ESTUDO BÍBIICO
ISAIAS 43. 1-11
2.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e
quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te
queimarás, nem a chama arderá em ti.
3.
Porque eu sou o Senhor teu Deus,
o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a
Etiópia e a Seba em teu lugar.
4.
Visto que foste precioso aos meus olhos, também
foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua
vida.
5.
Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a
tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.
6.
Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas;
trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,
7.
A todos os que são chamados pelo meu nome, e os
que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.
8.
Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos,
que têm ouvidos.
9.
Todas as nações se congreguem, e os povos se
reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas
antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e
se diga: Verdade é.
10.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e
meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu
sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum
haverá.
11.
Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há
Salvador.
QUAL O
CONTEXTO EM QUE ISAIAS EXPOS ESTA MENSAGEM?
·
O livro de Isaias contempla três cenários
históricos:
|
Isaias 1-39 |
Isaias 40-55 |
Isaias 56-66 |
Data e cenário |
Séc 8 a.C a ameaça Assíria. |
Profecias sobre o
séc. 6 a.C, o exílio Babilônico. |
Profecias sobre todos os tempos e ocasiões, até o fim. |
Público |
Povo rebelde que anelava segurança via acordos políticos com povos
infiéis. |
O povo de Deus
derrotado, sob dominação mundana. |
Todos que abraçam a aliança com Deus. |
Ações |
Deus promete um messias e executa juízo. |
Deus consola seu
povo desengajado no exílio. |
Deus prepara todo o seu verdadeiro povo para a sua prometida
salvação. |
Mensagem |
Na conversão e no descanso está a salvação de vocês. Mas vocês não
queriam. (30.15) |
A glória do Senhor
se manifestará (Messias) Isaias 40.5 |
Mantenham o direito e pratiquem a justiça (56.1) |
|
|
|
|
·
A mensagem pronunciada pelo profeta corresponde
ao século 6 a.C., quando Israel se encontrava no cativeiro da Babilônia.
·
A política internacional está em
destaque. Deus está no controle, e as guerras e movimentos dos povos, são
usados por ele para ajudar seu povo a retornar à sua terra.
“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou,
ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi;
chamei-te pelo teu nome, tu és meu.” 43.1
Para alguém que esteja passando por uma dificuldade não existe nada
melhor do que se sentir apoiado por outro, e principalmente, quando este nos
conhece intimamente (“chamei-te pelo teu nome”). O profeta consola os
cativos afirmando que o Senhor conhecia plenamente a sua dor. E não só isto, sua
identidade com aquele povo era visceral, visto que, ele os havia criado;
formado e remido.
O significado da expressão remi usada por Isaias neste texto é LIBERTAÇÃO,
PROTEÇÃO ou RESGATE. Era tudo que os cativos gostariam de ouvir naquele
momento. Eles sabiam dos motivos daquele cativeiro:
·
suas autoridades haviam substituído a sua aliança
com Deus e confiado em reinos terrenos;
·
o povo apostatou da fé buscando outros deuses;
·
seus sacerdotes não cumpriram com zelo suas
obrigações espirituais, pelo contrário, se restituíram, se corromperam e
negaram ao povo o ensino da Lei do Senhor. Foram complacentes com o erro.
É bom saber que Deus chama o seu povo em pleno cativeiro, não para atender
as suas necessidades circunstanciais, mas para o louvor a sua glória
– Isaias 43. 7, 21
“Todos os que são chamados pelo meu nome, e os que
criei para a minha glória, sim, aqueles que formei para a minha glória.”
Isaias 43.7
E o texto prossegue:
“Quando passares
pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão;
quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque
eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu
Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te
amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.” Isaias 43. 2-4
A ação de Deus é constante na vida do seu povo. Apesar das
circunstancias temporariamente adversa eles tinham a promessa divina que não
iriam sucumbi naquele caos (agruras do cativeiro, exílio e outros), bem como,
não estariam desamparados. Em Isaias 41.10, temos o reforço desta
promessa. Aqui fica a pergunta:
Qual tem sido o seu cativeiro ou prisão?
·
Emocional?
·
Espiritual?
·
Físico?
E mais, como ter animo diante de uma provação desta grandeza? Vejam como
estavam emocionalmente os cativos na Babilônia.
“pois aqueles que
nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que
fôssemos alegres, dizendo: Cantem para nós um dos cânticos de Sião. Mas como
poderíamos entoar um cântico ao Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de
você, ó Jerusalém. Que a minha mão direita se resseque. Que a minha língua
fique colada ao céu da boca, se eu não me lembrar de você, se eu não preferir
Jerusalém à minha maior alegria.” Salmos 137.3-6
A fé é a resposta. Ela é uma condição divina (Hebreus 11.6 “...sem
fé é impossível agradar-lhes...”)
·
Os cativos são desafiados a viverem pela fé. A
crê em sua libertação, apesar das circunstancias adversas.
