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quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
Cientistas europeus criam mini-cérebros contendo DNA neandertal
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
domingo, 13 de dezembro de 2020
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Pesquisadores encontram curioso dado do Segundo Templo em Israel
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
A conquista de Jericó pode ser encontrada?
Por que as tentativas de escavar evidência indiscutível da conquista têm fracassado tanto até aqui? Keith Schoville, professor emérito no departamento de Estudos Hebraicos e Semíticos na Universidade de Wisconsin (Madison), oferece uma explicação:
Estes são assuntos muito difíceis de asseverar ou corroborar em termos de pesquisa arqueológica. Você simplesmente não tem… um tablete dizendo que os israelitas conquistaram tal e tal lugar em tal e tal data. Esse tipo de coisa não existe.
Outra razão para esta dificuldade tem estado implícita em nossa discussão sobre a natureza da conquista em si mesma. Os fatos, como a Bíblia os apresenta, indicam que não há relativamente nenhuma evidência da conquista a encontrar. Maciça destruição física de toda Canaã não foi nem o alvo nem o resultado da conquista. A “proscrição” (sentença de destruição) sob a qual Canaã foi colocada por Deus aplicava-se às populações cananitas dentro de suas cidades, não às cidades em si mesmas (veja]s 6.17,21), exceto por Jericó, Ai e Hazor. Na avaliação de David Merling, a conquista, conforme descrita na Bíblia, não devia deixar evidência suficiente de si mesma.
À luz deste entendimento, se nós realmente encontrássemos evidência de uma maciça destruição ao longo da rota da conquista na época em que a Bíblia a coloca (1400 a.C.), isso causaria na verdade maior problema para a Bíblia! Deveríamos, então, procurar tal evidência de algum modo? Eugene Merrill, professor de Antigo Testamento no Dallas Theological Seminary, é de opinião de que tais esforços são inúteis:
…a verificabilidade arqueológica da conquista revela-se um exercício em irrelevância. Tudo que alguém poderia esperar é alguma indicação de que ocupantes da terra dizimados foram substituídos por colonizadores étnica e culturalmente diferentes, uma busca que é notoriamente infrutífera.
Uma razão para que tal busca fosse uma vez julgada infrutífera é que enquanto tentam achar evidência da substituição ocupacional, os israelitas em seu período de colonização poderiam ter simplesmente adotado a cultura material dos cananitas (Dt 6.10,11). Não tendo ainda desenvolvido sua cultura material distintiva, os israelitas pareciam com os cananitas no registro arqueológico. As cartas de Amarna, constituídas de correspondência entre as cidades-estado cananitas e os oficiais egípcios em Amarna, na verdade revelam que os israelitas eram culturalmente inferiores aos cananitas.
Todavia, baseados em escavações e pesquisas mais amplas, nós agora sabemos que os israelitas na verdade evidenciavam apenas uma cultura cerâmica. Esta coleção de cerâmica possibilita que os especialistas façam distinção entre os israelitas e seus vizinhos cananeus. Apesar desta cultura ser datada da imigração e colonização israelitas no final do século XIII a.C. (pelo menos), outros também a tem usado para defender uma data anterior para o êxodo. Por exemplo, as escavações de Manfred Bietak emTell el-Dab’a (Gósen), no Egito, têm revelado um estilo cananeu de cerâmica como aquele que aparece em Canaã.
Esta pode ser evidência possível de que os israelitas estiveram uma vez em Gósen, ou de outra forma, que os asiáticos simplesmente entraram nesta região do Delta egípcio. A qualquer custo, a maioria dos críticos eruditos vão dispensar esta evidência porque ela presume uma data recente, e esta cerâmica é datada como antiga (cerca de 1650-1550 a.C.). Com que somos deixados, então? Evidência da conquista pode ser encontrada? Apesar de a evidência ser inadequada e certamente controversa, a resposta a isso é afirmativa. Todavia, temos que olhar nos lugares certos.
