"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1 Samuel 16:7
A cena todos conhecemos, bem como, o contexto desta passagem. Samuel está na casa de Jessé encarregado por Deus para ungir entre seus filhos aqueles que seria o futuro rei de Israel. Vendo Samuel a Eliabe resolveu dar aquele "pitaco carnal" afirmando ser ele o escolhido de Deus para substituir o rebelde rei Saul. Estava na cara não?
As características de um rei aceitas pelos contemporâneos de Samuel estavam todas no corpo do jovem Eliabe.
- Aparência bela.
- Grandeza corporal.
O que mais se esperaria de um rei?
Esta pergunta ainda grita em nossos ouvidos quando escolhemos líderes para as nossas comunidades. As pessoas geralmente ficam apenas na aparência.
- Tem uma linda mensagem.
- Expõe tão somente a palavra de Deus.
- Tem porte elegante etc.
Contudo, esquecem de pesar o coração. Mas, alguém dirá, como Samuel poderia avaliar tão profundamente um indivíduo em apenas um encontro? A resposta está no mesmo texto.
- Samuel era um homem maduro espiritualmente.
- Andava com Deus.
- Havia julgado seu povo durante anos, portanto, sabia pesar verdades e mentiras.
- Sabia analisar como ninguém o caráter de uma pessoa.
Mas, neste momento apressou-se em dar o seu parecer antes mesmo de ouvir a Deus. Ai é onde mora o perigo. Nem tudo que brilha é ouro, nem todos que dizem Senhor, Senhor entrarão no reino dos céus. Mas, que importa isto?
Glória a Deus! que o Senhor interveio antes que o profeta transformasse suas impressões em ato e ungir-se Eliabe e não Davi como rei de Israel. Seria um desastre. Alias, assim como tem sido em muitas igrejas em nosso país. É comum ficarmos apenas nos limites da aparência. Fica fácil. Afinal, é difícil pensar ou se submeter a vontade de Deus.
A resposta de Deus põe as coisas em ordem. "o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
- Jeová não é Deus de confusão.
- Nem tão pouco deixa seus filhos sem uma orientação precisa.
Samuel não poderia ir em frente com suas impressões, visto que, certamente teria consequências sérias para todo Israel.
Aprendemos muito com a vida destes servos de Deus, como também, com os resistentes a sua determinações. Enquanto aqueles compreende e cumprem, aqueles desobedecem, se fazem de moucos a voz do Senhor e sofrem o dano.
Jerônimo Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.