terça-feira, 27 de outubro de 2015

Estados Unidos anuncia resgate de 70 reféns do Estado Islâmico e morte de terroristas no Iraque

O comando militar dos Estados Unidos anunciou que 70 reféns do Estado Islâmico foram resgatados em uma operação realizada na última semana no Iraque. A ação também resultou na morte do primeiro soldado norte-americano em combate com os terroristas.

Parte dos reféns libertados pelos Estados Unidos fazem parte de uma força paramilitar curda, chamada de peshmergas, que combate o Estado Islâmico, de acordo com informações da agência EFE.
Peter Cook, porta-voz do Pentágono, disse que a ação militar foi realizada por solicitação do governo regional do Curdistão Iraquiano. O embate com os terroristas aconteceu próximo à cidade de Hawija, no norte do país.

“[A operação foi] deliberadamente planejada e lançada após se conhecer que os sequestrados tinham pela frente uma iminente execução em massa”, explicou Cook, revelando que as tropas norte-americanas usaram helicópteros no apoio aos soldados curdos, que foram ao cativeiro por terra.

Na troca de tiros, um soldado norte-americano morreu. O porta-voz destacou, no entanto, que um “número significativo” de jihadistas foram mortos no confronto, e aproximadamente cinco deles foram presos. “Os ‘peshmergas‘ tomaram a liderança e os americanos tiveram um papel de apoio”, explicou Cook.

A operação teria permitido aos Estados Unidos a obtenção de “importantes informações de inteligência sobre o EI”, o que pode ajudar em ações militares no futuro.

Essa ação segue um padrão determinado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que não quer que os soldados do país combatam os terroristas do Estado Islâmico pelo solo, agindo apenas através de bombardeios aéreos, ou no apoio a ações militares de forças opositoras aos extremistas muçulmanos.

Publicado por Tiago Chagas em 26 de outubro de 2015 

Selo do tempo do Rei Davi é achado em Israel

Uma descoberta arqueológica “acidental” pode ser a mais importante do ano em Jerusalém.  Quando o turista russo Matvei Tcepliaev achou um raro sinete de 3 mil anos de idade, atraiu os holofotes da mídia para uma silenciosa guerra de informações.

O pequeno objeto, que funcionava como uma espécie de carimbo oficial, data da época do Templo de Salomão. O objeto foi descoberto em um projeto que analisa toneladas de “aterro” retirado pelos muçulmanos do Monte do Templo em 1999.

A Waqf, autoridade jordaniana que controla a chamada Esplanada das Mesquitas, autorizou uma escavação para uma entrada subterrânea para o local, considerado sagrado por muçulmanos.

O sinete deve ter pertencido a uma personalidade importante, sendo usado para assinar documentos e cartas. Possui uma abertura na parte superior, indicando por onde seria pendurado, possivelmente no pescoço de seu dono.

Matvei, que só tem 10 anos de idade, conta que este foi um momento muito importante em sua vida. Ele passeava com a família por Jerusalém, tendo se deparado com o trabalho de pesquisa no meio do entulho. Logo que começou a separar a terra, encontrou um pequeno objeto de formato cônico. Feito de mármore, mede 16 milímetros de altura. Na sua base redonda de 14 milímetros, aparecem as figuras de dois animais.

Selo do tempo do Primeiro Templo é encontrado em Israel.


O arqueólogo Hillel, diretor do Sifting Project [Projeto Peneira], conta que há anos tentam encontrar algum artefato do tempo do Primeiro Templo. “Para mim foi como se tivesse encontrado um tesouro”.
De acordo com o Dr. Gabriel Barkay, um dos responsáveis pela escavação, vários sinetes parecidos foram encontrados em Israel. Contudo, este é o primeiro descoberto em Jerusalém. Todos os sinetes datam do século 11 e 10 a.C., da época dos jebuseus e da conquista da Cidade pelo rei Davi. Nessa mesma época ocorreu a construção do Templo, sob o reinado do seu filho Salomão.

Coordenado pela Universidade Bar-Ilan e a Fundação Cidade de Davi, o Peneira deseja investigar todo o material dos mais de 400 caminhões de terra retirados do Monte do Templo e despejados em um vale, perto da Cidade Velha de Jerusalém.

Zachi Dvira, idealizador do projeto que possibilita que voluntários ajudam na escavação, explica que desde o início do projeto em 2004, mais de 170 mil pessoas já participaram. Cerca de 50% da terra retirada do local sagrado já foi analisada. Existem centenas de cacos de cerâmica do século 10 aC e uma ponta de flecha de bronze, do mesmo período.

O doutor Barkay afirma que esse “aterro” é o “maior crime arqueológico da história de Israel”.  Afinal, o Monte do Templo está no centro da disputa política sobre Israel ser (ou não) a capital de um futuro Estado da Palestina.

“O Monte do Templo é o mais delicado e mais importante sítio arqueológico no país, e jamais foi escavado por causa da política. É uma incógnita; um pedaço de terra desconhecida “.

Após a reunificação de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel retomou o controle de sua capital, mas por causa de um acordo, o Monte permanece sob domínio do governo jordaniano. Achados arqueológicos que comprovem que ali repousava o templo de Salomão colocariam por terra os argumentos muçulmanos de que os judeus não têm direito ao local. 

Fonte: Com informações Jerusalem Post e Ynet News
           Notícia Gospel

domingo, 25 de outubro de 2015

Arqueólogos afirmam terem descoberto ruínas de Sodoma e Gomorra

Uma equipe de arqueólogos liderada pelo professor Steve Collins da Universidade Southwest Trinity, Estados Unidos, passou 10 anos com um projeto de estudos e escavações. Finalmente encontraram o que estavam procurando: as ruínas das antigas cidades de Sodoma e Gomorra. Segundo a Bíblia, elas foram destruídas por uma intervenção direta de Deus.

Collins e sua equipe desenvolve seu projeto de escavação em Tall el-Hammam, ao sul de Israel. Segundo publicaram em artigo na revista Popular Archeology, descobriram a localização de Sodoma, que eles chamam de “mina de ouro”.

O local mencionado em Gênesis era uma cidade-estado que dominava a região do sul do Vale do Jordão. Pouco se conhece dela além do que diz a tradição judaica. “A equipe de arqueólogos desenterrou várias estruturas monumentais antigas e artefatos que estão revelando muito sobre a região durante a Idade do Bronze”, disse Collins.