Não devemos procurar por uma camada de conquista exceto nas três cidades queimadas, e mesmo lá, com destruições subsequentes por outros invasores, nossas expectativas têm que ser moderadas. Mesmo quando toda a evidência arqueológica é posta de lado ainda temos o testemunho do mais significativo documento histórico e arqueológico já descoberto pelo homem — a Bíblia. Mesmo que nos recusemos a aceitar que as Escrituras foram divinamente inspiradas, como muitos eruditos fazem, o relato realista da Bíblia sobre uma conquista parcial claramente possui as marcas de historicidade, não de um exagero etiológico. Informações extra bíblicas dos textos de Amarna têm nos fornecido um esboço compatível no qual os detalhes tradicionais da narrativa bíblica da conquista e do povoamento podem ser colocados. Bruce K. Waltke nos diz:
De todos os modos estudados pelos quais a tradição textual com respeito à conquista e ao povoamento pode ser testada pela arqueologia, as duas linhas de evidência coincidem. Além disso, toda evidência arte factual creditada aos palestinos sustenta o relato literal de que a conquista ocorreu no tempo especificamente datado pelos historiadores bíblicos. Portanto, a partir destas informações ninguém tem razão para questionar a confiabilidade da Bíblia…
Portanto, nossa busca pela conquista não tem sido em vão. Seja a falta de evidência suficiente ou a “irrelevância” de qualquer evidência, a busca forçou um retorno ao texto bíblico. Ali, uma vez que nossas pressuposições sobre a singularidade histórica da Bíblia estão corretas, nós verdadeiramente encontramos a conquista histórica, afinal.
Fonte: Livro: Arqueologia Bíblia
Autor: Randall Price,
Pags: 126-127
Universalidade da Bíblia
Publicado pelo O nortão em 06 de novembro de 2020
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
terça-feira, 27 de outubro de 2020
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Coração domável
Andei pelo mundo sem rumo
Acreditei no acaso, no improviso
Levei borduada, curtir feridas
Cabeça dura, coração indomável
Meu coração era meu guia
Surdo me fiz aos sábios conselhos
Fiz da minha força a razão de ser
Não parei até que fui provado
Conheci Jesus no pior momento
A angústia já me sufocava
Fui resgatado pelas mãos divinas
Salvo por um amor inexplicável
Hoje meu coração é domável
Da ansiedade livrou meu ser
Tenho esperança na vida
Espero feliz pelo amanhecer
Jerônimo Viana M. Alves
12.10.20
domingo, 11 de outubro de 2020
Generosidade
Por Roberto Vieira
“1982- O Hotel Majestic colocou Mario Quintana no olho da rua.
A miséria havia chegado absoluta ao universo do poeta.
Mario está só. Encontrava o império dos homens sem sentimentos.
O porteiro joga um agasalho que tinha ficado no quarto.
“Toma, velho!”
Mario recita ao porteiro: A poesia não se entrega a quem a define.
Mario estava só.
Cadê os passarinhos?
A sarjeta aguardava o ancião.
Paulo Roberto Falcão soubera do acontecido.
Chega em frente ao hotel e observa aquela cena absurda, triste.
Estaciona e caminha até o poeta com as malas na calçada.
“Sr. Quintana, o que está acontecendo?”
Mario ergue os olhos e enxuga uma lágrima, destas que insistem em povoar os olhos dos poetas.
Quisera não fossem lágrimas, quisera eu não fosse um poeta, quisera ouvisse os conselhos de minha mãe e fosse engenheiro, médico, professor.
Ninguém vive de comer poesia.
Mario lhe explica que o dinheiro acabou.
Está desempregado, sem família, sem amigos, sem emprego.
Restaram apenas essas malas nas ruas de Porto Alegre.
Mario observa Falcão colocando suas malas dentro do carro em silencio.
