Texto bíblico: 4.1-20
Semear é uma determinação de Deus aos crentes. A razão é simples: o evangelismo é o motor do crescimento do Reino de Deus.
A parábola contada por Cristo já inicia com o evangelista fazendo o seu trabalho, portanto, fica claro que a vontade de Deus é que sua Igreja saia das quatro paredes e faça o seu trabalho.
Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19)A necessidade de fazer discípulos põe a Igreja em movimento. Essa condição independe daqueles que ouvirão a mensagem do evangelho. Na parábola do semeador existem pontos comuns:
- Todos ouvem a palavra de Deus.
- Todos em um primeiro momento dão credito a palavra.
- Todos iniciam uma caminhada discipular.
A diferença se dá por dois fatores: eleição e permanência.
"Como também elegeu nele antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor e nos predestinou para filhos de adoção por Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" Efésios 1. 4-5
O elemento determinante foi a falta de raíz que implica no tipo de terreno ou até onde cada um dos alcançados poderiam caminhar com Cristo. Essa caminhada a todo momento requer escolhas. O fracasso ou sucesso vai depender o quanto a palavra de Deus penetrou no coração dos ouvintes que na parábola é representada pelas circunstâncias que funcionam como bloqueio ou não da interiorização da mesma.
As lições são diversas:
- Devemos testemunhar a palavra de Deus com todos, já que todos são alvos da graça e misericórdia de Deus.
- Saber que a obra de convencimento é do Espírito Santo.
- Não pode existir variação ou níveis diversos na entrega da palavra. Todos os terrenos receberam a mesma quantidade de sementes.
- Que devo me importar com o próximo.
Testemunhar de Deus aos homens é a maior prova de amor Cristã. A necessidade de dá frutos (João 15.1-2) é essencial na vida cristã.
"E os que receberam a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão frutos, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um." Mat 4.20
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.