quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A fidelidade de Deus e a deslealdade dos homens

Isaías 43: 19-20. "Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Os animais do campo me honrarão, os chacais e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido", - Bíblia JFA Offline

Deus a todo instante dá prova do seu amor aos seus filhos, mesmo quando estes lhes são desleal ou ingrato.

O Senhor se dispõe:

1. a orientá-los:
•    Iluminação;
•   Caminho no deserto.

2. a preservar sua vida:
• Água no deserto e rios no ermo.

Os animais que habitavam o deserto eram mais gratos e sensíveis a Deus que os homens. Eles glorificam ao Senhor por sua graça salvadora, contudo, Israel permanece insensível. Aprendemos uma lição aqui: a natureza é abençoada quando o povo de Deus reconhece seus erros e se voltam para o Senhor.

Nos versos 16-17, Deus demonstra o seu poder e relembra os livramentos dados a Israel.

A reação do povo escolhido é a pior possível:

✓Israel se cansou de Deus, não invocou a Deus (22).
✓Israel deixou de honrar a Deus por meio das ofertas (23-24).
✓Israel deu trabalho a Deus com seus pecados e cansou o Senhor com sua iniquidade (24b.).


Mesmo assim, o apelo ao arrependimento continua. O criador se propõe a entrar em juízo com seu povo para ouvir destes as razões do seu esfriamento espiritual.

25. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. 26. Procura lembrar-me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar! - Bíblia JFA Offline

Contudo, israel nao lhes dá resposta e recebe a sua justa sentença.

Isaías 43: 27. Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim. 28. Pelo que profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio. - Bíblia JFA Offline

Aprendemos neste texto:

✓ a reconhecer o cuidado de Deus para com seus servos;
✓ a cultivar um coração humilde e quebrantado diante do Senhor, reconhecendo nossos erros e estando prontos para corrigí-los;
✓ que Deus permanece fiel, mesmo quando somos infiéis;
✓ que a sua justiça não tarda sobre a vida do servo desobediente.


Portanto, estejamos atentos ao direcionamento de Deus sobre a nossa vida ou comunidade. De nada adianta encher o peito com convicções de povo escolhido, raça eleita, povo predestinado se nos recusamos a ouvir a sua voz quando contrária os nossos interesses.

Não sejamos hipócritas, Deus não se deixa escarnecer.

"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso”. Hebreus 7. 8-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.