A
monarquia em Israel: os livros de 1, 2 Samuel, 1,2 reis, 1,2 Crônicas.
Introdução Geral
A EBD nesse semestre
estudará o tema “Monarquia de Israel”, onde nos deteremos no estudo dos
personagens bíblicos destacando suas qualidades,
defeitos em especial exemplos de fé
de reis e profetas que honraram o nosso Deus.
Logo de início
trataremos de dois conceitos importantes para compreendemos a relação entre Deus
e seu povo.
1.
- Teocracia – uma forma de governo em que o próprio Deus intervinha na vida do seu povo [lei e seu código de ética].
- Monarquia – Forma de governo em que o poder é exercido pelo rei, pela rainha, por seus descendentes ou herdeiros diretos [Dicionário online de português].
A palavra em
hebraico para rei [1Samuel 8.5]é MELEKH;
um rei: rei, real. É um substantivo masculino que significa rei. A forma
feminina é MELKÃH que significa
rainha. A palavra MELEKH aparece mais de
2.500 vezes no Velho Testamento [Bíblia de Estudo palavras chave].
As principais fontes do estudo do período
monárquico israelense são os livros de:
·
1, 2 Samuel;
·
1,2 reis;
·
1,2 Crônicas.
Vejam um breve panorama do livro de Samuel.
1,2 Samuel.
·
Em sua época
Israel deixa de ser uma teocracia para ser uma monarquia que encerraria com o
cativeiro da Babilônia.
·
Retrata a vida de
três grandes personagens bíblicos:
a)
Samuel [1075-1035
a.C.]. O ministério de Samuel foi de 40
anos.
b)
Saul.
c)
Davi.
·
Tema central dos
livros de Samuel
d)
1 Samuel – “Deus em busca de um homem segundo o seu
coração para governar o seu povo”. [Dr. David F. Payne].
a)
2 Samuel – “O estabelecimento de Davi como rei
teocrático” [Dr. Stanley Ellisen].
·
Autoria – 1Samuel
1-24, é do próprio Samuel que narra os fatos até sua morte [I Samuel 25:1]. Os demais capítulos e livro de acordo com a tradição
hebraica foram escritos por Natã e Gade.
·
“Ora, os atos
do rei Davi, desde os primeiros dias até os últimos, estão escritos nas
crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas
de Gade, o vidente”, 1Crônicas 29.29
·
Lições práticas
do livro de 1Samuel:
ü Deus deseja pessoas segundo o seu próprio coração.
ü Deus é livre para escolher líderes para o seu povo.
ü Deus é o verdadeiro líder do seu povo.
ü A vida de uma nação é reflexo de sua vida moral e
espiritual.
·
Lições práticas
do livro de 2Samuel:
ü Deus é Senhor da história e controlador de todas as
coisas.
ü O pecado tem consequências imediatas ou demoradas, mas
nunca fica impune.
ü Deus sempre nos dá uma nova oportunidade.
ü Devemos encarar o pecado como pecado por causa das
suas consequências apontadas nas Sagradas Escrituras.
Escolhendo a forma
de governo
Texto bíblico – Deuteronômio 17,14-20; 1Samuel 1-10
Texto áureo –
1Samuel 8.7
Quando
entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares,
e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em
redor de mim;
Porás
certamente sobre ti como rei aquele que
escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás
pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.
Porém ele não
multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar
cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o
seu coração não se desvie; nem prata nem
ouro multiplicará muito para si.
Será também
que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original
que está diante dos sacerdotes levitas.
E o terá
consigo, e nele lerá todos os dias da
sua vida, para que aprenda a temer
ao Senhor seu Deus, para guardar
todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
Para que o
seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento,
nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu
reino, ele e seus filhos no meio de Israel.
Deuteronômio 17:14-20
Ao se tratar da
monarquia israelita um nome se sobressai: Samuel.
