Êxodo 13.17-18
“E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito. Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito”.
O retorno a Terra Prometida não deveria ser pelo “caminho dos Filisteus”, ou seja, o mais curto. A idéia aqui era:
· Evitar que o povo “vendo a guerra” queira voltar ao Egito.
· Evitar que a nação sacerdotal se contaminasse com as práticas carnais e impuras da fé cananéia.
O contato com tais circunstâncias levaria naturalmente ao fracasso de todo projeto divino para Israel. Se Deus pudesse evitar esse desgaste espiritual, naturalmente Ele evitaria, como afinal evitou. O povo não tinha a menor idéia do que vinha pela frente, assim como nós outros. Muitas vezes Deus nos faz caminhar mais uma milha para não sucumbimos após alguns metros.
· Lembra de quando o seu colega lhes chamou para sair naquela noite em busca de experiências excitantes e as meninas simplesmente não apareceram ou deram a atenção a sua pessoa?
· Lembra quando recebeste um convite para realizar um ilícito ou mal feito e nada aconteceu?
Saiba amigo que por Deus ter um propósito em tua vida é que as coisas não rolaram da forma que seu coração carnal esperava que ocorresse.
· Deus sabe o caminho que devemos trilhar.
· A sabedoria que vem dos céus nos alerta que nem sempre o caminho mais curto é o melhor para nossas vidas [Mateus 7.13].
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”;
Se Moisés não tivesse obedecido a Deus e tomasse o “caminho dos Filisteus” Israel tinha perdido as bênçãos do Senhor e pior, Israel teria perdido a mais profunda experiência espiritual de todos os tempos com o Deus Criador: A travessia do Mar vermelho.
Amigo da distância e irmão em Cristo. Não reclame se hoje Deus te pedir para caminhar mais um milha. Saiba:
· A cada novo passo podemos usufruir da gostosa e suficiente presença divina em nossa vida.
· A cada novo passo caminhamos para algo maior: a travessia do Mar Vermelho das nossas dificuldades, limitações e tudo que você possa listar como problema para sua existência.
Por fim. Saiba que Deus tem algo contigo, e por ter algo contigo Ele te pede para caminhar mais uma milha. Nesse processo não há o que temer, visto que o comandante tem experiências e conhece todos os caminhos da vida.
Fica na boa, agradável, completa e suficiente paz do grande e maravilhoso Deus. Saiba querido: Deus te ama e se importa contigo.
Um grande abraço desse irmão da distância.
Jerônimo Viana.
Natal 05.01.2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.