A lição da EBD desse domingo nos falou acerca dos conflitos e os meios para vencê-los do Pr. Emerson da Silva Pereira [Tiago: A fé em ação. Ed. Cristã Evangélica. 2011. Adulto]. A base bíblica para essa lição foi a carta de Tiago 4.1-10.
Em sua argumentação o pastor deixou claro que:
- As guerras e as contendas nascem no interior do homem.
- Que as nossas fraquezas e inclinações naturais são o motor para a discórdia.
Numa primeira análise poderíamos pensar que as condições externas como a dispersão fosse a causadora de todo esse mal estar. Puro engano. Lógico que esse fator contribuiu, mas não foi o único. No capítulo 3.1-12 e 3. 13-18 da mesma carta temos um vislumbre do que acontecia entre aqueles irmãos.
- A língua descontrolada.
- A sabedoria terena.
Alguém ou alguns estavam querendo se dar bem diante daquelas congregações.
"De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?" [Tiago 4.1]A partir do verso 02 temos uma lista de situações nada confortáveis para um grupo de cristão.
- Cobiçais [...] matais e invejais.
- Viveis a lutar e a fazer guerras.
- Pedis e não recebeis, porque pedis mal [...]
Caramba! Será que alguém poderia imaginar que esse era um ambiente cristão. Os irmãos já pensaram nos efeitos dessa crise no seio da igreja? O Pr. Emerson enumera alguns dos efeitos danosos de toda essa "briga santa":
- Frustração espiritual - [v. 2-3]
- Infidelidade espiritual - [v.4]
- Inimizade espiritual - [v.4]
- Insensibilidade espiritual - [v.5-6]
Uma igreja que vivencia essa guerra de interesses fica paralisada, no tempo e espaço. Ela pode até crescer numericamente, mas com certeza será uma igreja doente.
Um clima de paz é condição indispensável para o crescimento de qualquer organismo vivo. Isso é quase uma lei natural. Sabemos que as circunstancias nem sempre são saldáveis, mas a paz, a comunhão, o bom viver é um alvo a ser eternamente perseguido pela igreja do Senhor.
Os irmãos da dispersão ou pelo menos algumas daquelas comunidades não estavam sendo o sal [Mateus 5.13] e a luz do mundo [Mateus 5.14], pelo contrário, eles espelhavam o próprio mundo. Estavam em infidelidade com Deus e isso ficava bem claro com essa disposição a desobediência.
Em Mateus 12.15 Jesus afirma:
"Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma, cairá."Foi pela preservação do reino e desenvolvimento saudável dos irmãos que Tiago aconselha:
- a sujeição a Deus - v.7.
- a resistência a Satanás - v.7.
- a aproximação de Deus - v.8.
- a purificação pessoal e limpeza interior - v.8.
- o arrependimento verdadeiro - v.9.
- a humilhação perante Deus - v.10.
Se os irmãos da dispersão [Tg 1.1] observassem os conselhos de Tiago certamente a igreja passaria a testemunhar com mais eficiência do Reino. Por fim, o pastor Emerson conclui: A tendência humana é ver num conflito existente a culpa do outro. A Bíblia nos leva para outra direção. Os conflitos se originam em nós, mostram seus efeitos externamente e só podem ser solucionado através de amor, obediência e santidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.