JUSTIFICATIVA
É fato que a preservação do meio ambiente está diretamente voltada a questão da sobrevivência da espécie humana sobre o planeta terra. Neste sentido se faz necessário a conscientização de todos sobre as questões ambientais, bem como, promover atitudes que possam garantir o crescimento sustentável da nossa sociedade.
Nesse contexto os cristãos são chamados a dar sua contribuição ao debate sobre o meio ambiente e estar na vanguarda da luta pela vida. Reconhecemos que a educação é o melhor instrumento para alcançar esse objetivo e que o conhecimento liberta o homem das cadeias das circunstâncias.
Reconhecemos também que o homem é portador de uma identidade que é cultural, histórica e espacial e que para transformar o hoje deve conhecer o intrincado mundo de relacionamentos e interdependências que o cercam. Afinal não somos uma ilha, visto que fomos criados por Deus como seres sociais e como tal nos realizamos e podemos atuar, influenciar e contribuir para as mudanças que nossa comunidade e mundo necessitam.
Acreditamos que as grandes mudanças começam com pequenas ações e vemos nesse viés a possibilidade de cooperação pela preservação da natureza, luta essa que deve ser encampada por todos os homens de bom coração e conscientes da determinação divina de cuidarmos da natureza criada.
As formas de ações são diversas e quando bem orientadas estão ao alcance de todos. A luta pelo meio ambiente exige atitude que passam por consumidores engajados com a causa ambiental, homens e mulheres disposto a pensar no próximo e não só em seu conforto pessoal.
Pequenas ações, tais como economia de água e energia elétrica, tratamento do lixo caseiro e uma maior seletividade em nossos itens de consumo, certamente contribuirão de forma significativa para diminuir os danos sobre o meio ambiente.
Hoje, mais do que nunca, pensar ambientalmente correto é prestar um verdadeiro culto ao criador e demonstrar seu amor pela humanidade.
OBJETIVOS GERAIS
• Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações
construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
• Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito
que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando
essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de
seu meio.
• Perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando
posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural,
étnico e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a necessidade de preservar a natureza criada como um dever de todo
cristão.
• Perceber a relação entre qualidade de vida e um ambiente saudável.
• Valorizar o uso adequado dos recursos disponíveis.
• Contribuir para a conservação e a manutenção do ambiente mais imediato em que
Vive.
METODOLOGIA
A coleta de dados, a discussão em grupo, a montagem de um painel sobre a problemática do meio ambiente e divulgação das nossas conclusões a comunidade da I.B.A, são algumas ações que permeiam esse projeto.
RECURSOS
• Câmara fotográfica.
• Filmadora.
• Mural da IBA.
• Fotoblog da IBA.
• Comunidade do Orkut da IBA.
CRONOGRAMA
Dia Ações
----------------------------------
_______ Visita ao Parque das Dunas
_______ Visita ao Rio Potengi
_______ Conclusão do trabalho
----------------------------------
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será feita através da montagem e apresentação do trabalho e da participação dos irmãos no desenvolvimento do mesmo.
BIBLIOGRAFIA
• Bíblia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.