Desde 2005 ele mantém os trabalhos, mas somente agora encontraram indícios concretos de que esse pode ter sido o local da cidade, pois estão cruzando referências com ruínas de outras cidades antigas próximas. “O Tall el-Hammam parece satisfazer o critério sobre Sodoma exigido”, disse ele. Ele acredita ser uma questão de tempo até comprovar que na mesma região encontrará Gomorra.

Eles disponibilizaram diversas fotos no site do projeto. Contudo, para essa descoberta ser reconhecida, precisa que passe pelo crivo da Autoridade de Antiguidades de Israel.

No Antigo Testamento, são mencionados os reinos de Sodoma e Gomorra e outras três conhecidas como as “Cidades da Planície”. Elas ficavam na região sul da terra de Canaã.  Também existe menção a elas no Alcorão e livros apócrifos judaicos. 

Fontes: Com informações de Christian Today
             Noticia Gospel

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Romanos capítulo 8


Augusto Nicodemus - Romanos 8


A análise que faz Augustos Nicodemus do capítulo oito do livro de Romanos tem por base a ação do Espírito Santo de Deus no cotidiano do crente no intuito de construir um sólido relacionamento entre Senhor e servo que tem como consequência a santificação e um avivamento pessoal.
            Romanos 8, fala de santificação, de libertação do pecado, diferencia o que é uma vida dirigida pelo Espírito ou pela carne, bem como, das suas consequências.

Ao expor o pensamento paulino, Nicodemus dividiu o capítulo em oito pontos:

1.    Espirito Santo – Aquele que aplica a obra de Cristo no coração do crente – v. 1 a 4.
2.    Espirito Santo – Aquele que conduz o crente a uma verdadeira adoração ao Senhor – v. 5 a 8.
3.    Espirito Santo – Aquele que habita no verdadeiro cristão – v. 9 a 11.
4.    Espirito Santo – Aquele que nos dar poder para mortificar a carne – v. 12 a 13.
5.    Espirito Santo – Aquele que guia o crente como filho de Deus – v. 14 a 15.
6.    Espirito Santo – Aquele que testifica da nossa salvação – v. 16 a 17.
7.    Espirito Santo – Aquele que nos conforta em meio ao sofrimento do mundo – v. 18 a 25.
8.    Espirito Santo – Aquele que intercede por nós nas orações – v. 26 a 27.

Primeiro Ponto: Espirito Santo – Aquele que aplica a obra de Cristo no coração do crente – v. 1 a 4.


“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. ” Romanos 8:1


Ao contrário do capítulo 7. 24, onde Paulo dar um brado de agonia e fracasso diante da sua condição de pecador (“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”), o capítulo oito inicia nos assegurando total e completa vitória sobre as forças do mal para todo aquele que está em Cristo Jesus. Afirma ele: “o diabo, o mundo, satanás não pode nos condenar, nem Deus condena, visto que, a condenação foi cumprida, assumida pelo nosso representante na cruz. ” O servo fiel é livre da condenação da Lei, da culpa pelo pecado e está sendo livre do poder do pecado e um dia será livre da presença do pecado.
A Justificação para toda essa liberdade está no fato que a Lei do Espírito e vida nos livrou da Lei do pecado e da morte (Rm 7. 18-24). Não se deve a mérito humano, mas a graça. Deus nos uniu a Cristo nos dando poder para vencer o pecado e a libertação da lei.


“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; ”
Romanos 8:3


Essa libertação não era possível a lei devido os nossos pecados, mas Deus resolveu essa dificuldade enviando Jesus em semelhança de homem para receber em seu corpo sem pecado, todo a condenação que pesava sobre nós. Cristo foi nosso representante na cruz.
Portanto, a lei por si mesma não salva o pecador, essa nunca foi sua função, ela aponta para nosso estado espiritual. Deus é quem nos resga. Nesse contexto é que vemos o trabalho do Espirito Santo fazendo com que os preceitos da lei (as demandas da Lei já cumpridas em Jesus Cristo) se cumpram em nós.
A lei na teologia paulina e segundo o pastor Nicodemus não é mais um instrumento de condenação, mas de santificação, não é mais caminho de salvação, mas norma de gratidão.

Segundo Ponto - Espírito Santo: Aquele que conduz o crente a uma verdadeira adoração ao Senhor – v. 5 a 8.

Nos versos de 5 a 8, o apostolo Paulo faz um contraste entre:

a.    Está na carne – Debaixo do domínio do pecado.
b.    Está no Espírito – Viver em Cristo.

A inclinação da carne leva a pessoa a viver na dimensão deste mundo, portanto, todo o seu pensamento está voltado para sua existência material [em torno do trabalho, sexo etc.], já a inclinação do Espírito determina o gosto pela oração, leitura bíblica e tudo que diz respeito as coisas do Senhor.

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. ” Romanos 8:5-6


A inclinação da carne é a morte. O pecador é tentado a desacreditar na existência de Deus [v.7] se colocando em rebelião contra o Senhor e, portanto, desagradando ao Senhor [v.8]. Já a inclinação do Espírito é vida e paz.

Terceiro Ponto – Espirito Santo – Aquele que habita no verdadeiro cristão – v. 9 a 11

A marca do verdadeiro cristão é ter o Espírito Santo de Deus. Sem sua presença na não há salvação. Quando da explanação deste tema, o pastor discutiu o conceito de batismo do Espírito Santo, afirmando que tal condição está presente no momento da conversão do pecador e não como uma segunda benção, visto que entraria em choque com a lógica da revelação. Se o indivíduo não tem o Espírito esse tal não é de Deus.
Se o batismo com o Espírito de Deus é único, as experiências com o Ele são várias. Assim poderemos ser cheios da sua presença, guiados, orientados por Deus se deixarmos seu Espírito agir livremente em nós. No verso 10 e 11, deste mesmo capítulo temos a seguinte verdade:

a.    Se temos Cristo estamos mortos para o pecado, mas nosso espírito está vivo para Deus.
b.    A presença do Espírito Santo em nossa vida é certeza que um dia ressuscitaremos, tal qual Jesus Cristo.

Concluindo, o pastor nos chama atenção para a ausência de qualquer citação de manifestação de cura, milagres e maravilhas como obras fundamentais do Espírito de Deus. A falta desses elementos parece absurdo se comparado aos nossos das em que a ausência de tais experiências é sinal de falta de fé ou espiritualidade. No fechamento desse tópico o pastor afirma que a maior obra do Espirito de Deus é nos ajudar a vencer o pecado. Do que adianta se buscar sinais e maravilhas como marca ministerial ou modelo de espiritualidade se o indivíduo não vive uma vida que agrada a Deus.