·
Os cativos são desafiados a viverem na
dependência de Deus.
·
Os cativos são desafiados a darem ouvidos ao
profeta e reconhecer a sua autoridade de homem de Deus.
Só assim poderiam compreender Deus que se revelava
“Porque eu sou o Senhor teu
Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu
resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.” (Is. 43.3)
·
sou o Senhor teu Deus;
·
Santo de Israel;
·
o teu Salvador.
E acrescenta: “dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em
teu lugar.”
Ou seja:
·
Deus conduzirá a história para o bem do seu
povo.
·
Quando o profeta cita o Egito ele faz alusão ao
êxodo;
·
Quando trata da Etiópia e Saba (África?) o
profeta dar uma outra dimensão a ação de Deus - São lugares bem distantes. Portanto,
o Não
importa a distância, O Senhor irá aonde for preciso e mudará a história de
qualquer nação para salvar o seu povo.
O irmão tem noção da profundidade e extensão desta
palavra? Quantas vezes o irmão e a irmã desfrutaram desta proteção divina em
sua vida?
O que move o braço de Deus na direção do irmão ou dá irmã?
“Visto que você
é precioso aos meus olhos e digno de honra,
e porque eu o amo, darei homens por você e povos em troca de sua vida”
(Is 43.4).
Israel desde o inicio foi achado PRECIOSO, DIGNO DE HONRA E ALVO DO
AMOR DE DEUS, apesar do fracasso espiritual daquela nação. O que levou o Senhor
a investir tanto neste povo? Mistério, mas, sem dúvida passa por um ato de soberania
do Supremo Senhor.
Nos versos 5 a 7, temos o reforço da promessa.
5. Não temas, pois, porque estou
contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o
ocidente.
6. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não
retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das
extremidades da terra,
7. A todos os que são chamados pelo meu
nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também
eu os fiz.
Nesses três versos (5 a 7) aprendemos que:
·
por onde quer que o povo de Deus seja disperso, o
Senhor os levará de volta para casa. Esta é uma promessa antiga. Veja:
“Quando, pois, todas
estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te
recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor ,
teu Deus; e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu
coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que
hoje te ordeno, então, o Senhor , teu Deus, mudará a tua sorte, e se
compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos
entre os quais te havia espalhado o Senhor , teu Deus. Ainda que os teus
desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor
, teu Deus, e te tomará de lá.” Deuteronômio 30:1-4
Todos nós somos passíveis de erro e por conta disto, ser alcançado
pela justiça de Deus, mas, os cativos tinham convicção que jamais seriam
desamparados.
·
Deus não se esquece do seu povo.
·
Israel deveria estar preparado para a vinda do
Messias, portanto, o tempo de disciplina estava determinado, assim como, o seu
fim.
“Acontecerá, porém,
que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei da
Babilônia e a desta nação, diz o Senhor, como também a da terra dos caldeus;
farei deles ruínas perpétuas.” Jeremias 25:12
Nos versos 8-9, o profeta apresenta um cenário de ajuste da
divindade com os demais povos e crenças gentias e desafia a qualquer um povo ou
deus a comprovar que tem a mesma capacidade que ele tem de alcançar seus
objetivos.
1.
Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos,
que têm ouvidos.
2.
Todas as nações se congreguem, e os povos se
reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas
antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e
se ouça, e se diga: Verdade é.
·
Isto – Se refere provavelmente a ascensão
do Rei Ciro.
"Quem fez
surgir no Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem lhe entrega as
nações e faz com que os reis se submetam a ele? Com a sua espada ele os
transforma em pó, e com o seu arco, em palha que o vento dispersa. Isaías
41:2
·
Coisas antigas – Refere-se as profecias
anteriores.
·
Apresente suas testemunhas – Deus não
teme uma apresentação pública e completa dos fatos. Na verdade, ele ordena.
A resposta para o desafio divino é o silêncio.
Finalmente os versos de 8-13, o povo de Deus é convocado
a ser testemunha da unicidade (único) de Deus, assim, como Jesus
declara que seus apóstolos são suas testemunhas (Atos 1.8 – “Mas vocês
receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins
da terra.”).
Quem poderá se contrapor a esta verdade, pois, Ele mesmo afirma:
O Senhor, o Rei e
Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: “Eu sou o primeiro e o último, além
de mim não há outro deus. Isaias 44.6
Que verdade maravilhosa.
Lições que podemos tirar deste texto.
1.
Deus conduz a história para o bem do seu povo.
2.
Não devemos temer as provações, visto que, temos
um Deus que nos conhece pelo nosso nome e nos ama.
3.
Somos prova viva da glória de Deus. Existimos
para isto (somos sal e luz – Mt 5.13-14)
4.
Por fim, somos testemunho da sua unicidade (Deus
é único) e do seu poder. Havendo prometido, Deus cumpre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.