sábado, 5 de maio de 2012

Cientista diz que cristãos precisam cuidar melhor do planeta

Publicado por Valder Damasceno em 3 de maio de 2012 


Temas como meio ambiente e aquecimento global vêm sendo discutido amplamente por vários países e instituições científicas no mundo, até os cristãos não deixam de ser envolvidos no debate que alerta sobre os danos à natureza. Mark McReynolds, professor de uma universidade cristã no sul da Califórnia argumentou sobre a responsabilidade dos cristãos sobre o tema, ele falou que estes precisam cuidar melhor do planeta.

Professor de Ciência Ambiental na Universidade de Biola, McReynolds falou ao site The Christian Post, ele relatou que líderes evangélicos estão participando mais de eventos internacionais que discutem sobre a preservação da natureza e do planeta, tal incursão estaria aumentando por que os evangélicos mais conhecedores das causas do aquecimento global.

McReynolds relatou, “Fomos incentivados por mais de 4.000 líderes evangélicos, de 200 países, que participaram do congresso realizado na Cidade do Cabo, em 2010. Lausanne III, o Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial reafirmou em sua Confissão de Fé que temos a obrigação como igreja de cuidar da criação de Deus”.

Ele argumentou que há alguns anos os evangélicos não se importavam com o tema e ainda agiam com ceticismo em relação ao aquecimento global e às mudanças climáticas, porém, ele revelou que este quadro tem mudado substancialmente, já que atualmente maioria dos evangélicos acreditam nos fenômenos do aquecimento global, assim como na figura do homem como maior responsável pelas transformações.

E essa mudança de postura já começou a aparecer na prática, em 2008 mais de 40 líderes batistas assinaram a “Delcaração Batista do Sul sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”, que orientava para uma ação efetiva das igrejas em favor do meio ambiente. “Os evangélicos, como todo o restante da sociedade, estão se acostumando às evidências reais das alterações no clima. Os cientistas quase unanimemente defendem que a mudança climática é causada pelo homem e o público em geral está lentamente compreendendo esse problema e suas implicações”, explicou o professor Mark.

Ele ainda correlaciona a questão ambiental com a Bíblia, “Não há escrituras específicas sobre essas sobre essas mudanças climáticas, mas é uma questão de mordomia da crianção, para o qual há um mandado bíblico e considerações éticas importantes, tais como o amor ao próximo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto e ajude-nos a aperfeiçoá-los.