E em silencio, Falcão abre a porta para Mario e o convida a sentar.
No silencio de duas almas na tarde fria de Porto Alegre o carro ruma na direção do infinito.
Falcão para o carro no Hotel Royal, desce as malas, chama o gerente e lhe diz:
“O Sr. Mario agora é meu hóspede!”
“Por quanto tempo, Sr. Falcão?”
Falcão observa o olhar tímido e surpreso do poeta e enquanto o abraça comovido, responde:
“POR TODA ETERNIDADE”. ( o hotel pertencia ao Falcão ).
O poeta faleceu em 1994.
sábado, 10 de outubro de 2020
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
PIB Penha SP canta "Porque Ele me Amou"
PIB PENHA SP CANTA ‘PORQUE ELE ME AMOU’
domingo, 27 de setembro de 2020
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
terça-feira, 15 de setembro de 2020
domingo, 6 de setembro de 2020
sábado, 5 de setembro de 2020
quinta-feira, 3 de setembro de 2020
Túneis levam conflito palestino-israelense às entranhas de Jerusalém
Entre a Mesquita de Al-Aqsa e o Muro das Lamentações há um emaranhado de túneis que levam ao subsolo da Cidade Antiga de Jerusalém o conflito entre palestinos e israelenses, que tentam provar com a arqueologia sua conexão com a Terra Santa.
O guia Robin Abu Shamseyh conduz um pequeno grupo através destes corredores de mais de 485 metros que revelam camadas de história escrita por otomanos, mamelucos, cruzados, o período islâmico clássico, bizantinos e romanos.
Para Israel, "o objetivo das escavações é explorar e descobrir qualquer evidência que reste do primeiro ou segundo templo", disse Abu Shamseyh no tour por este submundo controlado pela Fundação Israelense para o Patrimônio dos Túneis do Muro das Lamentações, que recriou em maquetes e filmes como acredita-se que era a vida na Cidade Santa há dois mil anos.
A historiografia judaica situa ali, a dezenas de metros de profundidade da Esplanada das Mesquitas (sagrada para judeus e muçulmanos), o espaço onde foram erguidos os dois templos de culto judaico, o último destruído pelos romanos e cujo vestígio é o Muro das Lamentações.
Na travessia é possível ler uma mensagem: "Você está no ponto mais próximo do mais sagrado dos lugares sagrados do Monte do Templo" (nome da Esplanada no judaísmo, denominada Nobre Santuário no islã).
Neste lugar começou o mundo e foi guardada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos, segundo a tradição judaica, e agora reúne, orando em silêncio, os poucos crentes que cabem no estreito corredor.
Enquanto centenas de visitantes e fiéis percorrem os túneis diariamente e sua sinagoga, grupos e autoridades palestinas, inclusive o ministro para Assuntos Religiosos, Youssef Ideis, denunciam que a busca para provar o vínculo entre o povo judeu e Jerusalém põe em perigo a estrutura da mesquita Al-Aqsa, um risco que os arqueólogos israelenses negam.
A vontade de controlar este lugar sagrado, o primeiro para os judeus e o terceiro para os muçulmanos, põe Jerusalém Oriental no coração das tensões entre palestinos e israelenses, que ocupam esta parte da cidade desde 1967.
"Sob a supervisão dos arqueólogos israelenses, sua narrativa é a dominante", declarou Abu Shamseyh, ressaltando que muitos fatos "foram manipulados para que pareça que lhes une com os israelenses. Mas, se nos referirmos aos achados arqueológicos, veremos que não é assim".
Como exemplo, cita o que classifica como restos de uma cisterna mameluca que, de acordo com as explicações israelenses, é descrita como um "mikve", ou "banheiro de purificação" judeu.
É uma situação complexa, segundo reconheceu à Efe Gideon Avni, diretor do Departamento de Arqueologia da Autoridade de Antiguidades de Israel, responsável por tramitar os achados de um solo extremamente prolífico em descobertas arqueológicas e que foi mais perfurado que a histórica Roma.
