sábado, 13 de março de 2021

Guiados pela fé - Estudo da EBD

 Hebreus 11.1-40; Tx Áureo – 11. 1-6

 Introdução

 O autor da carta aos hebreus escreve para uma igreja que está sob forte perseguição. Ele procura deixar claro a supremacia de Jesus Cristo, a palavra de Deus encarnada na realidade imediata do ser humano (Jo 1.14) 

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Jo 1.14

A epístola aos hebreus põe em destaque o caráter de Jesus, o Filho de Deus, e a sua categoria superior a qualquer outra (1.2-4), seja dos anjos (1.4-2.18), de Moisés (3. 1-4,13), ou do sacerdócio levítico (4.14-7.28)

 

        Somente Jesus Cristo é o grande sacerdote que penetrou os céus (4.14);

        Por meio do seu sangue, nos abriu um novo e vivo caminho “para entrar no Santo dos Santos (10.19-20)

 Portanto, aqueles irmãos não tinham o que temer.

 

“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” Mateus 10:28-33

 

Em Mateus 10 Cristo trabalha com a missão dos 12 discípulos. Qual a mensagem explícita aqui?

 

        Deus tem o controle de todas as coisas, até mesmo o tempo de vida dos pardais e o número de fios de cabelo da nossa cabeça.

O que é fé?

 Alguns conceitos:

 

        Convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção; credulidade, crençaMichaelis,2020

 

        A palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas, ou a outra razão qualquer. ela pode ser cega (dogmas da igreja católica - Não precisa ser explicada pelo sacerdote) ou racional como no espiritismo (razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento) https://www.infoescola.com/religiao/o-que-e-fe/

 

A bíblia conceitua fé:

 

        Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Hb 11.1.

 Este é o conceito bíblico de fé.

 Hebreus 11.1 é uma atitude mental das realidades eternas ou da inteira confiança em alcançar as promessas de Deus. Daí, a necessidade de obediência.

 A fé sempre foi respondida com uma ação, jamais mera religiosidade, contemplação, liturgia ou rituais; sempre ação que redundou na sociedade Deus-homem.  Os vitoriosos pela fé eram pessoas que a terra não era digna deles (v.38). Todos eles pagaram um preço que tinha como objetivo abençoar outros. Exemplo: Jesus Cristo. Todos nós fomos abençoados com a vinda de Cristo ao mundo.

 

  1. Crença ou convicção.

 Existem dois tipos de fé:

 

        A fé comum - Pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé não demanda provas materiais, pode surgir sem nenhum motivo aparente, estar ligada a razões ideológicas, emocionais, religiosas etc.

 

        Exemplo: Quando vamos viajar de avião, ou se vamos a um médico etc. acreditamos que as coisa transcorrerá dentro do esperado, ou seja, o piloto vai nos levar com segurança ao local desejado e o médico saberá receitar o remédio para a nossa cura.

 Todos nós temos essa disposição mental em nos levar a crer nas realidades que nos envolvem.

 

        A fé espiritual - Tem por objetivos a realidades superiores.

 

      Exemplo - Existência de Deus, seu caráter perfeito, sua vontade boa e perfeita, seus planos e as realidades reveladas na sua palavra.

 Este tipo de fé é a certeza, convicção que o crente tem em todas às realidades registradas nas escrituras. Não há outra opção.

 

      É impossível agradar a Deus fora desta realidade espiritual (Hb 11.6)

      Prova das coisas que se não vêem”. Hb 11.1 - Deus, Jesus, os anjos, a salvação, o reino de Deus, a Jerusalém espiritual, a ressurreição etc.

 A base da nossa fé não está nas invenções da mente humana, mas nas escrituras. Cremos que Deus escreveu uma carta aos homens na qual Ele revelou coisas tremendas e essenciais para nosso dia-a-dia e eternidade.

 

      “A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 autores humanos durante um período de aproximadamente 1.600 anos. Esses homens eram bastante diversos. Moisés, um líder político e cívico; Josué, um líder militar; Davi, um pastor; Salomão, um rei; Amos, um pastor e catador de frutas; Daniel, um primeiro-ministro; Mateus, coletor de impostos; Lucas, um médico; Paulo, um rabino; e Pedro, um pescador; entre outros. A Bíblia também foi escrita sob uma variedade de circunstâncias. Foi escrito em 13 países diferentes e em três continentes diferentes (Ásia, África e Europa). Ele foi escrito em pelo menos três línguas diferentes (hebraico, Aramaico e grego) por pessoas em todas as profissões. A Bíblia não se contradiz teologicamente, moralmente, eticamente, doutrinariamente, cientificamente, historicamente ou de qualquer outra forma.”

https://mvmportuguese.wordpress.com/2017/01/19/prova-que-a-biblia-e-inspirada-por-deus-2-timoteo-316-17/

 

  1. Confiança ou fundamento das coisas que se esperam (O que esperamos?).

 

A fé é a garantia daquilo que aguardamos porque nos dá certeza de que as coisas prometidas por Deus, em sua palavra, são realidades e que podemos esperá-las convictos de que as alcançaremos.