- Último dos 13 juízes que governou Israel [Otniel, Eúde, Sangar, Débora e Baraque, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão, Eli, Samuel. ];
- Além de ser um profeta, possuía inúmeras qualidades de um líder segundo o coração de Deus [prudência, paciência, providencia e piedade];
- Foi responsável pela criação da monarquia israelita.
o
Algo já previsto
pelo próprio Deus;
o
Regulamentado em
sua lei;
o
Desejado pelo
povo.
1.
Um milagre
chamado Samuel.
O nascimento de
Samuel foi um milagre, visto que, sua mãe era estéril e por isso mesmo
discriminada em sua própria casa [Penina]. Seu lamento se transformou em oração
e seu desprendimento em entregar seu único filho ao serviço de Deus, redundou
em sua cura. Seu cântico em 2 Samuel 2, declara a soberania de Deus.
“O Senhor é o
que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O
Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e
desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes,
para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da
terra, e assentou sobre eles o mundo”. 1
Samuel 2:6-8
Devido a sua fidelidade, Deus resolve
agraciar Ana com mais 5 filhos.
2. O ministério
de Samuel [1Sm 3.1-10]
- Seu ministério tem início quando ouve e entende a voz de Deus com ajuda do sacerdote Eli.
- Seu primeiro sermão foi contra o próprio mestre que era permissivo na criação dos seus filhos. Os meninos de Eli eram:
o
Incrédulos – 1Sm
2.12; 3.13.
o
Agressivos – 1Sm 2.16.
o
Imorais – 1Sm
2.22.
Eli tolera-os na liderança do povo de
Deus. Agindo desta forma Eli deixou de honrar a Deus por não disciplinar com firmeza
seus filhos.
Por que
pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha
morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do
principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? 1 Samuel 2:29
No texto fica claro:
ü O papel que um pai deve desempenhar na vida dos seus
filhos.
ü As implicações de uma má disciplina.
ü Eli falhou quando não disciplinou seus filhos ao
perceber o desvio de caráter,
3. A Arca: um
amuleto?
Em 1Samuel 4, temos
a narrativa de um conflito militar entre Filisteus e israelitas. Esse episódio deixa
claro a precária condição espiritual de Israel. O sentimento de nação eleita lhes
dava uma falsa confiança que sairiam vencedores na peleja. O grande trunfo era
a Arca da Aliança. Ela era o símbolo concreto dessa eleição, portanto, ninguém lhes
resistiria, visto que, Deus estava obrigado a defendê-los. Porém, estavam
equivocados. Esse mesmo pensamento é alimentado em nossos dias com a teologia
da prosperidade. Vejam o desenrolar da situação.
No primeiro encontro
com os Filisteus Israel é derrotado. Morrem
4 mil Israelitas. A avaliação dessa derrota é confusa e demonstra a
disposição de coração dos israelitas.
Quando os
soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram:
"Por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem? Vamos a Siló buscar a arca da aliança do
Senhor, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos".
1
Samuel 4:2
É interessante observar
como os príncipes de Israel tem uma compreensão mística acerca da arca. Para
eles a arca funcionaria como um amuleto que reverteria a guerra em seu favor.
Tal pensamento vem do mundo da magia, onde se acredita que ao manipular porções
os feiticeiros estabelecem o controle sobre a natureza. Essa é a mesma prática
que hoje pululam algumas igrejas evangélicas, onde o uso de sal grosso, a busca
por milagres vem substituindo a substanciosa palavra de Deus. É triste ver o
povo de Deus correndo atrás desses vendilhões do templo acreditando que com
esse método nada evangélico alcançarão a vitória. Quando se adora a coisa criada e não ao
criador das coisas o resultado é desastroso.
Veja no quadro abaixo o resultado do uso da arca como amuleto pelos israelenses e como troféu de guerra entre os Filisteus.
