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quinta-feira, 13 de setembro de 2018

As últimas coisas: pré-milenismo, pós-milenismo e amilenismo


O desejo de conhecer os tempos sejam eles da origem ou do fim da espécie humana é comum a todos os povos de todos os tempos. No inicio essa proposição veio por meio das narrativas mitológicas do imaginário pré-histórico, passando pelas civilizações e tomando um novo escopo no campo da teologia e ciência.
O fato é único, todo homem anseia por saber o porquê da sua origem, o que faz neste tempo e para onde vai quando não mais existir sobre a face da terra. Toda essa inquietação da alma tem resposta quando pela fé nos permitimos conhecer o que as escrituras nos dizem.

“A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha gloria, e que formei, e fiz. Isaias 43.

Nele digo, no qual fomos também feitos herança predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os de antemão esperamos em Cristo.” Ef 1:11-12

Criados para o louvor da sua glória. Essa é a resposta divina para a existência humana e deve ser também o propósito da nossa existência. Essa missão jamais deve ser encarada como um peso, mas com prazer. A promessa é que tenhamos vida em abundancia (João 10.10), plena alegria (Rn 5.2-3; Fp 4.4) na medida em que nos relacionamos com o Deus Criador. (Sl 84.1-2, 10)
Por fim, qual será nosso futuro quando não mais existirmos na terra dos viventes? Como será o fim das coisas? Para responder a essa questão numa visão cristã é que surgiram diversas propostas teológicas de caráter milenista: pós–milenismo, pré-milenismo e amilenismo. Além destas referenciais teológicos, temos as concepções pré-tribulacionismo, pós-tribulacionistas e as concepções intermediárias. No presente trabalho procuro fazer uma rápida explanação sobre essas concepções de forma a tecer um perfil das mesmas com base no pensamento de Millad e Grudem.

CONCEPÇÕES MILENISTAS

A primeira concepção milenista a ser tratada é o pós-milenismo. Essa tese foi formulada no século IV por Ticônio (donatista) e adotada por Agostinho. O momento áureo deste movimento se deu no século XIX. As condições socioeconômicas, o progresso técnico (Revolução Industrial na Inglaterra) e a expansão missionária sobre os continentes africano e asiático (neocolonialismo) criou um clima de euforia e otimismo entre os europeus que não tardou a contagiar a Igreja.
Para os pós-milenistas a Igreja tem um papel transformador, é ela que irá preparar o mundo para a vinda do Cristo. Nesse sentido faz parte da sua ação mudar drasticamente as estruturas sociais ainda reinantes promovendo uma era de prosperidade, marcada por grandes avanços culturais e cientifico.
            Na medida em que o mundo vai sendo alcançada pelo evangelho a influência cristã predominará na sociedade fazendo-a funcionar conforme os padrões de Deus. Esse processo é gradativo e culminará com uma era milenar marcada pela paz e justiça na terra. No final deste milênio não literal Cristo voltará. A base bíblica usada por essa corrente teológica são Salmos 47, 72 e 100; Isaias 45, 22-25; e Oseias 2.23.

“Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono. Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escodos da terra; ele se exaltou gloriosamente.

Todo o Salmo, mas em especial os versos acima deixam claro que o Senhor atrairá a ele todos os povos. Nessa mesma linha argumentativa citam Mt 24.14, quando Cristo afirma que o evangelho será pregado em todo o mundo e Mt 28.18-20 que trata da grande comissão.
Diante do exposto ficam evidentes as condições proféticas para a volta de Cristo. O evangelho prosperará independente dos revezes no decorrer do processo, visto que, o próprio Deus encaminhará a história para o epilogo final, não havendo como resistir ou mudar a realidade das coisas divinamente propostas (Mt 16.18).  

