sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ansiedade. Como vencê-la?

“Não andeis ansiosos por causa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” filipenses 4.6-7

O texto de Filipenses fala profundamente ao meu coração, especialmente nesses dias que não são fáceis. Se bem que nunca foram.
Aqui a um conselho paulino para quebrar de vez a ansiedade e nos ajuda a evitar inúmeras doenças que como peste e fogo de monturo arruínam a vida de muitos em nossos dias. Ele é prático:

a) Não devemos andar ansiosos porque temos um Deus.
b) Se eu tenho um Deus, devo me comunicar com Ele. Essa orientação parece lógica e, portanto descabida de qualquer explicação, mas ela tem sentido uma vez que o homem insiste em resolver tudo, até mesmo às coisas impossíveis ao homem com sua própria força, inteligência, etc. Parece que não desejamos compartilhar com Deus os nossos problemas ou nos sentimos o próprio Deus (força da mente, etc).
c) Comunicação pressupõe conversa franca e nessas condições com alguém que confiamos. Nossos segredos mais profundos, dores, medos devem ser expostos claramente ao Senhor. Ele é digno de toda nossa confiança.
d) Nossa conversa deve demonstrar segurança e certeza da resposta divina, por isso é que ela deve ser feita com ações de graças, ou seja, devemos agradecer pela solução do problema antes mesmo que ela tenha acontecido. Isso é confiança, isso é fé.

Na seqüência do versículo Paulo afirma que agindo assim a paz de Deus nos guardará da ansiedade. Isso é cura irmãos, cura da alma, pois a nossa mente e coração estarão focados não o no problema que nos desespera, mas em Deus que nos tranqüiliza e nos dar a vitória.

A todos que estejam ao alcance dessas palavra, paz do Senhor sobre tua vida.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional de Luta pela Educação


Hoje foi um dia atípico. Todos os professores do Brasil pararam suas atividades para chamar atenção da população e dos governantes a sua luta.

É sabido que o Congresso Brasileiro aprovou a Lei do Piso Nacional do Professor. Contudo, os governantes alegando inúmeras dificuldades não levam a sério o cumprimento desta lei. A categoria precisa ser valorizada em sua profissão.

É necessário que o educador receba um salário digno para exercer com honra seu trabalho. Vivemos num país injusto, que trata mal aqueles que honestamente trabalham para seu futuro. Essa injustiça não está focada só na educação, mas também na saúde, na segurança e tantas outras áreas consideradas básicas para o dia-a-dia do brasileiro.

Até quando isso vai continuar? Não sabemos. Mas tenho uma certeza, devemos lutar por dias melhores. Aos professores do Brasil e suas crianças são reservados dias de incertezas, e isso não é bom. Quando uma nação vira as costas para seus professores e suas crianças ela está também virando as costas para seu futuro.

Dia de Luta, dia de conscientização do magistério brasileiro.

Por um Brasil melhor, pelos professores, pelas crianças, pelo futuro da nação brasileira!

Que Deus nos ajude.

domingo, 25 de outubro de 2009

Deus

DEUS É VIDA
AMOR E PAZ
DEUS É MISERICÓRDIA
PERDÃO E LIBERTAÇÃO

DEUS É TUDO QUE PRECISO
TUDO QUE NECESSITO E PROCURO
COM ELE SOU MAIS FELIZ

COM ELE SEI QUE ESTOU SEGURO
POIS SÓ DEUS É PAI
NÃO COMO MUITOS PAIS
MAIS UM PAIZÃO

DISCIPLINA E COMO DOI
GUIA E TUDO DAR CERTO
PROTEGE E NÃO TENHO MEDO

DEUS É VIDA
AMOR E PAZ
DEUS É MISERICÓRDIA
CURA PRA MINHA ALMA

OBRIGADO PAPAI PELO QUE O SENHOR É PARA MINHA VIDA.

sábado, 10 de outubro de 2009

A dor de um Deus

No salmo 22, vemos claramente a paixão de Cristo. É a natureza interior de cristo que se revela a partir deste salmo. Queixas, sentimento de abandono, mas no final louvor pela libertação alcançada. Nesta meditação analisaremos o verso um deste salmo.

