Texto: Atos 10.
"Em Cesárea morava um homem chamado Cornélio, que era centurião de uma companhia do exército chamada Italiana. Era piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, fazendo muitas esmolas ao povo e orando sempre a Deus. Um dia, por volta das três horas da tarde, durante uma visão, esse homem viu claramente um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: — Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: — O que é, Senhor? E o anjo lhe disse: — As suas orações e as suas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora envie mensageiros a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro. Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope." Atos 10:1-8
INTRODUÇÃO:
Nesta semana ao ler Atos 10, fui despertado para algumas verdades do evangelho que gostaria de compartilhar com os irmãos. O texto nos fala do momento exato em que mais uma vez o SENHOR extrapola as fronteiras do exclusivismo judaico e revela a sua universalidade.
É um texto que fala de:
· temor a Deus;
· testemunho;
· graça divina.
Breve histórico.
Personagens: Cornélio e Pedro.
Era um centurião - Comandante de 100 homens das tropas de ocupação da Judéia. Ele juntamente com outros cincos centuriões [Corte] controlava a região.
b. Lugar: Cesareia:
a. O fato se passa em Cesárea, cidade costeira a 100 km de Jerusalém e 50 km ao norte de Jope [1/2 de caminhada];
c. Havia sido fundado por Herodes, o grande em homenagem a César Augusto.
d. Nesta cidade existia um templo a César e Roma;
e. Era residência de Cornélio [At 10.1; 24; 11.11], como também, de Filipe, o evangelista e diácono [At 8.40; 21.8];
“Em Cesárea morava um homem chamado Cornélio, que era centurião de uma companhia do exército chamada Italiana. Era piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, fazendo muitas esmolas ao povo e orando sempre a Deus.” [Vs 1-2]
O texto começa apresentando algumas das características de Cornélio:
a. Piedoso – Amável, amigo, afetuoso e afável;
b. Temente a Deus:
- Essa expressão só ocorre outras vezes - At 16.14; 18.7].
- Indica que Cornélio era simpatizante do judaísmo, do seu monoteísmo ético e das suas leis, mas não a ponto de se tornar um prosélito.
c. Homem de oração: Adorava a Deus continuamente.
d. Sensível às questões sociais – Dava esmolas.
· Ele tinha um forte desejo de servir a Deus, mas não estava disposto a adotar as leis e rituais dos fariseus de modo a se tornar um prosélito. Esta situação causava tensão em Cornélio. A cada dia se esforçava para de alguma forma ser correspondido em sua relação com o divino.
· Em meio a esta disposição de espírito o Senhor resolve se revelar a Cornélio.
"Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor perguntou: O que é Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as suas esmolas subiram para a memória diante de Deus”- At 10.4
Dois itens ou palavras nos chama especial atenção. Eles resumem a condição espiritual de Cornélio:
a. Oração.
b. Esmolas.
O primeiro destaque trata da relação entre Homem e Deus.
· Cornélio não era judeu, mas atraiu para si a atenção da divindade. Aqui temos a confirmação do que está escrito em João 10.16
“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor.”
Poucos conseguiram este feito:
a. Jó no Antigo Testamento –Jó 1.8-8.
b. A viúva pobre – A oferta da viúva pobre - Mc 12.43-44.
c. A mulher que derramou perfume na cabeça de Jesus Mt 26.6-13
d. O centurião que crê-o na cura do seu servo por meio de Jesus Cristo - Lc 7.9-10
O segundo aspecto diz respeito a sua relação horizontal: homem e homem.
Em Tiago 2.17 temos a seguinte expressão: “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”
· O Senhor se alegrou com a postura de Cornélio. O Senhor é um Deus de graça e misericórdia. Deus que cuida das viúvas, dos órfãos etc (Sl 149.9). A dimensão divina e humana fora atendida em todos seus aspectos.
Obs. É importante frisar que as esmolas de Cornélio são motivadas por sua fé.
Ao examinar melhor o texto podemos chegar a uma conclusão:
· Em qualquer lugar da terra [cidade, campo, floresta, deserto etc.] que exista um homem com a mesma disposição de espirito como a de Cornélio Deus não medirá esforço para resgatá-lo.