“Logo em seguida a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados, então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mt 24.29-31
  
Mateus 24 e Apocalipse 20.1-6 são textos que geram certa dificuldade de interpretação para os pós-milenistas. O simbolismo foi o caminho adotado por esta concepção para o entendimento dos textos. Para os pós-milenistas, Mateus 24.29-30, não pode ser entendido como um evento do futuro, visto que, já aconteceu com a destruição de Jerusalém. Nessa mesma lógica a volta de Cristo é entendida como um retorno ao Pai, onde recebeu toda autoridade e a imagens dos anjos com suas trombetas não passa de uma alegação aos pastores que levam a mensagem de Deus aos povos.
Em sua interpretação de Apocalipse 20. 4-6 reafirma seu conteúdo simbólico fixando o retorno de Cristo após o estabelecimento do reino de Deus por meio da igreja. É sem duvida uma visão otimista da história quando comparamos o texto em questão com outros como 2Timoteo 3.1-7, onde o apostolo Paulo descreve tempos difíceis.

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.  2 Timóteo 3:1-7

A segunda concepção que trataremos é o Amilenismo. É interessante observar que amilenista e pós milenistas tem muito em comum. Ambos entendem que Apocalipse 20 é um texto simbólico, bem como, consideram a era da igreja o próprio milênio. A diferença encontra-se quanto ao reinado físico de Jesus Cristo.
Na concepção amilenista Apocalipse 20 corresponde a era da igreja. Durante este período a influência de satanás é reduzida para que o evangelho seja pregado em todo o mundo. A coparticipação dos crentes no governo de Cristo já acontece a nível celestial, visto que, os amilenistas não entende que as profecias apontam para um reinado terreno.

“Jesus, aproximadamente se, falou-lhes, dizendo: toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” Mt 28.18

Assim, a volta de Cristo, a ressureição dos santos e dos ímpios, o julgamento final e a condenação dos pecadores ocorrem de uma só vez. Os crentes estarão diante do tribunal de Cristo, mas para receber as recompensas celestiais.

“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo.” 2Co 5.10

Depois destes acontecimentos segue a eternidade. Se por um lado os amilenistas se aproximam dos pós-milenistas se afastam diametralmente do Pré-Milenismo.
O pré-milenismo, contrario as concepções anteriores advoga um reino terreno e físico de Jesus Cristo que virá após a grande tribulação. Essa concepção cresce a partir do século XX, depois que os teólogos liberais optaram pelo pós-milenismo. A base teórica desta concepção encontra-se em apocalipse 20.4-6.

Baseados nesta passagem os pré-milenistas defendem:

·         A existência dos mil anos sob o governo de Cristo.
·         Duas ressurreições – uma no inicio e outra no fim.
·         Eventos cósmicos que precipitarão os acontecimentos finais.
·         O governo de Cristo é físico, é real, onde será eliminado.
·         O milênio é um tempo de ruptura com os acontecimentos passados.

o   Haverá paz mundial.
o   A natureza será liberada da maldição da queda (Rm 8.19-23).

·         Os crentes governarão com Cristo.

·         Satanás será preso durante o milênio não tendo como influenciar a humanidade neste período (Ap 20.1-3).
·         No final do milênio será liberado para o ultimo enfrentamento com as forças celestiais onde será derrotado.
·         Cristo ressuscitará os ímpios para o julgamento final. Depois segue o estado eterno.
Quanto à volta de Cristo esta concepção defende que seu retorno se dará em duas etapas: a primeira será antes da grande tribulação visando o arrebatamento da igreja (1Ts 4.17) e a segunda no final. A ressureição ocorrerá em três etapas: a ressurreição dos justos por ocasião do arrebatamento, a segunda dos que morrem dentro da grande tribulação e a terceira que será a ressureição dos incrédulos.
O pré-milenistas visualizam a tribulação como o momento da ira de Deus sobre os incrédulos, por conseguinte a igreja do Senhor não terá necessidade de enfrentá-la.