Quarto Ponto - Espirito Santo – Aquele que nos dar poder para mortificar a carne – v. 12 a 13.


“Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. ” Romanos 8. 12-13


Segundo Nicodemus, os cristãos não são escravos da carne e não estão obrigados a viverem segundo a carne [paixões pecaminosas]. Temos o poder de não pecar devido a presença do Espírito Santo. O pecado deve ser encarado como um acidente na vida do crente e não como algo sistemático. Em Romanos 6, Paulo afirma que fomos libertos do poder do pecado, portanto não devemos dar ocasião a carne. Se somos de Cristo devemos andar como ele andou.

Quinto Ponto - Espirito Santo – Aquele que guia o crente como filho de Deus – v. 14 a 15.


Poís todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebeste o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!


Não recebemos um espirito de escravidão ou espírito do mundo [demônios] para estarmos dominados pelo medo. Esse espírito é presente na vida daqueles que não tem Cristo como seu Senhor e salvador. Essas pessoas vivem atemorizadas pela perspectiva da condenação divina e procuram fugir a qualquer custo do julgamento da sua consciência. Nesse contexto as drogas, as bebidas, o trabalho se apresentam como saídas para o estofo que é sua existência e nesse interim adoecem [fobias, suicídio etc. ]. Mas, recebemos o Espirito de Deus. Somente Ele nos faz ver Deus de forma diferente, não como um Deus irado, mas amoroso. Dessa forma nos traz paz e consolo em nossas lutas diárias nos afastando o medo da condenação. Em Cristo somos justificados e isso basta.

Sexto Ponto - Espirito Santo – Aquele que testifica da nossa salvação – v. 16 a 17.


O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:16,17


O crente está justificado diante de Deus pela obra de Jesus Cristo. O crente com ação do Espirito Santo passa a ter a certeza da sua salvação: “Ele testifica que somos filhos de Deus”. Apesar da promessa divina é possível que servos fieis ao Senhor venha em algum momento da sua vida questionar a sua salvação. Para o pastor Nicodemus esse fato é possível devido a nossa condição de pecador e porque o Senhor deseja trabalhar a nossa alma. Contudo, o salvo em Cristo Jesus possui características inerente a sua condição. São elas:

a.    Não vive na carne.
b.    Cogita das coisas de Deus.
c.    Vive para agradar ao Senhor.
d.    Não é mais escravo do pecado.

Além dessas pequenas sinalizações que confirmam o estado espiritual de um servo fiel, o pastor apontou mais um: o testemunho do Espírito de Deus que somos co-herdeiros de Cristo. Essa sensibilidade espiritual é uma poderosa arma contra a opressão maligna que muitas vezes tenta abater a nossa fé em Jesus Cristo.

Sétimo Ponto - Espirito Santo – Aquele que nos conforta em meio ao sofrimento do mundo – v. 18 a 25.


“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. ”
Romanos 8:18-25

Aqui, Paulo fala de primícias, ele antever o gozo celestial. Sobre essas coisas explica o pastor Augustos Nicodemos: “as primícias do Espírito é quem nos faz suportar os sofrimentos do tempo presente. O amor, a alegria a paz com Deus e a comunhão com os irmãos são deliciosos fragmentos de algo maior e melhor que nos espera na eternidade. ” A própria natureza também espera por esse dia.
“Porque em esperança fomos salvos”, afirma o apostolo e explica o pastor. “Isso porque ainda sentimos o peso do pecado, da incredulidade, do desassossego etc. Esperamos com paciência aguardando a salvação do Senhor. ”.

Oitavo Ponto - Espirito Santo – Aquele que intercede por nós nas orações – v. 26 a 27.


E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.  Romanos 8:26,27


O Espírito Santo intercede por nós, visto que, não sabemos orar como convém. Ele repassa para Deus aquilo que é essencial a nossa vida. Devemos ter consciência que nossas orações só são ouvidas por Deus devido a ação do seu Espírito. Quantas bobagens pedimos a Deus, enfim, não temos a menor condição de sermos ouvidos por Deus a não ser por meio do seu Santo Espírito.

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ”  Romanos 8:28

Finalizando a sua exposição de Romanos 8, o pastor afirma que devemos espelhar a imagem de Cristo. Há segurança nessa condição. Afinal foi Ele que nos predestinou, chamou, justificou e por fim nos glorificou diante do Pai. Vale apena ser crente.


Bibliografia

Internet - https://www.youtube.com/watch?v=6FGxNo2jw_Y

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Extinção do cristianismo no Iraque poderá acontecer em cinco anos, apontam missionários

Fonte: Gnotícias 


A situação de perseguição religiosa no Iraque é tão intensa que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) estima que, em até cinco anos, as tradições cristãs no país serão extintas caso não haja uma “ajuda de emergência a nível internacional”.

O quadro dramático é apontado no relatório “Perseguidos e Esquecidos?”, que expõe detalhadamente a situação dos “cristãos oprimidos por causa da sua fé”.

Com dados relativos ao período de outubro de 2013 e julho de 2015, quando a pesquisa foi realizada, o relatório aponta que no Iraque, os cristãos foram reduzidos “de cerca de um milhão em 2002-2003 para cerca de 700 mil em 2006 e para menos de 300 mil” atualmente.

“A população cristã tem vindo a sofrer uma verdadeira hemorragia no Iraque, a um ritmo de 60 a 100 mil por ano”, alerta o estudo, que ressalta que “estas estatísticas sugerem que, a não ser que haja uma mudança para melhor, o cristianismo será totalmente extinto no Iraque no prazo de cinco anos”.

De acordo com informações do Diário Digital, a AIS é uma organização missionária da Igreja Católica subordinada diretamente ao Vaticano, que trabalha com o propósito de “ajudar os cristãos onde quer que eles se encontrem perseguidos, refugiados ou em necessidade”.

O documento aponta ainda que com a ascensão de grupos extremistas muçulmanos, como o Estado Islâmico, por exemplo, está havendo “um enorme êxodo de cristãos de outras regiões do Oriente Médio, como por exemplo da Síria, combinado com um aumento das pressões sobre os fiéis na Arábia Saudita e no Irã”, o que significa “que a Igreja está a ser silenciada e expulsa do coração da sua antiga região bíblica”.