As palavras iniciais deste salmo são as mesmas usadas por cristo quando da sua crucificação Mt 27.46; Mc 15.34)

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" Mt 27.46.

A intensidade, dramaticidade e emoção destas palavras escapam ao nosso entendimento. Esse Deus meu, Deus meu é uma invocação e ao mesmo tempo expressa uma dor inimaginável, é um pedido de socorro uma "incompreensão momentânea" do instante que é vivido. Deus meu, Deus meu soa como um clamor aos céus de um filho para um Pai que naquele momento não podia acompanhá-lo. É pura tensão, e esta não era marcada pelas circunstâncias que o cercava, pois o sofrimento vicário do nosso Senhor era esperado e foi até profetizado inúmeras vezes aos seus discípulos, mas não o abandono do Pai.

"E, subindo Jesus a Jerusalém, chamou de parte os seus doze discípulos, e no caminho disse-lhes: Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará." Mt 20.17-19

Deus Pai não pode se relacionar com o pecado e Cristo naquele momento estava recebendo no seu corpo todo o pecado da humanidade. O homem Jesus está presente nesse clamor, creio que ele até podia entender as razões do abandono, mas era insuportável vivê-lo. Uma companhia eterna agora não podia ser desfrutada. Cristo é neste momento o homem mais "solitário do mundo". Que preço! Que dor! Que sacrifício o salvador fez por cada um de nós. Mas quantos entendem a ação de Deus?

O homem neste momento foi a causa da dor de Cristo, foi o motivo da separação momentânea entre Deus Pai e Filho, fomos a razão da “solidão de um Deus”. Você já parou para pensar nisto? Nem os anjos decaídos causaram tanta dor ao coração de Deus como a restauração da humanidade.

Será que o homem merecia esse sacrifício? Só a graça de Deus é que pode explicar tal fato. Pela restauração da imagem e semelhança de Deus (homem), o altíssimo não mediu esforços. Diz a bíblia:

"Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Felipenses 2.6-8

Finalizando essa breve meditação fica a pergunta: O que tenho para oferecer a Deus por tamanho sacrifício? A resposta é: A MINHA VIDA. Essa mesma resposta você amigo da distância pode também dar a esse Deus maravilhoso entregando sua vida ao salvador. Basta orar assim: Senhor eu me arrependo pelos meus pecados e te aceito como Senhor e salvador da minha vida.

Lembre-se se Deus fez tão grande sacrifício para ti salvar, o que fará por ti nesta vida? Quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador ganhamos a vida eterna e bênçãos sem medidas neste mundo.
Que o senhor seja contigo. Amém!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Confiança

Confia no Senhor, no seu poder
Pois, providência é seu nome
Descansa no seu amor e viva.

Somente no Senhor há esperança
Somente no Senhor há felicidade
Quem nele espera com confiança
Jamais será frustrado.

Meu Deus é rocha firme
Nele eu sei que estou seguro
Seus anjos me cercam e protegem
Diante do inimigo não serei confundido

Amigo qual é sua esperança?
Em quem repousa seu coração?
Será na sua força, ou na riqueza?
Na inteligência ou no mundo vão?

Não se deixe levar por vaidades
Só em Cristo há salvação
Com Cristo superamos todo mal
Nos seus braços encontramos paz real

Amigo qual é sua esperança?
Em quem repousa seu coração?
Será na sua força, ou na riqueza?
Na inteligência ou no mundo vão?

Confia no Senhor, no seu poder
Pois, providência é seu nome
Descansa no seu amor e viva.

Jerônimo Viana de Medeiros Alves
Igreja Batista do Alecrim
Natal 08/10/2009