Cenário religioso
Uso supersticioso da arca: a arca
sendo usada como amuleto
|
|
A arca usada para livramento (1Sm 4.3)
|
Perda de 30 mil homens (1Sm 4.10)
|
A arca foi posta diante do deus Dagom
|
Dagom ficou esquartejado
|
A arca foi levada para as cidades de Asdode, Gate e
Ecrom
|
Apavorou ou adoeceu os moradores.
|
A arca levada de volta para Israel (1Sm 6.1-12)
|
As vacas foram para a cidade de Bete-Semes, andando
e mugindo, sem desviar do caminho e não era Acaso.
|
A arca na cidade de Bete-Semes (1Sm 6.19)
|
Setenta homens olharam para dentro da arca da
aliança e, por isso, o Senhor os matou.
|
Olhando para o quadro acima percebe-se:
·
Falta de discernimento espiritual:
I.
Quando a
liderança Filisteia duvida da ação de Deus - 1Sm 6.9. [...] “isso sucedeu por
ACASO”.
II.
Os habitantes do
Bete-Semes olham de forma irreverente para dentro da arca – 70 homens morreram
[1Samuel 6.19]. Deus é santo. Deus tem tudo sob seu controle, nada
acontece por acaso.
Outro aspecto a considerar
dentro desta circunstância foi a reprovação da liderança espiritual do
sacerdote Eli e dos seus filhos. Vejam:
- Hofni e Fineias, filhos do sacerdote Eli estavam em Silo e foram introduzidos na guerra pelas circunstâncias e são eliminados [1Sm 4.4,11].
- O próprio sacerdote Eli também morre em meio as novidades [1Sm 4.18]
- A nora de Eli também morre e deixa no nome do seu filho a marca de toda família sacerdotal [1Sm 4.19-21-22]
“Enquanto
morria, as mulheres que a ajudavam disseram: "Não se desespere; você teve
um menino". Mas ela não respondeu nem deu atenção. Ela deu ao menino o
nome de Icabode, e disse: "A glória se foi de Israel".
Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido. E
ainda acrescentou: "A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi
tomada". 1 Samuel 4:20-22
É interessante observar que todos somos passiveis
de sermos disciplinados por Deus quando fazemos o seu trabalho de forma relaxada
[Jeremias 48.10a - "Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor!
”! ]. O título de sacerdote não livrou Eli e sua família do juízo divino. Essa
situação me faz pensar que a função pastoral deve ser exercida com integridade
e leveza de alma. O amor tão propalado dos púlpitos deve ser comprovado no
dia-a-dia das igrejas, caso contrário o ministério sofrerá.
4.
Samuel, o intercessor
A morte de Eli e a
instalação da arca na cidade de Quiriate-Jearim [1 Samuel
6:21]
marca a transição para o ministério do profeta Samuel.
“E sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em
Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram que até chegaram vinte anos, e lamentava toda a casa de Israel pelo Senhor”.
1 Samuel 7:2
Lamentava [NÃHÃH] raiz primitiva de gemer,
lamentar; donde [chamar em voz alta] ajuntar [como que numa proclamação: -
lamentar, prantear.
A ação
de Samuel veio após um longo tempo de
maturação.
“Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se
com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses
estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele
só, e vos livrará da mão dos filisteus. Então os filhos de Israel tiraram
dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor. Disse mais
Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao Senhor. E
congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e
jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel
os filhos de Israel em Mizpá”. 1 Samuel 7:3-6
É
interessante observar que muitos ainda dormiam espiritualmente. Astarotes e
baalins* ainda impregnavam a vida do povo. Contudo, Samuel deixa claro que para Deus operar tinha que haver conversão
e santidade.
Diante
da conversão do povo a Deus e seu apelo
humilde para que Samuel não cessasse de orar [1Sm 7.8] pelos que partiriam
para a batalha, o servo de Deus faz seu trabalho [sacrifica um cordeiro] e clamou a Deus por Israel e Deus ouviu sua
oração [1Sm 7.9]
Resultado:
·
A batalha foi favorável a Israel – 1Sm 7.10-12.
·
Nunca mais os Filisteus vieram aos termos de Israel - 1Sm
7.13.
·
Todas as cidades conquistadas pelos Filisteus foram
recuperadas por Israel - 1Sm 7.14.