"A arqueologia foi utilizada com enfoques nacionalistas e políticos desde o século XIX, não é algo exclusivo deste contexto", afirmou, destacando que "é preciso levar em conta que existe uma grande diferença entre os trabalhos arqueológicos profissionais e a interpretação que recebe em termos políticos e religiosos".
Os arqueólogos, segundo assegurou, observam "as jazidas, o que existiu", mas admitiu que, depois, "quem te explica é o guia, que pode modificar o que vê e interpreta".
"Nós damos informação às pessoas para que reconstruam sua identidade (...) Mas às vezes há um mal uso no processo de criação", salientou.
O desejo de impedir que esta ciência se transforme em uma arma política ou de propaganda no conflito palestino-israelense é a base da organização israelense Emek Shaveh.
Seu diretor, Yonathan Mizrahi, explicou à Efe que, quando se faz uma escavação, há uma metodologia a seguir - documentar, publicar, analisar -, "que não se fez aqui durante algum tempo, razão pela qual podem te contar o que queiram: que Jesus ou Maomé caminharam por aqui, o que seja".
Mesmo assim, declarou que "não se pode ignorar que foi encontrada uma parede enorme, continuação do Muro das Lamentações", da mesma forma que outros achados, e descarta que as escavações estejam sendo praticadas sob Al-Aqsa e ponham em risco seus alicerces, como acusam alguns movimentos palestinos.
"Segundo entendo, o que ocorre aqui é que é um projeto político pelo qual Israel controla este espaço", algo que, sem dúvida, provoca oposição.
Fonte: TERRA
quarta-feira, 2 de setembro de 2020
Genesis 1 e 2. Pr.Adauto Lorenço e Pr. Jean.
Fonte: Pr. Jean - Igreja Batista do Candelária, Natal, RN.
A verdadeira sabedoria
"Se você é sábio, é sábio para si mesmo; se é zombador, só você sofrerá as consequências." Pv 9.12
Que lição. O bom conhecimento primeiramente trás resultado na vida do seu portador para depois seguir adiante. Ter sabedoria é uma arte. Ela nos livra de muitos problemas, a começar domando as nossas paixões, pondo a nossa vida em ordem e assim nos ajudando a lidar melhor com as pelejas desta vida. Mas, qual a origem desta sabedoria cantada no livro de provérbios?
"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." Prov. 9.10
Taí, o segredo. "Temer ao Senhor". Temer não é a mesma coisa de ter medo ou pavor do Senhor. Deus não se impõe pela força ou terror. Ele não nos obriga a nada. Ele orienta, aponta o caminho, ilumina nosso entendimento para compreendermos as consequências dos nossos atos.
Quem costuma forçar a barra e dominar totalmente os incautos é satanás. Já observou que uma pessoa possessa não lembra do que fez? É isto mesmo. O inimigo rouba a sua consciência. Contudo, Deus jamais age assim, pois, onde impera o Espírito de Deus há liberdade e não escravidão.
Onde encontramos está sabedoria? Buscando, lendo e meditando na palavra de Deus. O Espírito Santo nos orienta na compreensão da palavra, se com fidelidade e avidez nos dedicarmos a leitura bíblica e a oração. O Espírito de Deus tem prazer em nos instruir.
Vivemos melhor e com qualidade quando nos submetemos ao Senhor com alegria e singeleza de coração. Portanto, não perca tempo. Já meditou na palavra de Deus hoje? Já orou ao Senhor? Comece sempre o seu dia buscando ao Senhor.
"Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." Tiago 3. 17
Com esta atitude não há como se dá mal nesta vida. É possível que venhamos a passar por provações, a final, estamos sujeitos como qualquer outra pessoa, contudo, com uma diferença. O Senhor sempre estará ao nosso lado.