“A ameaça mais grave”, aponta o relatório, tem sido o extremismo islâmico em todo o mundo: “A ascensão de grupos militantes islâmicos na Nigéria, no Sudão, no Quênia, na Tanzânia e em outras regiões da África está a desestabilizar a presença cristã no único continente que até agora constituiu a maior esperança da Igreja para o futuro”, resume.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Mentira

Quando a mentira é lei o espirito do homem se abate
Nada faz mais sentido, se não, a dor e a contrariedade
Nessa condição o amor se esfria e a desconfiança reina
Os laços se desfaz, a esperança cede lugar a incerteza

Ser verdadeiro é preceito bíblico, ordenança de Deus
Ser verdadeiro é o que se espera de cada um de nós
Não existi paz, nem segurança na boca de um aldravão

O caminho do mentiroso é duvidoso, armadilha pura
O caráter do mentiroso é doentio, amargo e venenoso
Quem desviará da sua destruição? Do seu descredito?
Será que em seu mundo existe espaço para a alegria?

Ser verdadeiro é preceito bíblico, ordenança de Deus
Ser verdadeiro é o que se espera de cada um de nós
Não existi paz, nem segurança na boca de um aldravão

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Abaixo, artigo de Rodrigo Constantino, colunista da revista Veja (à direita na foto), com o jornalista Mauro Wainstock, diretor do ALEF News  

Caro leitor, deixo uma pergunta no ar para sua reflexão: por que só se escuta notícia ruim quando o assunto é Israel? Por que há um viés na grande imprensa que adora pintar o Estado de Israel como “malvado” e nunca concede espaço para as incríveis inovações produzidas naquele pequeno grande país? Por exemplo: sabe aquele Waze que você adora usar em lugar do velho GPS, pois se trata de um impressionante aplicativo completo que mostra até um carro parado no acostamento? Israelense. Como ele, milhares de outras coisas úteis vieram de Israel, o país mais inovador em tecnologia do mundo na atualidade. Estou lendo o livro “Start-Up Nation”, de Dan Senor e Saul Singer, que conta a história desse sucesso – ou seria milagre? – econômico do pequeno país submetido à vizinhança mais hostil que existe, em terra pouco fértil e sem água ou petróleo. Mais sobre isso depois, quando eu terminar a leitura.

Mas deixo alguns dados já: Israel possui mais companhias listadas na Nasdaq do que todos os países europeus juntos; em termos absolutos, Israel, com pouco mais de 7 milhões de habitantes, atraiu mais de US$ 2 bilhões em “venture capital”, tanto quando o Reino Unido, com mais de 60 milhões de habitantes; Israel dobrou sua situação econômica em relação aos Estados Unidos enquanto multiplicava sua população por cinco e lutava três guerras; as principais empresas de tecnologia do mundo possuem seus centros de pesquisa em Israel. O livro tenta explicar esse fenômeno impressionante. Aqui, quero apenas perguntar, sem ofender, por que raios nada disso chega aos seus olhos, estimado leitor. Duvida?

Então veja essa notícia recente, da área medicinal, de interesse do mundo inteiro: não há dúvidas que o câncer é uma das doenças mais cruéis do mundo. Por décadas, os cientistas vêm tentando encontrar uma cura para o câncer, uma doença terminal que mata 8 milhões de pessoas no mundo todo a cada ano. Com 14 milhões de novos casos de câncer diagnosticados em todo o mundo a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a necessidade de prevenção é vital. Agora, uma empresa israelense de biotecnologia está desenvolvendo uma vacina para o câncer, que não é concebida para tratar a doença – mas para impedi-lo de voltar.

A Vaxil BioTherapeutics, com sede em Nes Ziona, Israel, passou mais de meia década desenvolvendo a ImMucin, uma vacina profilática contra o câncer, que pode desencadear uma resposta em aproximadamente 90% de todos os tipos de câncer, de acordo com a empresa. A ImMucin trabalha estimulando uma parte do sistema imunológico e ensinando-o a atacar certas células com certos marcadores que indicam a presença de câncer. Quando o medicamento é introduzido durante uma fase inicial do câncer, a esperança é de que enquanto o câncer de um paciente recua, o sistema imunológico é treinado adequadamente para saber quais células destruir e com quais não interferir. Esta resposta imunológica foi consistente ao longo dos testes clínicos da Vaxil com a vacina ao longo dos últimos anos. A empresa realizou testes exclusivamente em pacientes com mieloma múltiplo até janeiro de 2014, quando iniciou os testes em pacientes com câncer de mama.

Pergunto novamente: não caberia uma chamada no jornal? Será que não é interessante o suficiente para ganhar destaque ao menos nos cadernos de ciência dos principais jornais? Por algum estranho motivo, a única coisa que parece despertar o interesse da mídia em relação a Israel é a morte de palestinos, após terroristas levarem ao limite a paciência da população e seu governo precisar reagir. Mas Israel tem muito mais para mostrar ao mundo. É uma grande incubadora de empresas de inovação tecnológica, inclusive na área medicinal. Enquanto muitos de seus vizinhos vivem pensando na morte ou na destruição, Israel está trabalhando duro para tornar este um mundo melhor. Para todos. Inclusive seus detratores.

Fonte: ALEF

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Arqueólogos descobrem crânios usados pelos astecas como troféus

Arqueólogos mexicanos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) fizeram uma descoberta bem curiosa na Cidade do México. Ao menos 35 caveiras foram achadas no Templo Mayor, que fica no principal sítio arqueológico asteca da capital mexicana. Porém, elas não estavam dispostas de forma aleatória. Segundo os especialistas, elas formavam uma espécie de "estante" de troféus de guerra, representando os inimigos que haviam sido mortos nas batalhas.

Essa forma com que as caveiras estavam dispostas é chamada de "tzompantli", e sua base formava uma "prateleira" circular feita de ossos humanos unidos por uma argamassa de cal, areia e cascalho de pedra vulcânica.

Após a morte do inimigo, os astecas empalavam as cabeças dos derrotados quando ainda estavam "frescas", e punham nessa "estante", para exposição pública.

O trabalho dos arqueólogos começou em fevereiro deste ano e foi finalizado em junho. Eles estimam que o "tzompantli" tenha sido construído entre 1486 e 1502, e a maioria dos crânios foram identificados como sendo de jovens adultos do sexo masculino, mas também havia caveiras de crianças e mulheres. "Até o momento, foram encontrados 35 crânios, mas devem existir outras dezenas nesse mesmo local", diz Raúl Barrera, diretor do programa de Arqueologia Urbana do INAH.

O problema, segundo o persquisador, é que grande parte do sítio arqueológico asteca da Cidade do México foi modificado ou destruído na época da colonização espanhola.

