais foi tão forte que nunca os esqueceu e fez uma grande diferença em sua vida. Abençoado ensino!

• Nossa atitude diante do ensino da palavra de Deus não pode ser passiva.

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Pv 22.6
• A experiência de fé do grupo familiar é de suma importância para nossos filhos.
• A história espiritual da nossa família (sua relação com Deus) é costurada nesses momentos de troca de idéias.

Uma observação importante: Isso ocorre também com a igreja, no momento em que ouvimos e vemos os testemunhos dos irmãos falando de livramentos, curas, salvação, consolo e tantas outras coisas que Deus pode fazer entre nós, visto que, fazemos parte da família de Deus (Ef 2. 19 - Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus,).

• Temos que conversar, ensinar (sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te ... ) para mantermos aberto um canal de diálogo que sirva para a vida inteira. Devemos a todo custo evitar o colesterol satânico que geram pais, filhos e irmãos mudos, insensíveis.

Só uma família pode gerar sentimentos de:

 Amor.
 Confiança.
 Segurança.
 Identidade.

Tudo isso é o que devemos passar para nossos filhos e irmãos na fé através do nosso relacionamento diário. Podemos até nem saber como essas coisas vão se processando, mas passamos assim mesmo. Sem notar.

• Como vemos as experiências do meu próximo é de grande importância para minha vida, mas não é tudo. Preciso saber lidar com minhas próprias experiências com Deus.

Veja a história de Samuel:

1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes. 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. 10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

 Samuel foi orientado por Eli a responder a Deus quando Este o procurasse.

a. Nosso grau de maturidade ou imaturidade espiritual pode confundir a voz de Deus a outros barulhos internos e externos.
b. Eli fez o papel de pai, visto que Samuel estava sob seus cuidados.
 Nesse sentido a educação cristã é NOBRE, visto que nos prepara para relacionarmos com Deus.

a. Como se aproximar de Deus?
b. O que falar ao Altíssimo?
c. Como me comportar diante Dele?
d. Como agir?
e. Como fundamentar minhas convicções em Deus?
f. Como discernir a voz de Deus ou do inimigo?

A muitas outras perguntas, mas o primeiro passo começa em casa, o segundo na igreja do Senhor.

 Os olhos dos pequenos estão sobre nós e isso não é mera expressão lingüística, assim como uma nuvem de testemunho está sobre a Igreja do Senhor. Devemos está em alerta.

1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
Hebreus 12. 1.
a. Eles tem todo tempo do mundo para nos observar.
b. Eles tem todo tempo do mundo para pensar, analisar.
c. Eles tem todo tempo do mundo para nos incorporar.
d. Eles tem todo tempo do mundo para reproduzir.

 Se desempenharmos bem o nosso papel de pai, eles terão uma ótima referencia de Deus o contrário também é verdadeiro.
 Se desempenharmos bem nosso papel de servos de Deus estaremos cooperando para o engrandecimento do seu reino.

E então...

Como anda o testemunho? Será que estamos ensinando nossos filhos e novos irmãos na fé a serem incrédulos, faladores, superficiais, enganadores, mentirosos, violentos, impuros ou irreverentes? Ou estamos ensinando a cultivarem os frutos do Espírito?

22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5. 22-23

Jamais podemos esquecer que o modelo de ensino adotado por Deus implica em:

 Vida que condiz com a palavra.
 Família que abençoa famílias.
 Igreja que se multiplica em igrejas.

6“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 também as atarás por sinal na tua mão e te serão por frontais entre os teus olhos; 9 e as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.”
Dt. 6.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.