Um abençoado dia a todos.
sábado, 29 de agosto de 2020
O local onde Jesus teria multiplicado os pães e os peixes é achado no Mar da Galileia
Fonte: Jornal do Sul
Arqueólogos israelenses encontraram nos arredores do Mar da Galileia (Lago Tiberiades ou Kinneret) os restos de Betsaida (Julias), o povoado onde, de acordo com a tradição cristã, os apóstolos Pedro, André e Felipe moravam e onde aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes.
“Encontramos o que parece ser a cidade dos três apóstolos, onde Jesus multiplicou os pães e os peixes”, afirmou nesta segunda-feira à Agência Efe o arqueólogo Mordejai Aviam, do Kinneret College, em Israel, que há três anos trabalha neste projeto.Na margem nordeste do Mar da Galileia, a equipe vasculhou o lugar onde, conforme o Novo Testamento, estiveram três dos apóstolos de Jesus, a Reserva Natural do Vale de Betsaida, como é conhecida hoje.
Há pouco tempo, Aviam achou, com mais 25 arqueólogos e voluntários, uma capa do período das Cruzadas, uma feitoria de açúcar do século XIII, um mosteiro e o que parece ser uma igreja. Dois metros debaixo do solo encontraram restos do período bizantino, que se remonta à etapa final do Império Romano e que nos seus primeiros anos de vida se estendeu por todo o Mediterrâneo Oriental.
Tempo atrás tinha sido descartada a possibilidade de encontrar algo deste período da história, mas foi a aparição de uma peça de cerâmica em 2014 que fez que a equipe se concentrasse mais nesta área e o que fez aumentar as expectativas.
“Existem moedas, cerâmica, um mosaico, paredes e um banheiro de estilo romano, o que nos leva a crer que não se tratava simplesmente de um povoado, mas de uma grande cidade romana”, afirmou Aviam, acrescentando que abaixo da camada que objetos das Cruzadas estão ruínas do período anterior, o Romano (de 300 a 100 a.C.).
De acordo com a Bíblia, Jesus foi para esse lugar para descansar sozinho, afundado na tristeza pela notícia da morte de João (ordenada por Herodes Antipas), mas foi seguido por uma multidão.
Quando anoiteceu, os discípulos sugeriram que ele dispensasse os seguidores para que pudessem comer, mas ele respondeu que não era necessário que fossem embora e pediu para servir as pessoas com os alimentos que tivessem ali. Foi quando os discípulos disseram que só tinham cinco pães e dois peixes.
Teorias arqueológicas
Aviam está convicto de que os objetos achados demonstram que esse é o local onde milhões de cristãos viram esse milagre, apesar de outras teorias arqueológicas situarem esse ponto em outros lugares da região, rejeitando essa situação com o argumento de que o nível do lago nessa área cobria a zona, algo que as novas descobertas contradizem.
O historiador Flávio Josefo descreveu nos seus textos a cidade de Betsadia e explicou que o rei judeu Filipe, o Tetrarca, a transformou, fazendo com que o local se transformasse de uma vila de pescadores em uma autêntica cidade romana.
Não muito longe dali, na cidade de Tiberíades, na margem oposta do lago, novas escavações situam Madala, o povoado onde nasceu e viveu Maria Madalena, uma das figuras femininas mais relevantes da Bíblia.
Local de peregrinação
Os responsáveis pelas mais novas descobertas arqueológicas na zona querem fazer das terras próximas ao Mar da Galileia um lugar de peregrinação, culto e turismo e por isso querem acompanhar os passos de Jesus e percorrer as paisagens por onde ele e seus discípulos caminharam.