Fonte: Huffington Post.

domingo, 30 de agosto de 2015

Cristolandia - Natal, RN- Testemunho de vida.

Thiago é filho de pais crentes e entrou no mundo das drogas a partir do assassinato do seu pai. Se rebelou contra Deus por não compreender que em sua segurança tal coisa pudesse  acontecer. Ao assaltar a casa de um oficial da polícia foi preso por esse militar (alguns dias depois) sendo conduzido a um lugar ermo e quase morto por golpes de faca. Na hora em que estava para desfalecer clamou a Deus e se viu correndo (esforço irracional) dos justiceiros. Levou um tiro na perna no escape, mas entrou no mangue onde conseguiu escapar com vida. Noutro dia se arrastando chegou a casa de um missionário (não sabia tal coisa) funcionário da SAMUR,  cujo carro nunca pegava de primeira,  mas, em sua agonia orou novamente a Deus e todo funcionou na primeira tentativa. Foi levado por esse servo de Deus a um hospital onde passou três dias em coma.  Saiu da casa de saúde e logo buscou as drogas e desta vez foi agredido por seu parceiro de vício. Thigo chegou a Cristalândia com a cabeça enfaixada e um braço quebrado. Hoje testemunha essa história e comemora 8 meses de internação. Liberado para visitar a sua família quase mata a mãe de tanta emoção pelo seu progresso. Houve nessa casa o primeiro culto evangélico após anos de silêncio em seu lar. Glória a Deus!  Que o Thiago continue firme em seu tratamento e no tempo certo possa voltar a seu lar, com sua fé consolidada mais que nunca no Senhor Jesus.

Fonte: Testemunho pessoal do aluno Thiago quando da celebração do 68 aniversário da igreja Batista do Alecrim.

sábado, 29 de agosto de 2015

Cristãos de vilarejo no Quênia sofrem emboscada de extremistas islâmicos do Al-Shabaab


Um grupo de cristãos foi emboscado pelos extremistas islâmicos do Al-Shabaab em um vilarejo da cidade costeira de Lamu, no Quênia.

De acordo com a Missão Portas Abertas, os fundamentalistas – também conhecidos como “Movimento do Jovem Guerreiro” – armaram uma emboscada e assumiram o controle do vilarejo após reunir todos os moradores num mesmo lugar.

Os 100 militantes do Al-Shabaab “invadiram a aldeia às 5h00 da manhã, e obrigaram os moradores a se reunirem num mesmo lugar, onde fizeram sermões religiosos durante uma hora. Agora as pessoas estão deixando suas casas por medo de novos ataques”, relatou uma testemunha ocular ao site AllAfrica.

“Os cristãos no Quênia têm vivido sob constante ameaça por parte desse grupo de radicais, em particular, os que vivem no nordeste e áreas costeiras. O que torna a situação mais complexa é o fato de que os terroristas usarem diferentes táticas”, explicou um analista da Missão Portas Abertas.

De acordo com o especialista, o grupo de extremistas islâmicos tem um modus-operandi diferente dos demais fundamentalistas, como Estado Islâmico e Boko Haram: “A tática atual de tomar o controle de uma aldeia e pregar sobre a religião deles, pode indicar dois fatores importantes: em primeiro lugar, os militantes podem querer se apresentar como algo mais do que apenas um grupo sanguinário. Em segundo lugar, pode ser possível que eles tenham a pretensão de recrutar mais membros. De qualquer maneira, o incidente indica que o Al-Shabaab é uma ameaça potente para todos os cristãos do Quênia”, concluiu.

A Portas Abertas divulgou, em seu site, pedidos de oração pelos cristãos do país: “Ore a Deus pela cidade de Lamu e pelos cristãos. Que Deus esteja com eles em todos os momentos; Apresente ao Senhor o grupo extremista Al-Shabaab. Só Deus pode mudar as suas vidas e transformá-los; Peça que o grupo Al-Shabaab não tenha sucesso em suas estratégias e ameaças”.

Fonte: Gnoticias
Matéria repassada via celular.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sonhos são um reflexo do que vemos durante o dia?

A pergunta se nossos sonhos são ou não um reflexo do que vemos durante o dia é feita há tempos por cientistas. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv investigaram o assunto e concluíram que a atividade cerebral quando estamos sonhando é extremamente similar a relatos visuais de quando estamos acordados. O estudo, liderado pelo pesquisador Yuval Nirm, foi divulgado na publicação científica “Nature Neuroscience”. O especialista descobriu que os neurônios individuais no lobo temporal medial – uma área do cérebro importante para formação de memória de longo prazo – responderam de forma similar nos pacientes durante o sono REM, enquanto estavam acordados e quando eram submetidos a algum estímulo visual. Isso sugere que os períodos de sono REM funcionam como os períodos de processamento visual e podem realmente refletir imagens visuais durante os sonhos. Isso pode explicar também por que as pessoas que acordam após o sono REM frequentemente reportam imagens vívidas de sonhos. Durante o sono REM, nossos olhos se movem de forma muito parecida ao modo como os movemos quando estamos acordados e observando uma cena. 

Fonte: ALEF. 

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A Agência Espacial Norte-americana (NASA) deverá anunciar esta tarde a descoberta de um novo planeta semelhante à Terra, pela missão Kepler. A NASA fará o anúncio através de um livestreaming pelas 17:00 de Lisboa.

A missão Kepler foi lançada em 2009 e tinha como objectivo a busca de planetas semelhantes à Terra no espaço longínquo.

O meio científico especula que, dado o destaque dado pela NASA ao anúncio, que o novo planeta poderá ter características específicas com significância científica.

«Hoje, e milhares de descobertas depois, os astrónomos estão prestes a descobrir algo que as pessoas sonham há milhares de anos – outra Terra», pode ler-se no comunicado da NASA que antecipa o anúncio.

O primeiro exoplaneta – planetas que orbitam uma estrela que não o Sol - foi descoberto há cerca de duas décadas e, desde então, a missão Kepler confirmou mais de mil planetas com características potencialmente capazes de suportar formas de vida.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Cientistas descobrem ciclo solar que pode provocar "mini-era glaciar" daqui a 15 anos


Novo modelo do comportamento do Sol prevê que atividade se reduza 60% durante a década de 2030.

Cientistas da Universidade de Northumbria, no nordeste de Inglaterra, descobriram detalhes sobre o ciclo solar que os leva a prever que a atividade da nossa estrela irá reduzir-se até 60% daqui a cerca de 15 anos.

Isto implica a possibilidade de o hemisfério norte da Terra ir atravessar um período gelado durante a década de 2030.

