Ofertas do Faraó a Moisés em dias próximos a libertação de Israel pelo Senhor dos Exércitos.
- "Ide, oferecei sacrifícios a Deus nesta terra" - Ex 8.25
Nesse caso o Senhor é colocado na condição dos demais deuses egípcios. Moisés não aceita a proposta, afinal, como sacrificar ao Senhor em terras estranhas e animais que para os egípcios era abominação [ovelha e cabritos]. Certamente os egípcios iriam interferir devido suas convicções culturais.
2. "Eu vos deixarei ir para que ofereçais sacrifícios ao vosso Deus, mas não ireis muito longe" - Ex 8.28.
Aqui a proposta era ficar as vistas dos egípcios o que para Moisés não era interessante para não mistura a idolatria daquela gente com o verdadeiro culto a Jeová.
3. "Ide vós os homens e servi ao Senhor, pois foi isso que pedistes" - Ex 10.11
Moisés não havia pedido nada disso. Todos tinham que ir. Mulheres, crianças e bens. Nada ficaria para trás.
4. Ide, servi ao Senhor, levai os vossos meninos, mas fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado" - Ex 10.24
Moisés não aceita, visto que a adoração a Deus incluía também os bens a serem sacrificados ao Senhor. Em Mateus 6.21, Cristo afirma: "Porque onde estiver o teu tesouro, ai estará também o teu coração".
Todas as propostas do faraó era para impedir a saída de Israel do seu domínio. Argumentos poderosíssimos e melindrosos. Só um homem com a experiencia de Moisés [80 anos de formação - 40 no palácio e 40 no deserto] e submisso ao Senhor poderia resistir a essas investidas satânicas.
Moisés é o tipo do líder que não faz aliança com o inimigo. Ele não trai seu povo por um punhado de ouro ou visibilidade pública, Moisés era um autêntico servo de Deus e agia conforme suas determinações, mesmo que custassem um alto preço junto aos seus liderados e aos servos do faraó.
Qual tem sido tua posição nessa batalha espiritual? Está buscando a vontade de Deus em sua vida ou agradar a homens? O fim é previsto. Moisés foi para além do mar Vermelho, mas o faraó [simbolismo de satã] ficou com seus exércitos nas águas agitadas do grande mar.
Fiquem na paz de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.