PARTE INICIAL DA AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PROJETO: EVANGELIZANDO ATRAVÉS DO TRABALHO.
“Homem israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;” Atos 2.22
Dois mil anos já se passaram desde que Pedro pronunciou seu discurso em Jerusalém em plena festa de Pentecoste. O objetivo de Pedro era anunciar Jesus como o filho de Deus e salvador dos homens. Esse fato era esperado desde os tempos antigos quando os homens ainda viviam da caça, pesca e coleta de alimentos.
10.000 anos atrás – Na Europa, África, Ásia e América, grupos humanos caminhavam pela superfície da terra em busca de sustento. Nesse período os homens:
a) Eram nômades, fabricavam suas ferramentas a partir da pedra, madeira e ossos. Dominavam o fogo e o trabalho era dividido pelo sexo e idade.
b) Desenvolveram cultos aos deuses da fertilidade (Vênus da pré-história) pensando alcançar favores livrando-se das doenças, abençoando suas caçadas e preservando-lhes a vida. Foi dessa época a invenção da roda.
c) Aprenderam a produzir seus próprios alimentos, passaram a morar em aldeias onde diversificaram a produção e as profissões, visto que alguns cuidavam dos rebanhos, outros da segurança da aldeia e outros tantos de trabalhos com os metais.
d) Aprenderam a desenvolver a escrita, bem como dominavam a técnica de fundir os metais dando os primeiros passos para entrar na civilização.
Esses homens, no entanto se achavam perdidos espiritualmente e se apegavam a magia construindo para si uma falsa ideia que tinham o controle sobre as forças naturais. Por volta de 8000 a.c, os homens desenvolveram técnicas de plantio o que mudou muito seu dia-a-dia. As comunidades neolíticas:
(02) abandonaram a economia agropastoril para se dedicar a caça, pesca e coleta de frutas e raízes.
(04) tornaram-se sedentárias e passavam a habitar em aldeias agrícolas onde desenvolveram atividades artesanais e pastoris.
(08) vivenciaram um forte crescimento populacional e fundiram os metais que foram usados na produção agrícola aumentando consideravelmente a oferta de alimentos.
A soma dos itens certo é: ____
a) 06 c) 10
b) 12 d) 14
Contudo essas mudanças deixaram ainda mais dependente de suas divindades, visto que a todo custo exigiam sacrifícios para manterem a lavoura livre das pragas, inundações, secas e outros agentes naturais.
Na última fase da pré-história os homens aprenderam a fundir os metais e com eles:
I – produziram ferramentas, utensílios domésticos e armas. Esses instrumentos facilitavam o dia-a-dia nas antigas comunidades do neolítico.
II – ampliaram a produção de alimentos já que os metais por serem mais resistentes asseguravam uma ótima produtividade agrícola.
III – se lançaram nas grandes conquistas territoriais retardando com isso a formação das primeiras civilizações e o desenvolvimento das atividades comerciais.
Os itens verdadeiros são:
a) I, II e III c) II e III
b) I e II d) somente o item I.
Por volta de 2.000 a.c, as mudanças dos anos finais do Neolítico acentuaram-se com o (a):
• Aparecimento de grupos sociais.
• Formação do estado.
• Divisão social do trabalho
• Aumento da produção econômica.
• Registro escrito.
Todas essas transformações contribuíram para o surgimento das civilizações. O crescente fértil correspondeu a região do planeta onde surgiram as primeiras civilizações. O estado do;
a) Egito, Israel, Fenícia, Síria e Mesopotâmia;
b) Egito, Índia, Israel e Pérsia;
c) Egito, Macedônia, Fenícia, Pérsia e Mesopotâmia;
d) Egito, Israel, Macedônia e Mesopotâmia.
ocuparam essa região formando o primeiro bloco de civilizações do Oriente Próximo. Dentre as civilizações citada acima destaco os hebreus.
“Ora, disse o Senhor a Abrão: sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (...) Gn 12. 1-3
CASO DESEJE ESSA AVALIAÇÃO É SÓ PEDIR VIA E-MAIL.
NATAL 24/04/2010
COLÉGIO BEREIANO.
meio confuso, mas eu gostei (:
ResponderExcluirEssa avaliação foi elaborada com base no livro de Koshiba (História Geral e do Brasil). Esse autor é da linha marxista e aborda os temas de história pela ótica social. Os textos são bem diferentes dos tradicionais, visto que não se limitam a citar datas e colecionar fatos, mas analisa os mesmos. Dai vem a confusão. Eu mesmo tive que me adaptar a esse tipo de leitura. Para o aluno que trabalha os conteúdos em sala de aula quer seja em roda de leitura, seminários e outras metodologias as perguntas são mais familiares. Graças a Deus que boa parte da turma se saíram bem nesse período.
ResponderExcluirMuito interessante... Quando se trabalha as questões sociais fica mais fácil abordar temas de épocas passadas e ter um resultado comparando os dias de hoje.
ResponderExcluirAdorei!
Maria Helena