O estudo, publicado no site da Royal Astronomical Society, resulta de medições realizadas no campo magnético solar entre 1976 e 2008.

Com estes dados, foi possível criar um modelo acerca do comportamento do Sol ao longo do tempo que, segundo Valentina Zharkova, professora de matemática daquela universidade, tem uma precisão de 97%.

Zharkova e os seus colegas co-autores do estudo acreditam que a Terra poderá passar por uma "mini-era glaciar" semelhante àquela que começou en 1645 e que congelou o Rio Tamisa na região de Londres no ano de 1900.

Por seu lado, ainda que considere estas conclusões "intigrantes", o meteorologista da CNN Brandon Miller lembrou que o estudo não foi ainda publicado na totalidade, não podendo ainda ter sido analisado por outros especialistas.

"Temos muito pouca capacidade de prevêr questões específicas no ciclo solar. É mais difícil do que prever a época de tornados", afirmou a esta estação americana de televisão.

Fonte: http://www.dn.pt/

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Construção do Terceiro Templo avança em Israel

O Instituto do Templo tem mostrado com regularidade os avanços na preparação para o restabelecimento dos cultos no Templo, segundo o modelo do Antigo Testamento. Eles se dedicam a isso há 27 anos.

Depois de vários dias anunciando que fariam uma grande revelação, neste domingo (12) veio a notícia que depois de quase dois mil anos, Israel voltará a criar novilhas vermelhas, de acordo com o mandamento bíblico de Números 19.

Em parceria com um experiente criador de gado de Israel, cujo nome não foi revelado, o Instituto explica que os animais serão gerados em condições específicas e num ambiente controlado. Embora existam várias espécies de gado desse tipo sendo criados pelo mundo, até hoje não se encontrou um que se encaixe na descrição bíblica.

De acordo com o Israel National News, os embriões congelados da raça Red Angus foram levados para Israel e em breve devem ser fecundadas as primeiras matrizes.

A novilha precisa ser perfeita e com o pelo totalmente vermelho. Ela é fundamental para o trabalho dos sacerdotes do Templo na realização dos sacrifícios. Segundo o livro de Números, suas cinzas são usadas ​​para a purificação ritual.

Essa é a penúltima peça para a restauração plena do trabalho sacerdotal em Jerusalém.  A última será, sem dúvida, a Arca da Aliança.

Vários especialistas em profecias estão comentando o anúncio do Instituto do Templo. A opinião quase unânime é que daqui a três anos os animais estariam prontos para serem abatidos e usados no serviço do templo segundo os requisitos bíblicos (Gn 15:9).

Considerando que o Estado de Israel completará 70 anos em 2018, essa data é vista como o cumprimento de um tempo profético, pois marcaria o fim de uma geração. Ou seja, se tudo estiver pronto em três anos, Israel poderá retomar os sacrifícios rituais na mesma época em que se espera o fechamento de um ciclo profético.

Chama atenção o fato de o anúncio ser feito nas vésperas do período anual de três semanas, quando os judeus de todo o mundo lamentam a destruição do Templo de Salomão e do Segundo Templo (ou Templo de Herodes).

As preparações para o Terceiro Templo

O Instituto do Templo já anunciou que produziu mais de 70 objetos sagrados, com destaque para as vestes do sumo-sacerdote, incluindo o peitoral incrustado de pedras preciosas.

Somente o peitoral custou quase 500 mil reais. Há também trombetas de prata e harpas de madeira, bandejas para coletar o sangue dos sacrifícios, um incensário e a mesa onde fica o pão ritual. O candelabro (menorá) feito com 90 kg de ouro e pesando 1,5 tonelada está exibido ao público perto do muro das lamentações. Seu custo aproximado foi 3,2 milhões de reais.

Os 20 estudiosos do Talmude, que trabalham para o Instituto em tempo integral, elaboraram em detalhes todos os procedimentos seguindo as leis elaboradas cerca de 3.000 anos atrás. O Instituto afirma que já gastou mais de 30 milhões de dólares até o momento.

Os sacerdotes e levitas estão sendo treinados para os sacrifícios segundo a revelação de Moisés e o novo véu que separa o santo dos santos já está pronto.

O líder e fundador do Instituto, rabino Chaim Richman, em outras ocasiões confirmou que sabe exatamente onde está a Arca, desaparecida desde a tomada de Jerusalém pelos babilônicos. Questionado novamente sobre o assunto, reiterou hoje que eles mantiveram uma tradição há séculos e afirma que ela estaria num túnel cavado no tempo de Salomão. Quando chegar a hora, irá mostra-la ao mundo.

No mês passado, ele anunciou que teria condições de financiar a construção do Terceiro Templo assim que o governo os autorizar. Uma campanha on-line já tem arrecadado dinheiro para isso desde o ano passado.

O único empecilho para isso é que o local hoje é ocupado por duas mesquitas muçulmanas, num local que embora esteja no centro de Jerusalém não está sequer sob o controle do governo israelense.
Para os judeus que estudam as profecias sobre o final dos tempos, a restauração dos sacrifícios rituais em Jerusalém é o início do processo de aparecimento do Messias esperado por eles.  Para a maioria dos cristãos que estudam escatologia, o surgimento do Anticristo depende da restauração do templo e dos sacrifícios, segundo a interpretação de Daniel 9:27.

Existe uma divisão de opiniões sobre o Terceiro Templo. Uma corrente teológica defende que ele só será construído durante a Grande Tribulação. Outros acreditam que ele só estará de pé novamente durante o reino milenar de Cristo na Terra.

Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/

Expositores Impostores

Mike Gilbart-Smith
13 de Julho de 2015 - Liderança da Igreja

Mark Dever corretamente descreve a pregação expositiva como “a pregação que toma, para o ponto de um sermão, o ponto de uma passagem particular da Escritura”.

No entanto, tenho ouvido (e pregado!) sermões que pretendem ser expositivos, mas que se enquadram em algo inferior. Abaixo estão doze armadilhas: cinco que não fazem da mensagem de uma passagem a mensagem do sermão e, assim, abusam do texto; cinco que falham em conectar o texto à congregação; e duas que falham em reconhecer que a pregação é, em última análise, obra de Deus.

Nenhuma destas observações é original. Muitas eu aprendi na Eden Baptist Church, em Cambridge, em meados dos anos 90. Outras eu peguei ao longo do caminho. Desde que escrevi um artigo similar alguns anos atrás, eu incluí algumas sugestões que pessoas fizeram para serem adicionadas. Eu estou certo de que você pode pensar em outras.