 

      Não esperamos por fantasias humanas, invenções humanas, mas aquilo que está na palavra de Deus, visto que, "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Nm 23.19)

 

A fé está na razão direta dos desafios, do inescrutável, do mistério. Ela é a resposta quando não há resposta, gerando esperança e força em meio ao vazio existencial. É a melhor ferramenta para aquele que deseja se aproximar de Deus.

 Consequências da fé

 

“Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hb 11. 2-3, 6

 

A fé revelada por Deus tem três consequências:

 

  1. Pela fé o crente alcança o conhecimento da verdade - v2 - “Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. As pessoas que serão citadas (Abel, Enoque, Noé, Abraão,Sara, Moisés, anônimos) alcançaram aprovação de Deus por terem vividos a confiança que as mantinham firmes na espectativas do cumprimento das promessas de Deus. Não foi pelos feitos pessoais (realizações, sacrifícios, caridade etc que foram justificados. Foi pela fé.

 

  1. Pela fé o crente alcança o conhecimento da verdade - v3 - “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hb 11.3

 

        É a fé que nos leva a conhecer a realidade invisível, neste caso que Deus criou tudo que existe pela sua palavra.

 

“E disse Deus: Haja luz; e houve luz.”  - Gn 1.3

“Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.” - Sl 33.9

 

  1. Pela fé o crente alcança comunhão com Deus - v6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

 

        Pela fé o crente agrada a Deus:

 

        porque vai a ele (se aproxima de Deus) com plena confiança,

        porque não duvida da sua existência, do seu caráter (perfeito e imutável),

        e se mostra em santidade, verdade, justiça e amor.

        Como recompensa (galardão) aos que confiam em Deus há o cumprimento das suas promessas.

 Exemplos de fé

 Hebreus 11. 4-29

 

        O autor menciona a palavra fé 24 vezes neste capítulo. A fé é a palavra chave que interliga ambas às partes do capítulo (1-31 e 32-40).

        Por meio da vida de vários testemunhas do Antigo Testamento, de Abel a Raabe, e através dos acontecimentos da época da migração de Israel, ele evidenciou que Fé É Comunhão (relação Deus-homem) concretizada na vida com Deus.

        Destacou a forma como o caminho de fé destas pessoas se desenrolou sob um sim manifesto de Deus.

 

Personagens

Ação de fé

Abel

        Ofereceu a Deus um sacrifício de justiça. Abel dispôs o seu coração em agradar a Deus e sabia como agradá-lo e assim agiu. Abel colocou sua fé em ação.

Enoque

        “Alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Enoque era um homem de fé que andava com Deus e fazia a sua verdade.

Noé

        Foi avisado por Deus de seus planos para com a humanidade da época. Noé constrói uma arca em meio a uma região árida.  Tal atitude externava sua fé interior. Torna-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Abraão

        Deixou a terra dos seus pais e foi para onde Deus o orientou. Ele confiou e obedeceu.

        Quando recebeu a promessa que Sara seria mãe de um filho mesmo já avançada em idade, não duvidou.

        Acreditava na existência de uma cidade cujo fundamento era Deus (v10) e saiu em busca. Essa cidade ele não encontrou na terra porque é a Jerusalém celestial Ap 21.1,2.

Sara

        Recebeu a promessa de Deus que seria mãe, mesmo sendo idosa e estéril. No meio da sua fraqueza julgou que era uma promessa difícil, contudo, manteve a sua fé em Deus e foi recompensada.

Moisés

        Por amor ao seu povo recusou o poder e a riqueza que teria como filho adotivo da filha do Faraó. Resolveu obedecer a Deus e pela fé contemplou a libertação do seu povo.

Anônimos

        Quantas pessoas que viveram sob o antigo pacto de Deus com Israel e que acreditaram em Deus, e na sua promessa de enviar o Messias e por isso foram fieis mesmo diante das perseguições, tortura e morte. Eles são exemplos para nós outros.

 

Essas pessoas são ao mesmo tempo testemunho e encorajamento para que cada um de nós vivamos pela fé.

 Nos versos de 32-40, o autor nos alerta: a vida cristã não é só de sucesso.

 

        Crer não significa ter vida fácil.

        Não é garantia de bem estar na terra de fama e reconhecimento popular.

        Não podemos negociar a nossa fé por bênçãos.

        A vida do discípulo não traz consigo apenas a proximidade com Deus, seu auxílio e sua proteção. Ela inclui sacrifício, renúncia, aflição e tribulação.

        A fé é um meio pedagógico de Deus nos transformar.

        Todo o capítulo fala da importância da disciplina, bem como, há uma exortação neste trecho (32-40) a santificação e discipulado.

 Para aplicar à Vida

 

        Deus recompensa a fé com a sua presença constante e com a certeza da vida eterna.

        As pessoas citadas neste capítulos são normais, como qualquer um de nós, mas acreditavam na existência de Deus, confiavam totalmente Nele e guiavam suas vidas em obediência à sua palavra.

        Você está sendo guiado pela fé?

 

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.