Para muitos dos que creem, pisar na terra em que Jesus Cristo viveu e ver resquícios que datam de sua época e que põem no mapa atual os lugares apresentados na Bíblia é, além de uma experiência repleta de emoção, uma forma de reafirmar a própria fé. (AG)
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Relembre a fascinante descoberta da cabeça de lobo da Era do Gelo
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Amontoados de pedras em Jerusalém intrigam arqueólogos
Fonte: SoCientífica
É desconhecido o objetivo dos amontoados de pedras em Jerusalém, erguidos ao longo de 2.500 anos, alguns inclusive com a altura de um prédio de seis andares. Também não é clara a origem das construções, por mais que sejam ambientes familiares dos habitantes locais.
Mas, no fim de julho a Autoridade de Antiguidades de Israel revelou os resultados de uma escavação completa feita neste local. Os arqueólogos descobriram os restos de um edifício de 2.700 anos e diversas alças de jarras estampadas, provavelmente construídos durante o Reino de Judá, no Primeiro Templo.
Entretanto, por mais que as descobertas sejam interessantes, elas levaram ao desenvolvimento de outras perguntas. Por que um templo bíblico foi enterrado sob diversas pedras? Por que foram construídos outros montes de pedras nas proximidades? Além destes, existem muitos outros questionamentos.
Filisteus ocuparam Jerusalém?
Pesquisadores britânicos do Fundo de Exploração da Palestina começaram a estudar a Terra Santa na metade do século 19. Desde então, ao menos 19 montes artificiais ou túmulos foram identificados na Cidade Velha de Jerusalém. Aliás, boa parte está agrupada em uma área pequena, principalmente no cume, que dá vistas para o vale bíblico de Refaim.
Alguns túmulos estão rodeados pela expansão urbana de Jerusalém, enquanto outros tiveram pior sorte e já desapareceram completamente. Mas, a pesquisa foi concluída antes da construção de novas moradias na região. De fato, durante boa parte da história os montes estiveram cercados por fazendas, conforme destacado por alguns historiadores contemporâneos.
“Sua concentração em uma área muito específica e o enorme esforço necessário para criá-los tornam muito improvável que fossem apenas depósitos de lixo ou montes de pedras retiradas de campos agrícolas”, disse Yuval Baruch, arqueólogo-chefe do IAA para Jerusalém.
Em 1923 o pai da arqueologia bíblica, William F. Albright fez uma das primeiras investigações na região. Foram cinco dias de trabalho, sendo que ele não encontrou uma tumba sob a pilha de pedras, mas pode comparar os túmulos de Jerusalém aos túmulos da Idade do Ferro, localizados na Grécia.
Ele identificou que eram do século 11 a.C, da época do profeta Samuel e dos reis Saul e Davi. Ainda assim, especulou que não foram levantados por israelitas, mas sim por invasores filisteus, já que provavelmente este povo tinha uma conexão com os gregos. Mas, atualmente boa parte dos especialistas rejeita essa ideia, já que não há evidências de que os filisteus estiveram em Jerusalém.
Memoriais reais ou sítios pagãos?
Conforme descobertas feitas pela arqueólogo israelense Ruth Amiran, que escavou um dos montes, perto do bairro de Kiryat Menechem, o túmulo escondia uma parede com retenção interrompida por um lance de escadas. Assim, levava a uma plataforma com restos de um incêndio e ossos de animais queimados.
Ela sugeriu que o local está citado na bíblia, como “bamot”, traduzido para “lugares altos”. Dessa forma, eram ambientes de culto no topo da colina, que teriam sido destruídos por obras feitas pelos reis Ezequias e Josias. A partir disso, o objetivo deles seria transformar a fé da população em monoteísta.
Um detalhe importante é que a datação dos montes de Amiran combina com os reinados de Ezequias e Josias, que estiveram no poder entre o fim do século 8 a.C e 7 a.C. Uma pergunta parece estar respondia, ainda assim, a ideia de que os montes foram erguidos para esconder uma crença não mais aceita é vista com ceticismo pelos arqueólogos.