IMPOSTORES QUE FALHAM EM VER O TEXTO

1) O “Sermão Infundado”: o texto é mal entendido

Aqui o pregador diz coisas que parecem ser verdadeiras, mas em nenhum sentido vêm de uma correta interpretação da passagem. Ele é pouco cuidadoso com o conteúdo do texto (por exemplo, o sermão sobre a “resultar, motivar e prover” da tradução Nova Versão Internacional de 1 Tessalonicenses 1.3, sendo que nenhuma dessas palavras está presente no texto grego) ou com o contexto (por exemplo, o sermão sobre Davi e Golias, que pergunta “quem é seu Golias, e o que são as cinco pedras lisas que você precisa para estar preparado para usar contra ele?”).

Se um pregador não está extraindo profundamente a verdade da Palavra de Deus para determinar a mensagem de seus sermões, eles estão provavelmente sendo dirigidos pelas próprias ideias do pregador, não pelas ideias de Deus.

2) O “Sermão Trampolim”: o ponto do texto é ignorado

Intimamente relacionado ao sermão anterior é o sermão no qual o pregador fica intrigado com algo que é uma implicação secundária do texto, mas que não é o ponto principal. Imagine um sermão sobre as bodas de Caná em João 2 que focaliza primariamente a permissão de cristãos beberem álcool e nada diz sobre a manifestação da glória de Cristo na Nova Aliança através do sinal de Jesus transformar a água em vinho.



Uma das grandes vantagens de pregações expositivas sequenciais é que o pregador é forçado a pregar em tópicos que ele preferiria evitar e a dar peso apropriado a tópicos que ele tenderia a superenfatizar. Um pregador de sermões “infundados” ou “trampolins” pode involuntariamente descartar ambas as vantagens, e assim a agenda de Deus é silenciada ou colocada de lado.

3) O “Sermão Doutrinário”: a riqueza do texto é ignorada

Deus deliberadamente tem falado conosco “de muitas maneiras” (Hb 1.1). Muitíssimos sermões ignoram o gênero literário de uma passagem, e pregam narrativa, poesia, epístola e apocalíptica do mesmo modo, como uma série de afirmações proposicionais. Embora todos os sermões devam comunicar verdades proposicionais, eles não devem se reduzir a elas. O contexto literário das passagens deveria significar que um sermão em Cântico dos Cânticos soa diferente de um em Efésios 5. A passagem pode ter o mesmo ponto central, mas é comunicada de uma maneira diferente. A diversidade da Escritura não deve ser nivelada na pregação, mas valorizada e comunicada de uma maneira sensível ao gênero literário. A narrativa deveria nos ajudar a ter empatia, a poesia deveria aumentar nossa resposta emocional e a apocalíptica e a profecia deveriam nos levar ao assombro.

4) O “Sermão Atalho”: o texto bíblico é apenas mencionado

Sendo o oposto do sermão exegético, esse tipo de pregação não mostra absolutamente nenhum “trabalho” exegético. Ainda que o Senhor tenha fixado a agenda pela Sua Palavra, somente o pregador está totalmente ciente desse fato. A congregação pode terminar dizendo: “que sermão maravilhoso”, ao invés de “que passagem da Escritura maravilhosa”.

Encorajaremos nossa congregação a ouvir a voz de Deus, e não somente a nossa, ao apontá-los frequentemente de volta ao texto bíblico: “veja o que Deus diz no verso cinco” mais do que “ouça cuidadosamente o que eu estou dizendo agora”.

5) O “Sermão Sem Cristo”: o sermão interrompido sem o Salvador

Jesus repreendeu os fariseus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39,40). Quão triste é que, mesmo nós, que fomos a Jesus para ter vida, levemos toda uma congregação a estudar uma passagem da Escritura, e ainda assim nos recusemos a levá-la a ver o que essa Escritura diz sobre Cristo, tornando textos do Antigo Testamento em sermões moralistas, e até mesmo pregando sermões sem Cristo e sem evangelho dos próprios Evangelhos. Imagine o horror de um sermão na narrativa do Getsêmani que se concentre em como nós podemos lidar com o estresse em nossas vidas.

Se a Palavra de Deus é como uma enorme roda, o cubo da roda[1] é Cristo e o eixo é o evangelho. Nós não teremos pregado fielmente nenhuma passagem da Escritura até que tenhamos encaixado os raios ao cubo, e comunicado o que a passagem diz sobre Cristo e como se relaciona com o evangelho.

IMPOSTORES QUE FALHAM EM VER A CONGREGAÇÃO

6) O “Sermão Exegético”: o texto fica não aplicado

Se o “sermão infundado” perde totalmente o texto, o “sermão exegético” perde totalmente a congregação. Algumas pregações que alegam ser expositivas são rejeitadas como chatas e irrelevantes... e corretamente! Algumas poderiam muito bem ser lidas em um comentário exegético. Tudo o que é dito é verdadeiro em relação à passagem, mas não é realmente pregação; é meramente uma palestra. Muito pode ser aprendido sobre o uso que Paulo faz do genitivo absoluto, mas pouco sobre o caráter de Deus ou a natureza do coração humano. Não há aplicação a nada, exceto à mente da congregação. Certamente a verdadeira pregação expositiva, primeiro, informará a mente, mas também aquecerá o coração e compelirá a vontade.

Uma dieta regular de pregação exegética fará as pessoas sentirem que somente pregações tópicas podem ser relevantes, e modelará leituras da Bíblia que presumem que nós podemos ler a Palavra de Deus fielmente e ainda permanecer não desafiados e inalterados.

7) O “Sermão Irrelevante”: o texto é aplicado a uma congregação diferente

Muitas pregações promovem orgulho na congregação ao jogar pedras por cima do muro no quintal do vizinho. Ou o ponto da passagem é aplicado somente aos descrentes, sugerindo que a Palavra não tem nada a dizer à igreja ou é aplicado a problemas que são raramente vistos na congregação para a qual se está pregando.

Assim, a congregação se torna inchada e, como os fariseus nas parábolas de Jesus, termina agradecida de que não é como os outros. A resposta não é arrependimento e fé, mas “Se aquela senhora ouvisse esse sermão!” ou “aquela outra igreja realmente deveria ter esse sermão pregado a eles!”.

Esse tipo de pregação fará a congregação crescer em justiça própria, não em piedade.

