terça-feira, 24 de outubro de 2017

A bondade de Deus

Texto: Mateus 7.7-12

O capítulo 7 de Mateus é a conclusão do Sermão do Monte proferido por Jesus Cristo no inicio do seu ministério (Capítulos 5, 6 e 7.). É importante saber que Jesus Cristo estava dando os primeiros ensinos a seus discípulos. A pergunta que suscitou todo esse sermão poderia bem que poderia ser essa: Depois de ser alcançado pela graça de Deus o que devo fazer para está no centro da sua vontade?

Os temas trabalhados no sermão são vários:
  • A Bem aventurança.
  • Os discípulos como sal e luz do mundo.
  • Como proceder ao dar esmola, orar e fazer jejum.
  • Trabalhando o verdadeiro significado da Lei.
  • O verdadeiro tesouro do crente, os dois senhores e como lidar com a ansiedade.
  • A necessidade e o mal julgamento.
O capítulo 7. 7-12, é o nosso ponto de reflexão de hoje. 

Olhando todo o conteúdo anterior o servo de Deus poderia questionar: Como poderei dá conta de tudo isso? É evidente que chegará a conclusão que é impossível através da vontade humana. 

Não é sem razão que Cristo orienta seus discípulos a buscarem a Deus em oração para por em prática a essência da sua mensagem. A expressão pedi - AITEÕ (do grego) - se refere a uma suplica a Deus (Mt 6.8; 7.7,8,11; 18.18; Cl 1.9; Tg 1. 5-6; Is 7. 11-12).

Quando o servo busca a Deus ele o encontra. Essa é uma promessa divina. É importante destacar que esse pedido deve ser insistente e com fé. Veja o que diz Tiago 1. 5-8.

"Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a concede livremente a todos sem criticar, e lhe será dada. Peça-a. porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhança à onda do mar, movida e agitada pelo vento. Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa, pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos."

 Trés verbos estão em destaque no verso 7:
  • Pedi.
  • Buscai.
  • Batei. 
Esses verbos exprimem a necessidade e intensidade da oração. Vejam que o pedi vem antes do buscar, porque Cristo trata com servos de Deus, portanto:

  • já se sabe a quem pedi.
  • Se busca a melhor condição para receber a resposta divina.
  • Se bate de forma insistente forçando uma resposta divina (Associem a viúva e o juiz inócuo -  Lucas 18.1-8).
Cada passo dado pelo servo tem a marca da humildade e submissão a vontade do Pai. Não existe aqui espaço para mercadejar com Deus, ou pior, requerer dele algum direito filial. Essa atitude tão comum em nossos dias é descabido para um filho adotivo (Efésios 1.5).

Outro aspecto importante é o destaque que Cristo dá a oração como instrumento de comunicação entre Deus-homem.

Nos  versos 7-11, Jesus cristo se utiliza da figura paternal para ilustrar o quanto Deus anseia em responder as nossas orações quando alinhada a sua vontade. Nesse caso, em por em prática as inúmeras lições do Sermão do Monte. 

É certo que outras petições também tem o mesmo tratamento divino. Por  fim, se na condição de pais humanos sabemos dar aos nossos filhos o melhor, quanto mais Deus, contudo, a senha é tratar o próximo como a se mesmo. Essa é a pré-condição para ter acesso as bençãos do Pai

Quais as lições que podemos tirar deste texto?

  1. O servo de Deus sempre terá acesso livre ao Pai.  Deus não é um burocrata, temos acesso livre ao Senhor por intermédio de Jesus Cristo. Esse é o único caminho. É desejo do Pai facilitar a relação com seus servos.
  2. A oração é o meio rápido e seguro para se chegar a Deus. Lógico, que o Senhor conhece o que acontece todas as nossas necessidades, contudo, é importante que externemos todas elas. 
  3. Deus está pronto a responder as nossas orações como um pai humano, desde que, nossos pedidos estejam alinhados com a sua vontade.
  4. Agir com o próximo de forma justa e abençoadora é um requisito para se obter o favor divino.
A você meu irmão de perto ou da distância que nesse momento passa por dificuldades, quer seja, de caráter espiritual, material ou emocional. A palavra de Cristo é resista (busque e bata). A acomodação não é uma posição que caracteriza um filho de Deus. Lembre-se que Deus tem o que necessita o teu coração.

Quanto aos amigos do evangelho quero fazer um convite especial: A ciência humana é uma benção, mas não tem respostas para todas as nossas questões, só Deus. Portanto, não se demore em pedir a sua ajuda clamando o seu perdão, a sua graça e misericórdia sobre tua vida. Acerte-se com Ele e passe a desfrutar da salvação e paz que só Cristo pode nos dá.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."
Filipenses 4:7

Deus seja para sempre louvado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.