Hipótese diz que os montes eram homenagens aos reis
Existe uma outra hipótese, levantada pelo arqueólogo da Universidade Bar-Ilan Gabriel Barkay, onde diz que a descoberta de Amiran não estava ligada a cultos politeístas. Segundo ele, o incêndio e o levantamento de túmulos está ligado a cerimônias memoriais que conforme a bíblia foram realizadas para os reis mortos de Judá.
Além disso, o número de montes corresponde aos dos reis existentes entre Davi, no século 11 a.C ou 10 a.C e Zedequias, que acabou com a conquista de Jerusalém pelos babilônios. Assim, a destruição do Primeiro Templo aconteceu por volta de 586 a.C.
Com informações de Haaretz.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra
Por ZAP -16 Setembro, 2019
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra.
Cerca de um ano depois de se ter demitido da Google, Laura Nolan avisa agora que há uma nova geração de armas automáticas que podem, acidentalmente, desencadear uma guerra e “causar atrocidades de forma massiva”.
Nolan defende que estes robôs têm a capacidade para criar “calamidades para as quais não estavam programados” e que, por isso, devem ser banidos, à semelhança das armas químicas.
A engenheira em ciência computacional demitiu-se depois de lhe ter sido atribuída a tarefa de trabalhar num projeto para reforçar a tecnologia nos drones militares norte-americanos. Depois, juntou-se à Campanha para Parar os Robôs Assassinos que visa alertar para os perigos do uso destas armas.
“Há a possibilidade de acontecerem grandes acidentes, porque estas coisas vão começar a agir de forma inesperada. Daí a importância de submeter qualquer sistema avançado de armas ao controlo humano. Caso contrário, estas armas têm de ser banidas porque são demasiado imprevisíveis e perigosas”, alertou, citada pelo The Guardian.
Para Laura Nolan, as consequências fatais podem resultar de coisas simples como mudanças meteorológicas não previstas pelo software dos drones ou um comportamento humano complexo.
Uma das principais preocupações reveladas pela engenheira, prende-se com um dos pedidos efetuado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos que, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento desta tecnologia, pediu que fosse criado um sistema de inteligência artificial capaz de avaliar imagens e diferenciar automaticamente pessoas de objetos, a um ritmo muito superior ao atual, que por sua vez é feito por militares especializados e que, naturalmente, demora mais tempo.
Outro problema que se parece impor com uso desta tecnologia diz respeito aos testes que têm de ser feitos para confirmar o uso “controlado” destas máquinas. “Outra questão assustadora é que só se pode testar estes sistemas de guerra autónomos no campo de combate. Quem sabe se isso não está já a acontecer atualmente, com os russos na Síria?”, disse Nolan.
A Rússia recusou-se a assinar um tratado que limitava o uso deste tipo de tecnologia, e que “têm feito campanha para nem sequer se discutir este assunto”.
ZAP //
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos
Por Lusa -10 Agosto, 2020
Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas.
A constatação consta de um relatório de 55 páginas divulgado pela Human Rights Watch (HRW), intitulado “Stop Killer Robots: Country Positions on Banning Fully Autonomous Weapons and Reing Human Control”, que analisa as políticas dos 97 países, incluindo também o Brasil, que têm elaborado publicamente as suas opiniões sobre robôs assassinos desde 2013.
No documento, a HRW lembra que os 97 países participaram todos nas oito reuniões da Convenção sobre Armas Convencionais (CAC) sobre sistemas de armas autónomos letais de 2014 a 2019, com a Áustria, Brasil e Chile a proporem negociações sobre um instrumento juridicamente vinculativo para garantir um controlo humano significativo sobre as funções críticas dos sistemas de armamento.
Na parte referente a Portugal, que, a par do Brasil, são os dois únicos países lusófonos analisados no relatório, é referido que, em 2014, na Assembleia Geral da ONU, Lisboa apoiou a ideia de se continuarem as negociações sobre a regulação dos sistemas de armas autónomas.