8) O “Sermão Privado”: o texto é aplicado somente ao pregador

É fácil para o pregador pensar meramente sobre como a passagem se aplica a ele mesmo, e então pregar à congregação como se a congregação estivesse exatamente na mesma situação que o pregador. Para mim, é certamente mais fácil ver como uma passagem da Escritura se aplica a um homem branco britânico com seus quarenta anos, com uma esposa e seis crianças, que trabalha como pastor de uma pequena congregação na zona oeste de Londres. Isso pode ser maravilhoso para meus momentos de devocionais, mas de não muito útil para minha igreja, já que ninguém mais se encaixa nessa lista.

Quais são as implicações do texto para os adolescentes e as mulheres solteiras? Para a mulher com seus quarenta anos que deseja se casar e o imigrante? Para o desempregado e o visitante ateu ou muçulmano? Para a congregação como um todo e o motorista de ônibus, ou o que trabalha no escritório ou o estudante ou o que mora na casa da mãe?

O sermão privado pode levar a congregação a pensar que a Bíblia só é relevante ao cristão “profissional”, e que o único uso válido da sua vida seria, realmente, trabalhar em tempo integral para a igreja ou outra organização cristã. Esse sermão pode fazer a congregação idolatrar seu pastor e viver sua vida cristã vicariamente através dele. Esse sermão impede a congregação de enxergar como deve aplicar a Palavra a cada aspecto de sua vida e como comunicá-la àqueles cujas vidas são muito diferentes da sua própria.

9) O “Sermão Hipócrita”: o texto é aplicado a todos, menos ao pregador

O erro oposto do “sermão privado” é o sermão no qual o pregador é visto como aquele que ensina a Palavra, mas não é um modelo do que significa estar sob a Palavra. Há momentos quando um pregador precisa dizer “você” e não “nós”. Mas um pregador que sempre diz “você” e nunca “nós” não é um modelo de como ser apenas um subpastor que é, primeiro e antes de tudo, uma das ovelhas que deve, ela mesma, ouvir a voz do seu grande Pastor, conhecê-lo e segui-lo, confiando nele para sua vida eterna e segurança.

Um pregador que prega dessa forma pode cometer o erro oposto ao da congregação que vive vicariamente através do seu pastor: ele viverá vicariamente através da sua congregação. Ele assumirá que seu discipulado é inteiramente sobre seu ministério e, no fim das contas, terminará não andando como um discípulo sob a Palavra de Deus, mas somente como alguém que coloca outros sob a Palavra, acima da qual ele se assenta distante.

10) O “Sermão Desajustado”: o ponto da passagem é mal aplicado à congregação presente

Algumas vezes a distância hermenêutica entre a passagem original e a presente congregação pode ser mal entendida, de tal modo que a aplicação ao contexto original é, de modo errôneo, transferida diretamente ao contexto presente. Assim, se o pregador não tem uma correta teologia bíblica de culto, passagens sobre o templo do Antigo Testamento podem ser erroneamente aplicadas ao edifício da igreja do Novo Testamento, ao invés de serem cumpridas em Cristo e em seu povo. Os pregadores do evangelho da prosperidade podem reivindicar as promessas das bênçãos físicas dadas ao Israel fiel da Antiga Aliança e aplicá-las irrefletidamente ao povo de Deus da Nova Aliança.

IMPOSTORES QUE FALHAM EM VER O SENHOR

Aulas de pregação frequentemente referem-se aos dois horizontes da pregação: o texto e a congregação. Mas o pregador cristão deve reconhecer que por trás de ambos encontra-se o Senhor que inspirou o texto e que está operando na congregação.

11) O “Sermão Sem Paixão”: o ponto da passagem é falado, não pregado

Seria possível haver um pregador que entendesse absolutamente a passagem e falasse sobre suas implicações à congregação presente de maneira capaz e até mesmo profunda. Porém, o pregador entrega o sermão como se ele estivesse lendo uma lista telefônica. Não há nenhum senso de que, quando o pregador entrega a Palavra de Deus, Deus mesmo está se comunicando com seu povo. Quando o pregador falha em reconhecer que é Deus mesmo, através de sua Palavra, que está pleiteando, encorajando, repreendendo, treinando, exortando, moldando e aprimorando seu povo, através da aplicação que o Espírito faz daquela Palavra, frequentemente não haverá paixão, reverência, solenidade, alegria visível, lágrimas de dor perceptíveis – apenas palavras.

12) O “Sermão Sem Poder”: o ponto da passagem é pregado sem oração

Tanto tempo é dedicado ao estudo da passagem e à elaboração do sermão que pouco tempo é dedicado à oração pela compreensão correta ou aplicação apropriada.

O pregador que trabalha duro, mas ora pouco, confia mais em si mesmo e menos no Senhor. Essa é, talvez, uma das maiores tentações nas quais se pode cair, como um expositor, pois talvez só aqueles com maior discernimento na congregação estejam aptos a perceber uma exegese falsa ou uma aplicação inadequada, mas a diferença que a oração do pregador fez para o impacto do sermão será clara somente ao Senhor e no dia quando todas as coisas forem reveladas. Os horizontes do Senhor e da eternidade devem, em última análise, ser os mais importantes para o pregador; de fato, ele só deveria realmente se preocupar com os horizontes do texto e da congregação porque os horizontes do Senhor e da eternidade são invisíveis, ainda que de importância infinita.

CONCLUSÃO

A pregação expositiva é tão importante para a saúde da igreja porque ela permite que todo o conselho de Deus seja aplicado a toda a igreja de Deus. Que o Senhor prepare pregadores de sua Palavra de tal modo que sua voz seja ouvida e obedecida.


Nota do editor: Este artigo é uma versão revisada expandida de um artigo que Mike escreveu vários anos atrás.

[1] Nota do tradutor: O cubo é a parte central da roda que liga toda a roda ao eixo e ao sistema de freios.

Tradução: André Aloísio Oliveira da Silva

Revisão: Vinícius Musselman Pimentel 

Mike Gilbart-Smith

Mike Gilbart-Smith é pastor da Twynholm Baptist Church (Fulham, Londres) desde 2008. É casado com Hannah com quem tem cinco filhos. Antes de ir para Londres, Mike serviu como pastor assistente na Capitol Hill Baptist Church, em Washington DC, de 2005 a 2008, e na Farnham Baptist Church, em Surrey, no período de 2002 a 2005. Mike formou-se em Estudos Teológico e Pastoral na Oak Hill College, e em Matemática pela Universidade de Cambridge. Mike também é professor de Novo Testamento no London Theological Seminary.
Mike Gilbart-Smith é representante do Ministério 9 Marcas.