sexta-feira, 30 de março de 2012

Como e por que os homens trabalham


A revista Nova Escola do mês de abril [nº251 - 2012] traz uma importante matéria sobre o mundo do trabalho e como explorá-lo em sala de aula. A reportagem assinada por Daniele Pechi tem por título “Como e por que os homens trabalham”.

O propósito dessa ação pedagógica é fazer a garotada refletir sobre a dinâmica do trabalho e suas variações ao longo do tempo histórico. A comparação entre o ontem e hoje é o elemento central dessa pesquisa, o que possibilita ao educando uma viagem pelo medievo e civilizações clássicas [Grécia e Roma], sob a ótica do trabalho. Informou Daniele.

“Como e por que os homens trabalham” é um tema que inspira curiosidade e desfio à garotada dos 6º e 7º ano. A apresentação do tema se resume a uma breve fala sobre o Dia Internacional do Trabalho [1º maio] e seu significado sócio-histórico. Completada esta etapa os alunos são instruídos a prepararem uma apresentação comparativa acerca da situação do trabalho e trabalhador no tempo histórico. Afinal, o que permaneceu ou se modificou? O que é semelhante ou diferente no trabalho nosso de cada dia?

Entrevistas com pais, amigos, profissionais da escola e outros é uma das fontes de pesquisa proposta pelo artigo, bem como uma bibliografia qualificada e uso da internet quanto potenciadora de visitas virtuais a museus e casas de cultura que estejam sintonizadas com a temática. Nessa coleta de informações, os alunos serão estimulados a buscarem fotografias, mosaicos, pinturas, enfim, todo um instrumental que permita os alunos a visualizarem a evolução do trabalho.

Nesses estudos, afirma Daniele, os professores devem apresentar à turma as características que marcam o mundo do trabalho atual [salário, variedades de atividades e expedientes trabalhados, bonificações etc.], para só depois mergulharem no passado histórico.

A subsistência apresenta-se em todos os tempos como a principal causa do trabalho humano, independente da relação empregador-empregado e forma de trabalho. Conceitos como trabalho escravo [Grécia e Roma], trabalho servil [Idade Média] e trabalho assalariado [tempos contemporâneos] serão percebidos e diferenciados pelos jovens, que entendem as circunstâncias que determinaram essas relações de trabalho.
Trabalho em nossos dias está ligado a uma decisão pessoal; hoje, mas do que em qualquer outra época, possibilita ascensão social, realização pessoal, liberdade do trabalhador frente ao empregador e, por fim, torna a busca pela qualidade de vida não um sonho distante, mas uma realidade próxima.

Diante de circunstâncias tão diversas dos tempos antigos somos impulsionados a acreditar que nossos dias são melhores que o passado distante, contudo esse é um grande erro, visto que são épocas e contextos diferentes; portanto, devem ser respeitados, concluiu Daniele.

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