“Portugal referiu [então] que partilha preocupações humanitárias, morais e legais em relação a esse tipo de armas e que defende a necessidade de haver um controlo humano sobre funções críticas dos sistemas de armamento”, lê-se na análise da organização de defesa e promoção dos direitos humanos.
A HRW afirma que Portugal, que participou em todas as reuniões da CAC, “não apoiou as propostas para a proibição total do armamento autónomo” e que, em vez disso, sugeriu em março de 2019 que os países devem focar-se na análise à forma como a lei internacional pode aplicar a tais armas.
Em relação ao Brasil, a HRW lembra que as autoridades brasileiras expressaram, na reunião que permitiu fundar a CAC, em 2013, que decorreu durante uma sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, as preocupações sobre os sistemas de armamento autónomo letais.
“[As preocupações] incluíram as consequências de um baixo custo humano em conflitos como forma de banalizar os conflitos e as incertezas quanto a apreciação das mortes provocadas por armas autónomas”, lê-se no documento.
Segundo o HRW, o Brasil, que também participou em todas as reuniões da CAC, argumentou e avisou que “a tecnologia nem sempre é a melhor solução para os desafios” de todos, e levantou sérias objeções éticas, legais e morais” quanto à utilização de robôs assassinos.
Nesse sentido, em novembro de 2017, lembra o HRW, as autoridades brasileiras apelaram a uma proibição total, alegando que alguns sistemas de armamento com capacidades autónomas “irão comprovar que são incompatíveis” com as leis internacionais humanitária e sobre direitos humanos.
A organização de defesa dos Direitos Humanos destacou a proposta apresentada formalmente em agosto de 2018 pelo Brasil, em conjunto com a Áustria e Chile, para a negociação de um instrumento legalmente vinculativo para garantir um controlo humano “significativo” nas “funções críticas” dos sistemas de armas autónomos.
Na globalidade, o relatório da HRW é referido que um número crescente de países reconhece o dever de salvar a humanidade de armas totalmente autónomas, uma vez que os sistemas de armamento que selecionam e atacam alvos sem controlo humano significativo são “inaceitáveis e devem ser evitados”.
Para a HRW, há um apoio “crescente” a uma “proibição de preocupações partilhadas”, em que o desejo de controlo humano “deve impulsionar a regulação” do setor.
A grande maioria dos Estados, lê-se no documento, considera o controlo humano e a tomada de decisões “cruciais para a aceitabilidade e legalidade dos sistemas de armas”.
// Lusa
terça-feira, 4 de agosto de 2020
quarta-feira, 29 de julho de 2020
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sexta-feira, 24 de julho de 2020
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quinta-feira, 2 de julho de 2020
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Este homem italiano da Idade Média substituiu sua mão amputada com uma faca
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quinta-feira, 25 de junho de 2020
segunda-feira, 22 de junho de 2020
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Antigo cetro descoberto em Israel seria evidência de 'estátuas divinas' de tamanho natural
domingo, 21 de junho de 2020
sexta-feira, 19 de junho de 2020
O que me falta para ser salvo?
O jovem rico
|
É
descrito em Lucas 18.18,23 como um jovem possuidor de grandes recursos e de
importância social relevante para sua comunidade.
|
Bartimeu, filho de Timeu.
|
Cego,
mendigo, alguém que vivia a margem da sociedade, cujo único bem que possuía
era uma capa que usava para se proteger das intempéries. Era visto por todos
como um amaldiçoado e sua condição como fruto do pecado. A cegueira era um
impedimento para servir ao Senhor, caso pertencesse a uma família sacerdotal
(Levítico 21.17-18).
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O escriba
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Doutores
e mestres da Lei (Mateus 22,35; Lucas 5,17). Eram homens com grande
conhecimento da Lei Mosaica, eram respeitados pela comunidade e bem sucedidos
financeiramente. Pertencia a elite intelectual do seu tempo.
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