“E para guardardes dos céus o seu filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.” (1Ts 1.10)
  
Dentro do pré-milenismo se destaca o pensamento Pré-tribulacionista. Nessa concepção existe uma diferença entre Igreja e o Estado de Israel. Para os pré-tribulacionistas a grande tribulação é um evento judaico. É durante esse tempo que Deus cumprirá todas as profecias em relação a Israel, visto que, a salvação virá pelos judeus mediante a fé em Jesus Cristo.
A expectativa para a volta de Cristo é mantida nessa concepção: “Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25.13) Na carta de Paulo aos tessalonicenses (1Ts 4.13-18), o apostolo coloca a volta de Cristo como o primeiro evento na sequência escatológica, por fim, nessa linha de pensamento é determinado dois tipos de julgamentos: o primeiro se dará por meio do arrebatamento onde será determinado o galardão entre os salvos e o segundo confirmará a condenação dos infiéis.
Para os pós-tribulacionistas toda interpretação dos últimos dias tem um caráter não literal. Eles entendem que a grande tribulação tem um tempo substancial e que o milênio necessariamente não corresponde a 1000 dias. Consideram aceitável que a Igreja enfrente as perseguições do período (Mc 13.19, 24; Ap 7.14), até porque sua história é marcada de lutas e perseguições, mas, em todas elas foi poupada da aniquilação total pelo Senhor.

“Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.” (Mt 24.9)
                                                                                                
            Em relação à vinda de Cristo acreditam que só existe uma segunda vinda, que se dará após a grande tribulação e inicio do milênio, assim também como duas ressurreições nas mesmas condições. 
Além das interpretações pré-tribulacionistas e pós-tribulacionistas existem três concepções intermediárias, são elas: Mesotribulacionista, Arrebatamento parcial e Pós-tribulacionismo iminente. Essas linhas teológicas são frutos das dificuldades de interpretação bíblica acerca dos últimos dias oferecidos pelas concepções anteriores.

QUADRO 1 – CONCEPÇÕES INTERMEDIÁRIAS
Mesotribulacionista
Arrebatamento parcial
Pós-tribulacionismo iminente
A igreja sofrerá a primeira parte da tribulação (três anos e meio), mas será arrebatada por Deus antes da ira de Deus ser derramada no mundo, visto que, já fomos justificados por Cristo.
Acreditam que haverá uma série de arrebatamentos durante a Grande Tribulação na medida em que grupos de crentes estejam em condições espirituais para tal.
Acredita que Cristo pode voltar a qualquer momento, visto que, já vivenciamos a grande tribulação.

Diante do exposto resta saber qual a concepção que explica melhor as últimas coisas. No meu entender é o pré-milenismo pré-tribulacionista. Existe uma narrativa profética desde o Antigo Testamento que aponta para um tempo superior a era da igreja, porém, ainda com traços terrenos.

“Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado.” Isaías 65:20

 Além desta passagem existem outras como Is 11.6-9, onde se apresenta uma natureza livre da maldição do pecado e ao mesmo tempo descreve os povos buscando o Messias para alcançarem a salvação. No salmo 72 temos a narrativa do reinado de Salomão e do Messias de Israel. O governo descrito nesses versos ultrapassa em muito os reinados de Davi e Salomão.
Zararias 14.5-17, fala de um tempo de grandes mudanças em toda a terra, mas que ainda se encontra marcado pelo pecado.
No Novo Testamento temos a sequência da revelação divina. Apocalipse 20 fala explicitamente do milênio, onde os crentes glorificados governarão com Cristo sob todos os povos. É um período de justiça, onde Jesus Cristo demonstrará aos homens como governar com equidade e justiça.
É também satisfatória a ideia de que Cristo voltará nos céus e levará a sua igreja antes que o Senhor derrame sua ira sobre a terra. Pois, assim está escrito: “E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (1Tessalonicenses 1:10).
Tem sido nessa esperança que muitos irmãos dormem no Senhor e esperam confiadamente aquele dia.

“Então se verá, o Filho do Homem
Vindo sobre as nuvens com poder e glória
Porque assim como um relâmpago

Que sai do oriente e se mostra no ocidente
Assim Há de ser a vinda do Filho do Homem.”

(Então se verá – Vencedores por Cristo.)


 BIBLIOGRAFIA:
  
ERICKSON, Millard, J. Introdução à Teologia Sistemática / Millard J. Erickson ; | tradução Norio Yamakami| - São Paulo ; Vida Nova, 1997.

GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática / Wayne Grudem. São Paulo : Vida Nova, 1999.



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