· Existem relatos de povos não cristãos que vivem em comunidades fechadas que sonham com Cristo e procuram nossos missionários para confessar a sua fé e desta forma obter o ensino da palavra.
“Agora envie mensageiros a Jope e mande chamar Simão, que também é chamado de Pedro.
Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope.” At.10.
Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que o anjo que lhe falava se retirou, Cornélio chamou dois dos seus servos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, depois de lhes explicar tudo, mandou que fossem a Jope.” At.10.
A visão está associada a palavra. Romanos 10:17, nos diz: “E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.” Rm 10:17
· Dos versos 9-16 a palavra trata de Pedro.
De imediato me questionei: Por que Pedro? Afinal, Filipe, o evangelista e diácono [At 8.40; 21.8] morava em Cesareia.
“No dia seguinte, partimos e fomos para Cesareia. E, entrando na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.” Atos 21:8
Atos 8.26-38, narra a experiência de Filipe com o Eunuco. Para Filipe não havia dúvida que o amor de Deus era extensivo a todos os povos. Contudo, para Pedro não existia esta compressão. Em Gálatas 2.11-14 Paulo repreende a Pedro por discriminar os gentios.
- A escolha de Pedro e não Filipe tinha um propósito restaurador. Os versos de 9-16 descreve uma visão de um grande lençol que descia do céu com todo tipo de animais [puros e impuros] e Cristo ordena mate e coma.
· Essa ordem não fazia sentido, pois violava as Leis alimentares Judaicas [Lv 11.2-47].
· Verso 15 é a chave – “... Não considere impuro aquilo que Deus purificou.”
· Deus estava derrubando as antigas distinções de puro/impuro e as leis alimentares em geral juntamente com todas as demais leis cerimoniais [sacrifício, festas, dias especiais, e circuncisão] como está escrito em Gálatas 2.
· Nada disto deveria ser empecilho para a comunhão com os gentios.
Uma vez experimentado por Deus, Pedro está apto para receber os enviados de Cornélio e atendê-los. Dos versos Vs 10. 23-43, Pedro chega a casa de Cornélio e recebe deste uma afirmação de fé:
“Portanto, sem demora, mandei chamá-lo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que o Senhor ordenou a você.” Atos 10:33
A mensagem de Pedro começa por uma constatação pessoal:
“Reconheço por verdade que Deus não trata as pessoas com parcialidade; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” Atos 10:34,35
Sendo concluída quando o Espírito Santo desce sobre todos da casa. Aqui temos a repetição de pentecoste. Ele se dá em três etapas:
· Em Pentecoste - Atos 2
· Junto aos discípulos de João - Atos 19:1b-7
· Na casa de Cornélio – Ato 10.44-46.
O ensinamento é claro e o próprio apóstolo Pedro repassa para a Igreja de Jerusalém em Atos 11.
— “Quando comecei a falar, o Espírito Santo caiu sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: — Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida! Atos 11:15-18
Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Pois, se Deus deu a eles o mesmo dom que tinha dado a nós quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: — Então também aos gentios Deus concedeu o arrependimento para a vida! Atos 11:15-18
Lições para a vida:
· Deus não rejeita um coração cheio de fé e temente a sua palavra.
ü Não importa o lugar;
ü Não importa as condições ou circunstâncias.
· A verdadeira vida cristã se constitui de uma reta ralação com Deus e com os homens.
ü A fé tem que ser prática;
ü O amor é constituído de ação.
· Deus não faz acepção de pessoas e prepara seus servos para um melhor serviço ao reino.
ü Inconcebível que um servo de Deus seja preconceituoso, nesta condição nega o próprio Deus;
ü Prostitutas, homossexuais, assassinos etc, tenha o mesmo coração de Cornélio são acolhidos por Deus e assim deve proceder a sua igreja.
· O batismo do Espirito Santo é o marco inicial de uma vida com Deus e a certeza de crescimento em santidade.
Que o grande Deus possa abençoar a todos quantos lerem esse estudo assim como me abençoou.
Meditação realizada no dia 09.02.20, no culto administrativo da IBA.
Jerônimo Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.