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Astarote - Estrela, o planeta
Vênus. A principal divindade feminina dos fenícios, como Baal era o principal
dos deuses. Assim como Baal foi identificado com o Sol, assim Astarote, ou
Astarte, com os seus crescentes, o era com a Lua, simbolizada pela vaca. o culto
desta deusa veio dos caldeus para os cananeus. Era a deusa do poder produtivo,
do amor, e da guerra. Entre os filisteus o seu culto era acompanhado de grande
licenciosidade, em que os bosques representavam uma proeminente parte. As
pombas eram-lhe consagradas.
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5.
Aposentadoria sem
ressentimento.
A
bíblia nos fala que Samuel julgou Israel todos os dias da sua vida [1Sm 7.15],
contudo, na velhice seus filhos o substituiu e não fizeram o que era bom diante
de Deus.
E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a
seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era
Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. Porém seus
filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram
suborno, e perverteram o direito.
1 Samuel 8:1-3
O
pastor João Soares aponta três razões para os anciões de Israel desejarem um
rei:
- . Razões pessoais – O caráter dos filhos de Samuel era duvidoso, por sinal, iguais aos filhos de Eli.
- . Razões políticas – Os papeis que Samuel desempenhava era próprio de um rei [Líder religioso, militar e juiz].
- . Razões psicológicas – Israel se achava inferior as demais nações vizinhas que possuíam um governo monárquico.
As
alternativas citadas acima podem até explicar porque da escolha de um governo
monárquico, o desgosto do profeta Samuel, mas não explica a reação de Deus.
Vejamos
porque aparentemente nada do que os israelenses pediram a Samuel era absurdo ou
desrespeitoso a Deus:
a.
De acordo com Deuteronômio já era previsto que em algum
momento Israel seria uma monarquia [Dt 17.14-15].
b. O contexto que Israel
vivenciava era perfeitamente cabível a existência de uma monarquia.
ü O povo desejava
evitar novas perdas militares 1Sm 8.20.
ü Ficar livre de
líderes corruptos – Os filhos de Samuel e de Eli.
Onde
estava o pecado no pedido dos líderes populares?
·
Eles atribuíam, erradamente, os fracassos ocorridos
durante aquela época ao próprio sistema e não aos seus pecados.
·
Rejeitaram Deus a desejarem ser iguais as nações vizinhas
e não um povo separado por Deus para testemunhar ao mundo do seu amor.
·
Queriam um libertador visível em quem podiam confiar e
não na subjetividade da ajuda divina.
·
Eles queriam andar por vistas e não por fé. Procuravam
assim escapar as exigências Moraes da Lei.
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram
a Samuel, a Ramá, E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não
andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para
que ele nos julgue, como o têm todas as nações. E disse o Senhor a Samuel: Ouve
a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a
mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Então o Senhor disse a
Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos
homens de Israel: Volte cada um à sua cidade. 1Sm 8.4-5,7,22
6. A escolha de Saul 1Sm
9-10
Em
cumprimento a vontade de Deus, Samuel busca um homem segundo o coração de Deus.
Ele encontra Saul com qualificações que aos olhos humanos eram perfeitas para o
exercício da realeza.
Escolha de Saul para ser rei de Israel
|
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Era belo e forte – 1Sm 9.2; 10.23,24.
|
No mundo antigo boa aparência era uma benção de
Deus.
|
Era sensível – 1Sm 9.5
|
Procurando as jumentas do pai, Saul não queria
deixar o pai preocupado com a sua longa ausência.
|
Era humilde – 1Sm 9.20
|
Saul recorreu ao profeta Samuel por não ter
encontrado as jumentas.
|
Era sábio – 1Sm 10. 14-16, 27
|
Ao ocultar do tio bisbilhoteiro o conteúdo da
conversa que tivera com Samuel, Saul se mostra prudente. Também foi prudente
fingindo não ouvir o escarnio de alguns.
|
“Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade” 1Sm 8.22.
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