1 Timóteo.
Quando o apóstolo Paulo escreveu sua primeira carta a Timóteo, estava pensando na organização e fortalecimento da Igreja.
Uma das preocupações presentes neste texto diz respeito aos falsos profetas que, já naquela época, perturbavam a Igreja do Senhor.
Fundar uma Igreja era o árduo trabalho do apóstolo, mas mantê-la livre do assalto do falso mestre e das falsas doutrinas era uma tarefa hercúlea que somente pela ação direta do Espírito Santo era possível.
Em sua passagem pela Macedônia, Paulo deixa Timóteo em Éfeso com o objetivo de admoestar alguns a não ensinarem outra doutrina, nem se ocuparem com fábulas e genealogias sem fim que tinham por consequência gerar discussões no seio da Igreja e apostasia da fé em Cristo.
De uma forma geral, nós conhecemos o grupo de pessoas que estavam promovendo essas heresias na Igreja de Éfeso, nem o corpo de ideias (doutrinas) que defendiam:
No geral, temos a seguinte situação:
* 1.3 - Ensinam outra doutrina
* 1.6 - Desviam-se de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia.
* 1.7 - Querem ser doutores da lei
* 1.7 - Têm falta de compreensão
* 1.10 - Praticam o que se opõe à sã doutrina
* 1.19 - Naufragam na fé
* 1.20 - Blasfemam
* 4.1 - Apostatam-se da fé
* 4.2 - Obedecem a espíritos enganadores e a ensino de demônios
* 4.2 - Hipocrisia, mentiras, têm a própria consciência cauterizada
* 4.7 - Perpetuam fábulas profanas e de velhas caducas
* 5.15 - Desviam-se seguindo Satanás
* 5.20 - Vivem no pecado
* 6.10 - Desviam-se da fé
* 6.20 - Falatórios inúteis e contradições do saber
* 6.21 - Desviam-se da fé
Quando Paulo aborda os falsos profetas, ele aborda os efeitos dos ensinos dos falsos mestre sobre a Igreja do Senhor:
* Enquanto as falsas doutrinas produziam discussões inúteis (1.6).
* A doutrina verdadeira é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia (1.5).
* Quando procuravam demonstrar conheceres da lei, porém, não a entendiam, nem os assuntos sobre os quais falam com tanta ousadia eles compreendiam.
Irmãos, aqui temos a exaltação à ignorância. O grande erro dos irmãos da Igreja de Éfeso (v.3) e de Himeneu e Alexandre (1.20) se prendeu ao consultar as Escrituras. Não eram semelhantes aos bereanos (Atos 17.11), se encantavam com um discurso fácil e cheio de "mandingas" (feitiços) espirituais.
* Isso nos acontece em nossos dias.
* As pessoas não gostam de pensar.
Enquanto isso, o resultado da falsa doutrina nas más especulações inúteis, o ensino apostólico adequado resulta num bom comportamento prático, enraizado em amor.
* É esse amor que deve proceder de mudanças internas, geradas pelo Espírito, que produziam um coração puro (em lugar de um cheio de desejos pecaminosos), boa consciência (em lugar de uma carregada de culpa) e uma fé sem hipocrisia (em lugar de pretensões e conceitos arrogantes de si mesmo, vaidade exagerada de 'presença').
* Os falsos mestres não sabem o que dizem (7), mas Paulo e seus companheiros sabiam (8) a verdade a respeito da Lei (9).
* Paulo aproxima:
A. A Lei é boa (8) - Ela foi onipresente na criação de Deus (Colossenses 1.16)
B. A Lei com suas punições não é para os justos, mas:
* insubmissos e rebeldes (1 Timóteo 1.9)
* ímpios e pecadores (Romanos 5.8)
* irreligiosos e profanos
* para os que matam o pai ou a mãe (Êxodo 20.12)
* os homicidas (Êxodo 20.13)
* imorais (Êxodo 20.14)
* homossexuais (Levítico 18.22, 20.13)
Paulo não está negando que a Lei serve para ensinar os cristãos como viver, visto que disse que a Lei é boa (8) e nos versos 9-10, ele repete quase 40 mandamentos (Êxodo 20.1-17, na ordem que aparecem no AT).
Mas, como a Lei Moisaica se aplica no Novo Testamento?
Neste sentido, há diversas interpretações:
a - A Lei foi superada pela Lei de Cristo (Gálatas 4.9-11)
b - Autoridade permanente de certos aspectos do Código Mosaico
c - Paulo afirmava que os cristãos não estão debaixo da Lei Moisaica - (Romanos 7.6; Gálatas 2.16; 3.11-26), e isso está de acordo com o que escreve aqui como em outras passagens, estas versículos indicam que um dos propósitos da Lei é expor pecados.
Os crentes, embora não estejam debaixo da lei de Moisés, estão debaixo da lei de Cristo e são governados pelo Espírito Santo (Romanos 7.6).
Por fim, nos versos 12-17, temos as ações de graças por:
* Deus ter lhe fortalecido, ter considerado fiel e ter designado para o ministério (12)
* A graça maior quando ele mesmo já era blasfemo, perseguidor e insolente (13)
* Transbordar da graça de Deus com fé e o amor que há em Cristo. (14).
* Se coloca como o principal dos pecadores alcançado pela graça de Deus (15)
* É exemplo da longanimidade de Cristo e modelo para os demais pecadores que hão de ser alcançado por Deus (16)
* É por sua gloriosa e nome de Deus (17)
Nos versos 18-20, Paulo estimula Timóteo a combater o bom combate, mantendo:
a - A fé
b - A boa consciência
Visto que, muitos se perderam na fé exatamente por não ter boa consciência de servir a Cristo.
No caso de Himeneu (falso mestre citado em 2Tm 2.17) e Alexandre, os quais foram expulsos da Igreja (1 Co 5.5 - quem é excluído da Igreja está no reino de Satanás (1 Co 4.5-6; Gl 2.4; 1 Jo 5.19).
Estes homens blasfemavam, Paulo expulsou-os para o meio de sofrimento para que se arrependam e voltassem para Deus e serem salvos (1 Co 5.5).
Deus e fiel e justo
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