terça-feira, 17 de outubro de 2017

Educação nos Tempos Bíblicos(Enciclopédia Bíblica Online)

Educação nos Tempos Bíblicos(Enciclopédia Bíblica Online)

A educação é essencial para a sobrevivência de qualquer grupo social, uma vez que a comunidade protege a sua existência e desenvolvimento apenas através da transmissão de seus conhecimentos acumulados, poder derivado, e ideológico para a próxima geração. A educação pode ser simples (e restritamente) definida como o processo de ensino e aprendizagem, a transmissão e aquisição de conhecimento e habilidade(s).

A necessidade de educação não era menos verdade para os israelitas do que para qualquer um dos povos do mundo antigo. Na verdade, o registro do Antigo Testamento indica repetidamente que o sucesso da comunidade hebraica e a continuidade de sua cultura foram condicionados pelo conhecimento e obediência à lei revelada de Deus (Josué 1:6-8). Assim, para garantir sua prosperidade, o crescimento e a longevidade como o povo de Javé, o mandamento de Israel era um de ensinar diligentemente Seus filhos a amar a Deus, e conhecer e obedecer os Seus estatutos e ordenanças (Dt 6:1-9). Do mesmo modo, o relato do Novo Testamento relaciona o sucesso da Igreja de Jesus Cristo, como uma comunidade de adoradores de “sal e luz” alcançando um mundo em escuridão, por meio do ensino da sã doutrina (João 13:34-35, Ef 4: 14, 1 Tm 1:10; Tito 2:1).

Educação no antigo Oriente Próximo. Como a educação é fundamental para a existência de qualquer comunidade ou sociedade, é natural que certos ideais fundamentais, métodos e princípios da educação, sejam propriedades compartilhadas entre os diversos grupos de pessoas. O caso não é diferente quando estudamos as práticas educativas dos israelitas no contexto da educação no mundo do antigo do Oriente Próximo.

A educação no mundo antigo estava enraizada na tradição religiosa e ideais teológicos. O objetivo da educação era a transmissão das tradições religiosas que, juntamente com os costumes e valores das comunidades e formação profissional, transmitia-se as competências técnicas. O subproduto desse tipo de educação era um cidadão modelo, leal à família, aos deuses, e ao rei, ao caráter integro, com uma vida produtiva na comunidade. Mais do que educação liberal de “livre-pensadores”, o resultado importante do sistema educacional para os antigos era utilitário, equipando pessoas para serem membros funcionais da família e da sociedade.

A maior parte do método de ensino foi baseado em aprendizado mecânico. Esta memorização das matérias curriculares foi realizada pela recitação oral e escrita. A aprendizagem disciplinada era caracterizada pela instrução educacional, com aulas dadas em horários fixos durante o dia e muitas vezes por um determinado número de dias em um mês. Além de serem mestres, os pais (em casa) e professores (nas escolas formais), também funcionavam como mentores e modelos de vida, por ensinar através do exemplo e estilo de vida. A principal agência de educação, tanto do antigo Egito como na Mesopotâmia era a casa. Os pais e os anciãos do clã ou família foram os responsáveis pela educação dos filhos. A invenção dos sistemas de escrita e à transição para o aumento da urbanização deu origem a escolas especializadas e associadas com as principais instituições do mundo antigo, o templo e o palácio. Considerando que a educação no lar centralizava na formação profissional e desenvolvimento moral, o templo e as escolas do palácio foram concebidos com o objetivo de produzir líderes religiosos alfabetizados, informados, e capazes, como sócio-políticos e administradores.

Contudo, mais impressionante do que essas semelhanças são as diferenças entre os ideais e práticas educacionais dos hebreus e dos seus antigos companheiros. É importante notar que estas distinções educacionais dos israelitas estão diretamente relacionadas com os aspectos singulares da religião hebraica. Cinco características específicas não eram comuns às religiões do antigo Oriente Próximo.

Primeiro, a ênfase sobre a personalidade individual na fé hebraica significa que a educação deve respeitar o indivíduo e procurar desenvolver a pessoa como um todo.

Em segundo lugar, a ênfase na paternidade de Deus na religião israelita trouxe uma sensação de intimidade na relação Criador-criatura e um senso de propósito e urgência para a história humana. Assim, a educação hebraica salientava a importância de reconhecer e lembrar dos atos e fatos da providência divina na história.

Em terceiro lugar, a ideia do indeterminismo ou liberdade individual da religião hebraica deu ao homem, assim como a mulher, à dignidade do livre-arbítrio na criação; a educação hebraica sublinhava igualmente que os indivíduos tinham responsabilidades para com Deus e outros, a responsabilidade do comportamento humano, e a necessidade de formação disciplinada em fazer as escolhas “certas”.

Em quarto lugar, a noção dos israelitas como um povo escolhido por Deus encorajou ferozmente as matizes nacionalistas na religião e educação hebraica; religiosamente os israelitas estavam obrigados às exigências da santidade de Deus a fim de manter seu poder especial, enquanto educacionalmente eles eram obrigados a instruir todas as nações em santidade divina e como instrumento de redenção de Javé, e Luz para as nações.

Em quinto lugar, a doutrina do pecado humano está presente tanto na religião hebraica como na educação, o que introduziu o conceito da mediação na religião israelita - um requisito para preencher a lacuna existente entre um Deus justo e sua criação decaída; educacionalmente isso significava que o conhecimento e a sabedoria humana eram falhos e limitados e que a iluminação divina era necessária para compreender certas verdades e a capacitação divina era necessária para fazer o que era direito.

Fonte:

Baker's Evangelical Dictionary of Biblical Theology. Editado por Walter A. Elwell.

https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/12/educacao-nos-tempos-biblicos.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.